14 junho 2021

Vivendo Vitoriosamente


Vivendo Vitoriosamente
Texto: Êxodo 14:1-14

Introdução: Muitos dos filhos de Deus estão vivendo vidas derrotadas, insatisfatórias e medíocres. Eles nunca entraram na experiência de uma vida de paz (Isaías 30:15); a vida transbordante (João 7:37-39); a vida abundante (João 10:10); a vida de gozo (João 15:11); a vida libertada (Romanos 6:7); a vida triunfante (2 Coríntios 2:14); e a vida de amor (1 João 2:5) - e sem dúvida, muitos anseiam por isso!

I. O Que Significa Uma Vida de Vitória?

Sete características de uma vida de vitória são mencionadas acima, e muitas outras escrituras poderiam ser citadas. Considere o seguinte:

1. Não é uma vida em que é impossível pecar, mas uma vida em que a vitória sobre o pecado é possível. O primeiro é inalcançável nesta vida, mas o segundo é alcançável.

2. Não é uma vida anormal ou uma vida a ser desfrutada por apenas alguns dos filhos de Deus, mas é Sua provisão para todo cristão.

3. Não é uma vida onde não há tentação, mas uma vida onde a tentação é superada - veja Hebreus 4:15.

4. Não é apenas uma vida de vitória exterior, mas uma vida de vitória interior e exterior.

5. Não é uma vida totalmente madura, onde um crescimento adicional na graça é desnecessário ou impossível.

A vida vitoriosa é uma vida de vitória sobre o pecado, o ego e o diabo; uma vida de liberdade do poder do pecado, bem como a liberdade da penalidade do pecado; uma vida que não é apenas “reconciliada com Deus pela morte de Seu Filho”, mas uma vida que também é “salva por meio de Sua vida” (Romanos 5:10).

II. Essa Vida de Vitória é Realmente Possível?

É a vontade de Deus que vivamos uma vida de vitória assim? Ele fez provisão para cada um e todos os Seus filhos para ser vitorioso ao longo de toda a caminhada? 

Se assim for, pecamos contra Ele aceitando e estando satisfeito com qualquer coisa menos que a Sua vontade. Se não é a Sua vontade, seria um pecado contra Ele buscar ou esperar viver esta vida. 

Inverta a pergunta por um momento: é a vontade de Deus que nós, Seus filhos, vivamos vidas derrotadas? 

É necessário sermos atormentados e vencidos por coisas como temperamento, opressão, falsidade, orgulho ...? 

Deixe as seguintes escrituras, (e aquelas já mencionadas no parágrafo de abertura deste sermão), fornece a resposta: - Mateus 1:21; João 8:34-36; Romanos capítulos 6, 7 e 8, que são resumidos em Romanos 6:14; Filipenses 4:13; 1 Tessalonicenses 4:3; 2 Timóteo 4:18; Hebreus 7:25; 1 João 1:7 e 9 e 2:1. 

Essas escrituras deixam claro que Deus deseja que todos os Seus filhos experimentem uma vida cristã vitoriosa.

III. Qual é o Segredo Desta Vida de Vitória?

O segredo é quádruplo e, por simplicidade e clareza, pode-se afirmar:

1. A vitória não é obtida pelo esforço humano. Estaremos a caminho de viver uma vida de vitória quando realmente aprendermos essa lição simples. É absolutamente impossível viver esta vida com nossas próprias forças - veja o que 1 Samuel 2:9 diz. Aqui está a razão de todo o nosso fracasso; nós tentamos obter a vitória sobre o pecado, o ego e Satanás em nossa própria força, e falhamos todas as vezes! Lembre-se disto: Deus excluiu a obra do homem de todo tempo da salvação. 

a. Nós não fomos salvos da culpa e penalidade do pecado por nossas próprias obras (Efésios 2:8-10; Tito 3:5); 

b. Nós não somos salvos do poder do pecado por nossas próprias obras (Romanos 5:10); 

c. Nós não seremos salvos da presença do pecado por nossas próprias obras (João 14:3) - veja tudo isto ilustrado em Êxodo 14:13-14.

2. A vitória é dada - é um presente! 1 Coríntios 15:57 deixa isso claro. A vida cristã vitoriosa é um presente de Deus e é oferecida a todos que receberem esse presente. De fato, a vida vitoriosa que Ele oferece a todos os homens é a vida vitoriosa e triunfante de Seu Filho. O Senhor Jesus em um corpo humano triunfou gloriosamente em Sua vida e por Sua morte sobre o pecado e Satanás; e agora Sua vida vitoriosa é oferecida a você e a mim como um presente a ser recebido, para que Sua vida vitoriosa possa ser reproduzida e vivida através de nossos corpos humanos. Há apenas uma vida vitoriosa, e quando você recebeu o Senhor Jesus (João 1:12), você recebeu essa vida. Você percebeu isso? Agora você deve deixar que Ele viva Sua vida em você e através de você – 

a. Veja Josué 6:16 - a vitória sobre Jericó não foi obtida pelo esforço e força, mas pela simples confiança e obediência. Essa vitória foi um presente!

3. A vitória é obtida por uma escolha. É vital ver isso. Enquanto estivermos neste mundo, seremos confrontados com uma escolha, pois Josué enfrentou os filhos de Israel com uma escolha (Josué 24: 15). Essa escolha envolve um ato definido e consciente da vontade. Toda vez que somos tentados a pecar, se quisermos experimentar a vitória, devemos deliberadamente escolher agradar a nosso Senhor Jesus Cristo, que já conquistou a vitória para nós, e que está esperando para nos dar a vitória - e no momento em que O escolhemos; nós recebemos o Seu poder e capacitação - veja Romanos 6:13.

4. A vitória é mantida por uma atitude. A vitória é somente vitória, é claro, enquanto a vitória é mantida. Qual é então o segredo da vitória contínua? Aqui está em uma frase:

“Vamos fixar nossos olhos em Jesus… Quem nos dá a vitória…”

E o mandado bíblico para isso é encontrado em Hebreus 12:2 (nossa parte), e 1 Coríntios 15:57 (Sua parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário