20 março 2021

Série: Grandes Palavras do Evangelho - Fé


Série: Grandes Palavras do Evangelho - Fé
Texto: Marcos 5:25-34

Introdução: A raça humana é dividida em duas classes de pessoas - crentes e incrédulos. O povo de Deus é crente; eles são caracterizados pela fé e vivem pela fé (Romanos 1:17); a fé é o princípio operativo da nova vida, a vida cristã. Existem muitos aspectos da fé, como Hebreus 11 ilustra maravilhosamente, mas neste estudo nos limitaremos ao que é chamado de fé salvadora - a fé que nos leva à experiência e gozo da salvação de Deus.

1. O Que Devo Fazer Para Ser Salvo? (Atos 16:30)

Esta é a questão das questões e pergunta: Qual é a responsabilidade humana na questão da salvação?

A custo infinito, a salvação foi fornecida para todo pecador (1 João 2:2). O Filho unigênito de Deus desceu do céu e consumou a salvação morrendo por nós na cruz (Isaías 53:5-6; João 1:29; 2 Coríntios 5:21).

Deus Pai aceitou Sua obra consumada e o ressuscitou dentre os mortos e O exaltou à Sua mão direita no Céu (Atos 2:32-33). A salvação agora é oferecida a todos os homens (Isaías 45:22).

Em que termos?Atos 16:31 nos dá a resposta. “A salvação em toda a sua magnitude ilimitada é garantida, no que diz respeito à responsabilidade humana, ao crer no Senhor Jesus Cristo como Salvador”

No Novo Testamento, existem pelo menos 150 passagens diferentes que condicionam a salvação ao crer e à fé (a palavra aqui é sinônimo exato da outra): João 3:16; Atos 13:38-39; Romanos 1:16; 3:26; 4:5; 10:9-10; Efésios 2:8; 1 João 5:1.

2. O Que Significa Crer no Senhor Jesus Cristo?

Significa colocar toda a minha confiança e confiança nEle como meu próprio Salvador pessoal.

3. A Fé em Cristo Como Salvador Pessoal Envolve Três Etapas

A. O primeiro passo é OUVIR. Observe Romanos 10:17. Antes que eu possa crer no evangelho, devo ouvi-lo. Antes que eu possa crer que Cristo é capaz e está disposto a me salvar, devo ouvir que Ele é capaz e está disposto a fazê-lo - observe João 5:24.

B. O segundo passo é CRER.Tendo ouvido quem Ele é e o que é capaz de fazer por mim, creio no que ouço - eu concordo. Eu creio nele - que Ele morreu por mim (Isaías 53:5); que Ele é capaz de me salvar (Hebreus 7:25); e que Ele quer me salvar (João 5:40). Observe que esse consentimento intelectual não é fé salvadora, embora seja um passo essencial para a fé salvadora.

C. O terceiro passo é CONFIAR. Eu ouvi ... creio ... mas agora devo confiar! Ou seja, confio nele para fazer por mim o que ouvi e creio que ele pode fazer. Eu me comprometo com ele e confio nele para me salvar. Confiar exclui todo esforço e depende inteiramente daquele em quem confiar.

4. Agora, Observe Três Incidentes Que Ilustram a Fé Salvadora

A. Marcos 5:25-34.Observe que a Mulher ouviu (versículo 27), e ela veio porque creu no que ouvira (versículo 28), e o tocou (confiou) Nele (versículos 27 e 29).

B. Atos 8:29-37.Observe que o eunuco ouviu falar de Cristo (versículos 30-35), ele creu nele (versículo 36) e confiou nEle como seu próprio Salvador (versículo 37).

C. Atos 16:30-31.Observe que o carcereiro tomou essas três etapas. Ele deve ter ouvido, a fim de perguntar - versículo 30; então ele creu, e sua confissão imediata pelo batismo e sua vida mudada provaram que ele confiava em Cristo para salvá-lo.

5. Agora, Considere Duas Ilustrações Simples da Fé Salvadora.

A. Fé no banco.Suponha que você tenha recebido uma fortuna e não saiba onde colocá-la por segurança. Então, um amigo fala sobre o "Banco Absolutamente Seguro". Você ouve o que ele diz, acredita no testemunho dele e compromete sua fortuna com o Banco.

B. Fé no médico.Suponha que você de repente entre em colapso com apendicite. Seu amigo fala de um bom cirurgião que o operou da apendicite, aliviou a dor e o deixou perfeitamente bem. Você ouve o que seu amigo diz, acredita no testemunho dele e se compromete com o cirurgião e confia nele completamente para levá-lo à operação.

6. Considere as seguintes promessas de Cristo, que mostram, sob diferentes figuras, o que significa crer nele, e observe que em cada caso os mesmos três passos - ouvir, crer e confiar - estão envolvidos.

A. Crer no Senhor Jesus Cristo é ACEITÁ-LO como o presente de Deus. Observe João 3:16; 1:12 (onde “crer” = “receber”) e compare Atos 16:14 e Apocalipse 3:20.

B. Crer no Senhor Jesus Cristo é VIR A ELE. Observe Mateus 11:28 e compare João 5:40 e 6:37.

C. Crer no Senhor Jesus Cristo é ENTRAR no aprisco por ele. Procure João 10:9 e compare Lucas 13: 24-27.

D. Crer no Senhor Jesus Cristo é vir a Ele e BEBER. Observe João 4:13-14 e 7:37.

E. Crer no Senhor Jesus Cristo é INVOCÁ-LO para a salvação. Observe Romanos 10:13. Então veja como o ladrão fez isso (Lucas 23:42-43); como Pedro fez isso (Mateus 14:30-31); como o publicano fez isso (Lucas 18:13-14); como o leproso fez isso (Lucas 5:12-13) e como a mulher gentia fez (Mateus 15:22 e 28). Você fez?

Conclusão: Assim, crer no Senhor Jesus Cristo é confiar somente nEle para a salvação. Você crê assim? Você está salvo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário