21 janeiro 2023

Amável, de dentro para fora

 


por Charles R. Swindoll

Efésios 2:10, Efésios 5:29, Romanos 12:3, Salmo 139:13-17, Romanos 8:29, I Pedro 3:1-6

Você é atraente? Não estou falando de beleza exterior ou atributos físicos. Estou perguntando se você é atraente, magnético, charmoso, amável.

Um pré-requisito para a amizade é uma autoimagem positiva e saudável. Efésios 5:29 sugere esse fato num contexto que envolve o amor de um marido por sua esposa: Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, (…). Além do mais, ninguém odeia o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. (Romanos 12:3)

Uma atitude saudável em relação a nós mesmos é necessária antes de termos uma atitude saudável em relação aos outros e de os atrairmos como amigos. Para o encorajar em relação a esse objetivo, deixe-me relembrá-lo de três fatos simples e, ainda assim, maravilhosos:
  • Deus criou você e fez a sua ‘bula’ (Salmo 139:13-17);
  • Deus não terminou, ainda não completou o seu trabalho em você (Romanos 8:29 e Efésios 2:10);
  • O verdadeiro você, aquele que Deus desenvolve, está dentro de você.

Muito mais do que sua altura, forma, feições e roupas, são suas qualidades interiores que o tornam atrativo e amável. I Pedro 3:1-6 deixa isso totalmente claro:

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário