26 junho 2021

𝐋𝐈ÇÕ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐔𝐌𝐀 𝐁𝐀𝐓𝐀𝐋𝐇𝐀 𝐏𝐄𝐑𝐃𝐈𝐃𝐀

 




LIÇÕES DE UMA BATALHA PERDIDA

“AcĂŁ respondeu: De fato, pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. […] JosuĂ© disse a AcĂŁ: Por que vocĂȘ trouxe desgraça sobre nĂłs? Agora o Senhor trarĂĄ desgraça sobre vocĂȘ!. EntĂŁo todo o povo apedrejou AcĂŁ e sua famĂ­lia e queimou os corpos. Ergueram sobre AcĂŁ um grande monte de pedras que continua lĂĄ atĂ© hoje. Por isso, desde entĂŁo, aquele lugar Ă© chamado de vale de Acor. Com isso, a ira ardente do Senhor se apagou.” (JosuĂ© 7.20,25-26)
Por causa do pecado de Acã, o povo perdeu a batalha contra o exército da cidade de Ai. Entretanto, a pior batalha perdida não foi essa. Por causa do seu pecado, ele e a sua família foram apedrejados e queimados. Uma geração morreu por causa o pecado de Acã. Sendo assim, quais são as liçÔes podemos aprender desta batalha perdida por Acã?
A batalha perdida por AcĂŁ nos ensina que..
1. NĂŁo devemos DESOBEDECER a uma ordem clara de Deus
“NĂŁo levem coisa alguma daquilo que foi separado para destruição, ou vocĂȘs mesmos serĂŁo completamente destruĂ­dos e trarĂŁo desgraça ao acampamento de Israel. Toda a prata, todo o ouro e todos os objetos de bronze e de ferro serĂŁo separados para o Senhor e deverĂŁo ser levados para o seu tesouro.” (JosuĂ© 6.18,19)
Mesmo diante da clareza da ordem de Deus, veja o que AcĂŁ fez:
“Mas os israelitas violaram as instruçÔes a respeito das coisas separadas para o Senhor. Um homem chamado AcĂŁ roubou algumas delas…” (JosuĂ© 7.1)
A batalha perdida por AcĂŁ nos ensina que..
2. O ERRO de um pode resultar no FRACASSO de todos
“… Um homem chamado AcĂŁ roubou algumas delas, e a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas… ” (JosuĂ© 7.1)
“Quando vivemos no pecado o maior risco que corremos nĂŁo Ă© a presença do diabo, mas a ausĂȘncia de Deus em nossa vida.”
O pecado é pior que a pobreza, que a solidão, que a fome, é pior que o cùncer. Todos esses males, embora sejam graves, não podem nos afastar de Deus, porém, o pecado nos separa de Deus agora e eternamente. A Bíblia diz o seguinte:
“NĂŁo se deixem enganar: ninguĂ©m pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherĂĄ aquilo que semear.” (GĂĄlatas 6.7)
A batalha perdida por AcĂŁ nos ensina que..
3. Nada estĂĄ OCULTO aos olhos de Deus
“Mas o Senhor disse a JosuĂ©: Levante-se! Por que vocĂȘ estĂĄ prostrado com o rosto no chĂŁo? Israel pecou e quebrou a minha aliança! Roubou alguns dos objetos que eu ordenei que fossem separados para mim. E nĂŁo apenas os roubou, mas tambĂ©m mentiu a respeito e os escondeu no meio de seus pertences.” (JosuĂ© 7.10,11)
Como foi que Josué descobriu quem havia pecado? Deus lhe deu a estratégia:
“Logo cedo no dia seguinte, JosuĂ© reuniu Israel de acordo com suas tribos, e a tribo de JudĂĄ foi escolhida. Os clĂŁs de JudĂĄ vieram Ă  frente, e o clĂŁ de ZerĂĄ foi escolhido. As famĂ­lias de ZerĂĄ vieram Ă  frente, e a famĂ­lia de Zimri foi escolhida. Cada homem da famĂ­lia de Zimri foi trazido Ă  frente, e AcĂŁ, filho de Carmi, filho de Zimri, filho de ZerĂĄ, da tribo de JudĂĄ, foi escolhido. EntĂŁo JosuĂ© disse a AcĂŁ: Meu filho, dĂȘ glĂłria e louvor ao Senhor, o Deus de Israel. Confesse e conte-me o que vocĂȘ fez. NĂŁo o esconda de mim. AcĂŁ respondeu: De fato, pequei contra o Senhor, o Deus de Israel.” (JosuĂ© 7.16-20)
“Porque os olhos de Deus estĂŁo sobre os caminhos de cada um, e ele vĂȘ todos os seus passos. NĂŁo hĂĄ trevas nem sombras de morte onde se escondam os que praticam a iniquidade.” (JĂł 34.21-22)
“Grande Ă© o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento Ă© infinito.” (Salmo 147.5)
“NĂŁo hĂĄ nada escondido que nĂŁo venha a ser descoberto, ou oculto que nĂŁo venha a ser conhecido.” (Lucas 12.2)
“Nada, em toda a criação, estĂĄ oculto aos olhos de Deus. Tudo estĂĄ descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hebreus 4.13)
A batalha perdida por AcĂŁ nos ensina que..
4. Deus EXIGE uma vida de SANTIDADE
“VĂĄ, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhĂŁ, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: HĂĄ coisas consagradas Ă  destruição no meio de vocĂȘs, Ăł Israel. VocĂȘs nĂŁo conseguirĂŁo resistir aos seus inimigos enquanto nĂŁo as retirarem.” (JosuĂ© 7.13)
Para o seu povo do passado e para os seus filhos do presente, Deus dĂĄ um ordem e estabelece um alto padrĂŁo de qualidade:
“Sejam santos, pois eu, o Senhor, sou santo. Separei-os de todos os outros povos para serem meus.” (LevĂ­tico 20.26)
O Senhor nos chama para sermos santo como Ele é santo. A salvação completa tem a ver com a santidade do homem. A Bíblia diz:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguĂ©m verĂĄ o Senhor.” (Hebreus 12.14)
ConclusĂŁo:
Deus nos traz à memória hoje as liçÔes que precisamos aprender sobre as batalhas que perdermos para nós mesmos quando pecamos contra Ele.
1. O pecado nos leva a DESOBEDECER a Deus;
2. O pecado nĂŁo DESTRÓI somente a mim, mas tambĂ©m os outros;
3. O pecado sempre produz DERROTAS;
4. O pecado nĂŁo fica muito tempo ESCONDIDO;
5. A SANTIDADE derrota o pecado.

Mensagem pregada pelo Pr. Acyr JĂșnior.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio