07 maio 2021

AS TRÊS ESCOLHAS DO CEGO DE JERICÓ

 


Lucas 18: 35-43

INTRODUÇÃO

Na ocasião em que Jesus chegou em Jericó, havia na entrada da cidade, fora da porta e assentado à beira do caminho, um homem cego chamado Bartimeu, que mendigava. Ao ouvir o barulho da multidão que passava, perguntou o que estava acontecendo, e alguém lhe disse que era “Jesus de Nazaré” que ia passando. Ele então começou a clamar em alta voz por Jesus, e a partir deste momento, teve a oportunidade de fazer as três escolhas mais importantes da sua vida.


1ª Escolha – Jesus de Nazaré ou Jesus Filho de Davi:

· Jesus de Nazaré é uma expressão que lembra Jesus como “o rejeitado”; ela se refere também ao Jesus histórico, para essa vida. É o Jesus sem poder para transformar a vida do homem.

· Jesus Filho de Davi fala de um Jesus que é Rei e Senhor, um Jesus profético, que pode transformar o homem e lhe dar vida eterna.


2ª Escolha – Materialismo ou Revelação:

· Quando o homem se encontra com Jesus, precisa fazer esta escolha: ver a “Luz da Vida”, alcançar a salvação ou continuar cego e em trevas. Diante da pergunta: “Que queres que te faça?”, o homem não deve pedir bens materiais ou coisas para seus parentes, etc. Ele precisa aproveitar a oportunidade e pedir para receber a “Revelação” para sua vida - “Senhor, que eu veja”.

3ª Escolha – Permanecer em Jericó ou seguir para Jerusalém:

· Permanecer em Jericó significa permanecer no mundo, na vida que sempre levou. É preferir a religião de seus pais e a vida de mendigo cego e miserável.

· Seguir com Jesus para Jerusalém é iniciar uma caminhada em direção à eternidade. É viver a Obra do Espírito e andar na Revelação conforme o Senhor andou. É ter vida nova, sem cegueira, sem esmolas, mas recebendo as Bênçãos do Senhor a cada dia.

JOSENILSON FÉLIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário