13 abril 2021

Culto Fúnebre




"Nosso amigo... dorme"
Texto: João 11:11

Esta expressão bíblica é muito mais que uma força de expressão. É uma realidade. Não é só uma maneira de suavizar a dura realidade da morte. É uma verdade que se encontra na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Por que Jesus se referiu à morte como um "sono"? Porque ele sabia que é certo o que o salmista diz no Salmo 127:2, que "Ele dá aos seus amados o sono."
Ao nos referirmos a__________________ (nome da pessoa falecida) como amigo(a), conseguimos envolver a todos os presentes, porque era amigo(a) íntimo(a) de sua(seu) esposa(o), de seus sogros, de seus filhos e de seus netos, como também amigo(a) de todos os que tiveram a oportunidade de sê-lo. Era um(a) amigo(a) no sentido mais completo da palavra, como expressa Provérbios 17:17: "em todo tempo ama o amigo". Assim era __________________ (nome da pessoa falecida): Amava a todo mundo em todo tempo.
(O ministro relatará alguns episódios que ilustrem o fato da pessoa falecida ter sido um(a) amigo(a) exemplar).
Que significa para__________________ (nome da pessoa falecida) o estar adormecido?
1. Significa ver a Deus
Em Atos 7:56-60, Estêvão, antes de adormecer, viu o céu aberto e o Filho do homem à direita de Deus Pai. Da mesma forma__________________ (nome da pessoa falecida) verá a Deus, pois em Mateus 5:8 Jesus diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus". __________________(nome da pessoa falecida) adormeceu em paz com Deus. Não existe sono mais agradável do que este.

2. Significa reunir-se com amigos que partiram antes dele

Em Atos 13:36 Paulo diz que "tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu e foi posto junto de seus pais".__________________ (nome da pessoa falecida) acabou de ter a oportunidade de reunir-se com seus amigos ou seus pais, caso estes o tenham antecedido.

3. Significa esperar reunir-se com seus amigos no futuro
Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 14 a 18, Paulo escreveu estas palavras de suprema esperança e incomparável consolo: "Cremos que Jesus mor­reu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vi­vos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."


Isto nos servirá de consolo e encorajamento, e manterá a certeza de que iremos encontrar ________________ (nome da pessoa falecida) no céu. Mas isso dependerá de nós. Seja nos preparamos devidamente, e se nos mantivermos fiéis a Deus, nós nos encontraremos com ele (ou ela) um dia, certa­mente não muito distante.

Deste modo, ao pensar em nosso(a) amigo(a) __________________(nome da pessoa falecida), lembra­mos que ele(a) adormeceu, e que isto significa que ele(a) des­pertará para viver por toda a eternidade com Cristo. De ma­neira que agora só falta a nós, em tempo muito próximo, nos reunirmos a ele(a) para morarmos juntos "na casa do Senhor, por longos dias".

Hino cantado pela igreja
Um hino solene será cantado ou um hino favorito da pessoa que faleceu, que seja adequado para a ocasião (por exemplo, Tantos como a areia da praia).

Entrega do corpo à terra
O ministro dirá:

"Estamos reunidos para tornar a lembrar o que é eterna­mente sagrado por ser um dom da parte de Deus. Somos sus­tentados por uma fé mais poderosa que a morte, e temos a certeza de que a vida se estende para além deste lugar, avan­çando por toda a eternidade. Nessa confiança nós nos reuni­mos aqui para deixar a parte mortal de nosso(a) irmão(ã) nes­te lugar de descanso. Estamos rodeados da natureza maravi­lhosa que Deus criou, e estamos convictos de que teremos um lugar de descanso, não feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus eterno."

Bênção pastoral

"Ao que pode fazer muitíssimo mais que tudo o que pe­dimos ou imaginamos, segundo o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus por todas a gerações, pelos séculos dos séculos! Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário