03 abril 2021

Vivendo Uma Vida Digna

 

Vivendo Uma Vida Digna
Texto: Efésios 4:1-3 e 17-26

Introdução: Chegamos agora à segunda metade desta carta. Os capítulos 1 a 3 são doutrinários e enfatizam nossa posição "em Cristo"; os capítulos 4 - 6 são práticos e enfatizam nosso estado aqui no mundo. O que somos "em Cristo" deve estar relacionado ao que somos no mundo. A doutrina deve sempre emitir dever; nosso credo deve ser visto em nossa conduta.

Há dois perigos que devemos sempre procurar evitar:

(1) Ensinar a doutrina sem relacioná-la com o dever - isso trará um mero intelectualismo e um formalismo morto;

(2) Ensinar o dever que não resulta da doutrina - isso causará erro, superficialidade e crescimento falso.

Observe no versículo 1 como o apóstolo começa nesta segunda metade da carta: “... Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados” - pois a primeira marca de uma pessoa salva é que sua vida é diferente. Costumava ser como Efésios 2:2-3 e 4:17-19, mas agora - que mudança ocorreu!

1. A Restrição de Uma Vida Digna.

O que é que nos constrange a viver uma vida digna? Somos constrangidos por um apelo terno e amoroso, como o versículo 1 indica. Paulo levou esses efésios a Cristo, e agora da prisão em que ele definha ele escreve para seus filhos espirituais e diz: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”; isto é, que sua conduta corresponda ao seu alto chamado em Cristo Jesus.

Por trás desse apelo por escrito de Paulo, ouvimos a voz de nosso amoroso Senhor suplicando que "vivamos dignamente". Vamos responder ao seu apelo? - ou vamos viver uma vida que desonra a Cristo? A escolha é deixada conosco. Ele nos amou e se entregou por nós (Gálatas 2: 20). Seu amor nos obriga a fazer o que Ele ordena e a viver uma vida que Lhe agrada? - observe 2 Coríntios 5:14.

2. As Características de Uma Vida Digna.

Lemos sobre Enoque (Gênesis 5:22-24); de Abraão (Gênesis 24:40); e no Antigo Testamento, encontramos muitas outras referências àqueles que “andaram com Deus”. No Novo Testamento, a mesma ideia é transmitida nas palavras "Andemos honestamente" (Romanos 13:13); “Viver” (2 Coríntios 5:7; Gálatas 5:16; Efésios 5:15; Colossenses 2:6); e "andar" (1 João 1:7; e 3 João 3). Todas essas referências nos falam das marcas ou características da vida digna; mas se nos limitarmos aos versículos de nossa porção, veremos que:

A. Uma vida digna é uma vida CELESTIAL (versículo 1). "... fostes chamados". Nosso chamado é um chamado celestial (Hebreus 3:1); um chamado elevado (Filipenses 3:14) e um chamado sagrado (2 Timóteo 1:9). Somos um povo celestial que vive na terra, e viver dignamente significa exatamente isso - viver a vida celestial na terra!

B. Uma vida digna é uma vida HUMILDE (versículo 2). A palavra “humildade” significa ser altruísta, totalmente desprovido de autoafirmação. Observe Mateus 11:29; Filipenses 2:3; Tito 3:2; e Tiago 1:21. O significado raiz da palavra é “um espírito que nunca se ofende” - isto é, humildade. Portanto - 1 Pedro 5:6.

C. Uma Vida Digna é uma Vida ÚTIL (versículo 2). A palavra "mansidão"significa "perseverar com um temperamento tranquilo"; sim, fazer isso em vez de ser intolerante, impaciente e crítico! A palavra "suportar" é explicada em Colossenses 3:13, e significa "amar com carinho o que não gostamos nas outras pessoas!" E, por tudo isso, "amor" é o poder motivador - como Efésios 5:2 deixa claro.

D. Uma vida digna é uma vida DURA (versículo 3). As palavras "procurando diligentemente..." significam "esforçar-se com grande seriedade e unidade do Espírito no vínculo da paz". Paulo fala aqui de 'esforço', e isso significa labuta, esforço e perseverança. Pode ser um trabalho árduo, mas devemos "fazer todos os esforços". Deus uniu maravilhosamente todos os crentes no Corpo de Cristo (versículos 4 - 6), e o Espírito Santo habita em nós para tornar real essa unidade. Nossa responsabilidade como membros do Corpo é manter essa unidade - observe Romanos 12:18!

E. Uma vida digna é uma vida SANTA (versículo 3). A palavra "Espírito"refere-se ao Espírito Santo que habita em nós e que é muito facilmente entristecido (Efésios 4:30), e com quem devemos ser constantemente cheios (Efésios 5:18). Nos versículos 17 - 26, recebemos cinco injunções que devem ser obedecidas se quisermos nos comportar de maneira santa (1 Tessalonicenses 2:10): - (1) nos versículos 17 - 19, “NÃO MAIS...”; (2) no versículo 22, devemos “DESPOJAR…”; (3) no versículo 24, devemos “REVESTIR ...”; (4) no versículo 25, devemos “DEIXAR…”; (5) no versículo 26, NÃO DEVEMOS…

3. A Consumação de Uma Vida Digna.

Quanto tempo dura a vida terrena e onde e como termina? O versículo 13 nos diz. Isso será Glória!

“até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário