22 maio 2021

DONS ESPIRITUAIS


INTRODUÇÃO


Gostaríamos de deixar bem claro, neste estudo, que Deus sempre falou ao homem, e de várias maneiras. No início da carta ao povo Hebreu, o autor diz que o Senhor assim falou, muitas vezes, no passado (Velho Testamento), porém nos tem falado hoje, pelo seu Filho.
Nós não relegamos o Velho Testamento a segundo plano, nem o temos somente para compor a Bíblia. O Velho Testamento é riquíssimo no seu conteúdo profético, profecias essas que se cumpriram em tempos diferentes.


PROFECIAS A CURTO PRAZO
a. Jeremias 21: queda de Jerusalém, ante Nabucodonozor
b. Gênesis 18:17 a 22: destruição de Sodoma e Gomorra
c. I Samuel 15:28: queda de Saul
d. Daniel 5:24 a 30: queda do Império Babilônico


PROFECIAS A LONGO PRAZO
a. Isaías 53: Falando do Senhor Jesus – 700 a.C.
b. Joel 2:28 a 30: Pentecostes – 900 a.C.
c. Daniel (grande parte do livro) período gentílico
d. Malaquias 4:5: João Batista


Muitas vezes o Senhor falou claramente; falou-nos em outras, por enigmas, como observamos no relato das visões de Ezequiel, Zacarias e mesmo Daniel; pois aprouve a Deus exercitar seus servos na SABEDORIA e no DISCERNIMENTO, como ainda hoje.
Jeremias 31:31 a 34 e Mateus 26:28: As profecias do Velho Testamento não se destinaram somente a Israel, segundo Abraão, mas a outro Israel, que é segundo o SANGUE DE JESUS.
OBS: para a Igreja (período da Graça), o mesmo ocorre com relação às profecias. Umas cumprem-se logo; outras, depois de algum tempo. Devemos lembrar que a IGREJA TEM PROFETIZADO ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE JESUS.
Apocalipse 19:10 – “... O testemunho de Jesus é o Espírito de profecia”.


REVISÃO TIPOLÓGICA E PROFÉTICA – VELHO TESTAMENTO
Livro de Rute – Rute 1:1 a 15
Noemi – Velha dispensação
Rute – Igreja (Nova dispensação)
Boás – Jesus (Homem de Belém de Judá)
O livro mostra, no seu desfecho, o casamento de Rute com Boás. Isto representa o casamento da Igreja com o Senhor Jesus.


Livro de Ester – Ester 1:1 a 15 – Três períodos em Israel
Assuero – Senhor Jesus
Banquete – Festa (período da graça)
Vasti – Igreja infiel
Ester – Igreja fiel
Mardoqueu – Espírito Santo
Vinho – Benção
Ouro – poder
Verde – Nova Aliança (Jeremias 31:31 a 34 e Mateus 26:28)
Azul – Amor
OBS: A descrição Bíblica sobre o amor, difere de outras opiniões que existem. O amor levou Paulo a resistir Pedro na cara. Gálatas 12:11. O AMOR seja não fingido ou bajulador (Romanos 12:9); o mesmo amor levou Jesus a repreender Pedro, dizendo: “Para trás de mim satanás...” Mateus 16:23


O livro de Cantares parece, aos olhos de alguns, ter um conteúdo não inspirado, até mesmo carnal, porém para nós é a revelação do Amor do esposo pela esposa: Senhor Jesus pela sua Igreja e vice-versa.


Joel 2:28 a 32
“E há de ser que nos últimos dias, derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos velhos terão sonhos, e vossos mancebos visões”.
Esta profecia começou a cumprir-se no Pentecoste, e vem até nós, particularmente, no que se refere aos sinais físicos ou naturais que aí estão.


Malaquias 4:5
Nesta profecia, Deus promete um profeta com o mesmo ministério de Elias. Lucas 1:17, fala do cumprimento desta profecia. “...E irá adiante dele o Espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos...”; o anjo falava a respeito de João Batista, que veio um pouco antes do início do ministério do Senhor Jesus. Duas coisas nos chamam atenção nestes dois servos: - Elias enfrentou Acabe e Jezabel e João Batista, Herodes e Herodias.
O SENHOR SEMPRE FALOU AO SEU POVO, VEMOS ISTO EM TODA A BÍBLIA


COMO DEUS FALA NO NOVO TESTAMENTO
Hebreus 1:1
Tendo Deus falado de diversas maneiras aos nossos pais, no passado, hoje, nos tem falado pelo Seu Filho.
Como o Filho nos tem falado hoje? O período não é do Espírito?
Resposta: O Filho aqui significa a Igreja
Jesus disse isto a Paulo (caminho de Damasco) Atos 9:5
Paulo reforça o mesmo – I Coríntios 12:12


Jesus disse: “... quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Ouvir o que?
Resposta: O que Ele dizia, pois o Espírito Santo estava sobre Ele. Lucas 4:18.


A revelação de João “... quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. Apocalipse 3:6.


OBS:
A igreja é o corpo de Cristo, e sobre ela veio o Espírito Santo no Pentecoste. Assim como Adão foi feito do barro e foi necessário que o Senhor desse o sopro de vida, do mesmo modo, foi necessário que o Senhor derramasse sobre aquele povo (Sua Igreja) o Seu Espírito, para que nascesse dela, a partícula de vida, que é o Senhor Jesus.


Note bem:
O Pentecoste não marca uma benção que aconteceu, mas o início de um novo período

DONS ESPIRITUAIS

Conceito:
São manifestações do Espírito Santo no seio da Igreja, tendo como finalidade a sua edificação.
Os capítulos 12, 13 e 14 da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios, nos falam desta benção do Espírito Santo, bem como nos ensinam como exercitá-los no Corpo de Cristo, que é a Igreja.


I Coríntios 12:1
“Acerca dos Dons Espirituais, não quero que sejais ignorantes”.
(Ignorar = desconhecer).
- Aqui Paulo enfatiza
1. A existência dos dons espirituais dentro da Igreja.
2. O conhecimento mais profundo dessa doutrina
3. Sua importância para a Igreja


- Os Dons Espirituais são mencionados no Velho Testamento por alguns profetas; citamos aqui particularmente o profeta Joel 2:28 a 32.
O Senhor Jesus antes de Sua partida, nos fala de alguns Dons Espirituais como sinais que acompanhariam a Sua Igreja. Marcos 16:17 e 18. “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em Meu nome expelirão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes; se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano; imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão...”


Versículo 2 (Capítulo 12) “Vós éreis gentios...”
Nós parecemos muito com a Igreja de Corinto. Somos também gentios, ou seja, não temos direito a herança divina segundo a promessa de Abraão, mas através do sangue de Jesus (Sangue da Nova Aliança), derramado no Calvário, fomos transformados (nós os que aceitamos o Senhor Jesus como único Salvador) em filhos de Deus.
“... levados a ídolos mudos, conforme éreis guiados”
Corinto – cidade da Grécia, situada a 60 Km de Atenas. Sofria toda influência da mitologia grega.
O povo grego era por demais supersticioso e levado à adoração de deuses mitológicos, como foi o caso de Vênus – deusa do amor; Marte – deus da guerra; havendo ainda deuses da fertilidade, agricultura e etc.
Durante o Império Romano, Atenas foi a capital intelectual, ao passo que Roma apesar de ser a capital política, recebeu toda essa influência, que depois (na época de Constantino e Teodósio) misturou com o Cristianismo para se difundir pelo mundo ocidental como vemos hoje, os cultos prestados aos chamados padroeiros.
Nós também éramos assim, levados a ídolos conforme fomos guiados; mas depois de conhecermos a verdade, libertados por ela, somos agora guiados pelo Espírito Santo.


Versículo 3 (Capítulo 12) I Coríntios
“Portanto vos quero fazer compreender, que ninguém que fala pelo Espírito Santo diz que Jesus é anátema”.
Somente o Espírito Santo nos fala verdadeiramente acerca de Jesus. Se alguém nega ensinamentos bíblicos tais como: dizer que existem além de dois caminhos, Jesus seria apenas um anjo; negar o pecado da prostituição e do adultério: “Ninguém diz que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”.
Jesus é o Senhor da Sua Igreja. O servo fiel faz aquilo que o seu Senhor mandar. Obediência total, só pelo Espírito.


Versículos 4 e 5 (I Coríntios 12)
“... Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo”.
Existem algumas expressões errôneas usadas na Igreja, como por exemplo:
- ministério com os jovens
- ministério com as senhoras
- ministério de cantar
- dom de intercessão
- dom da Palavra, etc.


Não existem estes ministériosnem estes dons, pois a Bíblia decreve apenas cinco ministérios(Efésios 4:11) e nove dons espirituais (I Coríntios 12:1 a 11). Tudo isto que chamamos muitas vezes de dons ou ministérios, é serviço.
Obs.: não existe dom de expulsar demônios, isto é sinal.


Versículo 7 (I Coríntios 12)
“A manifestação do Espírito, é dada a cada um visando um fim proveitoso”.
O dom espiritual não é propriedade particular que o servo dispõe para usar na hora que bem entender, toda vez que isto ocorre Deus não operou. O Espírito Santo concede esta benção, para através dela edificar a Igreja.
Obs.: domínio próprio existe, porém falar línguas estranha, profetizar ou interpretar língua estranha na hora que bem entender, é simplesmente usar estas bênçãos fora do Espírito, é carne que para nada aproveita.

Versículos 8, 9 e 10 (I Coríntios 12)
“... Pois a um pelo Espírito é dada a Palavra de Sabedoria; a outro pelo Espírito, Ciência; a outro pelo mesmo Espírito Fé; e a outro pelo mesmo Espírito, Dons de Curar, a outro Dons de Maravilhas; a outro Profecia, a outro, Discernimento de Espírito, a outro, Variedade de Línguas, e a outro como Interpretá-las”.


SABEDORIA
I Reis 4:29-30 “E deu a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento, e largueza de coração como a areia que está na praia do mar, e era a sabedoria de Salomão maior do que a dos reis do Oriente...”
Salomão jamais poderia compreender tal obra sem receber esta benção; e através dela o Senhor lhe concedeu:
1 – Discernimento – I Reis 3:16 a 28
2 – Prosperidade no reinado
3 – Riquezas e poder
4 – Reinado de paz


A palavra de Sabedoria é um dom usado pela Igreja através do Espírito, para colocar todas as coisas nos seus devidos lugares. Provérbios 9:1 “A sabedoria já edificou a sua casa”. Todos os dons espirituais servem para edificação da casa (igreja), mas a sabedoria coloca tudo nos seus lugares, para que esta casa não venha ruir depois.
“Quem não tem sabedoria, peça a Deus...” (Tiago 1:5)
A IGREJA DE DEUS É SÁBIA
Paulo escrevendo aos colossenses (capítulo 1:9-10) mostra a importância da sabedoria no crescimento da Igreja.
Gostaríamos de fazer aqui uma comparação:
Na construção de uma casa de alvenaria, temos: tijolos, cimento, areia, telhas, etc. O que seria dessa casa se colocássemos as telhas no lugar dos tijolos? Ou se colocássemos os tijolos fora do prumo? Ou se as paredes não fossem niveladas? Por certo essa casa desabaria.
Uma igreja pode ser muito abençoada, porém se não for sábia, a situação se tornará muito séria.

CIÊNCIA
É a expressão do conhecimento de Deus revelado ao homem. Divide-se em:
1 – Sonhos
2 – Revelações
3 – Visões


Não é correto usar expressões: dom de revelação, dom de visão ou sonho, mas dom de ciência que compreende tudo isto.
Foi a principal manifestação da vontade de Deus aos profetas do Velho Testamento.


O apóstolo Paulo define como fé como um mistério (I Timóteo 3:9). Ainda aos Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não vêem.
É bom colocarmos aqui a grande diferença que existe entre fé e superstição. O mundo é supersticioso, pois crê em Jesus da mesma forma que em: horóscopo, pé de coelho, trevo de quatro pontas, padroeiros, etc. A fé é uma benção concedida ao povo de Deus.
Existe na Igreja:
a. A fé que significa Vida Espiritual do crente, ou seja, o servo de Deus recebe com o novo nascimento.
b. O dom de Fé, está dentro do contexto de dons espirituais, como uma benção especial para o exercício dos demais dons. Como profetizar se não tiver fé? (a profecia seja segundo a medida da fé). Como curar enfermos ou operar maravilhas sem esse dom? Por isto é necessário esta partícula de vida dentro desse corpo (Igreja).


OBS.: Toda a Igreja pode ter esse dom, basta pedir ao Senhor. Também não temos pretensão de identificar o dom na vida de um crente, mas sim na vida da igreja.


DONS DE CURAR
O Espírito Santo não deu diretriz única para a manifestação desse dom (por isto está no plural). A diversificação é grande nesta manifestação do poder de Deus.
Jesus curou de vários modos:
- Mateus 9:20 – A mulher do fluxo de sangue
- Marcos 10:46 a 52 – O cego Bartimeu
- João 9:6 – O cego de nascença
- João 5:1-15 – Paralítico de Betesda


Na igreja primitiva
- Atos 3:1-6 - A cura do coxo na Porta Formosa do Templo
- Atos 9:32-34 – A cura de Enéias
- Atos 14:3-10 – A cura de um coxo em Listra


O dom está no plural para a igreja, ou seja, o Senhor usa vários servos e de várias maneiras exemplo:
a. Existem servos com esse dom e que são usados enquanto cantam louvando ao Senhor
b. Outros enquanto estão entregando uma mensagem na Palavra
c. Outros são usados na imposição de mãos, etc.

Não existe um ritual, mas o Espírito Santo opera da maneira que quer, visando a edificação da igreja.

DONS DE MARAVILHAS
Do mesmo modo que os dons de curar, também está no plural. As operações de maravilhas podem ser enumeradas, mostrando a variação do modo do Espírito operar.
Milagre ou Maravilhas = tudo aquilo que não se explica por causas naturais.
Jesus
- João 2:7 a 10 – transformou a água em vinho
- Mateus 15:29 a 37 – multiplicação dos pães
- João 11:14 a 45 – ressurreição de Lázaro
- Marcos 5:35 a 41 – Jesus acalma a tempestade


Na Igreja primitiva
- Atos 9:36 a 43 – ressurreição de Dorcas
- Atos 16:25 e 26 – Paulo e Silas, liberto do cárcere
- Atos 28:3 a 5 – uma víbora prendeu-se na mão de Paulo


OBS.: A cura de uma enfermidade incurável é uma maravilha. Hoje o Senhor tem curado cegos, cancerosos, etc. Glórias a Jesus!

DOM DE PROFECIA
Temos que fazer uma diferença entre profeta e profecia.
Profeta: o verbo é “profetéo” (grego)
- O termo não se limita a quem prediz o futuro; profeta não é o que prediz, mas o que fala da parte de Deus, podendo predizer se a mensagem de Deus tratar do futuro.


Profecia: proclamação de fatos vindouros.
Através desse dom, o Senhor mostra o que irá acontecer. Sem profecia o povo se corrompe. Por meio do dom de profecia o povo toma conhecimento de tudo que irá acontecer, e busca o Senhor. Se Jonas não tivesse entregue aquela profecia, por certo Nínive teria sido destruída.
I Coríntios 14:3 “Mas o que profetiza fala aos homens para: edificação, exortação e consolação.
Edificação: a igreja toma conhecimento da profecia, e recebe a benção quando do seu cumprimento.
Exortação: o Senhor pode chamar atenção do seu povo ou servo, para o que irá ocorrer se ele não se consertar ou não buscar o seu Deus.
Consolação: nas horas de lutas, o Senhor pode consolar o seu povo, através de uma mensagem profética.
A profecia pode vir por uma interpretação de línguas, visão, revelação ou sonho. O que importa é que profecia se refere ao que irá acontecer; esse dom existe na igreja.
A grande profecia da Igreja nestes dias, e que consola, é: Jesus vem breve.


DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
Existem três tipos de espírito:
1-Espírito do homem
2-Espírito do mal
3-Espírito Santo


Paulo afirma: “julgai todas as coisas...”


OBS.: Existem vários tipos de espíritos das trevas, mas todos são espíritos do mal. Os anjos também são espíritos, porém suas manifestações na igreja são segundo o Espírito Santo.


VARIEDADES DE LÍNGUAS
Muitos pensam que esse dom está dividido em dois: dom de línguas e dom de variedades de línguas. Não é isso. O dom na relação dos nove (I Coríntios 12) é variedades de línguas.
É bom não confundirmos, variedade de línguas com variedade de palavras em mistério.
O dom é aperfeiçoado em cada servo na medida da busca e da santificação. Assim sendo, hoje você pode falar duas palavras em mistério e amanhã dez e assim por diante.
Porque então Variedade de Línguas
- Existem várias maneiras do servo ser usado nesse dom (como nos demais) exemplo
a. Como glorificação
b. Como sinal de repreensão ao inimigo
c. Como sinal para o incrédulo. Essa pode em determinados momentos ser interpretada para edificação da igreja.
d. Pode ser usada para orar em espírito
e. Como sinal de uma cura, etc.


- Para falarmos mais sobre Variedades de Línguas, vamos observar alguns versículos do capítulo 14 de I Coríntios; observando também que ele nos fala da interpretação.


I Coríntios 14:2 “Porque o que fala línguas estranhas, não fala aos homens, senão a Deus, porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”.
Gostaríamos de enfocar nesse versículo, as seguintes expressões:
1. Não fala aos homens senão a Deus
No original há manuscritos no dativo singular – Theô, isto é, a Deus, outros porém, trazem o genitivo singular – Theou, isto é, de Deus, ou seja, da esfera da presença de Deus; no Espírito.
O sentido realmente é da terra para o céu, porém a expressão Deus aqui mencionada é a mesma do Velho Testamento, ou seja, Pai ou todo Poderoso. O Espírito Santo continua na terra realizando a obra, e nos ligando ao trono da graça. Ele testifica na terra e no céu (I João 5:8) e somente o Espírito Santo pode falar de mistérios, assim sendo, concluímos que Ele fala com Deus; entendem-se, porque são um só Deus.
2. Em espírito
Esta expressão foi usada por Jesus naquele diálogo com a mulher samaritana – “Mas a hora vem, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade...” João 4:23. O original nos mostra que esta expressão significa uma situação ou estado, ou seja, dentro do Espírito Santo, o que nos vale dizer, em comunhão com Deus; não foi usado aqui: pelo espírito, ou através do espírito, mas em espírito. É bom lembrarmos que o homem natural tem espírito, porém a sua adoração não é aceita por Deus.
3. Fala mistérios
Disse Jesus: “a eles Eu falo por parábolas, mas a vós é dado conhecer os mistérios”. O homem não entende nem conhece os mistérios, porém Deus lhos tem revelado, isto é, aos seus servos. A inscrição: “Mene, Mene, Tequel, Ufarsin” do Velho Testamento era de fato um enigma escrito, ou seja, mistério, não veio do homem, porém Deus revelou ao homem que estava em espírito, em comunhão com o Senhor. Nunca podemos dizer que o que o Espírito Santo diz, o homem entende. Daniel por exemplo, não entendeu algumas revelações; Ezequiel e Zacarias, não entendeu algumas visões, e assim por diante. Será que o homem entende todo o Apocalipse? No entanto veio do Espírito Santo.
4. Edifica a si mesmo
I Coríntios 14:4 “O que fala língua estranha, edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a Igreja”.
O termo edificar, significa construir, ou seja, movimentar alguma coisa. Nós somos edifício espiritual, e fazemos parte da Obra de Deus (igreja) e quem realiza esta Obra? – O Espírito Santo. Logo como pode o meu espírito se auto-edificar? No entanto o Espírito Santo me edifica, edifica a igreja (completando a obra) preparando-a para o arrebatamento. I Coríntios 12:6 “Porque há diversidade de operações, mas o mesmo Deus opera tudo em todos


I Coríntios 14:5 “E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas, mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação”.
O que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas. Esta expressão: é maior que, significa no original: o mais útil. Assim sendo, o que profetiza é mais útil à igreja, a não ser que interprete. Ora, com esta afirmação de Paulo, entendemos que ele colocou a interpretação de línguas no mesmo pé de igualdade com a profecia. Por que? É claro que dom de interpretação de línguas estranhas é um, e profecia outro, no entanto uma interpretação pode trazer uma profecia que vai edificar a igreja. Mas alguns poderiam dizer: a profecia edifica, exorta e consola... responderíamos: na interpretação de línguas pode haver: exortação, edificação e consolação.
I Coríntios 14:14 “se eu orar em línguas estranhas, o meu espírito ora bem...”
Voltamos a frisar aquilo que falamos antes: o meu espírito ora bem, pois ora em comunhão com Deus, ou seja, ligado ao Espírito Santo, pois ele nos liga ao trono da graça. Nunca podemos afirmar que língua estranha está na dependência do espírito (ou seja, psiquê) do homem; os materialistas afirmam isto.
Paulo afirmava que gostaria que toda igreja em espírito (comunhão com Deus), não que toda igreja tivesse o dom de profecia, mas que toda igreja profetizasse, pois a profecia pode vir através de qualquer outro dom.
A BÍBLIA NÃO AFIRMA QUE QUEM FALA EM LÍNGUAS ESTRANHAS ESTÁ ORANDO COM SEU ESPÍRITO (espírito do homem), mas pode acontecer de alguém orar pelo Espírito Santo em línguas estranhas. Isto é uma variedade do dom, pois o dom é de variedade de línguas.


OBS.: Não confundir interpretação com tradução. O exercício do Dom de variedade de línguas, visa principalmente ao incrédulo, porém a interpretação é a manifestação da voz do Senhor para seu povo. A inscrição na parede do palácio real de Babilônia era um mistério, pois nenhum de seus sábios soube interpretá-la.



Concluindo:
Todos os dons espirituais estão sujeitos principalmente a: sabedoria e discernimento de espíritos. Exemplo: suponhamos que alguém tenha uma revelação:
1º - Vem do Espírito Santo
Suponhamos que sim


2º - A sabedoria ensina: a hora de falar
o modo de falar
se deve falar
ou o discernimento do que o Senhor quis falar


O Novo Testamento ainda fala da igreja como um corpo. Esse corpo possui vários membros (servos) e vários órgãos, os dons espirituais, regidos por vários sistemas que são os ministérios.
A Palavra de Deus é apta para discernir, tem sido o prumo desta Obra. Amós 7:8 “Que vês tu Amós? E eu disse: um prumo. Então disse o Senhor: eis que eu colocarei o meu prumo no meio de Israel, e nunca mais passarei por ele”.
O dom espiritual não é maior que a Palavra do Senhor (Bíblia), pois o dom existe, não porque o homem tenha autorizado, mas a Palavra. Assim consultamos a Palavra, na confirmação de todas as coisas.

“QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”. Apocalipse 3:22




Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário