BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS |
Posted: 13 Feb 2015 06:11 PM PST
VISTES OS TESOUROS DA SARAIVA, QUE EU RETENHO ATÉ O TEMPO DA ANGUSTIA, ATÉ O DIA DA PELEJA E DA GUERRA ? (Jó 38:22.23).
Quando alguém acredita que existe um tesouro ao seu alcance, emprega todos os meios possíveis para consegui-lo, julgando que com ele será mais feliz.
A humanidade vive carente de alguma coisa que amenize suas preocupações ou que traga tranqüilidade para a alma.
Existe, porém, uma riqueza desconhecida da maioria que pode ser conseguida por qualquer pessoa, um valor capaz de cobrir toda carência. A pessoa vive necessitada e vencida, quando há um Poderoso capaz de lhe dar a vitória.
Uma promessa de Deus: "Eu te darei os tesouros e as riquezas ocultas" (Is 45:3).
Os valores mencionados aqui vêem por Jesus Cristo "...em quem todos os tesouros da sabedoria e da ciência estão ocultos"
(Col 2:3).
" Se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor"
( PV 2:4.5 )
Todos os elementos do Universo são usados por Deus para beneficio e felicidade dos que obedecem à sua palavra.
Deus governa tudo o que há neste mundo e emprega cada coisa de acordo com a sua vontade, para sustento e bem-estar do homem.
Neste sentido, Deus classifica a Saraiva como um tesouro aplicado por Ele, para abençoar os seus amados e defendê-los dos ataques dos inimigos.
Já houve muitos casos de tesouros imaginários, que despertaram a ambição de muita gente.
Os homens preparam planos e expedições para conseguirem a posse de tesouros. Os interessados vão às regiões longínquas, ao fundo do mar ou às profundezas da terra; não medem sacrifícios.
Muitos prejudicam sua vida espiritual com a correria em direção aos tesouros materiais.
Jesus respondeu: " Ajuntai tesouros no Céu" ( MT 6:20 ).
Detalhes sobre a Saraiva.
Conhecida como Granizo ou chuva de pedras, a saraiva se forma na atmosfera quando os vapores se resfriam e caem na terra petrificados como blocos de gelo.
Na sua queda, a Saraiva pode avariar aviões ou causar prejuízos à lavoura destruindo as plantas.
Geralmente nos referimos a Saraiva lembrando os prejuízos, não sabendo que ela possui alto valor monetário e é instrumento de Deus para ajudar os seus servos nas ocasiões de aflição.
A palavra Saraiva abrange nas Escrituras Sagradas muitas lições.
A Saraiva pode representar:
* As coisas desconhecidas da palavra de Deus
* O valor monetário e sua utilidade material
* A vitória quando os inimigos atacam
* A disciplina na desobediência dos filhos de Deus.
Ainda vem a Saraiva no livro de Apocalipse, na descrição do juízo de Deus, no fim.
Os exemplos da história da Saraiva na Bíblia vêm provar a atividade de Deus em benefício do seu povo e o castigo que receberam os incrédulos que ameaçavam os servos de Deus.
Os Israelitas estavam no Egito sujeitos à opressão de Faraó, executando trabalhos forçados. Naquela aflição clamaram a Deus, que atendeu ao seu clamor.
Faraó fez oposição e preparou toda sorte de impedimentos à saída do povo de Deus. Veio o castigo Divino sobre o Egito, por meio de dez pragas, entre as quais esta a Saraiva que caiu sobre o povo de Faraó, misturada com fogo, ferindo os homens e os animais e destruindo árvores e plantas úteis ( EX 9:18.26 ).
Quando o povo de Deus clamou na aflição, foi atendido, e os inimigos foram castigados pela Saraiva que, para os servos, serviu de alívio e de vitória.
Na conquista de Canaã Josué estava empenhado em expulsar os inimigos e livrar a herança prometida a Israel. Cinco reis dos Amorreus se uniram, a fim de enfrentarem Josué, cujo exército não tinha condições humanas para vencer. Deus mandou uma chuva de pedras que matou mais inimigos do que os soldados de Israel. Outra vez foi a Saraiva um instrumento de vitória na guerra.
(Jos 10.11 ).
Nos Salmos de louvor são lembrados os motivos de gratidão pelas bênçãos recebidas. Entre estas o Espírito Santo inclui o livramento. " Por chuva, lhes deu Saraiva e fogo na sua terra."
(Sl 105:32).
O profeta Isaías pronunciou uma maldição pela desobediência à lei de Deus quando Israel caiu na prática da idolatria, nestas palavras: " Eis que o Senhor....com uma queda de Saraiva, uma tormenta de destruição, a derribará por terra". " A Saraiva varrerá o refúgio da mentira" ( Is 28:2 e 17 ).
Também contra a Assíria, Isaías fala de Saraiva: " No meio de chamas, chuvas, tempestades e pedras de Saraiva...." ( Is 30:30 )
Ezequiel assim se dirige aos falsos profetas:
"Ai dos profetas loucos que sequem seu próprio espírito sem nada terem visto...assim diz o Senhor Deus...haverá na minha ira, pedras de Saraiva de minha indignação para os consumir" (Ez 13.13
Quando o povo de Israel se desviava dos caminhos de Deus, " Eu vos feri com....Saraiva em toda a obra das vossas mãos, e não houve quem se voltasse para mim." ( Ageu 2:17 )
Nas visões de João, em Patmos, aparece a Saraiva significando o castigo no Juízo Final. Três vezes no livro de Apocalipse esta palavra se acha entre os instrumentos do castigo.
(Ap 8:7 ; 11:19 ; 16:17 a 21)
A palavra de Deus foi: "Viste os tesouros da Saraiva?"
O antigo "Servo" não sabia que a Saraiva encerrava tesouros que ninguém conhecia até este século, quando um cientista Canadense publicou os resultados de seus estudos feitos durante dezesseis anos.
Os lavradores, pelo seu convívio com a terra e as plantações, aprendem algumas coisas. Por exemplo , os lavradores do interior do Espírito Santo, onde costuma cair Saraiva, ficam satisfeitos com a sua chegada. Sabem que, embora as plantas sejam estragadas ou destruídas, a colheita no ano seguinte é duplicada. A Saraiva fortalece a terra fazendo produzir muito mais no outro ano.
É uma experiência interessante, mais os servos do passado não sabiam analisar como a Saraiva fertiliza a terra.
A Saraiva tiram da atmosfera substâncias nitrogênicas fertilizantes para o solo.
A Saraiva traz para a terra amônia livre, nitratos, nitridos
que são alimentos para as plantas, produzindo a fertilidade da terra.
É na realidade um tesouro, do qual os homens durante vários milênios nem suspeitavam. Só neste século foi comprovado isto.
Demonstrando que a Bíblia é a palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, aparece esta referência à Saraiva como um tesouro, 3.500 anos antes de ser o fato conhecido pela ciência dos homens.
Jó não conhecia o valor da saraiva
Deus interrogou seu Servo e chamou a atenção dele para o valor da Saraiva.
Todos os bens de Jó desapareceram, um desastre derrubou a casa onde estavam os seus filhos e matou a todos.
Veio ainda em seu corpo uma chaga maligna da cabeça aos pés, e ele, näo podendo ficar na cama, sentava-se na cinza e raspava as feridas com um caco de telha.
Além destas aflições, recebeu a visita de três amigos que o acusavam injustamente.
A esposa aconselhou-o a amaldiçoar o seu Deus por que só lhe restava a morte. Os amigos que foram visitá-lo pareciam consoladores, mas suas palavras serviam para aumentar o sofrimento de Jó.
Então Deus falou apresentando quarenta perguntas que estão nos Cap. 38 e 41, sobre a criação do mundo, o firmamento, a terra, o mar, as plantas e os animais.
"Os cientistas de hoje não podem responder nem a metade daquelas perguntas."
Jó humilhado, reconhecendo sua ignorância, disse:
"Sou indigno, que ter responderia eu? ponho a minha mão na boca" ( Cap 40:4 ). Em seguida confessou. " Na verdade falei do que no entendia " ( Cap 42:3 ). " Eu te conhecia só de ouvir mas agora meus olhos te vêem ( Cap. 42:5 ). Por isso me arrependo no pó e na cinza ( Cap 42:6 ).ã
A Saraiva ilustra a previsão de Deus reservada para acabar com a tristeza e afastar os inimigos de seus filhos:
" Eu retenho até o tempo da angústia, e até o dia da peleja e da guerra."
Deus mesmo permite que venham aflições em nossas vidas para entendermos melhor a sua graça.
|
Posted: 13 Feb 2015 06:10 PM PST
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me."(Mateus 16:24) "Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome."(Mateus 24:9)
Veja neste post, como foi a morte de cada discípulo que serviu a Jesus Cristo ANDRÉ Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus:"Eis aqui o Cordeiro de Deus". André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: "Achamos o Messias" (João 1.35-42; Mateus 10.2). O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse. BARTOLOMEU Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná de Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: "Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo" (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.
FILIPE
Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-se que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.
JOÃO (apóstolo do amor)
O apóstolo que recebeu de Jesus a missão de cuidar de Maria. "O discípulo que Jesus amava" (João 13.23). Pescador, filho de Zebedeu (Mateus 4.21) o único que permaneceu perto da cruz (João 19.26-27). O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (João 20.1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Apocalipse 1.9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural com idade de 100 anos. JUDAS TADEU Foi quem, na última ceia, perguntou a Jesus: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?" (João 14:22-23). Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote. JUDAS ISCARIOTES (o traidor) Filho de Simão, traiu a Jesus por trinta peças de prata, enforcando-se em seguida.(Mateus 26:14-16; 27:3-5). MATEUS ( ex cobrador de impostos) Filho de Alfeu, e também chamado de Levi. Cobrador de impostos nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum (Marcos 2.14; Mateus 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Há várias versões sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia. MATIAS (substituto de Judas) Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia. PAULO (maior missionário da igreja primitiva) Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nome romano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. De perseguidor de cristãos, passou a pregador do evangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas. Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20). PEDRO (estava sempre um passo a frente dos demais) Pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era "o Cristo, o Filho do Deus vivo"(Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (Mateus 17.1-4). Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Segunda a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo. SIMÃO (o Zelote) Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em Mateus 10.4, Marcos 3.18, Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado. TIAGO (o maior) Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, o pescador (Mateus 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e morto a espada em Jerusalém, entre os anos 42 e 44. TIAGO (o menor) Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Segundo a tradição, martirizado provavelmente no ano 62. TOMÉ (que só acreditava no que via)
Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificaçã o (João 20.25). Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã.
Obs: O único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12:2). O rei Herodes "fez Tiago passar a fio de espada" – aparentemente uma referência à decapitação. As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas em tradições da igreja medieval, estudos teológicos e livros apócrifos.
FONTE: ROCHA FERIDA
|
Posted: 13 Feb 2015 02:04 PM PST
Há um esforço deliberado para desestabilizar a família. Há um empenho gigantesco para se recriar a família, sob novos moldes e padrões. Querem uma família amorfa, sem estrutura. Querem uma família às avessas, onde a masculinidade e a feminilidade não servem mais como protótipo. Querem destruir os fundamentos. Mas, se os fundamentos forem removidos, a casa cairá e será grande a ruína de todos. É tempo de lutarmos pela família como instituição divina. É tempo de voltarmos aos trilhos e seguirmos em frente, nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda! Hernandes Dias Lopes |
You are subscribed to email updates from Bíblia A Palavra De Deus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário