13 junho 2021

A providencia de Deus em nossas necessidades

 Introdução: Muitos crentes duvidam do interesse de Deus pela sua vida particular ou pelas suas necessidades temporais e pessoais...

1. A maneira de Deus prover às nossas necessidades materiais.

a) Muitas vezes milagrosamente, contra todas as possibilidades humanas.

Êx 16:4a.Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu.

 b) "diariamente a porção para cada dia" – ÊX 16:4b,  Êx 16:19-21

ÊX 16:4b O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia.
Êx 16:19-21"Ninguém deve guardar nada para a manhã seguinte", ordenou-lhes Moisés.
Todavia, alguns deles não deram aten­ção a Moisés e guardaram um pouco até a ma­nhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles.
Cada manhã todos recolhiam quan­to precisavam, pois, quando o sol esquentava, aqui­lo se derretia.

c) Com fartura. - Êx 16: 7-8, Êx 16:13

Êx 16: 7-8 e ama­nhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?"8Disse ainda Moisés: "­O Senhor dará a vocês carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor".

Êx 16:13 No final da tarde, apareceram codorni­zes que cobriram o lugar onde estavam acampa­dos; ao amanhecer havia uma camada de orva­lho ao redor do acampamento.Disse-lhes Moisés: "Este é o pão que o Senhor deu a vocês para comer.

d) Apesar de nossas falhas e ingratidões. -Êx 16:14-15.

Êx 16:14-15.Depois que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto. Quan­do os israelitas viram aquilo, começaram a pergun­tar uns aos outros: "Que é isso?", pois não sabiam do que se tratava. 

e) Não falha durante todo o tempo.Êx 16:35.Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.

f) Em resposta à oração Êx 17:3-6 Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: "Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?"
Então Moisés clamou ao Senhor: "Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me!"
Respondeu-lhe o Senhor: "Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante.
Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Hore­be. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber". Assim fez Moisés, à vista das autorida­des de Israel.

2. Verdades que Deus quer que aprendamos da Sua providência.

a) Que Ele é o Senhor nosso Deus. Êx 16:12b.Assim saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus".

b) Que cada um de nós tem de fazer sua parte, trabalhando. - Êx 16:17 Os israelitas fizeram como lhes fora dito; alguns recolheram mais, outros menos.

c) Que quem não se levanta cedo fica sem o pão desse dia (pois o Sol derretia o maná).O castigo dos preguiçosos.  Êx 16:13b, 21. ao amanhecer havia uma camada de orva­lho ao redor do acampamento. 21Cada manhã todos recolhiam quan­to precisavam, pois, quando o sol esquentava, aqui­lo se derretia.

d) Que não adianta ajuntarmos para o futuro desconfiando da providência de Deus para amanhã. - "Não estejais solícitos pelo dia de amanhã" (preocupados, ansiosos, temerosos). Mt 6:31-34 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

e) Que devemos respeitar o dia de descanso e não trabalhar nele nos serviços profissionais. - (salvo, naturalmente, em raras exceções)

Êx 16:22-23 No sexto dia recolheram o do­bro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés, que lhes explicou: "Foi isto que o Senhor ordenou: 'Ama­nhã será dia de descanso, sábado consa­grado ao ­Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guar­dem o que sobrar até a manhã seguinte' ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário