Autor Rev. Welfany Nolasco Rodrigues
Jeremias 23.28 "O profeta que tem um sonho conte-o como um simples sonho. Mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. O que é que a palha tem a ver com o trigo? — diz o Senhor."
Introdução: Quando sonhamos precisamos discernir o sentido do que vimos se é algo da cabeça apenas ou se tem um significado espiritual. O profeta Jeremias no capítulo 23 deixa claro que não podemos misturar coisas espirituais com imaginações da cabeça e repreende isso severamente (Jeremias 23.25).
Alguns tipos de sonhos são:
1- Sonho Natural – IMAGINAÇÃO
2- Sonho Acordado – VISÃO
3- Sonho Ideal – VONTADE
4- Sonho Irreal – ILUSÃO
5- Sonho Mal - PERTURBAÇÃO
6- Sonho Espiritual – REVELAÇÃO
7- Sonho de Deus – PROPÓSITO
Você entende os seus sonhos?
Vamos aprender a discernir os tipos de sonhos
1- Diferença entre sonhos
Existe basicamente duas diferenciações nos sonhos, entre o NORMAL e o SOBRENATURAL.
a) NORMAL
Eclesiastes 5.3 “Porque das muitas preocupações vêm os sonhos, e do muito falar, palavras tolas.”
O sonho normal tem ligação direta com a rotina da pessoa, o que aconteceu anteriormente ou o que estaria pensando. Por exemplo se estiver preocupado com alguma coisa, então sonha com ela (Isaías 29.8).
SOBRENATURAL
Números 12.6 “Então o Senhor disse: — Ouçam, agora, as minhas palavras: se entre vocês há um profeta, eu, o Senhor , em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos.”
O sonho sobrenatural não vem da pessoa e sim diretamente de Deus para a pessoa, então não será algo que estivesse pensando, desejando ou que já tenha acontecido, mas algo totalmente novo (Jeremias 33.3).
2- Como saber o tipo de sonho?
Para entender o tipo de sonho é preciso perguntar:
1- Qual a LIÇÃO?
2- Qual a RELAÇÃO?
3- Qual o PROPÓSITO?
Vamos encontrar respostas na Palavra de Deus:
a) Qual a LIÇÃO do Sonho?
Jó 33.15-18 “Em sonho ou em visão de noite, quando o sono profundo cai sobre as pessoas, quando adormecem na cama, então lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, para afastar o ser humano dos seus planos e livrá-lo do orgulho; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.”
O sonho pode ser uma lembrança de algo que você precisa entender e trazer uma grande lição, mas também pode ser uma revelação do Senhor te despertando espiritualmente e te ensinando conforme a Palavra (João 14.26).
b) Qual a RELAÇÃO do Sonho?
Isaías 29.8 “Será também como o faminto que sonha que está comendo, mas que, ao acordar, sente-se vazio; ou como a pessoa sedenta que sonha estar bebendo água, mas que, ao acordar, sente-se fraca e ainda com sede. Assim será toda a multidão das nações que lutam contra o monte Sião.”
Os sonhos podem estar relacionados com algo natural ao seu redor ou então vir diretamente de Deus, sendo portanto espiritual. Se for relacionado a algo que aconteceu ou que está pensando pode ser apenas natural, mas se for diferente de tudo o que imaginamos então é espiritual (Romanos 12.1,2).
c) Qual PROPÓSITO do Sonho?
Jeremias 29.8 “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não se deixem enganar pelos profetas e adivinhos que vivem no meio de vocês. Não deem ouvidos aos sonhadores, que sempre sonham segundo o desejo de vocês.”
Os sonhos que vêm de Deus, por mais difíceis que pareçam sempre terão um objetivo para o bem, porque o Senhor tem o melhor para nós. Se não tiver um objetivo claro então será apenas natural porque “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso” (I Coríntios 12.7).
3- O que fazer após o sonho?
Sempre que sonhamos devemos:
1- ORAR
2- CONFIRMAR
3- ESPERAR
Vamos refletir sobre esses passos segundo a Palavra:
a) ORAR
Amós 3.7 “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”
Deus sempre revela seus propósitos aos seus filhos que o buscam, mostrando os sonhos que tem para nossas vidas, então devemos orar pedindo o discernimento do significado do sonho, crendo que mesmo que pareça algo ruim será um livramento do Senhor (Jeremias 29.11).
b) CONFIRMAR
Isaías 8.20 “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, jamais verão a luz do alvorecer.”
O sonho que é de Deus certamente terá uma confirmação segundo as Escrituras e se for algo contrário ao ensinamento da Bíblia, então, com certeza não é de Deus e sim da carne. Por isso devemos estudar a Bíblia através dela entender recebendo revelação em nossa mente e coração (Hebreus 4.12). A Palavra nos adverte que nem mesmo se acontecer o sonho, caso não esteja de acordo com a vontade de Deus então não devemos acreditar (Deuteronômio 13.1-3).
c) ESPERAR
Romanos 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
A esperança deve ser o sentimento quando o sonho vem da parte de Deus. Mas quando há pavor, confusão, ou qualquer sentimento negativo, então não é de Deus, por isso deve ser repreendido em nome de Jesus (I João 3.8). Por outro lado a reação após um sonho de Deus é viver com esperança, fé, convicção e paz.
Você pode entender os sonhos!
CONCLUSÃO
Jeremias 23.32 "Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem o meu povo andar errante. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem alguma; e eles não trazem nenhum proveito a este povo, diz o Senhor."
O profeta Jeremias exortou severamente o povo para não acreditar em qualquer tipo de sonho, mas seguir somente o que a Palavra de Deus ensina. Por isso devemos ficar atentos e não acreditar em qualquer pessoa, mas pedir a Deus diretamente a revelação.
Busque os sonhos de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário