07 maio 2021

OS BEM-AVENTURADOS

 


Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”
Mateus 5:13

O servo fiel é sal da terra, vimos as características do sal, mas o que é ser um servo qual seu testemunho?

Imagine a cena: Jesus sentado no monte, todos em silêncio então Jesus fala: “Vós sois o sal da terra”. O que ele quer dizer com isso? Ninguém vai entender isso vai?

Então lendo o texto percebemos que Jesus não falou isso do nada(como alguns fazem parecer), Ele dizia algo e então usou o sal como metáfora para que os ouvintes pudessem entender que não se tratava de simples conselhos, mas de uma realidade imutável.

As palavras foram:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:3-12

Devido a repetição da palavra concluímos que a primeira grande característica do servo fiel é ser bem-aventurado.

A expressão tem um significado simples, porém profundo. Bem-aventurado significa FELIZ. Não significa uma felicidade passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que se retirados, a destroem. Essa felicidade é fundamentada principalmente em Deus, na obediência à Sua palavra e na fé. Essa obediência e fé gera a ação de Deus no coração, que gera a felicidade, e felicidade essa, capaz de resistir até aos momentos mais difíceis.

Certa vez um irmão explicando o significado dessa palavra deu uma ilustração de sua própria vida como exemplo, dizia que tinha um pai sério e um pouco rigoroso, ele buscava sempre agradar o seu pai mas como era muito arteiro dificilmente ficava um dia sem levar bronca. Mas havia alguns momentos que ele fazia algo certo e nesses momentos ele corria para mostrar a seu pai que acertou. Não buscava mais ninguém pois era a ele quem buscava agradar, e quando fazia algo certo com seu pai presente ele logo dava aquela olhadinha para o pai como se dissesse: “viu pai?”. Então quando o pai sorria era o seu melhor presente.

Então esse irmão dizia que Bem-aventurado é aquele que pode contemplar a face de Deus e vê-lo sorrindo como sinal de aprovação. Acredito que esse irmão está correto, pois uma vez foi dito que para entrar no reino dos céus é preciso ser como um menino, o desejo de uma criança e ter a atenção e a aprovação dos pais. O desejo do servo fiel é esse, agradar a Deus a todo momento.

Quando Jesus falava com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, os discípulos haviam saído para comprar alimentos, quando retornaram havia várias pessoas ali para falar com Jesus. Os discípulos preocupados insistiam para que Jesus comece mas a resposta dele foi:
...Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.”
(
João 4:32)
Os discípulos não entenderam então Jesus explicou:
...A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.”(João 4:34)

O servo fiel tem fome de fazer a vontade de Deus, é uma necessidade e também uma satisfação! Essa satisfação e dada pela comunhão com Deus que torna o homem bem-aventurado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário