16 maio 2021

Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Justa


Texto: Mateus 5

Introdução: Depois de descrever a vida de um discípulo como abençoada, Jesus dirigiu Sua mensagem para uma discussão de justiça. Ele tocou nisso nas Bem-aventuranças (Mateus 5:6). Como observamos no estudo anterior, ser justo é estar certo pelo padrão de Deus, não pelo padrão do homem.Os versículos que iremos considerar aqui expandem essa ideia. Podemos observar pelas palavras de Jesus que a vida de um discípulo é uma vida justa.


Exemplo para os outros

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:13-16).

Jesus usou três analogias para enfatizar o fato de que devemos ser exemplos para os outros.

Primeiro, Ele disse que somos "o sal da terra" (Mateus 5:13). O sal é um conservante. Claro, isso não significa que se pudermos aumentar o número de pessoas justas no mundo, então o julgamento de Deus será adiado. Paulo disse aos atenienses que Deus "porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo..." (Atos 17:31). Em vez disso, agimos como "conservadores" em que, vivendo com retidão, estamos preservando o que é bom e correto na terra. Pelo nosso exemplo justo, estamos mostrando aos outros o que é certo e incentivando-os por nossa influência a serem bons também.

Segundo, Jesus disse que somos "a luz do mundo" (Mateus 5:14). A luz é importante porque mostra o caminho. O salmista escreveu: "A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105). Novamente, pelo nosso exemplo, quando somos dirigidos pela Palavra de Deus, estamos mostrando aos outros o caminho que devem seguir. Paulo encorajou os irmãos em Filipos a serem diferentes do mundo: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo" (Filipenses 2:15). Jesus explicou a clara e inconfundível diferença entre o certo (claro) e o errado (escuridão): "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" (João 3:19-20). Aqueles que fazem o bem - contanto que não se comprometam - não se misturarão com aqueles que fazem o mal. Por nossas ações, destacamos o contraste entre o certo e o errado.

Terceiro, Jesus descreveu Seus discípulos como "uma cidade situada sobre um monte"(Mateus 5:14). Isso significa que somos altamente visíveis, enfatizando novamente o nosso exemplo. Uma cidade em uma colina não somente é altamente visível, como também está em uma posição de força. O sábio escreveu: "Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro" (Provérbios 18:10). Aqueles que são justos têm a força de Deus para protegê-los. Devemos viver com retidão porque confiamos em Deus para nos salvar.

Nossa justiça deve ser visível para os outros. Jesus disse que outros deveriam "ver as vossas boas obras e glorificar vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16). Devemos ser um exemplo para os outros em tudo o que fazemos. A maneira como fazemos isso é através de uma vida justa.
Ênfase na importância da lei

"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus" (Mateus 5:17-19).

Muitos no mundo religioso têm um mal-entendido quando se trata da lei como se relaciona com o nosso seguir a Cristo. Eles acreditam que devemos obedecer ao "espírito" da lei e não à "letra" da lei. Em outras palavras, eles pensam que devemos nos concentrar no que percebemos o propósito da lei de Deus, em vez de nos detalhes de Suas instruções.

No entanto, o que vemos nas palavras de Jesus é um respeito pela lei de Deus - até mesmo a "letra" da lei. Jesus disse: "até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mateus 5:18). Deus espera que possamos refletir esta atitude de respeito pela Sua palavra, para que tenhamos cuidado ao lidar com ela. Paulo disse a Timóteo: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). Como somos cuidadosos? Considere o confronto de Jesus com os Saduceus, no qual Ele provou que há uma ressurreição baseada no tempo de um verbo (tempo presente em vez de tempo passado) no texto bíblico: "E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina" (Mateus 22:31-33). Se devemos aprender e aplicar corretamente a palavra de Deus, devemos ter cuidado em manuseá-la e não ignorar os detalhes.

Sabemos que a Lei de que Jesus falou desde então foi pregada na cruz (Colossenses 2:14). Mas lembre-se do propósito de Jesus neste sermão - mostrar como um discípulo deve ser. Os discípulos de Cristo devem respeitar a palavra de Deus o suficiente para que nos preocupemos em seguir até mesmo os detalhes dela.
Exceder a Justiça dos escribas e fariseus

"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20).

Os escribas e fariseus eram as elites religiosas daquele tempo. O ponto de Jesus é que aqueles que parecem ser religiosos não são nosso padrão. Seguimos a Cristo, não a outros homens. Paulo escreveu aos irmãos em Corinto para adverti-los sobre isso: "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado por amor de vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1:12-13). Não importa quem são os homens que possamos estar considerando, não podemos segui-los sobre Cristo.

Os escribas e fariseus se concentravam na "letra" da lei, excluindo o "espírito" da lei. Como observamos no ponto anterior, a "letra" da lei é importante; mas não podemos negligenciar o propósito para o qual a lei foi dada. Jesus condenou os escribas e fariseus por isso mais tarde: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas" (Mateus 23:23). Não podemos negligenciar os detalhes da lei de Deus ou os conceitos mais amplos que são ensinados nela.

Também não devemos olhar para a palavra de Deus a fim de encontrar "brechas" para justificar nosso comportamento. Isto era o que estes indivíduos estavam fazendo e Jesus os expôs por isso: "Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus" (Mateus 15:3-6). Eles pesquisaram meticulosamente a lei de Deus, não para segui-la exatamente, mas para encontrar o que eles acreditavam ser uma "brecha" que lhes permitiria ignorar uma parte da lei que eles não queriam seguir. Se quisermos seguir fielmente a Cristo, devemos nos esforçar para alcançar um padrão mais elevado do que as elites religiosas da época.
Explicando o "Espírito" da Lei

Depois de discutir a importância de seguir a "letra" da lei, Jesus explicou por que era importante seguir o "espírito" da lei. Isto não foi com o propósito de encontrar uma "brecha" - como os escribas e fariseus - mas para entender e cumprir mais plenamente a vontade de Deus que foi expressa através de Seus mandamentos.

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil" (Mateus 5:21-26).

O homicídio foi explicitamente condenado sob a Lei Antiga (Êxodo 20:13). A condenação de quem "derrama o sangue do homem" foi dada muito antes a Noé (Gênesis 9:6). No Novo Testamento, Paulo indicou que o homicídio é um pecado "contrário ao ensinamento sadio" (1 Timóteo 1:9-10). No entanto, havia uma razão pela qual o homicídio foi condenado e não homicídios acidentais (Números 35:10-12, 22-25) ou agindo em legítima defesa (Êxodo 22:2). A razão era porque o homicídio envolvia ira contra outra pessoa. Jesus disse: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo"(Mateus 5:22). A irra é classificada como uma das "ações da carne" que impede que alguém herde o reino de Deus (Gálatas 5: 19-21). João escreveu: "Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo ele" (1 João 3:15). A ira é condenada mesmo que nunca conduza ao assassinato.

"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno" (Mateus 5:27-30).

Embora todas as formas de fornicação fossem condenadas na Lei (Levítico 18: 6-23), os Dez Mandamentos enfatizavam o adultério como sendo contrário à vontade de Deus (Êxodo 20:14). Paulo disse aos irmãos em Corinto que "os injustos não herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6: 9). Esse número incluiu "adúlteros". No entanto, Jesus explicou que a condenação do adultério também proibia fantasiar sobre o ato de adultério. O problema com a luxúria é que ela leva ao pecado. Tiago escreveu: "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15). Por causa do perigo representado pela luxúria e pela injustiça produzida por ela, Jó se comprometeu: "Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? ” (Jó 31:1). A luxúria é condenada mesmo se nunca progride até o ato de cometer um adultério.

"Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério" (Mateus 5:31-32).

Jesus citou a instrução dada na Lei de Moisés de rejeitar a esposa (Deuteronômio 24:1-4). Mais tarde, Jesus seria questionado especificamente sobre este texto (Mateus 19: 7). Os fariseus pensaram que Jesus estava ignorando a alegada permissão para se divorciar quando explicou a lei de Deus sobre o casamento: "Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" (Mateus 19:4-6). A instrução em Deuteronômio 24:1-4 não foi dada porque Deus estava concedendo novas permissões para o divórcio; Em vez disso, foi dada para regular e, mais importante, limitar o divórcio. Foi por isso que Jesus disse: "Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio" (Mateus 19:8). O Senhor espera que "o casamento ... seja honrado entre todos" (Hebreus 13:4). Ignorar os votos matrimoniais foi condenado, mesmo que se cumprissem certos requisitos "legais" para acabar com o casamento.

"Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno" (Mateus 5:33-37).

A Lei de Moisés declarou: "não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor" (Levítico 19:12). O sábio escreveu: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o"(Eclesiastes 5:4). No entanto, só porque lhes foi dito para cumprirem suas promessas quando fizerem um voto não significa que eles foram autorizados a deixar de cumprir a sua palavra em outros momentos. O povo de Deus deve ser honesto e falar a verdade o tempo todo. Paulo escreveu: "Por isso, deixando de lado a mentira, fale a verdade cada um de vocês com seu próximo, pois somos membros uns dos outros" (Efésios 4:25). Aos irmãos de Colossos, ele escreveu: "Não mintais uns aos outros, porque deixastes de lado o velho eu com as suas más práticas" (Colossenses 3: 9). A desonestidade é condenada mesmo que nunca se faça um "voto".

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes" (Mateus 5:38-42).

Em toda sociedade, é necessário punir os crimes. O sábio explicou o que acontece quando isto não é feito: "Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal" (Eclesiastes 8:11). Jesus citou uma passagem que descrevia como as punições devem ser cada vez mais severas, já que o crime é mais severo (Levítico 24:17-20). Mas é importante lembrar a quem foi dado o papel de realizar tal punição. Paulo explicou que as autoridades civis têm o papel divinamente dado de punir crimes: "Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal" (Romanos 13:3-4). Por isso, disse aos santos em Roma: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12:19). A vingança contra alguém é condenada, mesmo que seja em resposta a um crime cometido contra aquele que busca vingança.

"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo?" (Mateus 5:43-47).

Amar o próximo foi ordenado (Levítico 19:18). No entanto, a segunda parte disto que tinham ouvido - "odiarás ao teu inimigo” - não fazia parte da lei. Foi uma conclusão errada que foi elaborada com base no mandamento de amar o próximo. O povo de Deus deve amar todas as pessoas. Paulo disse aos irmãos em Tessalônica: "e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco" (1 Tessalonicenses 3:12). Odiar o inimigo é condenado mesmo se alguém ainda ama o próximo.
Esforce-se para ser perfeito como Deus

"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial" (Mateus 5:48).

No final desta seção, Jesus deu a meta - Seus discípulos devem ser como Deus. Obviamente, nunca seremos perfeitos sem pecado. Paulo deixou isso claro quando escreveu: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Mas devemos lutar por isso.

Como fazemos isso? Nós praticamos a justiça. João escreveu: "Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7). Devemos respeitar Deus e Sua palavra o suficiente para que sigamos a "letra" e o "espírito" da lei.
Conclusão

A vida de um discípulo é uma vida justa. Isso significa que nos conformamos com o padrão de Deus e não com o padrão do homem. Procuremos ser como Deus e deixar nossa luz brilhar diante dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário