25 maio 2022

O ESPIRITO SANTO TEM SUSTENTADO A NOSSA VIDA

 

TEMA: O ESPÍRITO SANTO TEM SUSTENTADO A NOSSA VIDA
TEXTO: I RS. 5: 11-12- “ E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente.Deu, pois, o SENHOR a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo. 
INTRODUÇÃO:
HAVIA UMA BOA RELAÇÃO ENTRE DAVI E HIRÃO, RELAÇÃO QUE SE REPETE AGORA ENTRE SALOMÃO E HIRÃO. SALOMÃO FAZ UM PEDIDO AO REI HIRÃO. QUAL FOI ESSE PEDIDO? QUE HIRÃO ATRAVÉS DOS SEUS SERVOS CORTASSEM MADEIRAS DE CEDROS, E AS ENVIASSE.
O REI HIRÃO ATENDE A TODA A VONTADE SALOMÃO. E AGORA  O REI HIRÃO FAZ UM PEDIDO AO REI SALOMÃO? QUE LHE DÊ O SUSTENTO DA SUA CASA.
DESENVOLVIMENTO:
SALOMÃO AQUI É TIPO DO ESPÍRITO SANTO. ASSIM COMO SALOMÃO FEZ UM PEDIDO A HIRÃO. O ESPÍRITO SANTO TEM PEDIDO OU REQUERIDO DE NÓS? QUE ATENDAMOS AS SUA ORIENTAÇÕES NO REALIZAR DA OBRA.
EXEMPLOS: MADRUGADAS, JEJUNS, CULTO AO MEIO-DIA, CONVITES, SERENATAS, VISITAS, SEMINÁRIOS.
TUDO ISSO SE RESUME NUMA PALAVRA OBEDIÊNCIA AO SENHOR.
Ø  HIRÃO TIPIFICA O SERVO QUE SE DISPÕE A FAZER A VONTADE DO ESPÍRITO SANTO EM TODAS AS COISAS. “ FAREI TODA A TUA VONTADE”.
ELE FEZ EXATAMENTE AQUILO QUE SALOMÃO LHE HAVIA PEDIDO( ENVIOU OS CEDROS E AS MADEIRAS DE FAIAS).COMO SERVOS A PARTE QUE NOS CABE  É CUMPRIR COM A REVELAÇÃO, OU SEJA, FAZER EXATAMENTE AQUILO QUE O ESPÍRITO SANTO ORIENTOU ( NÃO ACRESCENTAR E NEM ALTERAR NADA).
Ø  SALOMÃO QUANDO FALA COM HIRÃO DEMONSTRA TODA A HUMILDADE QUE HAVIA NO SEU CORAÇÃO, QUANDO DIZ: “ ...BEM SABES QUE ENTRE NÓS NINGUÉM HÁ QUE SAIBA CORTAR A MADEIRA COMO SIDÔNIOS.” INTERESSANTE QUE SALOMÃO TINHA UMA LARGA SABEDORIA: DISCORRIA SOBRE ÁRVORES, ANIMAIS, AVES, PEIXES, REPTÉIS, COMPÔS 3000 PROVÉRBIOS E 1005 CÂNTICOS.POSSUIA UMA SABEDORIA QUE ERA SUPERIOR A DE TODOS OS REIS, ETC. O ESPÍRITO SANTO É HUMILDE E NOS TRATA COM AMOR, COM PACIÊNCIA.
Ø  AS ATITUDES DE HIRÃO EM PEDIR QUE SALOMÃO LHE DESSE SUSTENTO PARA A SUA CASA NOS MOSTRA DUAS COISAS INTERESSANTES:
1ª HUMILDADE  E 2ª DEPENDÊNCIA. PORQUE ISSO? PORQUE ELE ERA REI, E PODERIA PEREFEITAMENTE SER UMA PESSOA ARROGANTE E SOBERBA E DIZER EU NÃO QUERO NADA DO REI SALOMÃO. PORTANTO HÁ DUAS COISAS QUE DEVEM ACOMPANHAR A VIDA DO SERVO, SÃO ELAS: HUMILDADE E A DEPENDÊNCIA DO SENHOR.
 SL.19:13 - ...” DA SOBERBA GUARDA O TEU SERVO.”
TG.4:6- “ ... DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES.”
HIRÃO APRENDEU COM SALOMÃO ACERCA DA HUMILDADE E DEPENDÊNCIA. NÓS TAMBÉM APRENDEMOS COM O ESPÍRITO SANTO.
Ø  HIRÃO PEDE À SALOMÃO SUSTENTO PARA TODA A SUA CASA E SALOMÃO LHE DEU 20.000 COROS DE TRIGO E 20.000 COROS DE AZEITE BATIDO.
SUSTENTO- É TUDO AQUILO QUE SERVE PARA O BEM ESTAR DA CASA.
·         CASA – FALA DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL;
·         QUEM SUSTENTA? É O ESPÍRITO SANTO;
·         COMO ELA É SUSTENTADA? COM TRIGO ( PALAVRA REVELADA ) E COM O AZEITE ( A BÊNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO= CONSOLO, LIBERTAÇÃO CURAS  ENTRE OUTRAS OPERAÇÕES ).
·         A CASA SUSTENTADA PELO O ESPÍRITO SANTO É UMA CASA FIRME E QUE AGUARDA A VOLTA  DO SENHOR JESUS.
Ø  “SALOMÃO DAVA”- ERA DE GRAÇA, O ESPÍRITO SANTO NOS TEM DADO GRATUITAMENTE AS BÊNÇÃOS DA ETERNIDADE. NINGUÉM PRECISA PAGAR PELA BÊNÇÃO. PORQUE TUDO FOI PAGO LÁ CRUZ POR JESUS.
Ø  “DE ANO EM ANO” – O ESPÍRITO SANTO TEM NOS ABENÇOADO DIARIAMENTE.
Ø  “HOUVE PAZ ENTRE HIRÃO E SALOMÃO” – NÃO HAVIA DIVERGÊNCIA, DISCORDÂNCIA. SALOMÃO FALAVA E HIRÃO OBEDECIA. O ESPÍRITO SANTO QUER ESTABELECER COM O HOMEM UMA RELAÇÃO DE PAZ (HARMONIA), O HOMEM É QUE MUITAS VEZES NÃO QUER.
AMÓS 3:3- “ANDARÃO DOIS JUNTOS SE NÃO HOUVER ENTRE ELES ACORDO.”
Ø  “AMBOS FIZERAM ALIANÇA” – FAZER ALIANÇA É ESTABECER UM PACTO, OU SEJA, TER COMPROMISSO. O NOSSO COMPROMISSO NESTA ÚLTIMA HORA É COM O ESPÍRITO SANTO.
CONCLUSÃO:
VOCÊ TEM EXPERIMENTADO AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO?
ELE TEM SUSTENTADO A VIDA DA IGREJA FIEL ATÉ HOJE E CREMOS QUE NOS SUSTENTARÁ ATÉ AQUELE GRANDE DIA, QUANDO SEREMOS ARREBATADOS E ESTAREMOS COM O SENHOR NA ETERNIDADE.
Josenilson  Félix

O ESPÍRITO SANTO O CONSOLADOR NOS OFERECE O REFRIGÉRIO

Posted: 08 Jun 2013 08:00 PM PDT

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”  
 Salmos 91:1
Texto: Josué 10:12
“Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.”
INTRODUÇÃO
   Esconderijo é um lugar de refúgio, proteção em momentos de guerra. O Salmo 91:1 fala daquele que habita, isto é,  mora, permanece no esconderijo do Altíssimo. Profeticamente, Isaías, apresenta Jesus como esconderijo: “E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como sombra duma grande rocha em terra sedenta.” (Isaías 32:2)
   Jesus é o esconderijo que o Pai nos oferece. Habitando nele, estamos protegidos, e podemos descansar à sombra do Onipotente. Quem nos oferece esta sombra, lugar de refrigério, é o Espírito Santo, o Consolador, aquele que habita em nós. O sol, em muitos momentos, fala das lutas, do calor, das dificuldades, mas o Espírito Santo nos protege e resguarda destas dificuldades.
     Em Jesus, a nossa rocha, escondidos nela, descansamos à sombra do Onipotente.
1-  Experiências de Josué
Josué tinha intimidade com Deus. Suas experiências são marcantes:
a)       Na travessia do Jordão, para possuir Canaã. (Josué 4:7)
b)       Seu encontro com o príncipe do exército do Senhor. (Josué 5:13-14)
c)       Na tomada de Jericó. (Josué 6:14-15,20)
                Nestes, e em outros acontecimentos, ele pôde sentir bem de perto, o poder de Deus.
                Agora, enfrenta mais um momento em que necessita de uma operação de maravilhas.
2- No esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente
   Os moradores de Gibeão, ouvindo das grandes conquistas realizadas por Josué, juntamente com o povo de Israel, usam de astúcia, enganam a Israel, que, finalmente, faz com eles aliança. 
(Josué 9)
   Gibeão era cidade grande, como cidade real; e  cinco reis, temendo Gibeão, que agora era aliado de Israel, reune-se, com todos os seus exércitos, para pelejar contra ela. (Josué 10: 1-5)
   Cercados, sitiados, já em peleja, pedem socorro a Josué: “... sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitavam nas montanhas, se ajuntaram contra nós.” (Josué 10:6)
     Josué convoca toda a gente de guerra com ele, e todos os valentes e valorosos.
    O Senhor o anima: “Não os temas, porque os tenho dado na tua mão.” (Josué 10:8)
   Josué estava resguardado no esconderijo do Altíssimo. Conhecia o Deus de poder, a quem servia. “Não temas”. O Senhor lhe garante proteção, vitória. Na rocha, o Senhor Jesus, também encontramos a mesma proteção. Somos pequenos e necessitados, mas firmes em Jesus, seguros, protegidos por Ele.
  Eram cinco reis e seus exércitos. Deus opera uma maravilha, ouvindo a voz de um homem. Detém o sol, por quase um dia inteiro, e a lua, para que Israel pudesse se vingar dos seus inimigos (Josué 10:13). Granizo também é lançado sobre os adversários, e uma grande vitória é proclamada. (Josué 10:11)
   Josué podia descansar à sombra do Onipotente; conhecia a quem servia, tinha fé suficiente para esperar somente no Senhor.
   Tudo isto é uma lição de poder para nós:
   Habitar no esconderijo de Deus, e descansar n’Ele, sabendo que Ele tudo fará em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário