03 abril 2021

𝐋𝐄𝐕𝐀𝐍𝐓𝐄 𝐀 𝐂𝐀𝐁𝐄Ç𝐀, 𝐃𝐄𝐔𝐒 𝐄𝐒𝐓Á 𝐍𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎𝐋𝐄


 


ReferĂȘncia: GĂȘnesis 15.1-6
INTRODUÇÃO
1. Depois destes acontecimentos: Quais acontecimentos? A BĂ­blia nĂŁo diz: EntĂŁo precisamos ver nos capĂ­tulos anteriores.
– Coisas ruins:
a) Fome e fuga para o Egito – 12:10
b) Mentira no Egito por causa de Sara – 10:13
c) Briga dos seus servos com os servos de LĂł – 13:7.
d) Separação de LĂł – 13:9.
e) Guerra com quatro reis – 14:12-17.
– Coisas boas:
a) Promessa de uma terra – 13:14-15.
b) É abençoado por Melquisedeque quando oferece os dĂ­zimos– 14:18-24.
2. Igualzinho a vocĂȘ
a) VocĂȘ veio aqui e foi recebeu uma fechada no trĂąnsito e te xingou.
b) Passou a 75 Km no radar e tomou uma multa e chegou na igreja raivoso e a culpa Ă© da tua mulher que se atrasou.
c) Chega na porta para estacionar e o diĂĄlogo diz que vocĂȘ vai ter que estacionar a uns 2 km para frente.
d) VocĂȘ sai daqui e bate o carro: todo mundo bate o carro. Quem nĂŁo bate corre Ă© atropelado. Chove na casa do rico e do pobre. Todo mundo estĂĄ sujeito aos mesmos problemas. É depois destes acontecimentos que as coisas vĂŁo mudar. Meu irmĂŁo comece a olhar para frente. Aprenda a caminhar na vida. NĂŁo fique agarrado no passado. Depois destes acontecimentos, Deus vai falar com vocĂȘ. Depois da noite vem a luz do dia. Olha pra frente. TEm coisa nova pela frente. Aprenda a virar a pĂĄgina.
e) Depois do desemprego, da crise financeira, do problema no casamento, da reprovação. Tem gente que depois desses acontecimentos fica amargo, se revolta contra Deus, foge da igreja. Faz como Pedro, volta a pescar. É depois desses acontecimentos que as coisas começam a acontecer.
I. NO MEIO DESTES ACONTECIMENTOS, DEUS FALA COM VOCÊ – V. 1
1. Depois destes acontecimetos Deus vai falar com vocĂȘ!
• Depois desses acontecimentos Deus se manfeista. Primeiro ele deixa o caldo engrossar, o coro comer, mas depois ele fala. Depois desses acontecimentos, Deus se manifesta.
• Crente passa por problema: bate carro; quem nĂŁo bate carro Ă© atropelado. Crente fica doente. Crente tem briga na famĂ­lia.
2. Depois destes acontecimentos Deus tem uma palavra especĂ­fica
• Deus falou com AbraĂŁo, nĂŁo foi com LĂł nem com Sarai. Deus tem uma palavra para sua vida. Essa Ă© uma palavra especĂ­fica. Deus se revela a quem dĂĄ ouvidos a essa palavra.
3. Essa Palavra revela 3 coisas:
1) Ela revela o cuidado de Deus – “NĂŁo temas”.
• “Deus cuida de mim, Ă  sombra das tuas asas” – “Deus cuidarĂĄ de ti”. Kleber Lucas. VocĂȘ nĂŁo tem que temer. O teu cuidado Ă© descansar em Deus. HĂĄ mais de 365 nĂŁo temas. Para cada dia Deus tem uma palavra para vocĂȘ. Lança fora o medo (1 Jo 4:18) – A presença do amor lança fora todo o mundo.
• Tem muita gente na igreja atormentada: oh, vida, oh azar, oh dia, Ăłh segunda-feira! Oh, meu Deus. Espera com paciĂȘncia. SerĂĄ que eu vou conseguir, serĂĄ que eu vou casar, serĂĄ que eu vou passar no concurso, no vestibular. IrmĂŁo larga a dĂșvida. Confie. Creia!
• Deus cuida de vocĂȘ melhor que cuida das aves, do que o lĂ­rio do campo.
2) A proteção de Deus
– DĂĄ para andar nesses dias em que todos os governadores estĂŁo prometendo segurança. O crente tem que andar confiando em IsaĂ­as 54:17: “nenhuma arma forjada contra vocĂȘ prosperĂĄ”.
– Deus Ă© seu escudo. Ele Ă© cerca vocĂȘ por trĂĄs, por diante. Sua vida estĂĄ nas mĂŁos do Deus vivo. VocĂȘ nĂŁo precisa temer o diabo, nem o mundo.
– Ilustração: D. Josefa, a missionĂĄria baixinha AssemblĂ©ia de Deus que prega de mega-fone na 13 de Maio em SĂŁo Paulo: “Um traficante disse: Oh nanica, baixinha, se a senhora falar mais alguma coisa nesse megafone eu vou fazer vocĂȘ engolir esse gafone. Ela disse: vocĂȘ estĂĄ repreendido. Ele caiu. Ele gritou: ela disse ajoelhe que eu vou orar por vocĂȘ. Ela estĂĄ protegida pelo sangue. Sua vida estĂĄ nas mĂŁos de Deus. VocĂȘ Ă© a menina dos olhos de Deus.
– Quem tocar em vocĂȘ mexe com Deus e arranja uma grande encrenca com Deus. Deus Ă© o meu Pai. Ai de quem tentar mexer na minha vida. Ai de quem tentar por a mĂŁo em vocĂȘ. VocĂȘ Ă© propriedade exclusiva do Senhor. NinguĂ©m pode tocar em vocĂȘ. Deus Ă© o seu escudo.
3. NĂłs servimos ao Deus de vitĂłria – Teu galardĂŁo serĂĄ sobremodo grande.
– Deus tem uma bĂȘnção grande, uma batalha grande, uma vitĂłria grande.
-Aqueles que esperam com paciĂȘncia recebem a bĂȘnção do SEnhor. Deus galardoa. E esse galardĂŁo Ă© muito grande.
-Meu irmĂŁo, nenhum olho viu nem ouvido ouviu o que Deus preparou par vocĂȘ. VocĂȘ Ă© filho, herdeiro, vitorioso.
-Sua herança Ă© imarcessĂ­vel, gloriosa. Veja quĂŁo rico vocĂȘ Ă©. VocĂȘ Ă© muito abençoado: Deus escolheu vocĂȘ.
II. A LIMITAÇÃO HUMANA – V. 2,3
1. AbraĂŁo poe barreiras
– Deus promete, mas ele nĂŁo crĂȘ. Eu sou incrĂ©dulo. Eu nĂŁo creio. Eu nĂŁo tenho filhos. Meu herdeiro serĂĄ Eliezer.
– Muitas vezes somos como crianças emburradas: Deus nos promete vitĂłria e nĂłs estamos assentados num cantinho emburrados e dizendo: tĂĄ vendo aĂ­ Deus, eu estou sozinho. NĂŁo tenho filhos. PrĂĄ que essa herança toda?
– VocĂȘ se encolhe e revela limitação: O homem do tanque de Betesda. NinguĂ©m me poe na ĂĄgua. Sempre alguĂ©m chega na minha frente. NinguĂ©m me ama, ninguĂ©m liga para mim nessa igreja. Isso revela as imperfeiçÔes humanas. Eu nĂŁo tenho filho. NĂŁo tenho sonho, nĂŁo tenho projeto. Eu eu mais quero, eu nĂŁo tenho.
– IrmĂŁo vença a sua limitação. Enfrente seus medos interiores. Ouse crer na palavra de Deus. NĂŁo olhe as circunstĂąncias. NĂŁo tem gente. NĂŁo vai dĂĄ. Quantas limitaçÔes vocĂȘ jĂĄ colocou diante de Deus! NĂŁo vou conseguir vencer. NĂŁo vou conseguir ver minha familia aqui na igreja. Queria tanto mas falta dinheiro, falta gente, falta apoio. E aĂ­ agente começa a limitar Deus.
2. Como Deus trata esse problema da limitação
a) v. 4 – Deus remove as limitaçÔes –
– Deus fala objetivamente. VocĂȘ estĂĄ aqui e Deus vai responder claramente para vocĂȘ.
b) v. 5 – Deus conduz vocĂȘ para fora –
– AbraĂŁo estava dentro de uma tenda. Ele estĂĄ cerca por paredes de pano. Ele olha pro chao e vĂȘ um tapete. A visĂŁo dele estĂĄ limitada por aquela circunstĂąncias. VocĂȘ olha e sĂł vĂȘ problema. EntĂŁo, Deus pega vocĂȘ pela mĂŁo e tira vocĂȘ da sua tenda.
c) v. 5 – Deus manda vocĂȘ levantar a cabeça
– AbraĂŁo saiu da tenda e nĂŁo ficou olhando para baixo. Ele olhou para o cĂ©u. Abra os olhos. Erga a cabeça. VocĂȘ vai ver que o seu problema nĂŁo Ă© tĂŁo grande como vocĂȘ pensava. Seu Deus Ă© maior do que o seu problema. Ele começa a ter uma visĂŁo da vida.
d) v. 5 –Deus manda AbraĂŁo erguer a cabeça e começar a contar estrelas
– Comece a contar as estrelas. VocĂȘ nunca vai conseguir contar o que Deus vai fazer na sua vida. Deus tem muito mais do que vocĂȘ pode contar. Deus vai fazer muito mais do que sua capacidade de receber, de contar.
– Sai da sua tenda. Comece a contar as estrelas. Assim serĂĄ a sua descendĂȘncia. Deus vai fazer vocĂȘ multiplicar. Deus vai lhe dar vitĂłrias maiores do que sua capacidade de entender.
– AbraĂŁo estava acostumado a viver dentro de barracada. Sai da tua barraca. Levante sua cabeça. Começa a contar as estrelas. Creia na vitĂłria de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia na possibilidade dessa igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na prosperidade dos seus filhos.
– Volte a contar as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas.
– Ilustração: Quando eu era adolescente, disse para os meus irmĂŁos: eu quero ser um pregador. Eles me disseram enxerga-se menino.
– Tem gente aqui que estĂŁo dando trabalho para os pais: mas que vai ser pregador, escritor, gravar cd’s , ser um profissional de ponta, crente cheio do EspĂ­rito.
– Deus disse para AbraĂŁo. Vai ver se vocĂȘ pode contar estrelas, meu filho. VocĂȘ vai passar sua vida contando coisas e vocĂȘ vai passar a vida toda contando o que Deus vai fazer na sua vida. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas.
– AbraĂŁo venceu seus limites e creu em Deus
III. ABRAÃO CRÊ EM DEUS E ISSO LHE É IMPUTADO PARA JUSTIÇA
1. AbraĂŁo creu em Deus
• Ele jĂĄ era muito velho, ele nĂŁo podia mais ser pai. Sara jĂĄ era idosa e estĂ©ril. Mas para Deus nĂŁo hĂĄ impossĂ­veis. Ele chama Ă  existĂȘncia as coisas que nĂŁo existem. AbraĂŁo esperou contra a esperança. Ele creu no impossĂ­vel.
• AbraĂŁo venceu seus limites. Ele saiu da tenda. Ele saiu da incredulidade. Ele transportou o seu monte. Ele viu o invisĂ­vel. Nada Ă© impossĂ­vel ao que crĂȘ. Qual Ă© o segredo da sua vida, AbraĂŁo, Ă© que ele creu em Deus incondicionalmente.
• Marta disse para Jesus – JĂĄ cheira mau. Agora nĂŁo tem mais jeito. “Se creres verĂĄs a glĂłria de Deus”.
• AbraĂŁo saiu dos 99 anos sem ter um filho e aos 100 anos ele tornou-se pai de uma grande nação – NĂŁo Ă© o Damasceno. É alguĂ©m gerado de ti. Deixe de olhar os seus problemas. Comece a olhar para Deus. Ele Ă© maior do que os seus problemas. Meu irmĂŁo vocĂȘ vai ver o deserto se transformando num manancial. Ele vai transformar sua dor em fonte de consolo.
• Sai da sua tenda – Depois desses acontecimentos Deus vai falar com vocĂȘ. Vai tirar vocĂȘ da sua tenda. Vai levantar sua cabeça e vai fazer vocĂȘ contar as estrelas. Ele tem uma palavra de vitĂłria para vocĂȘ!
• Depois destes acontecimentos, Deus começou a escrever uma nova histĂłria na vida de AbraĂŁo – IrmĂŁo, talvez atĂ© aqui vocĂȘ tem sido um colecionador de derrotas. VocĂȘ sĂł vĂȘ problema. VocĂȘ olha para vida e sĂł enxerga as paredes da tenda. Saia dessa caverna. Sai desse burado existencial. Levante a cabeça. Sai dessa tenda. Comece a contar as estrelas.
2. A fé lhe foi imputada para justiça
• Deus vai justificar vocĂȘ. Vai perdoar seus pecados.
• Comentar sobre justificação: o que Cristo fez por vocĂȘ. VocĂȘ vai ser aceito pelo Pai. Vai ser perdoado. VocĂȘ terĂĄ a justiça de Cristo depositada na sua conta. VocĂȘ serĂĄ vencedor na terra e aceito no cĂ©u.
CONCLUSÃO
1. Deus vai quebrar os seus limites – VocĂȘ vai crer na Palavra de Deus. E as promessas de Deus vĂŁo se cumprir na sua vida. Seu corpo vai ser fortalecido. Sua cabeça vai se levantar. VocĂȘ nĂŁo vai mais olhar para os problemas, mas para o cĂ©u.
2. Talvez vocĂȘ estĂĄ amargurado, pensando: eu nĂŁo tenho filho. As coisas nĂŁo acontecem na minha vida. Meu marido nĂŁo consegue ir para frente. Minha mulher nĂŁo me entende. Meus filhos sĂł me dĂŁo dor de cabeça. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas. Talvez vocĂȘ ainda estĂĄ desanimado, triste, decepcionado, frustrado com a igreja, com o ministĂ©rio, com o trabalho. Mas ainda na velhice vocĂȘ vai dar fruto. Tem moço que estĂĄ pensando em parar de estudar. VocĂȘ vai sair da sua tenda. Vai contar estrelas.
3. Depois destes acontecimentos: mentira, fome, brigas, divisÔes na familia, decepção, traição, frustração: um novo horizonte estå surgindo. O projeto de Deus é maior do que o seu. Levante a cabeça e då um passo de fé para vencer suas dificuldades. Sai da sua tenda e saia desse quartinho, da cama, da prostração, da murmuração. Não olhe para o passado. Olha pra cima. Seu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
4. Hoje a noite, Deus quer ensinar vocĂȘ a contar estrelas e a conceber coisas novas para sua vida. VocĂȘ vai passar lutas, mas creia em Deus. Creia que ele vai conduzir vocĂȘ em triunfo. VocĂȘ vai dar Ă  luz muitos filhos espirituais. VocĂȘ vai ser pai de uma grande descendĂȘncia. Um tempo novo estĂĄ surgindo na sua vida. A vitĂłria Ă© sua pela fĂ©, em nome de Jesus! As bĂȘnçãos serĂŁo maiores que nossa capacidade de contar!!! Comece a contar estrelas!!!

Rev. Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio