20 março 2021

𝐀 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐈𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐉𝐄𝐒𝐔𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀 𝐕𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐅𝐄𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄

 


1. Jesus, o maior pregador
Este texto abre o que nós chamamos do maior sermão da história, o sermão do monte. Jesus é o maior pregador de todos os tempos. Ele é a própria Palavra encarnada. Ele é a verdade. Suas palavras são oråculos; suas obras, milagres; sua vida, modelo; sua morte, um sacrifício. Enquanto nós não podemos conhecer todas as faces dos ouvintes, ele conhece o coração de todos os homens.
2. Jesus, o maior pregador prega sobre a verdadeira felicidade 
a) O cristianismo Ă© a religiĂŁo do prazer e da felicidade
O homem Ă© um ser obsecado pelo prazer. O hedonismo, a filosofia que ensina que o prazer Ă© o fim Ășltimo do ser humano parece reger a humanidade. A grande questĂŁo Ă© onde estĂĄ esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversĂŁo? Nas viagens psicodĂ©licas?
SalomĂŁo buscou a felicidade na bebida, na riqueza, no sexo e na fama e viu que tudo era vaidade (Eclesiastes 2:1-10).
John Piper disse que o problema nĂŁo Ă© a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer terreno, carnal, raso, passageiro. Deus nos criou para o prazer. A busca da felicidade Ă© legĂ­tima. O verdadeiro prazer estĂĄ em Deus. O fim principal do homem Ă© glorificar a Deus e gozĂĄ-lo para sempre.
Agostinho disse: “Senhor, tu nos criaste para ti e a nossa alma nĂŁo encontrarĂĄ descanso atĂ© se repousar em ti”.
I. A VERDADEIRA FELICIDADE É UM GRANDE PARADOXO AOS OLHOS DO MUNDO 
1. A verdadeira felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude
Jesus diz que feliz Ă© o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido.
Jesus diz que bem-aventurado Ă© o pobre de espĂ­rito e nĂŁo a pessoa autosuficiente, arrogante, soberba.
Jesus diz que bem-aventurado Ă© o que chora e nĂŁo aquele que Ă© durĂŁo, insensĂ­vel.
Jesus diz que bem-aventurado Ă© o manso, o que abre mĂŁo dos seus direitos e nĂŁo o valente, o brigĂŁo.
Jesus diz que bem-aventurado Ă© o pacificador, aquele que nĂŁo apenas evita contendas, mas busca apaziguar os Ăąnimos exaltados.
Jesus diz que bem-aventurado é o puro de coração e não aqueles que se banqueteam com todos os prazeres do mundo.
Jesus diz que bem-aventurado é o perseguido por causa da justiça e não aquele que procura levar vantagem em tudo.
Jesus diz que quem ganha a sua vida, a perde; mas o que a perde, esse Ă© o que a ganha.
Jesus diz que o humilde Ă© que serĂĄ exaltado.
2. A verdadeira felicidade nĂŁo estĂĄ nas coisas externas, mas nas coisas internas
Jesus não disse que bem-aventurados são os ricos. Essa felicidade não estå centrada em coisas externas. As riquezas não satisfazem. Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da nossa alma.
A verdadeira felicidade estĂĄ centrada nĂŁo na posse das bĂȘnçãos, mas na fruição da intimidade com o abençoador. Para alcançar a felicidade, nĂŁo basta posse, mas fruição. Um homem pode morar num palĂĄcio e nĂŁo se deleitar nele. Ele pode ter o domĂ­nio de um reino e nĂŁo ter paz na alma. “Feliz Ă© a nação cujo Deus Ă© o Senhor” (Sl 144:15). Deus Ă© o descanso da alma (Sl 116:7).
A verdadeira felicidade Ă© deleitar-se em Deus, Ă© alegrar-se com o sorriso de Deus, Ă© beber dos rios de seus prazeres (Sl 36:8).
A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus: ele é sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança.
A verdadeira felicidade consiste em tomar posse da bem-aventurança agora e na eternidade.
3. A verdadeira felicidade nĂŁo Ă© uma promessa para o futuro, mas uma realidade para o presente
Jesus não disse: Bem-aventurados serão os pobres de espírito, mas bem-aventurados são. Os crentes não serão felizes quando chegarem ao céu, eles são felizes agora. Os crentes são felizes antes mesmo de serem coroados. Eles são felizes não apenas na glória, mas a caminho da glória.
II. A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ FUNDAMENTADA NO SER E NÃO NO TER 
1. O que ser pobre de espĂ­rito nĂŁo significa 
a) NĂŁo significa pobreza financeira – Francisco de Assis foi o patrono daqueles que pensaram que renunciar as riquezas financeiras para viver na pobreza ou num monastĂ©rio dava crĂ©dito ao homem diante de Deus. Mas a pobreza em si nĂŁo Ă© um bem, como a riqueza em si nĂŁo Ă© um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e nĂŁo ser pobre de espĂ­rito. A pobreza financeira pode ser fruto da obra do diabo, da exploração, da ganĂąncia e da preguiça.
b) NĂŁo significa ter uma vida espiritual pobre – Jesus nĂŁo estĂĄ elogiando aqueles que sĂŁo espiritualmente pobres, descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fĂ© e amor Ă© uma grande tragĂ©dia. Jesus condenou a igreja de LaodicĂ©ia: “Sei que tu Ă©s pobre, miserĂĄvel, cego e nu” (Ap 3:17).
c) NĂŁo significa pobreza de auto-estima – Jesus nĂŁo estĂĄ falando que as pessoas que pensam menos de si mesmas sĂŁo felizes. Auto-estima baixa nĂŁo Ă© um bem, mas um mal.
d) Não significa timidez ou fraqueza – Essas características não são virtudes, senão males que devem ser combatidos.
2. O que significa ser pobre de espĂ­rito 
a) Ser pobre de espĂ­rito Ă© a base para as outras virtudes – A primeira bem-aventurança Ă© o primeiro degrau da escada. Se Jesus começasse com a pureza de coração, nĂŁo haveria esperança para nĂłs. Primeiro precisamos estar vazios, para depois sermos cheios. NĂŁo podemos ser cheios de Deus, enquanto nĂŁo formos esvaziados de nĂłs mesmos. Esta virtude Ă© a raiz, as outras sĂŁo os frutos. Uma pessoa nĂŁo pode chorar pelos seus pecados atĂ© saber que nĂŁo tem mĂ©ritos diante de Deus. Ele jamais sentirĂĄ fome e sede de justiça a nĂŁo ser que saiba que carece totalmente da graça.
b) Ser pobre de espĂ­rito Ă© reconhecer nossa total dependĂȘncia de Deus – No grego hĂĄ duas palavras para designar “pobreza”. PenĂȘs = Ă© o homem que tem que trabalhar para ganhar a vida, Ă© aquele que nĂŁo tem nada que lhe sobre. É o homem que nĂŁo Ă© rico, mas que tambĂ©m nĂŁo padece necessidades. Ele nĂŁo possui o supĂ©rfluo, mas tem o bĂĄsico. PtokĂłs = descreve a pobreza absoluta e total daquele que estĂĄ afundado na misĂ©ria. É o mendigo, o extremamente necessitado. Aquele que nĂŁo tem nada. Esta Ă© a palavra que Jesus usou. Feliz Ă© o homem que reconhece sua total carĂȘncia e coloca a sua confiança em Deus. Feliz Ă© o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a força nĂŁo significam nada, mas Deus significa tudo. O poeta expressou bem o pobre de espĂ­rito:
Nada em minhas mĂŁos eu trago,
Simplesmente Ă  tua cruz me apego;
Nu, espero que me vistas
Desamparado, aguardo a tua graça;
Mau, Ă  tua fonte corro,
Salva-me, Salvador, ou morro.
Ser pobre de espĂ­rito Ă© agir como o publicano: “Senhor, compadece-te de mim, um pecado”. JoĂŁo Calvino disse: “SĂł aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericĂłrdia de Deus, Ă© pobre de espĂ­rito.” MoisĂ©s: “Senhor, quem sou eu, eu nĂŁo sei falar”. IsaĂ­as clamou: “Ai de mim, estou perdido
”. Pedro gritou: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou pecador”. Paulo clamou: “MiserĂĄvel homem que eu sou.”. Ser pobre de espĂ­rito Ă© expor suas feridas ao Ăłleo do divino MĂ©dico. Se uma pessoa nĂŁo Ă© pobre de espĂ­rito, ela nĂŁo acha sabor no pĂŁo do cĂ©u, nĂŁo sente sede da ĂĄgua da vida; ela vai pisar nas riquezas da graça, ela nĂŁo vai jamais desejar a redenção nem ter prazer na santificação.
c) Ser pobre de espĂ­rito Ă© a nossa verdadeira riqueza – A riqueza de Cristo sĂł pode ser apropriada pelos pobres de espĂ­rito. HĂĄ aqueles que pensam que se pudessem encher suas contas bancĂĄrias com ouro seriam ricos. Mas aqueles que sĂŁo pobres de espĂ­rito, esses Ă© que de fato sĂŁo ricos. QuĂŁo pobres sĂŁo aqueles que pensam que sĂŁo ricos: Jesus disse para a rica igreja de LaodicĂ©ia: VocĂȘ Ă© pobre e miserĂĄvel. Mas Jesus disse para a pobre igreja de Esmirna: “Conheço a tua pobreza, mas Ă©s rica”.
3. Porque devemos ser pobres de espĂ­rito
Ser pobre de espírito é a jóia que o cristão deve usar. Primeiro o homem se torna pobre de espírito, depois Deus o enche com sua graça.
a) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂ­rito, jamais Cristo serĂĄ precioso para vocĂȘ – Enquanto nĂŁo enxergarmos nossa prĂłpria misĂ©ria, jamais veremos a riqueza que temos em Cristo. Enquanto vocĂȘ nĂŁo perceber que estĂĄ perdido, jamais buscarĂĄ refĂșgio em Cristo. Enquanto nĂŁo enxergar a feiĂșra do seu pecado, jamais desejarĂĄ o perdĂŁo e a graça de Cristo.
b) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂ­rito, vocĂȘ nĂŁo estarĂĄ pronto para receber a graça de Deus – Aqueles que abrigam sentimentos de auto-suficiĂȘncia e se sentem saciados, jamais terĂŁo sede de Deus. Aqueles que se sentem cheios de si mesmos, jamais poderĂŁo ser cheios de Deus. Aqueles que pensam que estĂŁo sĂŁo, jamais buscarĂŁo o MĂ©dico. Aqueles que pensam que tĂȘm mĂ©ritos, jamais desejarĂŁo ser cobertos pela justiça de Cristo.
c) Enquanto vocĂȘ nĂŁo for pobre de espĂ­rito, vocĂȘ nĂŁo pode ir para o cĂ©u – O Reino de Deus pertence aos pobres de espĂ­rito. A porta do cĂ©u Ă© estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus olhos nĂŁo podem entrar lĂĄ.
4. Como podemos saber que somos pobres de espĂ­rito
a) Quando toda a base da nossa aceitação por Deus estĂĄ nos mĂ©ritos de Cristo – Uma pessoa pobre de espĂ­rito nĂŁo tem nada a exigir, a merecer, a reclamar. Ela se vĂȘ desamparada atĂ© refugiar-se em Cristo. Ela nĂŁo tem descanso para a alma atĂ© estar firmada na rocha que Ă© Cristo. Ela nĂŁo busca nenhuma outro tesouro ou experiĂȘncia alĂ©m de Cristo. Ela estĂĄ plenamente satisfeita com Cristo.
b) Quando o nosso coração está desprovido de toda vaidade – Jó mesmo sendo um homem piedoso, que se desviava do mal, que suportou provas tremendas sem negociar sua fidelidade a Deus, disse: “Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:6). Quanto mais graça ele tem, mais humilde ele se torna, porque mais devedor.
c) Quando o nosso coração anseia e clama mais por Deus em oração – Um homem pobre estĂĄ sempre pedindo como MoisĂ©s. Ele sempre quer mais de Deus. Ele sempre estĂĄ batendo no portal da graça. Ele sempre estĂĄ derramando suas lĂĄgrimas no altar.
5. Motivos para sermos pobres de espĂ­rito 
a) Ser pobre de espĂ­rito Ă© nossa riqueza – VocĂȘ pode possuir as riquezas do mundo e ser pobre. Mas vocĂȘ nĂŁo pode ter essa pobreza de espĂ­rito sem ser rico. O pobre de espĂ­rito Ă© aquele que se prepara para receber toda a riqueza de Cristo.
b) Ser pobre de espĂ­rito Ă© nossa nobreza – Se vocĂȘ Ă© pobre de espĂ­rito, Deus olha para vocĂȘ como uma pessoa de honra. Aquele que Ă© pobre aos seus prĂłprios olhos, Ă© precioso aos olhos de Deus. Quanto mais vocĂȘ se humilha, mais Deus o exalta.
c) Ser pobre de espírito aquieta nossa alma – Então, pode dizer como o salmista: “Eu sou pobre e necessitado, mas Deus cuida de mim.”
III. A VERDADEIRA FELICIDADE É UMA RECOMPENSA PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO 
1. A posse do Reino de Deus Ă© algo presente e nĂŁo apenas futuro
Jesus disse: “Bem aventurados os pobres de espĂ­rito, porque dos tais Ă© o Reino dos cĂ©us”. Ele nĂŁo disse, “porque dos tais serĂĄ o Reino dos cĂ©us”.
A felicidade cristĂŁ nĂŁo Ă© para ser desfrutada apenas no cĂ©u, mas agora, a caminho do cĂ©u. O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da terra. “Feliz Ă©s tu, Ăł Israel! Quem Ă© como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dĂĄ alteza” (Dt 33:29).
A pobreza de espĂ­rito estĂĄ conectada com a posse de um Reino mais glorioso do que todos os tronos da terra. Pobreza Ă© o oposto de riqueza e ainda quĂŁo ricos sĂŁo aqueles que possuem o Reino. A pobreza de espĂ­rito Ă© o pĂłrtico do templo de todas as demais bĂȘnçãos.
A palavra MakĂĄrios descreve uma alegria e uma felicidade permanente, que nĂŁo sofre variaçÔes. É uma alegria que nĂŁo pode ser destruĂ­da pelas circunstĂąncias da vida. Jesus disse: “A vossa alegria ninguĂ©m poderĂĄ tirar” (Jo 16:22). É a felicidade que existe na dor, na perda, na doença, no luto. É o gozo que brilha atravĂ©s das lĂĄgrimas e que nada, nem a vida nem a morte, pode tirar.
Entramos no Reino e o reino entrou em nĂłs (Lc 17:21). Estamos no mundo, mas nĂŁo somos do mundo. Nascemos de cima, do alto, do EspĂ­rito. Estamos em VitĂłria, mas estamos em Cristo. Estamos em VitĂłria, mas estamos assentados nas regiĂ”es celestiais em Cristo. Estamos passando por lutas, mas jĂĄ estamos abençoados com toda sorte de bĂȘnção em Cristo.
2. A nossa felicidade serĂĄ completa quando tomarmos posse definitiva do Reino no futuro 
a) Os salvos nĂŁo apenas vĂŁo entrar na posse do Reino, mas vĂŁo reinar com o Rei da glĂłria – Estaremos nĂŁo apenas no cĂ©u, mas tambĂ©m nos tronos. Teremos uma coroa, teremos vestes reais, receberemos um trono (Ap 3:21).
b) O reino dos cĂ©us excede ao esplendor dos maiores reinos do mundo – 1) Porque o fundador desse Reino Ă© o prĂłprio Deus. 2)Porque esse Reino serĂĄ mais rico do que todos as riquezas de todos os reinos. Tudo que Ă© do Pai Ă© nosso. Somos os herdeiros de todas as coisas. 3) Porque o Reino dos cĂ©us excede aos demais em perfeição. As glĂłrias de SalomĂŁo serĂŁo nada. As glĂłrias dos palĂĄcios dos skaikes dos Emirados Árabes serĂŁo palhoças. 4) Porque o Reino dos cĂ©us excede em segurança – Nada contaminado vai entrar lĂĄ, nenhuma maldição. 5) Porque o Reino dos cĂ©us excede em estabilidade – Os reinos do mundo caĂ­ram e cairĂŁo, mas o Reino de Deus permanecerĂĄ para sempre. O crente mais pobre Ă© mais rico do que os reis mais opulentos da terra.
CONCLUSÃO 
Temos nĂłs andado de modo digno desse Reino? Temos vivido de modo compatĂ­vel com aqueles que vĂŁo assentar em tronos? Temos resplandecido a glĂłria de Deus em nĂłs?
Seu coração estĂĄ vazio de vaidade? EstĂĄ sedento pelas coisas do cĂ©u? VocĂȘ jĂĄ abriu mĂŁo de tudo para se derramar aos pĂ©s de Cristo?
No tempo de Cristo quem entrou no Reino não foram os fariseus que se consideravam ricos em méritos, nem os zelotes que sonhavam com o estabelecimento do Reino com sangue e espada; mas os publicanos e as prostitutas, o refugo da sociedade humana que sabiam que eram tão pobres que nada tinham para oferecer, nem receber. Tudo o que podiam fazer era clamar pela misericórdia de Deus.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

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