Texto: Jonas 1.1-17
Introdução: Nem sempre o que Deus manda fazer nos agrada. Este era o caso de Jonas. Ele não queria ir até Nínive, tomou outra direção. A Bíblia fala que ele se levantou para fugir de diante da face do Senhor (v.3), seria isso possível?
1. Deus está em todo lugar. O salmista declara: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”(Salmo 139.7,8) Foi uma tentativa inútil de Jonas. Deus é onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (conhece todas as coisas). Nós também tentamos muitas vezes fazer isso. O Senhor nos dá uma direção e queremos ir para outra. Acabamos andando por lugares que não deveríamos e com pessoas que não nos querem bem, e entramos em situações que são muito complicadas.
2. Deus tinha uma direção clara para Jonas. Sempre que estamos dispostos a ouvir Deus ele nos dá direções corretas e precisas para nossas vidas. Nem sempre elas agradam nossa carne. Por vezes ficamos com medo de assumirmos estas posições, pensamos em nós mesmos, no nosso ciclo de amizades. Mais ou menos como Jonas. Que dirão os meus irmãos se for até Nínive e Deus mudar o castigo daquele povo tão cruel – como o fulano que faz ou fez tanta coisa errada pode agora posar de crente? E se o povo de lá for contra mim? – por isso não falo de Jesus no meu emprego, ou para os meus amigos, pois eles podem se levantar contra mim. MESMO QUE VOCÊ NÃO PERCEBA, A DIREÇÃO DE DEUS É SEMPRE A MELHOR!
3. As consequências de uma direção errada. Jonas tentou ir para o outro lado, como fazemos muitas vezes. No princípio tudo aparentemente dá certo. O próprio Jonas conseguiu um navio, pagou a passagem e se deitou tranquilamente no porão. A viagem começou. O balanço do mar era agradável e ele pegou no sono. Aí está o grande perigo. Quando estamos fora da direção de Deus, satanás nos leva a experimentar por algum tempo uma gostosa sensação de que está tudo bem, para que não percebamos a cilada em que estamos prestes a cair. È o sono espiritual no qual, muitos estão dormindo, arriscando perderem a salvação pela desobediência. De repente as coisas mudam!
a. Veio uma grande tempestade. As tempestades sempre alcançam os que estão fora do propósito do Senhor. Não foi diferente com Jonas e não é conosco. No meio da tempestade não temos para onde correr, nos molhamos, às vezes ficamos doentes, não é raro sujarmos nossas pés na lama que se forma. As tempestades da vida também têm muitos nomes: finanças, enfermidade, desemprego, problemas familiares, vícios, etc. Será que você está no meio de alguma tempestade?
b. O Navio estava para se quebrar. Não adianta o quanto lutamos, parece que tudo vai se arrebentar, nada dá certo, nenhuma tentativa dá resultado. Tentamos, por exemplo, sair de uma dívida, entramos em outra ainda pior. Tentamos um novo emprego, mas as inquietações e insatisfações continuam. Fazemos de tudo para agradar a outra pessoa, mas nada parece estar bom.
c. Os amigos só querem se salvar. Nestas horas, em que as coisas vão mal, os “amigos” só querem salvar a “pele” deles, se for preciso lançam você no mar. São os amigos “do copo”, “do dinheiro”, “do carro” ou “ do status”. Quando você menos espera e mais precisa deles, eles somem.
4. O futuro de quem corre de Deus. A Bíblia diz que Jonas foi parar na escuridão, nas entranhas de um grande peixe por três dias e noites, ele lá ficou. Talvez você também esteja vivendo um momento de escuridão em alguma parte de sua vida. Com toda certeza isso não é agradável. As entranhas fala de um lugar onde há decomposição, coisas estragadas. Se não tomarmos cuidados, acabamos em decomposição também, estragamos a nossa vida e a de outros à nossa volta.
5. Mas há uma saída. O próprio Jonas nos revela: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.”(Jonas 2.1,2) Quando reconhecemos que estamos no caminho errado e clamamos a Deus, Ele em sua misericórdia nos faz sair da situação e nos leva de novo para a direção correta.
Conclusão: Por que caminhos você tem andado? Eles estão agradando a Deus? Será que há em sua vida alguma atitude que não está de acordo com o projeto do Senhor? Se existir, agora é o momento de clamar a Deus para que ele te reconduza ao caminho certo. Ore a Ele e peça perdão pelos caminhos que você tem andado, pela desobediência em fazer a vontade do Pai. Ainda há tempo, e este tempo se chama hoje!
Prs. Everton & Zenilda – Tabernáculo de Sião
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/03/por-quais-caminhos-temos-andado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário