21 abril 2021

Qual o seu valor?

O valor de uma obra de arte é calculado levando-se em consideração alguns fatores. Como esses fatores se aplicam no calculo do seu valor diante de Deus?


Salvador mundi – Da vinci

Introdução

Gostamos de dizer que somos valiosos diante de Deus. Que bom que isso é verdade! Deus nos ama. Agora imaginemos se aplicarmos os fatores que levam uma obra de arte a ser valiosa aos que faz Deus nos amar. Será que nos sairemos bem? Em quantos fatores seremos melhores avaliados? Foi isso que fiz há algumas semanas na minha igreja e gostei tanto do resultado que resolvi disponibilizar para você. Espero que lhe seja útil.



Texto chave: João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Esse versículo bíblico exalta o tamanho amor de Deus pela humanidade. Podemos dizer que nenhum outro texto poderia sintetizar melhor o que Deus fez por nós. Vários aspectos desse texto já foram apresentados para a igreja. Hoje vou mostrar o fator “cálculo de valor” para buscar entender um pouco mais do que João escreveu aqui, embora saiba que iremos entrar na eternidade sem compreender toda extensão do amor de Deus.

1º fator: Quem fez

Saber quem é o autor de uma obra fará toda diferença na hora de calcular o seu valor. Até 2017, a obra de arte mais cara já vendida em um leilão era “Mulheres de Argel,” de Pablo Picasso. A obra, datada de 1955, fora arrematada por US$ 179,4 milhões, algo em torno de R$ 537 milhões.

Em janeiro de 2017 A obra de Picasso perdeu o título de obra mais cara da história para uma de Leonardo da Vinci, quando “Salvator Mundi,” pintura do artista italiano, foi vendida por US$ 450,3 milhões.

2º fator – Raridade

Quanto mais raro é um artefato mais caro ele se torna. O que dizer de um relógio de 30 milhões de dólares? O relógio Marie-Antoniette ou The Queen, está avaliado por esse valor. Criado por Abraham-Louis Breguet, supostamente a pedido de um amante da famosa rainha francesa e único no mundo, a peça só foi terminada em 1827, apesar de ter sido encomendada em 1782. O próprio Abraham já havia morrido e quem terminou o trabalho foi seu filho. Isso sem contar que a imperatriz já havia sido mandada à guilhotina.


3º fator: Propriedade

Uma peça de pouco valor pode valer uma fortuna dependendo de quem a possuiu. Um dente arrancado não vale nada a não ser que seu dono tenha sido John Lennon. Em 2011, um dentista arrematou um dente do artista por US$ 36,857, mais de 100 mil reais.

4º fator: Quem usou

Uma luva que pertencera a Michael Jackson, foi vendida em 2009 por US$ 420 mil, algo superior a 1,2 milhões Reais. A peça de cor preta, algo incomum na história do cantor que sempre usava luva de cor branca, foi usada na premiação do American Music Awards de 1984, quando foi premiado por “Thriler.” Ele havia doado a luva a um garoto com doença terminal e sem dúvida, se ela tivesse sido usada por mim não valeria nada.

Que é homem?

O homem é uma criatura. Segundo a bíblia somos feituras de Deus. Fomos feitos “à sua imagem,” como está escrito:

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, Homem e mulher, os criou.” Gênesis 1:26

Satanás trabalha para que esqueçamos nossa origem nobre. Não somos filhos do acaso. Somos filhos de um pai amoroso que nos fez para sua companhia. Deus é o maior artista do universo. Não admira que o diabo o inveje. Deus é o pai da beleza e da bondade. Nenhum Picasso, Van Gogh ou Da Vinci poderia criar obra mais perfeita. Mesmo o pecado não conseguiu extinguir toda beleza da criação. Não há valor para pagar por uma rosinha murcha que cai no fim da tarde, obra de Deus, quanto mais pagar por sua maior obra, você.



Você é único

Até 1953, quando James Watson e Francis Crick apresentou ao mundo o DNA, pouco se sabia sobre como este ácido funcionava, embora sua existência já fosse conhecida. Por trás da arrogância de muitos cientistas, existem muitas perguntas sem respostas. Dizer que somos muito semelhantes aos macacos baseados em análise de DNA é uma falácia sem sentido. Com certeza, o fato de termos boca, duas mãos e dois olhos não nos torna seres siamescos, e com certeza, existe muito mais mistério na biologia do que assumem os evolucionistas.

O DNA de um ser humano é único. Não há dois iguais no planeta. Até pouco tempo acreditava-se que gêmeos idênticos possuíam o mesmo DNA, embora as digitais fossem diferentes. Um estudo recente, porém, concluiu que gêmeos idênticos não são iguais. O geneticista Carl Bruder da University of Alabama, em Birmingham e seus colegas pesquisaram 19 pares de gêmeos idênticos e descobriram que apesar de serem compostos com o mesmo material genético, não possuíam o mesmo DNA. Isso só prova que você não tem ninguém no mundo igual a você. Considerando que você é obra única do maior artista do universo, fica difícil avaliar o seu valor, não é mesmo?

Entendes agora porque Deus disse que te tem gravado nas palmas da sua mão? Isaías 49:16

Você pertence ao teu criador.

“Ora, quem primeiro me deu algo que Eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus a mim me pertence.” Jó 41:11

“Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os seus habitantes.” Salmo 24:1



Você foi criado único e à semelhança de Deus para pertencer a Ele. Embora Satanás tenha sequestrado o planeta através da transgressão de Adão, Deus jamais desistiu de ti. Não há sermão mais potente do que este. Você pertence a Deus. Ele esteve disposto a te comprar de volta, não importava quanto isso viesse lhe custar. Um dente de um artista famoso pode até valer alguns milhões. Mas nada se compara com o valor da morte do filho de Deus. O grande artista não está leiloando você. Ele não quer te perder, não importa quão pouco valor você ache que possui. Você valeu a vinda de Jesus Cristo. Você valeu cada gota de sangue, cada grito, cada sofrimento. Esse era o preço, e ele pagou cada centavo para que você voltasse a ser dele.

Deus quer te usar para sua obra

Uma luvinha usada pelo rei do pop numa premiação se tornou uma peça valiosa. Quanto você acha que valerá se você for usado por Deus? Você é feitura do grande artista, como está escrito:

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós a praticarmos.” Efésios 2:10

Deus pretende fazer de você seu parceiro na salvação de pessoas. Você tem todas as características para ter um valor incalculável: Você é obra do maior artista do universo, é uma criatura única, pertence à cristo, que te comprou na cruz com seu próprio sangue e ainda é convidado a participar como propagador da verdade onde quer que for.

Apesar de tudo o que somos para Deus ele não nos força a segui-lo. Seu amor nos dá a liberdade de escolher se queremos ou não fazer parte da sua valiosa coleção.



Enquanto a depressão é considerada a doença do século, Deus quer que você tenha consciência de que seu valor é incalculável. Quando a tristeza tomar posse do nosso ser, devemos olhar para cruz e avaliar quanto custou ao filho de Deus vir até este planeta e receber o castigo que eu e você iríamos receber. Somente assim teremos ideia de quanto valemos diante de Deus.

Conclusão

Se você pesquisar no Google o valor das obras do Museu Van Gogh, em Amsterdã, você descobrirá diversos comerciais com promoções para visitar o museu, mas jamais vai encontrará uma tabela com os valores das obras. Isso acontece porque o Museu não permite cálculo dos valores das obras lá expostas. O irmão do artista, Theo, herdou a coleção do jovem pintor, que suicidou-se aos 37 anos com depressão profunda, tendo vendido, em vida, apenas um quadro.

O sobrinho Wilhem transferiu a coleção para o museu, a pedido do governo Suíço, e com isso, a obra passou a ter valor inestimável.

É isso que Deus espera fazer com cada um de nós. Colocarmos na grande morada que ele preparou para seus filhos. Quer enxugar-nos as lágrimas e transferir cada filho rejeitado para o seu museu da eternidade, quando o real valor de cada filho seu aparecerá, e ninguém nunca mais duvidará que você e eu valemos muito mais do que qualquer coleção de arte.

Apelo

Você aceita fazer parte da coleção do grande criador do universo?

fonte
https://bemcristao.wordpress.com/2018/01/23/sermao-qual-o-seu-valor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário