22 maio 2021

O Dinheiro é Importante Sim

Texto: 1 Timóteo 6:6-9

Introdução: A menina curvou-se para orar e disse: "Ó Deus, não me deixe comprar lixo com meu dinheiro". Por que ela fez essa oração? Ela havia recebido dinheiro como presente de aniversário e queria comprar tudo o que viu com ele. Seu pai a aconselhou: "Querida, compre algo bom com seu dinheiro, não compre lixo". A menina percebeu o poder do dinheiro para levá-la em direção a algo que não seria o melhor e, portanto, ela orou: "Ó Deus, não me deixe comprar lixo".

Muitas pessoas estão gastando seu dinheiro e sua energia no lixo deste mundo. Quão cuidadosamente devemos orar: "Ó Deus, não me deixe gastar minha vida, minha energia, meus talentos e recursos em coisas que são inúteis"

É incrível ver o que algumas pessoas fazem com seu dinheiro. Mesmo os itens mais comuns podem se tornar extremamente valiosos se pertencerem ou pertenceram a alguém famoso. Você pode imaginar pagar 21.000 dólares pela escova de dentes velha e usada de alguém? Há alguns anos, era por esse valor que vendia a escova de dentes de Napoleão. O carro de Hitler foi vendido por mais de 150.000 dólares. As pessoas pagam milhares de dólares para se tornarem donas de um cachimbo que C. S. Lewis fumou, pela escrivaninha de Winston Churchill, por uma partitura escrita pelo próprio punho de Beethoven ou por uma casa que Ernest Hemingway já teve. Quando a Sotheby's leiloou os pertences pessoais de Jackie Kennedy Onassis, alguém desembolsou 211.500 dólares por suas pérolas falsas e um conjunto de tacos de golfe de JFK foi vendido por 772.500.

É tão interessante ver quem as pessoas admiram. O World Almanac e o Book of Facts pesquisaram oito alunos há alguns anos sobre as pessoas que mais admiravam. Trinta e um nomes ficaram no topo da lista. Todos eles eram estrelas de cinema ou atletas. Nenhum deles era um líder religioso, estadista, autor, pintor, médico, astronauta ou educador.

Gostaria de sugerir a você que as coisas que estimamos e as pessoas que admiramos revelam muito sobre nós. Na verdade, o que amamos e aqueles que admiramos pode fazer uma grande diferença nesta vida e na eternidade. Devemos fazer a pergunta: "O que você mais valoriza?" Essa é a questão que Paulo estava abordando em nosso texto de hoje. A fim de valorizar o que é melhor para nós e para os outros, precisamos ver três pontos que Paulo abordou ao escrever a Timóteo em 1 Timóteo 6:6-16.

1 Timóteo 6:6-9: “e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição"

Paulo estava escrevendo para nos dizer que dinheiro é importante para Deus e deve ser importante para aqueles que seguem o Senhor Jesus Cristo.

Primeiro, ele aponta a ação de ...

I. A Questão da Fuga e o Dinheiro

Paulo declara que há algo de que devemos fugir. A palavra “fugir” significa correr por sua vida, escapar antes que a destruição caia. Paulo advertiu que existem coisas que podem nos destruir e devemos fugir dessas coisas. Paulo trata do assunto das coisas materiais, do amor ao mundo e, especificamente, do amor ao dinheiro.

Não se assuste com a menção de dinheiro na igreja. Você deve se lembrar que 2/3 de todas as parábolas que Jesus contou tratavam de dinheiro. John MacArthur afirma que Jesus disse cinco vezes mais sobre dinheiro no Novo Testamento do que disse sobre oração, céu ou inferno. Mais de 2.000 versículos tratam do assunto dinheiro. O que Paulo está dizendo a Timóteo e a nós a respeito desse assunto?

Deixe-me dizer claramente que não há nada de errado em ter o dinheiro ganho honestamente e usado de maneira apropriada. Na verdade, Deus abençoa especificamente algumas pessoas com dinheiro para que possam ter o dom de doações extraordinárias. Eu conheço algumas pessoas assim, e o que elas dão é impressionante e faz muito pelo reino de Deus. Quando a Bíblia fala sobre dinheiro de forma negativa, é para nos alertar sobre o perigo de cobiçar o dinheiro ou confiar no dinheiro como nossa fonte de alegria, paz ou satisfação. Observe alguns pensamentos importantes a respeito do dinheiro, conforme abordado por Paulo.

Paulo disse que devemos ...

A. Fuja da paixão das riquezas

1 Timóteo 6:10 é um dos versículos mais citados erroneamente na Bíblia. Muitas pessoas dizem que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas isso está errado em pelo menos duas contas. Primeiro, é o amor ao dinheiro que é a raiz do mal e não o dinheiro em si. Em segundo lugar, este versículo afirma em essência que o amor ao dinheiro é a raiz de TODOS ou MUITOS TIPOS de mal.

Certa vez, um pastor recebeu um telefonema no meio da noite e foi convidado a visitar alguém que estava morrendo e que queria saber como ter certeza do céu. Chegando à casa localizada em um local miserável, ele encontrou um homem de cerca de 40 anos com a pálida expressão de morte já aparecendo em seu rosto. O pregador se inclinou sobre a cama e falou sobre o Salvador. Enquanto ele falava, ele notou um brilho repentino nos olhos do homem, e ele o confundiu com uma resposta ao Evangelho. Mas o homem não estava prestando atenção às súplicas sinceras do pastor. Finalmente, o ministro ajoelhou-se ao lado de sua cama e orou pela conversão do doente a Cristo. Quando ele se levantou, o doente havia morrido, mas seus dedos seguravam a corrente do relógio de bolso do pastor. Na verdade, o morto tinha sido um ladrão notório, e a visão daquele tesouro de ouro ocupou tanto sua atenção que ele não conseguia se concentrar no caminho de salvação que o pregador estava compartilhando com ele. Em vez disso, seu último ato foi pegar no bolso do pregador e roubar seu relógio.

O amor ao dinheiro pode afastar um homem ou mulher de Deus para sempre. Somente uma mudança no coração pode fazer com que você mude de atitude em relação às coisas materiais.

 Em seguida, Paulo compartilha que devemos ...

B. Fuja do precipício das riquezas

Veja o versículo 9; aqui Paulo menciona o "submergir" das riquezas. Muitas pessoas pensam que a riqueza deste mundo irá destacá-las, mas na verdade pode puxá-las para baixo. Agora, não entenda mal, não há nada de errado em ter riqueza ou bens materiais. Deus nunca diz isso. Na verdade, a ambição mantida sob o controle de Deus é permissível e pode ser aplaudida; entretanto, muito cuidado deve ser tomado ou as coisas materiais podem se tornar um "deus ídolo" em si mesmas, e uma pessoa pode ser puxada para baixo por elas.

Você deve ter cuidado ou poderá descobrir que sua vida não é aprimorada, mas arruinada por coisas materiais.

Observe que Paulo também diz que devemos ...

C. Fuja da dor da riqueza

Paulo fala da dor e tristeza que as riquezas podem trazer. Abraão era rico. Davi era rico. José de Arimatéia era rico. Suas riquezas nunca os prejudicaram, porque eles não amavam o mundo, mas amavam a Deus.

Balaão foi arruinado por dinheiro

Acabe matou um homem para obter sua vinha

Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata

Ananias e Safira mentiram para o Espírito Santo e para a igreja sobre dinheiro

Todas essas pessoas foram arruinadas por coisas materiais.

As riquezas podem trazer dor e é por isso que Paulo foi inspirado a nos alertar para fugir dessas coisas. João disse que não devemos amar o mundo ou as coisas no mundo. Ele prosseguiu dizendo que não se pode amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

Paulo não apenas nos disse para fugir do mau uso do dinheiro, mas ele usou a ideia de ...

II. A Questão do Seguir e o Dinheiro

Paulo disse que a maneira correta de garantir o uso correto das coisas materiais é buscarmos e seguirmos as metas adequadas no que diz respeito às posses. Quais devem ser esses objetivos para nós?

Os objetivos começam com ...

A. Ações

Paulo mencionou "Justiça" ... a palavra grega 'dikaiosunai' ... que significa "correção de sentimento, ação ou inocência".

Devemos ter como meta uma vida adequada e correta diante de Deus e por Sua causa. Devemos tornar nossa meta diária agradar ao Senhor, e isso inclui a obtenção e uso de dinheiro e coisas materiais mantidas em uma perspectiva adequada.

Em seguida, observe ...

B. Atitude

"Piedade" ... a palavra grega 'eusebeia' ... que fala de adorar o bom, virtuoso, ou fala de um devoto adorador de Deus.

A piedade fala da atitude de alguém. Posso fazer o que é certo sem sentir que estou certo sobre isso, mas nunca devo fazer algo errado e não me sentir errado a respeito. Piedade significa que minha atitude está de acordo com minhas ações. Este deve ser um objetivo na minha vida e na sua. Assim, as coisas materiais são simplesmente outra maneira de honrar a Deus e fazer o que Ele ensina. Dinheiro e coisas nunca devem ser separados de nosso relacionamento com o Salvador!

A seguir também fala de ...

C. Acordo ou Afirmação

"Fé" ... da palavra grega, 'pistis' ... que significa, "o ato de acreditar e concordar com o que Deus diz e aceitar as consequências e decisões que o acordo exige"

Fé significa afirmar ou concordar com o que Deus diz sobre um assunto. Isso é tão importante com dinheiro e posses quanto com qualquer outra coisa. Devemos ter fé em Deus que nos leva a agir como Ele nos instrui com dinheiro e coisas - é uma simples questão de fé em Deus e em Sua Palavra.

A seguir também fala de ...

D. Afeto

"Amor" ... da palavra grega 'ágape' ... que fala de "amor e benevolência"

Devo ter um coração voltado para Deus e para os outros. Meu amor pelo dinheiro nunca deve substituir meu amor por Deus, pelos outros, pelas almas ou pela missão local e mundial de Sua Igreja.

Seguir significa ...

E. Constância

Da palavra grega, 'hupomone' ... que significa "paciência, continuidade e constância".

Isso fala da nossa disposição de nos apegarmos firmemente ao plano de Deus, desconsiderando as seduções para dinheiro, coisas ou qualquer outra coisa fantasiosa contrária à Sua vontade.

Então, notamos que a seguir fala de ...

F. Garantia

"Mansidão" ... da palavra "prosdokao" ... que significa "observar com temor e esperança, com plena expectativa".

Devo ter a paz e a gentileza de saber que meus planos estão nas mãos de Deus. Ele pode abrir portas que ninguém pode fechar e fechar portas que ninguém pode abrir.

Existem algumas coisas padrão sobre dinheiro que devem ser mencionadas aqui, embora não estejam em nosso texto.

Escreva as 6 coisas que estou prestes a dizer a você e viva de acordo com elas - isso pode mudar sua vida financeira para o melhor de Deus. Minha esposa e eu concordamos há décadas em praticar esses princípios e não tenho palavras para expressar a bênção que eles têm sido para nós. Você está pronto? Escreva:

1. Dízimo

Dê por meio de sua igreja local 10% de sua renda ao Senhor. Se você acha que isso é impossível, você está errado. Você não pode dar a Deus. Se eu tivesse tempo, contaria como Deus providenciou para nós quando entregamos o dízimo de uma renda tão pequena que não víamos como sobreviver antes do dízimo, muito menos depois de fazê-lo. Testemunhamos a promessa de Deus em tempo real.

2. Pague suas contas

Nunca defraude ninguém. Pague o que deve - pague o que promete. Não faça dívidas que você não pode pagar em tempo hábil.

3. Saia da dívida e fique sem dívida - tanto quanto possível

Se você praticar fielmente o número 2 desta lista, o ajudará a alcançar o número 3. Por exemplo. Quando minha esposa e eu decidimos seguir essas regras financeiras, concordamos em nunca comprar nada no cartão de crédito que não pudéssemos pagar no final do mês. Não compramos muito, mas também não devemos muito. Deus abençoou essa decisão repetidas vezes.

4. Ore sobre cada compra

Peça a Deus para torná-lo sábio com dinheiro. Nunca compre por capricho. Não vá às compras apenas para "dar uma olhada". Saiba o que você realmente precisa e compre. A publicidade é projetada para atraí-lo a comprar coisas que você não precisa para impressionar pessoas de quem você não gosta, com dinheiro que você não tem !!! Resista a isso de todo o coração.

5. Viva abaixo de suas possibilidades

Nunca force seu orçamento ao limite. Deixe espaço para o inesperado porque você deve esperar que o inesperado aconteça eventualmente. Não é uma questão de "podemos pagar", mas sempre uma questão de "diga que realmente precisamos".

6. Nunca compre nada para impressionar outra pessoa

Desconsidere o que seus vizinhos têm ou o que eles esperam que você tenha. Obedecer a Deus é o principal propósito de nossas vidas.

Paulo falou sobre todo esse processo a respeito de riqueza e coisas como ...

III. A Questão da Luta e o Dinheiro

Por que Paulo chamou isso de peleja ou luta? Porque o diabo cuidará para que você tenha muitas tentações em seu caminho em relação ao dinheiro. Afinal, ele levou Jesus a um lugar alto e mostrou-Lhe todos os reinos deste mundo, e então Satanás disse ao Senhor para se prostrar e adorá-lo e tudo o que Jesus visse seria Dele. Jesus não caiu nessa linha boba, mas você pode ter certeza disso, se Satanás tentou o Senhor Jesus dessa maneira, você não sabe que ele vai tentar a você e a mim ainda mais? Satanás exortará você a se curvar a ele para ter as coisas deste mundo. Muitas pessoas tolas, muitas das quais são cristãs, agiram assim e viveram na miséria de suas decisões financeiras equivocadas.

Paulo também chama isso de uma boa luta, por quê?

A. Uma boa causa

 Fique na luta em relação a dinheiro e coisas assim. É para o seu bem e para a glória de Deus!

B. Um bom conflito

Este é um conflito que vale o custo. Você está em uma batalha contra o Maligno e um Mundo Maligno! Não se trata de coisas ou posses, mas sobre Aquele que deixou o céu e tudo o que estava lá para vir a este mundo amaldiçoado pelo pecado para salvar você e eu.

Não sejamos a geração que abandona o discipulado financeiro para o qual fomos chamados. Nossa geração cristã está em perigo de abandonar a moral, as crenças e os padrões que abençoaram nossa nação, nossas famílias e as pessoas do mundo por gerações. Corremos o risco de virar as costas para Deus e Seu Filho por causa das coisas terrenas e dos prazeres terrestres. Precisamos ir mais uma vez ao Senhor e dizer-Lhe que não é o presente que valorizamos, mas o Doador do Dom que adoramos. Devemos nos comprometer a amar e adorar o Senhor acima de tudo. Devemos combater o bom combate da fé e buscar o que é melhor para nós e nossos filhos.

Conclusão: Uma mulher do estado de Nova York, sem saber, permitiu que as joias de sua família fossem vendidas por 10 centavos na venda de garagem de um amigo. Aconteceu depois que ela tirou as joias de um cofre de banco para usar em um casamento. O banco estava fechado quando ela chegou em casa, então ela colocou as joias em uma velha caixa de barbear e enfiou em outra caixa. Com o tempo, ela se esqueceu das joias e mais tarde deu a caixa de barbear para uma amiga que estava coletando itens para uma venda de garagem. Quando a mulher percebeu o que tinha feito, as pedras preciosas foram vendidas a um comprador desconhecido por 10 centavos.

A coisa mais valiosa da vida é a alma humana. Cristo morreu e ressuscitou para redimi-lo e dar-lhe algo eterno - vida eterna! Certifique-se de ter feito um compromisso de arrependimento do pecado e fé em Jesus. Então, uma vez feito isso, devemos colocá-Lo em primeiro lugar, acumulando um tesouro no céu, em vez de simplesmente fazê-lo na terra. Ter dinheiro ou coisas materiais não é necessariamente ruim, mas colocá-los acima de Deus é idolatria.


PrAldenir Araújo


Série Dinheiro e Finanças,

1- O Que a Palavra de Deus Tem a Nos Dizer Sobre Nossas Finanças Durante Tempos Difíceis?

2- O Dinheiro é Importante Sim

3- 5 Dicas do Rei Salomão Para Uma Estratégia de Investimento Livre de Riscos

4- 5 Princípios de Deus Para a Estabilidade Financeira

5- Deus ou Mamom? Tesouros no Céu ou na Terra?

6- Usando o que Deus nos Deu

7- Bons Mordomos do Nosso Dinheiro

8- O Ponto de Vista de Deus Sobre o Dinheiro

9- Igreja e Dinheiro

10- O Perigo Das Dívidas Desnecessárias

11- Sete Coisas Que o Dinheiro Não Pode Comprarete-coisas-que-o-dinheiro-nao-pode.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário