26 junho 2021

𝐌𝐀𝐑𝐂𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐔𝐌𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐒𝐀𝐔𝐃Á𝐕𝐄𝐋


 





O QUE É UMA IGREJA?

A igreja nĂŁo Ă© um edifĂ­cio construĂ­do com blocos de cimento. É um edifĂ­cio construĂ­do com pedras vivas. (1 Pedro 2.5 “TambĂ©m vĂłs mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdĂłcio santo, a fim de oferecerdes sacrifĂ­cios espirituais agradĂĄveis a Deus por intermĂ©dio de Jesus Cristo”).  

A igreja Ă© uma comunidade de pessoas que foram compradas pelo precioso sangue de Jesus Cristo e chamadas para fazer parte da famĂ­lia de Deus. (EfĂ©sios 2.19“Assim, jĂĄ nĂŁo sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadĂŁos dos santos, e sois da famĂ­lia de Deus,)

A igreja Ă© o corpo de Cristo onde quer que esteja reunida (1 CorĂ­ntios 12.27 “Ora, vĂłs sois corpo de Cristo, e, individualmente seus membros”).

Igreja vem do grego (ΔÎșÎșÎ»Î·ÏƒÎŻÎ± [ekklesia]) que traduzido significa, literalmente: “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saĂ­rem do pecado no mundo e servirem ao Senhor...

A igreja como o corpo deve ter uma cabeça. (EfĂ©sios 1.22 E sujeitou todas as coisas a seus pĂ©s, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja).

A cabeça da igreja nĂŁo Ă© o pastor. Certa vez ouvi uma mensagem em que o pregador dizia que muitos pastores tem que devolver a igreja para Jesus. O dono da igreja Ă© o Senhor Jesus, nĂŁo Ă© o pastor e nem os seus membros...
A igreja nĂŁo Ă© um clube... É uma instituição divina...

Toda igreja que reconhece que é um corpo e que tem Jesus como cabeça, reconhecerå também que é uma instituição divina.

O Senhor Jesus prometeu que Sua igreja nunca morreria. (Mateus 16:18 “... Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno nĂŁo prevalecerĂŁo contra ela;”)
A igreja tambĂ©m Ă© chamada de: - A Casa de Deus (1 TimĂłteo 3:15) - O Rebanho de Deus (Atos 20:28). - Assembleia dos Santos (Salmo 89.7)

VocĂȘ jĂĄ faz parte desta igreja do Senhor Jesus?

Esta série de mensagens tem por objetivo apresentar as Marcas de uma Igreja Saudåvel, mas alem de compreendermos o que é uma igreja, precisamos também entender que:

UMA IGREJA SAUDÁVEL, NÃO É SINÔNIMO DE IGREJA PERFEITA!


A quantidade de igrejas nos dias de hoje é algo inimaginåvel, muitas delas pregam que somente a sua denominação detém a verdade...

No meio Batista, por exemplo, temos:
ĂŒ  Batista independente;
ĂŒ  Batista da Convenção;
ĂŒ  Batista Regular;
ĂŒ  Batista do sĂ©timo dia (1801 Inglaterra);
ĂŒ  Batista Nacional;
ĂŒ  Batista BĂ­blica;
ĂŒ  Batista bĂ­blica Fundamentalista;
ĂŒ  E outras mais que nĂŁo estĂŁo nesta pesquisa...

Uma das frases que ouvi em um congresso foi: “quando uma denominação defende que somente ela detĂ©m a verdade deixa de ser igreja e passa a ser uma seita...” (Pr. Paulo SĂ©rgio).

Embora exista uma grande diversidade de igrejas não podemos dizer que essa ou aquela é mais perfeita. O que aprendemos através da Bíblia é que Deus exorta a analisar se a igreja é verdadeira.

Somos corpo, e como corpo, podemos ser saudĂĄveis porem, nĂŁo somos perfeitos...

A Igreja teve seu início em Jerusalém, na primeira metade do século I. (E Deus usou seus discípulos imperfeitos para iniciarem uma igreja saudåvel...).

Uma comparação curiosa
“Podemos comparar a Igreja a um repolho que se fecha ou a uma rosa que se abre. Diante das dificuldades, como igreja, vocĂȘ pode ir se fechando com o tempo ou se abrindo cada vez mais mostrando sua beleza e aroma atĂ© se despetalar espalhando-se por onde o vento levar”.

O apĂłstolo Paulo disse em Filipenses 3.12 NĂŁo que jĂĄ a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que tambĂ©m fui conquistado por Cristo Jesus.

Certa vez um membro de uma igreja chegou para o pastor e disse: Pastor, eu tenho observado que a nossa igreja hĂĄ anos estĂĄ sempre em obras, quando terminamos uma, começamos outra. O pastor analisou aquela observação e disse. Eu e vocĂȘ tambĂ©m! E completou: nĂłs deverĂ­amos andar com uma placa dizendo: “Estamos em obras”

EfĂ©sios 2:22 “no qual tambĂ©m vĂłs juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no EspĂ­rito” 
EfĂ©sios 4.13 “atĂ© que todos cheguemos Ă  unidade da fĂ© e do pleno conhecimento do Filho de Deus, Ă  perfeita varonilidade, Ă  medida da estatura da plenitude de Cristo”.
Filipenses 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vĂłs começou a boa obra a aperfeiçoarĂĄ atĂ© ao dia de Jesus Cristo; 

ConclusĂŁo

Quantos de nĂłs ansiamos que a igreja de Jesus Cristo que somos nĂłs seja uma igreja saudĂĄvel?
Se desejarmos isto, devemos primeiramente saber: o que Ă© uma igreja e reconhecer que uma igreja saudĂĄvel nĂŁo Ă© sinĂŽnimo de igreja perfeita



Pregado por Pastor Luiz Roberto Faustino

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio