ReferĂȘncia: Mateus 5.1-3 1. Jesus, o maior pregador Este texto abre o que nĂłs chamamos do maior sermĂŁo da histĂłria, o sermĂŁo do monte. Jesus Ă© o maior pregador de todos os tempos. Ele Ă© a prĂłpria Palavra encarnada. Ele Ă© a verdade. Suas palavras sĂŁo orĂĄculos; suas obras, milagres; sua vida, modelo; sua morte, um sacrifĂcio. Enquanto nĂłs nĂŁo podemos conhecer todas as faces dos ouvintes, ele conhece o coração de todos os homens. 2. Jesus, o maior pregador prega sobre a verdadeira felicidade a) O cristianismo Ă© a religiĂŁo do prazer e da felicidade O homem Ă© um ser obsecado pelo prazer. O hedonismo, a filosofia que ensina que o prazer Ă© o fim Ășltimo do ser humano parece reger a humanidade. A grande questĂŁo Ă© onde estĂĄ esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversĂŁo? Nas viagens psicodĂ©licas? SalomĂŁo buscou a felicidade na bebida, na riqueza, no sexo e na fama e viu que tudo era vaidade (Eclesiastes 2:1-10). John Piper disse que o problema nĂŁo Ă© a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer terreno, carnal, raso, passageiro. Deus nos criou para o prazer. A busca da felicidade Ă© legĂtima. O verdadeiro prazer estĂĄ em Deus. O fim principal do homem Ă© glorificar a Deus e gozĂĄ-lo para sempre. Agostinho disse: âSenhor, tu nos criaste para ti e a nossa alma nĂŁo encontrarĂĄ descanso atĂ© se repousar em tiâ. I. A VERDADEIRA FELICIDADE Ă UM GRANDE PARADOXO AOS OLHOS DO MUNDO 1. A verdadeira felicidade Ă© abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude Jesus diz que feliz Ă© o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o pobre de espĂrito e nĂŁo a pessoa autosuficiente, arrogante, soberba. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o que chora e nĂŁo aquele que Ă© durĂŁo, insensĂvel. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o manso, o que abre mĂŁo dos seus direitos e nĂŁo o valente, o brigĂŁo. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o pacificador, aquele que nĂŁo apenas evita contendas, mas busca apaziguar os Ăąnimos exaltados. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o puro de coração e nĂŁo aqueles que se banqueteam com todos os prazeres do mundo. Jesus diz que bem-aventurado Ă© o perseguido por causa da justiça e nĂŁo aquele que procura levar vantagem em tudo. Jesus diz que quem ganha a sua vida, a perde; mas o que a perde, esse Ă© o que a ganha. Jesus diz que o humilde Ă© que serĂĄ exaltado. 2. A verdadeira felicidade nĂŁo estĂĄ nas coisas externas, mas nas coisas internas Jesus nĂŁo disse que bem-aventurados sĂŁo os ricos. Essa felicidade nĂŁo estĂĄ centrada em coisas externas. As riquezas nĂŁo satisfazem. Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da nossa alma. A verdadeira felicidade estĂĄ centrada nĂŁo na posse das bĂȘnçãos, mas na fruição da intimidade com o abençoador. Para alcançar a felicidade, nĂŁo basta posse, mas fruição. Um homem pode morar num palĂĄcio e nĂŁo se deleitar nele. Ele pode ter o domĂnio de um reino e nĂŁo ter paz na alma. âFeliz Ă© a nação cujo Deus Ă© o Senhorâ (Sl 144:15). Deus Ă© o descanso da alma (Sl 116:7). A verdadeira felicidade Ă© deleitar-se em Deus, Ă© alegrar-se com o sorriso de Deus, Ă© beber dos rios de seus prazeres (Sl 36:8). A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus: ele Ă© sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança. A verdadeira felicidade consiste em tomar posse da bem-aventurança agora e na eternidade. 3. A verdadeira felicidade nĂŁo Ă© uma promessa para o futuro, mas uma realidade para o presente Jesus nĂŁo disse: Bem-aventurados serĂŁo os pobres de espĂrito, mas bem-aventurados sĂŁo. Os crentes nĂŁo serĂŁo felizes quando chegarem ao cĂ©u, eles sĂŁo felizes agora. Os crentes sĂŁo felizes antes mesmo de serem coroados. Eles sĂŁo felizes nĂŁo apenas na glĂłria, mas a caminho da glĂłria. II. A VERDADEIRA FELICIDADE ESTĂ FUNDAMENTADA NO SER E NĂO NO TER 1. O que ser pobre de espĂrito nĂŁo significa a) NĂŁo significa pobreza financeira â Francisco de Assis foi o patrono daqueles que pensaram que renunciar as riquezas financeiras para viver na pobreza ou num monastĂ©rio dava crĂ©dito ao homem diante de Deus. Mas a pobreza em si nĂŁo Ă© um bem, como a riqueza em si nĂŁo Ă© um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e nĂŁo ser pobre de espĂrito. A pobreza financeira pode ser fruto da obra do diabo, da exploração, da ganĂąncia e da preguiça. b) NĂŁo significa ter uma vida espiritual pobre â Jesus nĂŁo estĂĄ elogiando aqueles que sĂŁo espiritualmente pobres, descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fĂ© e amor Ă© uma grande tragĂ©dia. Jesus condenou a igreja de LaodicĂ©ia: âSei que tu Ă©s pobre, miserĂĄvel, cego e nuâ (Ap 3:17). c) NĂŁo significa pobreza de auto-estima â Jesus nĂŁo estĂĄ falando que as pessoas que pensam menos de si mesmas sĂŁo felizes. Auto-estima baixa nĂŁo Ă© um bem, mas um mal. d) NĂŁo significa timidez ou fraqueza â Essas caracterĂsticas nĂŁo sĂŁo virtudes, senĂŁo males que devem ser combatidos. 2. O que significa ser pobre de espĂrito a) Ser pobre de espĂrito Ă© a base para as outras virtudes â A primeira bem-aventurança Ă© o primeiro degrau da escada. Se Jesus começasse com a pureza de coração, nĂŁo haveria esperança para nĂłs. Primeiro precisamos estar vazios, para depois sermos cheios. NĂŁo podemos ser cheios de Deus, enquanto nĂŁo formos esvaziados de nĂłs mesmos. Esta virtude Ă© a raiz, as outras sĂŁo os frutos. Uma pessoa nĂŁo pode chorar pelos seus pecados atĂ© saber que nĂŁo tem mĂ©ritos diante de Deus. Ele jamais sentirĂĄ fome e sede de justiça a nĂŁo ser que saiba que carece totalmente da graça. b) Ser pobre de espĂrito Ă© reconhecer nossa total dependĂȘncia de Deus â No grego hĂĄ duas palavras para designar âpobrezaâ. PenĂȘs = Ă© o homem que tem que trabalhar para ganhar a vida, Ă© aquele que nĂŁo tem nada que lhe sobre. Ă o homem que nĂŁo Ă© rico, mas que tambĂ©m nĂŁo padece necessidades. Ele nĂŁo possui o supĂ©rfluo, mas tem o bĂĄsico. PtokĂłs = descreve a pobreza absoluta e total daquele que estĂĄ afundado na misĂ©ria. Ă o mendigo, o extremamente necessitado. Aquele que nĂŁo tem nada. Esta Ă© a palavra que Jesus usou. Feliz Ă© o homem que reconhece sua total carĂȘncia e coloca a sua confiança em Deus. Feliz Ă© o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a força nĂŁo significam nada, mas Deus significa tudo. O poeta expressou bem o pobre de espĂrito: Nada em minhas mĂŁos eu trago, Simplesmente Ă tua cruz me apego; Nu, espero que me vistas Desamparado, aguardo a tua graça; Mau, Ă tua fonte corro, Salva-me, Salvador, ou morro. Ser pobre de espĂrito Ă© agir como o publicano: âSenhor, compadece-te de mim, um pecadoâ. JoĂŁo Calvino disse: âSĂł aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericĂłrdia de Deus, Ă© pobre de espĂrito.â MoisĂ©s: âSenhor, quem sou eu, eu nĂŁo sei falarâ. IsaĂas clamou: âAi de mim, estou perdidoâŠâ. Pedro gritou: âSenhor, afasta-te de mim, porque sou pecadorâ. Paulo clamou: âMiserĂĄvel homem que eu sou.â. Ser pobre de espĂrito Ă© expor suas feridas ao Ăłleo do divino MĂ©dico. Se uma pessoa nĂŁo Ă© pobre de espĂrito, ela nĂŁo acha sabor no pĂŁo do cĂ©u, nĂŁo sente sede da ĂĄgua da vida; ela vai pisar nas riquezas da graça, ela nĂŁo vai jamais desejar a redenção nem ter prazer na santificação. c) Ser pobre de espĂrito Ă© a nossa verdadeira riqueza â A riqueza de Cristo sĂł pode ser apropriada pelos pobres de espĂrito. HĂĄ aqueles que pensam que se pudessem encher suas contas bancĂĄrias com ouro seriam ricos. Mas aqueles que sĂŁo pobres de espĂrito, esses Ă© que de fato sĂŁo ricos. QuĂŁo pobres sĂŁo aqueles que pensam que sĂŁo ricos: Jesus disse para a rica igreja de LaodicĂ©ia: VocĂȘ Ă© pobre e miserĂĄvel. Mas Jesus disse para a pobre igreja de Esmirna: âConheço a tua pobreza, mas Ă©s ricaâ. 3. Porque devemos ser pobres de espĂrito Ser pobre de espĂrito Ă© a jĂłia que o cristĂŁo deve usar. Primeiro o homem se torna pobre de espĂrito, depois Deus o enche com sua graça. a) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂrito, jamais Cristo serĂĄ precioso para vocĂȘ â Enquanto nĂŁo enxergarmos nossa prĂłpria misĂ©ria, jamais veremos a riqueza que temos em Cristo. Enquanto vocĂȘ nĂŁo perceber que estĂĄ perdido, jamais buscarĂĄ refĂșgio em Cristo. Enquanto nĂŁo enxergar a feiĂșra do seu pecado, jamais desejarĂĄ o perdĂŁo e a graça de Cristo. b) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂrito, vocĂȘ nĂŁo estarĂĄ pronto para receber a graça de Deus â Aqueles que abrigam sentimentos de auto-suficiĂȘncia e se sentem saciados, jamais terĂŁo sede de Deus. Aqueles que se sentem cheios de si mesmos, jamais poderĂŁo ser cheios de Deus. Aqueles que pensam que estĂŁo sĂŁo, jamais buscarĂŁo o MĂ©dico. Aqueles que pensam que tĂȘm mĂ©ritos, jamais desejarĂŁo ser cobertos pela justiça de Cristo. c) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂrito, vocĂȘ nĂŁo pode ir para o cĂ©u â O Reino de Deus pertence aos pobres de espĂrito. A porta do cĂ©u Ă© estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus olhos nĂŁo podem entrar lĂĄ. 4. Como podemos saber que somos pobres de espĂrito a) Quando toda a base da nossa aceitação por Deus estĂĄ nos mĂ©ritos de Cristo â Uma pessoa pobre de espĂrito nĂŁo tem nada a exigir, a merecer, a reclamar. Ela se vĂȘ desamparada atĂ© refugiar-se em Cristo. Ela nĂŁo tem descanso para a alma atĂ© estar firmada na rocha que Ă© Cristo. Ela nĂŁo busca nenhuma outro tesouro ou experiĂȘncia alĂ©m de Cristo. Ela estĂĄ plenamente satisfeita com Cristo. b) Quando o nosso coração estĂĄ desprovido de toda vaidade â JĂł mesmo sendo um homem piedoso, que se desviava do mal, que suportou provas tremendas sem negociar sua fidelidade a Deus, disse: âPor isso, me abomino e me arrependo no pĂł e na cinzaâ (JĂł 42:6). Quanto mais graça ele tem, mais humilde ele se torna, porque mais devedor. c) Quando o nosso coração anseia e clama mais por Deus em oração â Um homem pobre estĂĄ sempre pedindo como MoisĂ©s. Ele sempre quer mais de Deus. Ele sempre estĂĄ batendo no portal da graça. Ele sempre estĂĄ derramando suas lĂĄgrimas no altar. 5. Motivos para sermos pobres de espĂrito a) Ser pobre de espĂrito Ă© nossa riqueza â VocĂȘ pode possuir as riquezas do mundo e ser pobre. Mas vocĂȘ nĂŁo pode ter essa pobreza de espĂrito sem ser rico. O pobre de espĂrito Ă© aquele que se prepara para receber toda a riqueza de Cristo. b) Ser pobre de espĂrito Ă© nossa nobreza â Se vocĂȘ Ă© pobre de espĂrito, Deus olha para vocĂȘ como uma pessoa de honra. Aquele que Ă© pobre aos seus prĂłprios olhos, Ă© precioso aos olhos de Deus. Quanto mais vocĂȘ se humilha, mais Deus o exalta. c) Ser pobre de espĂrito aquieta nossa alma â EntĂŁo, pode dizer como o salmista: âEu sou pobre e necessitado, mas Deus cuida de mim.â III. A VERDADEIRA FELICIDADE Ă UMA RECOMPENSA PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO 1. A posse do Reino de Deus Ă© algo presente e nĂŁo apenas futuro Jesus disse: âBem aventurados os pobres de espĂrito, porque dos tais Ă© o Reino dos cĂ©usâ. Ele nĂŁo disse, âporque dos tais serĂĄ o Reino dos cĂ©usâ. A felicidade cristĂŁ nĂŁo Ă© para ser desfrutada apenas no cĂ©u, mas agora, a caminho do cĂ©u. O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da terra. âFeliz Ă©s tu, Ăł Israel! Quem Ă© como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dĂĄ altezaâ (Dt 33:29). A pobreza de espĂrito estĂĄ conectada com a posse de um Reino mais glorioso do que todos os tronos da terra. Pobreza Ă© o oposto de riqueza e ainda quĂŁo ricos sĂŁo aqueles que possuem o Reino. A pobreza de espĂrito Ă© o pĂłrtico do templo de todas as demais bĂȘnçãos. A palavra MakĂĄrios descreve uma alegria e uma felicidade permanente, que nĂŁo sofre variaçÔes. Ă uma alegria que nĂŁo pode ser destruĂda pelas circunstĂąncias da vida. Jesus disse: âA vossa alegria ninguĂ©m poderĂĄ tirarâ (Jo 16:22). Ă a felicidade que existe na dor, na perda, na doença, no luto. Ă o gozo que brilha atravĂ©s das lĂĄgrimas e que nada, nem a vida nem a morte, pode tirar. Entramos no Reino e o reino entrou em nĂłs (Lc 17:21). Estamos no mundo, mas nĂŁo somos do mundo. Nascemos de cima, do alto, do EspĂrito. Estamos em VitĂłria, mas estamos em Cristo. Estamos em VitĂłria, mas estamos assentados nas regiĂ”es celestiais em Cristo. Estamos passando por lutas, mas jĂĄ estamos abençoados com toda sorte de bĂȘnção em Cristo. 2. A nossa felicidade serĂĄ completa quando tomarmos posse definitiva do Reino no futuro a) Os salvos nĂŁo apenas vĂŁo entrar na posse do Reino, mas vĂŁo reinar com o Rei da glĂłria â Estaremos nĂŁo apenas no cĂ©u, mas tambĂ©m nos tronos. Teremos uma coroa, teremos vestes reais, receberemos um trono (Ap 3:21). b) O reino dos cĂ©us excede ao esplendor dos maiores reinos do mundo â 1) Porque o fundador desse Reino Ă© o prĂłprio Deus. 2)Porque esse Reino serĂĄ mais rico do que todos as riquezas de todos os reinos. Tudo que Ă© do Pai Ă© nosso. Somos os herdeiros de todas as coisas. 3) Porque o Reino dos cĂ©us excede aos demais em perfeição. As glĂłrias de SalomĂŁo serĂŁo nada. As glĂłrias dos palĂĄcios dos skaikes dos Emirados Ărabes serĂŁo palhoças. 4) Porque o Reino dos cĂ©us excede em segurança â Nada contaminado vai entrar lĂĄ, nenhuma maldição. 5) Porque o Reino dos cĂ©us excede em estabilidade â Os reinos do mundo caĂram e cairĂŁo, mas o Reino de Deus permanecerĂĄ para sempre. O crente mais pobre Ă© mais rico do que os reis mais opulentos da terra. CONCLUSĂO Temos nĂłs andado de modo digno desse Reino? Temos vivido de modo compatĂvel com aqueles que vĂŁo assentar em tronos? Temos resplandecido a glĂłria de Deus em nĂłs? Seu coração estĂĄ vazio de vaidade? EstĂĄ sedento pelas coisas do cĂ©u? VocĂȘ jĂĄ abriu mĂŁo de tudo para se derramar aos pĂ©s de Cristo? No tempo de Cristo quem entrou no Reino nĂŁo foram os fariseus que se consideravam ricos em mĂ©ritos, nem os zelotes que sonhavam com o estabelecimento do Reino com sangue e espada; mas os publicanos e as prostitutas, o refugo da sociedade humana que sabiam que eram tĂŁo pobres que nada tinham para oferecer, nem receber. Tudo o que podiam fazer era clamar pela misericĂłrdia de Deus. Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes. |
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