Postado por Presbítero André Sanchez
Você Pergunta: Por que a maioria das igrejas de hoje em dia peca contra a palavra de Deus, já que em 1 Coríntios o apóstolo Paulo manda as mulheres usarem o véu e isso não é feito? Somente uma igreja é verdadeira e é a que todos sabem que as mulheres usam o véu! As outras são falsas! Você tem uma explicação para isso?
O texto onde o apóstolo Paulo fala a respeito de véu está em uma de suas cartas enviadas a igreja de Corinto, e diz:
“Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada” (1 Coríntios 11:5).
Estaria esse verso dando uma ordem para que todas as mulheres, em todas as épocas, de toda a igreja de Cristo, usem o véu publicamente na igreja?,
O uso do véu na Bíblia
(1) Para entender essa questão do uso do véu, precisamos compreender o que motivou Paulo a escrever sobre esse tema.
Observe que ele começa esse trecho falando sobre um tipo submissão, de sujeição positiva mostrada através de honra e respeito:
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3).
Aqui Paulo parece mostrar que Cristo honrou a Deus sendo submisso em sua passagem pela terra, ao passo que a mulher deve honrar o homem sendo também submissa a ele em Suas missões conjuntas e o homem e mulher, juntos, honrar Cristo e Deus!
Ou seja, a ideia central é de companheirismo e total sintonia na missão e papel de cada um e não de sujeição violenta, diminuição do outro ou coisas do tipo.
Isso se vê no padrão usado, que é a própria relação do Senhor Jesus Cristo com Deus Pai! Uma relação de honra perfeita!
Os problemas da igreja de Corinto sobre véu
(2) Isso nos leva a concluir que existia nessa igreja fortes problemas de insubmissão. Paulo tratou desse problema novamente em 1 Coríntios 14:34-35, onde ele ordena que mulheres ficassem caladas e interrogassem o marido em casa!
Ou seja, o texto parece nos indicar um tratamento de problemas pontuais no relacionamento de lideranças da igreja e a atitude de algumas mulheres e não uma passagem de doutrinas a serem seguidas como regra para toda a igreja em todos os tempos.
A questão a ser resolvida era ali, daquela igreja. E Paulo a estava resolvendo sob a ótica local!
Mas isso nos leva a questionar: qual seria o objetivo de Paulo ao mandar mulheres usarem um véu? O que isso resolvia no problema de insubmissão de muitas mulheres?
O que era o véu?
(3) Para responder a isso, precisamos entender o que era o véu. Alguns pensam que Paulo esteja se referindo aqui àquele pedaço de pano usado para cobrir o cabelo e parte do rosto.
Mas existem estudiosos que pensam que Paulo se refira a um estilo de penteado, onde o cabelo ficava preso de determinada forma, trazendo uma diferenciação na aparência da mulher.
As duas coisas são possíveis. E as duas apontariam que, dentro daquela cidade, mulheres sem véu em público ou mesmo com certos tipos de penteados, não eram mulheres de família, bem vistas!
É possível que mulheres cristãs estavam aderindo a modismos não somente na aparência, mas na forma de se portar. E esses modismos estavam adentrando a igreja e causando desordem.
Isso parece nos indicar, seja qual for o sentido desse véu, que o uso dele diferenciava mulheres submissas e “de família” daquelas que agiam com insubmissão em público ou na igreja, fazendo coisas que não eram corretas!
Essa diferenciação com o uso desse véu parece resolver, na visão do apóstolo, aquelas problemáticas pontuais na igreja de Corinto.
(4) Observe que Paulo também coloca uma regra para os homens: “Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça” (1 Coríntios 11:4).
Aqui parece haver uma necessidade de diferenciação. Os homens não participavam dos cultos com a cabeça coberta com véu (pano).
Ou, no caso desse véu ser um penteado, homens de cabelo comprido não deveriam fazer penteados e ficar parecidos com as mulheres, pois deveria haver diferenciação.
A igreja de Corinto parece andar na direção de retirar a distinção da aparência entre homens e mulheres, o que foi visto como uma ação que prejudicava a ordem e a decência do culto.
Seja qual for essa possibilidade, mais uma vez Paulo parece tratar questões exclusivas do funcionamento daquela igreja e não estar criando regras para outras igrejas que sequer tinham problemas parecidos.
(5) Sendo assim, não vejo que a igreja verdadeira seja aquela onde mulheres usam véu e homens não usam.
Se esse fosse um fator fundamental, por que em outros escritos, cartas, doutrinas e orientações passadas a várias igrejas na Bíblia, esse tema sequer é mencionado novamente?
Se é um tema de importância máxima, que diferenciasse verdadeiros crentes de falsos crentes, seria ao menos lógico que ele aparecesse muito mais vezes na Bíblia, dada sua importância!
Nenhum comentário:
Postar um comentário