Levítico 6.8-13
Introdução: Quando falamos em altar, muitas vezes não imaginamos o que realmente era. No tempo do Antigo Testamento, o culto era ministrado num tabernáculo, em forma de tenda e o altar ficava do lado de fora, onde o sacrifício era oferecido ao Senhor. Somente depois de oferecido o holocausto no altar, então o sacerdote entrava no santuário para apresentar o sangue representando o perdão dos pecados.
Este altar todo revestido de bronze era um lugar de muito trabalho para os levitas e sacerdotes, que sacrificavam os animais, acendiam o fogo, limpavam e repetiam isso diariamente. A dedicação dos ministros cuidando do altar deveria ser incansável e permanente.
Esse altar representa a nossa vida, lá fora no mundo, no mais íntimo do nosso ser, em nossa essência. O altar do nosso coração precisa ser cuidado constantemente oferecendo um verdadeiro culto de adoração ao Senhor em nosso viver.
Como está o altar de sua vida?
Vamos aprender sobre os três elementos presentes no altar: o sangue, o fogo e as cinzas.
1- Sangue - SACRIFÍCIO
Levítico 6.8,9 “O Senhor disse a Moisés: Ordene a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei a respeito do holocausto: o holocausto ficará sobre as brasas do altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar nunca poderá ser apagado.”
A primeira coisa que acontece no altar é o holocausto, com o derramamento de sangue como símbolo do perdão dos pecados (Êxodo 29.18). Antes de oferecer o sacrifício a pessoa colocava a mão sobre a cabeça do animal como sinal de transferência de culpa (Levítico 1.4). Todos os dias o holocausto deveria ser oferecido ao Senhor (Ezequiel 46.14,15).
Jesus foi oferecido por nós como Cordeiro de Deus (João 1.29), por isso vivemos sob uma nova Aliança (Hebreus 13.20) e o sangue de Cristo nos liberta de todo pecado (I João 1.7). O sacrifício de Jesus foi definitivo e único, para sempre, por isso não precisamos mais repetir o ritual do holocausto (Hebreus 9.26).
No altar de nossos corações precisa haver o sangue, que representa esse sacrifício, de abrir mão dos desejos, vontades e pecados (Hebreus 12.4), mas principalmente recebendo o perdão através do sangue de Cristo.
Clame o sangue de Jesus sobre sua vida!
2- Cinzas – PECADO
Levítico 6. 10,11 “O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a colocará ao lado do altar. Depois, despirá as suas vestes e porá outras roupas; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar puro.”
O holocausto era queimado sobre o altar e o sacerdote tinha o trabalho de tirar as cinzas antes de oferecer um novo sacrifício. O altar precisava esta limpo para ser usado novamente. Até as roupas do sacerdote que foram usadas e se sujaram das cinzas deviam ser trocadas por outras vestes limpas (v.11).
As cinzas representam o pecado que nos suja com o mal, com lembranças e hábitos que devem ser corrigidos. Mas Deus não se manifesta em altar sujo. Por isso devemos confessar e limpar nossas vidas continuamente, através do perdão que o Senhor nos oferece. Mesmo tendo sido salvos por Cristo, precisamos reconhecer que somos pecadores e continuar nos limpando constantemente em consagração (Romanos 12.1,2).
Retire as cinzas de sua vida!
3- Fogo - PODER
Levítico 6.12,13 “O fogo sempre ficará aceso sobre o altar; não deve ser apagado. O sacerdote acenderá lenha no altar cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo queimará continuamente sobre o altar; não deve ser apagado.”
No Altar o sangue era derramado, as cinzas eram retiradas, mas o fogo não poderia ser apagado jamais. Todos os dias essa chama era acesa novamente, colocando mais azeite para que nunca se apagasse (Levítico 24.2-4).
Este fogo é o poder do Espírito Santo que nos incendeia e aquece. A luz da Palavra de Deus precisa estar sempre acesa em nossas vidas (Salmos 119.105). Cada um de nós deve ser uma tocha acesa do poder de Deus anunciando a sua Palavra (Atos 2.1-4).
Não permita que nada esfrie ou apague a chama do Espírito Santo em sua vida. Mantenha-se aceso e iluminando o mundo como Jesus ensinou (Mateus 5.14).
Não deixe sua luz apagar!
Coloque sua vida no Altar do Senhor!
CONCLUSÃO
No altar de nossas vidas precisa ter o sangue de Jesus que nos perdoa de todo pecado, as cinzas do passado devem ser retiradas e o fogo mantido sempre aceso iluminando nossos corações.
Cuide do Altar em sua vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário