1. Aprenda.
O ensino é parte da Grande Comissão (Mateus 28:18-20), mas devemos aprender antes de ensinar.
Não seja o cara com todas as respostas, especialmente se você estiver em um país estrangeiro ou uma cultura desconhecida. Seja primeiro um aprendiz. Se quisermos aprender, primeiro devemos estudar. Os bem-aventurados missionários interculturais estudam a cultura, o contexto e os estilos de comunicação de seu novo mundo. Então eles ensinam.
2. Lidere.
Mas, o que é liderança e qual a melhor maneira de liderar no meu novo contexto?
Muitos missionários (e pastores, plantadores de igrejas e líderes de ministérios voluntários) pensam que servir é um trampolim para uma liderança - que devemos servir para que um dia possamos liderar. Isso é exatamente o oposto do que Jesus ensinou.
Quando Tiago e João pediram para se sentar à direita e à esquerda de Jesus, eles estavam pedindo posição de liderança e autoridade. Jesus disse que estavam pensando em liderança como os gentios (pessoas distantes de Deus). Ele então descreveu sua visão de liderança com duas palavras que Tiago e João nunca usariam para descrever a liderança: servo e escravo.
Muitos são ensinados erroneamente que o serviço é o caminho bíblico para a liderança. Jesus ensinou exatamente o oposto. Ele ensinou que a liderança é uma plataforma para servir (Marcos 10:35-45). Os melhores missionários pensam e atuam como servos.
3. Ame.
É comum que as pessoas boas passem gradualmente ao ponto em que amam o fruto, a aventura e as recompensas do ministério mais do que amam a Deus. Nunca começa assim, mas acontece.
Alguns encontram o caminho de volta ao seu primeiro amor, outros passam suas vidas trabalhando para Deus ou fugindo de Deus. Pedro negou Jesus três vezes, depois voltou a pescar peixes em vez de pescar homens. Jesus restaurou Pedro. Mas observe que o relacionamento de Pedro com Jesus foi restaurado antes que seu ministério fosse restaurado. Jesus fez a Pedro perguntas relacionais, depois restaurou seu ministério. "Você me ama? ... você me ama? ... você me ama?"
Três negativas e três chances de expressar seu amor. Se Pedro tivesse negado quatro vezes, acho que Jesus teria lhe dado quatro chances de afirmar seu amor. Uma vez que o relacionamento foi restaurado, só então Jesus recomendou Pedro ao ministério. "Apascenta os meus cordeirinhos... Pastoreia as minhas ovelhas... Apascenta as minhas ovelhas" (João 21:15-19). Todo o ministério deve sair do relacionamento. Aqui está a ordem: ame Jesus, faça o ministério.
Mal posso esperar para ouvir sobre esses missionários quando estiverem no campo. Eu sei que Deus fará grandes coisas por eles, neles e através deles. Provavelmente nessa ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário