25 junho 2012

O Poder da Mulher que Ora- Atribuindo os devidos nomes





 

Atribuindo os devidos nomes

Você às vezes tem dificuldade de se lembrar de nomes? Eu tenho. Especialmente quando encontro muitas pessoas ao mesmo tempo. Posso me lembrar dos nomes e dos rostos em separado, mas nem sempre junto os dois corretamente. E isso pode me complicar. Com Deus, a situação é outra. Ele tem apenas um rosto, mas muitos, muitos nomes. No entanto, se não conhecemos todos os seus nomes, pode ser que não compreendamos todos os aspectos de seu caráter.
Deus tem literalmente centenas de nomes. Algumas vezes, po­rém, parece que encontramos dificuldade em lembrar de alguns fundamentais. Pode ser que nos esqueçamos de um, exatamente quan­do precisamos lembrá-lo. Por exemplo, pode ser que pensemos em Deus como nosso Pai celestial, mas nos esqueçamos de que ele é nosso Marido e Amigo. Ou talvez nos lembremos dele como Consolador, mas nos esqueçamos de que é nosso Libertador. Pode ser que pensemos nele como nosso Protetor, mas não nos lembremos de que ele é Médico dos Médicos. Algumas pessoas não pensam que Deus é mais do que seu Salvador, o que em si é mais do que merecemos. No entanto, Deus quer ser ainda mais do que isso para nós. Ele dese­ja que conheçamos todos os aspectos de seu caráter, pois a maneira como identificamos Deus afetará o modo como vivemos a vida.
Cada um dos nomes de Deus na Bíblia representa uma das for­mas com que ele deseja que confiemos nele. Você confia que ele é sua Força (Sl 18:1)? Ele é sua Paz (Ef 2:14)? Ele é Aquele que exalta sua cabeça quando você está abatida (Sl 3:3)? Ele é seu Purificador (Ml 3:2,3)? Sua Sabedoria (1 Co 1:24)? Seu Conselheiro (Sl 16:7)? Seu redil, seu Lugar de descanso (Jr 50:6)? Cada um dos nomes dele é sagrado, e é dessa forma que devemos tratar cada um deles.
Quando eu trabalhava com entretenimento secular em Los Angeles, ouvia a palavra "Deus" umas cem vezes por dia, dita com leviandade por pessoas sem qualquer reverência ou compreensão acer­ca do Senhor. Foi só quando aceitei Jesus que percebi como a palavra se tornava uma imprecação quando tratada de modo profano. Usar o nome de Deus em vão traz uma maldição sobre quem o profere, pois é desobediência a um dos Dez Mandamentos. "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por ino­cente o que tomar o seu nome em vão" (Êx 20:7). Também é uma violação do maior mandamento de Deus, que diz: "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força" (Mc 12:30). Ninguém que ama a Deus usa o nome dele em vão.
No entanto, a mesma palavra - "Deus" —, quando proferida em amor por alguém que o reverencia, tem em si grande poder. Poder de salvar, curar, prover, proteger e muito mais. Usá-la de modo profano impede que justamente essas coisas venham a fluir em nossa vida. Também há grande poder em cada um dos nomes de Deus, e quan­do ditos com fé, amor, entendimento e reverência, trazem uma bên­ção e aumentam sua fé.
Por exemplo, o nome de Deus é sempre um refúgio seguro quan­do se precisa de socorro. "Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro" (Pv 18: 10). Se você está doente, corra para o Médico dos Médicos. Se não tem como pagar suas contas, corra para seu Senhor que Provê. Se você está com medo, corra para seu Refugio. Se você está passando por uma fase de escuridão, corra para sua Luz Perpétua. Ao dizer o nome dele com reverência e agra­decimento, você o convida a ser aquela designação para você. Muitas vezes, há tanta coisa que não temos em nossa vida simplesmente porque não reconhecemos Deus como a resposta para aquela neces­sidade. Como você pode ser curada se não reconhece que Deus é o Médico dos Médicos?
Na lista abaixo incluí apenas trinta nomes de Deus, mas há cente­nas em sua Palavra. Apesar de ser um só Deus, ele tem tantas dimen­sões que, a fim de sermos capazes de compreender todas elas, deu a si mesmo muitos nomes diferentes. É a única maneira de nós, que so­mos tão pequenas, conseguirmos começar a entender a Deus que é tão grande. Sugiro que toda vez que você deparar com outro nome para Deus na Bíblia, sublinhe, anote na margem ou acrescente a uma lista. Isso a fará lembrar de quem Deus deseja ser para você. Ao ler a lista abaixo, convide Deus a ser cada um desses nomes para você de uma forma nova, real e transformadora.
De: Michelle Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário