20 junho 2021

𝐀 𝐑𝐄𝐒𝐓𝐀𝐔𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐌𝐎𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐃𝐄𝐔𝐒


 



𝐀 𝐑𝐄𝐒𝐓𝐀𝐔𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐌𝐎𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐃𝐄𝐔𝐒
ReferĂȘncia: Neemias 8.1-18
INTRODUÇÃO
1. A restauração de JerusalĂ©m passou por trĂȘs etapas:
a) Restauração fĂ­sica – Os muros e as portas restaurados.
b) Restauração social – A ordem polĂ­tica, social e religiosa estabelecida.
c) Restauração espiritual – promovida pela Palavra de Deus.
2. A maior reforma implementada por Neemias – A maior reforma que Neemias implementou em JerusalĂ©m foi a restauração da autoridade da Palavra de Deus sobre o povo. Sem essa restauração JerusalĂ©m era absolutamente vulnerĂĄvel.
3. A maior necessidade da igreja e da nação – É a restauração da autoridade suprema da Palavra de Deus para reger a vida do povo.
4. Vivemos hoje quatro graves problemas na igreja: 1) Liberalismo; 2) Sincretismo; 3) Ortodoxia morta; 4) Anafalbetismo bĂ­blico.
I. O AJUNTAMENTO PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS – v. 1-2
1. É espotĂąneo – v. 1
Deus moveu o coração do povo para reunir-se para buscar a Palavra de Deus. Eles nĂŁo se reuniram ao redor de qualquer outro interesse. Hoje o povo busca resultados, coisas, benefĂ­cios pessoais e nĂŁo a Palavra de Deus. Querem as bĂȘnçãos de Deus, mas nĂŁo Deus. TĂȘm fome de prosperidade e sucesso, mas nĂŁo tĂȘm fome da Palavra.
2. É coletivo – v. 2,3
Todo o povo: homens e mulheres reuniram-se para bsucar a Palavra de Deus. Ninguém ficou de fora. Pobres e ricos, agricultores e nobres, homens e mulheres. Eles tinham um alvo em comum, buscar a Palavra de Deus. Precisamos ter vontade de nos reunir não apenas para ouvirmos cantores famosos ou pregadores conhecidos, mas reunirmo-nos para ouvirmos a Palavra de Deus. O centro do culto é a pregação da Palavra de Deus.
3. É harmonioso – v. 1
“Todo o povo se ajuntou como um sĂł homem” (v.1). NĂŁo havia apenas ajuntamento, mas comunhĂŁo. NĂŁo apenas estavam pertos, mas eram unidos de alma. A uniĂŁo deles nĂŁo era em torno de encontros sociais, mas em todo da Palavra de Deus.
4. É proposital – v. 1
“e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de MoisĂ©s, que o Senhor tinha prescrito a Israel” (v. 1). O propĂłsito do povo era ouvir a Palavra de Deus. Eles tinham sede da Palavra. Eles tinham pressa de ouvir a Palavra. NĂŁo era qualquer novidade que os atraĂ­a, mas a Palavra de Deus.
II. A SUPREMACIA DA PALAVRA DE DEUS
1. O pregador precisa estar comprometido com as Escrituras – v. 2,4,5
Esdras era um homem comprometido com a Palavra (Esdras 7:10). Eles nĂŁo buscam alguĂ©m para lhes contar bonitas experiĂȘncias, mas eles procuram um fiel expositor das Escrituras.
A maior necessidade da igreja é de homens que conheçam, vivam e preguem a Palavra de Deus com fidelidade. A pregação é a maior necessidade da igreja e do mundo. A pregação é a tarefa mais importante que existe no mundo.
O impacto causado pela leitura da Palavra de Deus por Esdras é comparado ao impacto da Bíblia na época da Reforma do século XVI.
Precisamos nos tornar o povo “do livro”, “da Palavra”. NĂŁo hĂĄ reavimamento sem a restauração da autoridade da Palavra.
2. O povo precisa estar sedento das Escrituras – v. 1,3
A BĂ­blia Ă© o anseio do povo. Eles se reĂșnem como um sĂł homem (v. 1), com os ouvidos atentos (v. 3), reverentes (v. 6), chorando (v. 9) e alegrando (v. 12) e prontos a obedecer (v. 17).
Eles querem não farelo, mas trigo. Eles querem pão do céu. Eles querem a verdade de Deus. Eles buscaram pão onde havia pão.
Muitos buscam a Casa do Pão e não encontram pão. São como Noemi e sua família que saíram de Belém e foram para Moabe, porque não havia pão na Casa do Pão. Quando as pessoas deixam a Casa do Pão encontram a morte. Hå muita propaganda enganosa nas igrejas: prometem pão, mas só hå fornos frios, prateleiras vazias e algum farelo de pão.
3. Atitudes do povo em relação às Escrituras
a) Ouvidos atentos (v.3) – O povo permaneceu desde a alva atĂ© ao meio-dia, sem sair do lugar (v. 7), com os ouvidos atentos. NĂŁo havia dispersĂŁo, distração, enfado. Eles estavam atentos nĂŁo ao pregador, mas ao livro da lei. NĂŁo havia esnobismo nem tietagem, mas fome da Palavra.
b) Mente desperta (v. 2,,3,8) – A explicação era lĂłgica, para que todos entendessem. O reavimento nĂŁo foi um apelo Ă s emoçÔes, mas um apelo ao entendimento. A superstição irracional era a marca do paganismo. OsĂ©ias 4:6: “O povo estĂĄ sendo destruĂ­do porque lhe falta o conhecimento”.
c) ReverĂȘncia (v.5) – “Esdras abriu o livro Ă  vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pĂŽs em pĂ©”. Essa era uma atitude de reverĂȘncia e respeito Ă  Palavra de Deus. Esse pĂșlpito elevado nĂŁo era para revelar a infalibidade do pregador, mas a supremacia da Palavra.
d) Adoração (v.6) – Esdras ora, o povo responde com um sonoro amĂ©m, levanta as mĂŁos e se prostra para adorar. Onde hĂĄ oração e exposição da Palavra, o povo exalta a Deus e o adora.
III. A PRIMAZIA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Ler o texto das Escrituras – v. 2,3,5
A leitura do texto é a parte mais importante do sermão. O texto é a fonte da mensagem e a autoridade do mensageiro. O sermão só é sermão se ele se propÔe a explicar o texto.
2. Explicar o texto das Escrituras – v. 7,8
O Cristianismo é a religião do entendimento. Ele não nos rouba o cérebro. O sincretismo religioso anula a razão.
Pregar é explicar o texto. A mensagem é baseada na exegese, ou seja, tirar do texto, o que estå no texto. Não podemos impor ao texto, nossas idéias. Isso é eixegese.
Calvino dizia que pregação Ă© a explicação do texto. O pĂșlpito Ă© o trono de onde Deus governa a sua igreja.
Lutero dizia que existe a Palavra de Deus escrita, a Palavra encarnada e a Palavra pregada.
Muitos hoje dizem: “Eu jĂĄ tenho o sermĂŁo, sĂł falta o texto”. Isso nĂŁo Ă© pregação. Deus nĂŁo tem nenhum compromisso com a Palavra do pregador, e sim com a sua Palavra. É a Palavra de Deus que nĂŁo volta vazia e nĂŁo a Palavra do pregador.
3. Aplicar o texto das Escrituras – v. 9-12
O sermão é uma ponte entre dois mundos: o texto e o ouvinte. Precisamos ler o texto e ler o povo. Não pregamos diante da congregação, mas à congregação. Onde começa a aplicação, começa o sermão.
Hå um grande perigo da chamada heresia da aplicação. Se não interpretamos o texto corretamente, vamos aplicå-lo distorcidamente. Vamos prometer o que Deus não estå prometendo e corrigir quando Deus não estå corrigindo.
A exposição e a aplicação da Palavra de Deus produziu na vida do povo vårios resultados gloriosos.
IV. OS EFEITOS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Atinge o Intelecto – v. 8
A pregação é diriga à mente. O culto deve ser racional. Devemos apelar ao entendimento (v. 2, 3,,8,12). John Stott disse que crer é também pensar. Nada empolga tanto como estudar teologia. O conhecimento da verdade encha a nossa cabeça de luz. O povo que conhece a Deus é forte e ativo (Dn 11:32).
2. Atinge a Emoção – v. 9-12
a) Choro pelo pecado (v. 9) – A Palavra de Deus produz quebrantamento, arrependimento, choro pelo pecado. O verdadeiro conhecimento nos leva Ă s lĂĄgrimas. Quanto mais perto de Deus vocĂȘ estĂĄ, mais tem consciĂȘncia de que Ă© pecador, mais chora pelo pecado. O emocionalismo Ă© inĂștil, mas a emoção produzida pelo entendimento Ă© parte do Critianismo. É impossĂ­vel compreender a verdade sem ser tocado por ela.
b) A alegria da restauração (v. 10) – As festas deviam ser celebradas com alegria (Dt 16:11,14)). A Alegria tem trĂȘs aspectos importantes: 
1) Uma origem divina – “A alegria do Senhor”. Essa nĂŁo Ă© uma alegria circunstancial, momentĂąnea, sentimental. É a alegria de Deus, indizĂ­vel e cheia de glĂłria. 
2) Um conteĂșdo bendito – Deus nĂŁo Ă© apenas a origem, mas o conteĂșdo dessa alegria. O povo regozija-se nĂŁo apenas por causa de Deus, mas em Deus: sua graça, seu amor, seus dons. É na presença de Deus que hĂĄ plenitude de alegria. 
3) Um efeito glorioso – “A alegria do Senhor Ă© a nossa força”. Quem conhece esta alegria nĂŁo olha para trĂĄs como a mulher de LĂł. Quem bebe da fonte das delĂ­cias de Deus nĂŁo vive cavando cisternas rotas. Quem bebe das delĂ­cias de Deus nĂŁo sente saudades do Egito. Essa alegria Ă© a nossa força. Foi essa alegria que Paulo e Silas sentiram na prisĂŁo. Essa Ă© a alegria que os mĂĄrtires sentiram na hora da morte.
3. Atinge a vontade – v. 11-12
a) ObediĂȘncia a Deus (v. 12) – O povo obedeceu a voz de Deus e deixou o choro e começou a regozijar-se.
b) Solidariedade ao prĂłximo (v. 12) – O povo começou nĂŁo apenas a alegrar-se em Deus, mas a manifestar seu amor ao prĂłximo, enviando porçÔes Ă queles que nada tinham. NĂŁo podemos separar a dimensĂŁo vertical da horizontal no culto.
V. A OBSERVÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS – v. 13-18
1. A liderança toma a iniciativa de observar a Palavra de Deus – v. 13-15
Esdras no dia seguinte organiza um estudo bĂ­blico mais profundo para a liderança (8:13). Um grande reavivamento estĂĄ acontecendo como resultado da observĂąncia e obediĂȘncia Ă  Palavra de Deus. Essa mudança Ă© iniciada pelos lĂ­deres do povo.
Havia pråticas que haviam caído no esquecimento. Eles voltaram à Palavra e começaram a perceber que precisavam ser regidos pela Palavra. A Escritura deve guiar a igreja sempre!
A primeira tentação do diabo nĂŁo foi sobre sexo ou dinheiro, mas suscitar dĂșvidas acerca da Palavra de Deus.
2. Os liderados obedecem a orientação da Palavra de Deus – v. 16-18
Toda a liderança e todo o povo se mobiliza para acertar a vida de acordo com a Palavra. Havia uma unanimidade em buscar a Palavra e em obedecĂȘ-la.
Esse reavivamento espiritual foi tão extraordinårio que desde Josué, ou seja, hå 1.000 anos que a Festa dos Tabernåculos nunca tinha sido realizado com tanta fidelidade ao ensino das Escrituras. Essa festa lembrava a colheita (Ex 34:22) e a peregrinação no deserto (Lv 23:43). Em ambas as situaçÔes o povo era totalmente dependentes de Deus.
Se queremos restauração para a igreja, precisamos buscar não as novidades, mas voltarmo-nos para as Escrituras.
3. A alegria de Deus sempre vem sobre o povo quando este obedece a Palavra de Deus – v. 10,17b
“A alegria do Senhor Ă© a vossa força” (v.10) e “…e houve mui grande alegria” (v.17b). O mundo estĂĄ atrĂĄs da alegria, mas ela Ă© resultado da obediĂȘncia Ă  Palavra de Deus. O pecado entristece, adoece, cansa. Mas, a obediĂȘncia Ă  Palavra de Deus traz uma alegria indizĂ­vel e cheia de glĂłria.
Um povo alegre Ă© um povo forte. A alegria do Senhor Ă© a nossa força. Quando vocĂȘ estĂĄ alegre, a força de Deus o entusiasma!
CONCLUSÃO
1. VocĂȘ tem disposto o seu coração para conhecer a Palavra de Deus?
2. VocĂȘ tem disposto o seu coração para viver os ensinos da Palavra de Deus?
3. VocĂȘ tem disposto o seu coração para ensinar a Palavra de Deus?
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio