Qual é o Seu Lugar no Reino
“…Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lucas 15:8-10
Introdução: Este texto começa com o de uma ovelha perdida entre cem, segue com a busca à uma dracma entre dez, e por fim um filho que se perde e finaliza com o mordomo que até então era infiel.
Destacaremos que uma perda sempre será grande, não importa o universo em que ela esteja inserida.
01 – Há Pessoas Perdidas em Meio ao Grupo (igreja)
Para se desgarrar das outras noventa e nove, teve que se excluir também da vida em comum do rebanho.
O filho pródigo, mesmo depois de pedir sua herança, permaneceu um tempo na casa de seu pai, perdido dentro de sua própria casa. Sem comunhão com seu irmão, sem comunhão com o pai.
Neste contexto está a dracma, também perdida dentro de casa.
A Dracma é afigura daquela pessoa que se valoriza acima dos outros. Isola-se por entender que seu valor pessoal é prejudicado enquanto envolvido com os outros. Não entende que sozinha não vale tanto quanto pensa. Utiliza-se das sombras da casa para se ocultar. Acaba cercada de escuridão e muita poeira. Sua única companheira é a solidão.
02 – Há Necessidade de mudanças para o Reencontro - (Luz e Limpeza para Encontrar a Dracma)
“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. Efésios 5:14
Para permanecer oculta, aquela moeda contava com dois tipos de camuflagem:
a) A escuridão da casa - As casas mais humildes da palestina, não possuíam janelas, tinham apenas uma porta;
b) A poeira - Pela falta da luminosidade não era possível em uma faxina completa.
Obs:Os inimigos dessas duas camuflagens eram então pela ordem: a luz e a limpeza.
E é aí que o apóstolo ordena que despertem de seu sono e reflitam à luz de Cristo.
03 – Há Necessidade de Nos deixarmos Usar (Uma pessoa só completa sua missão se entender que veio para servir)
“E digo isto, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono;porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Romanos13:11
A ilusão do isolamento é a defesa de nossa valorização.
- “Sentirão minha falta!”,
- “Estou fora!”,
- “Vão ter que se virar sem mim!”, Etc...
A questão que a dracma desconhecida, é de que antes ela fazia parte de um pequeno tesouro, que somado, dava a aquela mulher a sensação de possuir uma certa economia. Mas sozinha, além do valor diminuto, sua situação pode ser ainda pior por não poder ser usado!
Perdida na poeira e sombra da casa, aquela moeda perdeu também “a liberdade que só possui, quando se deixa usar pelo seu verdadeiro dono!”
Aquela dracma que antes corria os mercados, lojas, agora, era prisioneira de sua perda.
Perdida em casa?...
Uma dracma sozinha... quem sabe, poderia ser uma esmola razoável; mas unida a outras, um tesouro razoável.
Conclusão: Quantos hoje não poderiam também ser comparados àquela dracma? Vivem dizendo: “A mim ninguém usa!”. E perdem com isso a alegria que só quem é servo pode descrever. A alegria de ser usado por Deus para abençoar ao próximo, ao grupo, a igreja. Do que adianta ter dons e valores, se não podem ser provados por outras pessoas a nossa volta?
Ao se distanciar do grupo (rebanho, família, sair da “Casa do tesouro”, seremos tentados a permanecer onde estamos, e agora, como se tem a ilusão da invisibilidade, afinal se tornou na “dracma perdida”. Pensa que uma vez oculto, suas obras não serão manifestadas. João 3:19-21
Continua, no entanto, achando que é uma dracma... algo valioso que possui seu próprio valor. Mas o que não sabe, é que a única coisa que pode trazer o regozijo de seu reencontro é a luz da casa, projetada sobre ela, e se deixar separar da sujeira pela limpeza proporcionada pelo sangue e pela palavra de Cristo.
Hoje, a luz de Deus e a limpeza trazida pela Palavra, desejam te REENCONTAR dentro de casa! Você vai se deixa achar?
Se a resposta é sim, saia do seu lugar e diga: “a luz de Cristo brilhou sobre mim hoje!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário