27 março 2021

𝐀𝐌𝐎𝐑 𝐃𝐎 𝐍𝐎𝐈𝐕𝐎 𝐉𝐄𝐒𝐔𝐒 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐒𝐔𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀

 

 

ReferĂȘncia: IsaĂ­as 62.1-12
INTRODUÇÃO
Este texto nos fala acerca do mais profundo amor de um noivo pela sua noiva. Este é um amor em grau superlativo. Este é o maior casamento do universo. Todas as naçÔes são convidadas para ver o esplendor da noiva. Ela é bela, esplendorosa e se casa com a Pessoa mais importante do universo.
Hå algumas liçÔes preciosas que destacamos:
I. UM FERVOROSO CLAMOR PELA NOIVA – v. 1,2,6,7
O profeta Isaías estå erguendo sua voz num clamor apaixonado em favor de Jerusalém, símbolo da igreja, a noiva de Cristo. Ele emprega dois meios: pregação (v.1,2) e intercessão (v.6,7).
O contexto Ă© o cativeiro da BabilĂŽnia. A cidade de JerusalĂ©m foi destruĂ­da, arrasada, desabitada e ficou debaixo de oprĂłbrio. Por muitos anos, a cidade ficara desolada e entulhada de escombros. O profeta olha, entĂŁo para essa cidade, a cidade de Deus, e nĂŁo se conforma com a sua crise presente. Mas, ao olhar para a frente vĂȘ o esplendor da cidade, sua glĂłria, sua majestade.
A cidade de JerusalĂ©m Ă© um sĂ­mbolo da igreja. A cidade de JerusalĂ©m e a Noiva de Jesus sĂŁo duas figuras que estĂŁo superpostas. Em Apocalipse 21 quando JoĂŁo Ă© chamado para subir a uma alta montanha para ver a cidade santa, ele vĂȘ a Noiva do Cordeiro. A cidade e a Noiva sĂŁo sĂ­mbolos da igreja.
Não podemos nos conformar com a desolação da igreja. Precisamos nos levantar também para falar a ela e orar por ela. Como deve ser essa intercessão?

1. É um clamor motivado pelo amor – v. 1

O que move o profeta a pregar e a interceder por Jerusalém é seu amor por ela. Só intercede pela igreja quem a ama. A igreja é a noiva do Cordeiro, ela é amada no céu e deve ser amada na terra. Por ela devemos levantar o nosso amoroso clamor. Não nos podemos aquietar em ver a igreja do Deus vivo sendo envergonhada, sendo humilhada, sendo objeto de opróbrio. Ela foi destinada a ser uma coroa de glória. Sua glória precisa ser vista pelas naçÔes. Ela é o luzeiro do mundo.
2. É um clamor marcado por senso de urgĂȘncia – v. 2
O profeta confessa que nĂŁo pode se calar nem se aquietar enquanto nĂŁo ver o seu pedido em favor da igreja respondido. Ele tem pressa e nĂŁo estĂĄ disposto a desistir do seu clamor.
Qual é o motivo do seu clamor? A manifestação da justiça e da salvação da noiva. Ele estå pedindo por uma reavivamento espiritual. Ele estå pedindo que a glória da igreja seja vista. Que sua justiça seja manifesta. Que seu esplendor resplandeça diante dos homens. Ele quer que o tempo de opróbrio seja deixado para trås. Oh! Quantas vezes olhamos e vemos escùndalos, vexame, opróbrio, enquanto a justiça e o esplendor da igreja deveriam ser manifestados ao mundo.
3. É um clamor perseverante – v. 6
Ele clama noite e dia. Seu pedido é não apenas urgente, mas também perseverante. O avivamento da igreja, o despertamento da noiva é uma necessidade que não pode mais esperar. Temos nós clamado pela igreja com perseverança? Temos colocado a noiva do Cordeiro a cada dia no altar? Temos nos colocado na brecha em favor do povo de Deus?

4. É um clamor firmado nas prĂłprias promessas de Deus – v. 6

Precisamos orar firmados nas próprias promessas de Deus. Devemos lembrar a Deus o que ele prometeu em sua Palavra. Ele vela por ela em cumpri-la. Todas as grandes oraçÔes registradas na Bíblia estão fundamentadas nesse princípio. Salomão quando orou citou as palavras de Deus. Daniel quando orou, citou as promessas. Neemias quando orou reivindicou as promessas de Deus. Ora segundo a vontade de Deus aquele que ora com base nas promessas de Deus.
5. É um clamor fatigante – v. 6
Devemos orar sem esmorecer. Devemos orar sem desanimar. Nada pode nos deter nessa busca. A igreja nĂŁo pode continuar sendo motivo de oprĂłbrio.
Nada é mais difícil para um homem carnal do que orar. A oração provoca-lhe sono e cansaço. Ele se ajoelha e em cinco minutos jå não tem mais o que falar. A oração é fruto da intimidade com Deus. Não temos longas conversas com estranhos. Só amamos conversar com quem temos intimidade.

6. É um clamor importuno – v. 7

O texto diz que nĂŁo devemos dar a Deus descanso. Devemos bater Ă  porta da graça e insistir nessa causa. Muitos oram pouco; outros nĂŁo oram o suficiente. Alguns começam e logo desistem. Muitos nĂŁo tĂȘm paciĂȘncia para esperar o tempo de Deus. A BĂ­blia nos ensina a orar e a insistir com Deus. Devemos ser como o amigo que foi pedir pĂŁo Ă  meia noite. Devemos ser como a viĂșva importuna.
7. É um clamor especĂ­fico – v. 7
O intercessor sabe o que estå pedindo e estå disposto a continuar a pedindo até ver sua oração respondida. Ele não pede prosperidade, nem cura, nem milagres, nem sucesso. Ele quer algo maior. Ela quer que Jerusalém seja estabelecida. Ele quer que ela seja um objeto de louvor na terra.
Oh! Quantas vezes nossa oraçÔes sĂŁo marcadas por um doentio egoĂ­smo! “Senhor abençoa minha vida, minha famĂ­lia, minha saĂșde, minha parentela”, enquanto devĂ­amos orar com mais fervor pela restauração da igreja. Paulo ora para que a igreja fosse revestida de poder. Ele derramava sua alma em favor da igreja para que ela fosse um objeto de louvor na terra.
II. O VALOR DA NOIVA – v. 2-5
1. A noiva tem um novo nome – v. 2
Deus mudou a nossa sorte. Ele nos tirou da morte, das trevas, da escravidĂŁo. Ele nos deu um novo coração, uma nova vida, um novo nome. Somos novas criaturas. Somos adotados na famĂ­lia de Deus. Deus Ă© o nosso Pai. Jesus Ă© o nosso irmĂŁo primogĂȘnito. Somo herdeiros de Deus. Somos co-participantes da natureza divina.
O nosso nome estĂĄ escrito na palma da mĂŁo de Deus. EstĂĄ registrado no livro da vida. Fomos selados com o EspĂ­rito Santo. Somos propriedade exclusiva de Deus. Somos filhos, herdeiros, a menina dos olhos de Deus.
2. A noiva tem um novo status – v. 4
Nunca mais a igreja serĂĄ chamada de Desamparada ou Desolada. A igreja jamais serĂĄ escarnecida, ultrajada. O amor do Noivo Ă© transcendental. Ele perdoa sua noiva, restaura-a, transforma-a e a recebe como se jamais ele tivesse sido infiel. Seu passado de vergonha Ă© cancelado. Sua infidelidade Ă© curada e perdoada. Agora Ă© uma noiva aceita, amada.
O Senhor desposa a noiva. Como OsĂ©ias perdoou GĂŽmer e a desposou, Deus nos perdoa, nos restaura e nos desposa. Jesus nĂŁo amou uma noiva perfeita. EstĂĄvamos perdidos, cegos, endurecidos e mortos. Éramos filhos da ira e andĂĄvamos desgarrados como ovelhas. Mas ele nos amou, pĂŽs o seu coração em nĂłs.
3. A noiva tem um novo relacionamento – v. 4
Em vez de trazer desgosto para seu noivo, a noiva agora Ă© sua delĂ­cia. Deus nĂŁo olha para vocĂȘ com nojo, ele nĂŁo vira o rosto. Ele olha para vocĂȘ com doçura, com ternura. VocĂȘ Ă© filho, herdeiro, ovelha, propriedade exclusiva, herança, a menina dos olhos, a delĂ­cia de Deus. Ele se delicia em vocĂȘ. Ele estĂĄ encantado com vocĂȘ.
Deus olha vocĂȘ coberto com a justiça de Cristo. Nossa justiça jamais seria suficiente. Elas sĂŁo como trapo de imundĂ­cia. Mas Cristo nos cobriu com seu manto de justiça. Seu sangue nos lavou. Agora nĂŁo temos mais condenação. Agora somos aceitos no amado. Agora o ouro da glĂłria de Deus cobre a madeira retorcida da acĂĄcia. Somos santuĂĄrio onde Deus habita (Ex 25.8).
III. O ESPLENDOR DA NOIVA – v. 3
1. A noiva Ă© uma coroa de glĂłria nĂŁo do Senhor – v. 3
Quando o profeta vai descrever o fulgor dessa noiva, ele nĂŁo encontra nenhuma expressĂŁo mais forte para descrevĂȘ-la que coroa de glĂłria. SĂ­mbolo de vitĂłria, de realeza, de conquista. A noiva Ă© bela, Ă© encantadora, Ă© esplendorosa, Ă© vitoriosa e estĂĄ na mĂŁo do Senhor.
Apocalipse 21.9-27 descreve a beleza dessa noiva: 1) Ela é bonita por fora (v.11); 2) Ela é bonita por dentro (v.19); 3) Ela estå edificada no fundamento dos apóstolos (v.14); 4) Ela é aberta a todos (v.13); 5) Ela não é aberta a tudo (v.27); 6) Ela não faz distinção (v.16); 7) Ela é gloriosa (v.18); 8) Ela tem total intimidade com Deus (v.22); 9) Ela obedece ao seu Senhor (22.3); 10) Ela reinarå com Cristo (22.5).
2. A noiva Ă© um diadema real na mĂŁo de Deus – v. 3
O diadema era uma coroa do conquistador. A igreja é a escrava resgatada, amada, conquistada por Jesus para ser sua noiva. Ele a apresenta como uma coroa, um diadema real. A igreja é um troféu da graça de Deus. Ela é a escrava resgatada que se tornou noiva. Ela serå apresentada bela, santa, sem ruga nem defeito.
Receberemos um novo corpo, um corpo de glĂłria semelhante ao corpo do Senhor Jesus. Brilharemos como o sol e como as estrelas. Nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para aqueles que amam. O velho hino diz: “metade da glĂłria celeste, jamais se contou ao mortal”.
IV. O AMOR DO NOIVO – v. 4,5
1. Ela Ă© desposada pelo noivo – v. 5
Jesus se dispÔe a casar-se com a igreja. Ele fez dela sua noiva, sua amada. Ele não a deixou desamparada, mas a acolheu, a amou, entregou-se por ela, amou-a com amor eterno. Ele deixou a glória, veio ao mundo. Fez-se carne. Fez-se pobre. Suportou o escårnio, a zombaria, as cusparadas, as afrontas, a ignomínia da cruz para desposar essa noiva. Atraiu-a com cordas de amor. Morreu por ela para dar a ela a vida eterna. Oh sublime amor, antigo amor, bendito amor!
Ele nos amou e a si mesmo se entregou por nós. Ele entrou numa aliança eterna conosco e desiste de nós mesmo quando pecamos contra ele. Seu amor é eterno, perseverante, santificador, sacrificial.
2. Ela Ă© a alegria do noivo – v. 5
A igreja Ă© a amada de Cristo. Quem toca nela toca na menina dos seus olhos. VocĂȘ tem valor para Jesus. Como um noivo se alegra da noiva, assim ele se alegra em vocĂȘ.
De todos os tesouros da terra, de todas as belezas do universo, o que mais alegria traz ao coração de Jesus Ă© vocĂȘ. Ele suportou a ignomĂ­nia da cruz e dela nĂŁo fez caso por causa da alegria que lhe estava proposta, a alegria de conquistar o seu coração.
Ele viu o penoso trabalho da sua alma e ficou satisfeito. Conquistar vocĂȘ, ter vocĂȘ foi a herança que o Pai deu a Jesus. Os anjos se alegram quando se volta para ele. Ele se alegra em vocĂȘ como um noivo se alegra da sua noiva. Oh! amor bendito, o amor de Cristo!
3. Ela Ă© a delĂ­cia do noivo – v. 4
A expressĂŁo Ă© mais forte do que alegria. A igreja Ă© o prazer supremo do noivo. Ele viu o penoso trabalho da sua alma e ficou satisfeito. HĂĄ alegria diante dos anjos por um pecador que se arrepende. Ele cuida de vocĂȘ, perdoa vocĂȘ, dĂĄ a vocĂȘ a vida eterna.
VocĂȘ Ă© a delĂ­cia de Deus. VocĂȘ encanta os olhos de Deus. O coração de Jesus salta de prazer e delĂ­cias em ter vocĂȘ para ele. Ele anseia por vocĂȘ com ciĂșmes. VocĂȘ vale mais do que finas jĂłias. Aquele que Ă© feliz em si mesmo, que tem tudo em si mesmo e que Ă© dono de tudo, delicia-se em vocĂȘ.
V. AS PROMESSAS DO NOIVO – v. 8,9
1. A proteção do noivo – v. 8
Deus jura por si mesmo por não ter ninguém maior a evocar e jura nos proteger do inimigo. Somos um povo mais do que vencedor. Somos vitoriosos. O inimigo jå foi desbaratado. Jå triunfamos com Cristo. Jå estamos assentados com ele nas regiÔes celestes.
A BabilĂŽnia havia levado embora todo o fruto do trabalho do povo de Deus. Eles trabalharam, mas nĂŁo desfrutaram. Mas, agora, Deus promete que o inimigo nĂŁo vai mais saquear o povo de Deus. Deus Ă© o nosso protetor. Ele Ă© o nosso defensor. Ainda que se levante contra nĂłs, o prĂłprio inferno, ainda assim, seremos mais do que vencedores. O apĂłstolo Paulo fez cinco perguntas gloriosas:
1) Se Deus Ă© por nĂłs, quem serĂĄ contra nĂłs?
2) Aquele que nĂŁo poupou ao seu prĂłprio Filho, antes por todos nĂłs o entregou, porventura nĂŁo nos darĂĄ graciosamente com ele todas as coisas?
3) Quem os condenarĂĄ?
4) Quem intentarå acusação contra os eleitos de Deus?
5) Quem nos separarĂĄ do amor de Cristo?
2. A fruição das bĂȘnçãos do noivo – v. 9
Vamos experimentar a posse das bĂȘnçãos desde agora. A bem-aventurança nĂŁo Ă© apenas para uma vida futura, mas para agora. Vamos plantar e colher. Vamos sentir o sabor do cĂ©u desde agora. Vamos nos deleitar em Deus e nas suas bĂȘnçãos desde agora.
Nada nem ninguém neste mundo ou no porvir poderå nos impedir de louvar a Deus, de nos deleitarmos em Deus e nas suas gloriosas dådivas.
VI. A VINDA DO NOIVO – v. 10-12
1. A preparação para sua vinda – v. 10
Jesus vem. Precisamos nos preparar. Precisamos preparar o caminho, aterrar a estrada, limpar as pedras e arvorar a bandeira. Ele vem em majestade e glória. Precisamos estar atentos. As quatro fases das bodas judaicas: noivado + preparação + vinda + festa.
2. O esplendor da vinda – v. 11
Sua vinda é pessoal, física, visível, audível, poderosa e gloriosa. Todo o olho o verå. Ele faz ouvir até as extremidades da terra a sua voz. Para a igreja é a chagada do Salvador. Para o mundo incrédulo é a chegada do Juiz.
Ele nĂŁo virĂĄ como servo sofredor. Ele nĂŁo virĂĄ montado num jumentinho, mas ele virĂĄ nas nuvens com grande poder e muita glĂłria. SerĂĄ acompanhado de um sĂ©qĂŒito de anjos. Os remidos glorificados voltarĂŁo com ele. SerĂĄ um dia glorioso!
3. A recompensa da vinda – v. 11
O noivo vem nĂŁo apenas em glĂłria, mas vem trazendo recompensa ao seu povo. Ele nĂŁo Ă© apenas Salvador, mas galardoador. AtĂ© um copo de ĂĄgua fria que vocĂȘ der a alguĂ©m jamais ficarĂĄ sem recompensa. Quem receber uma criança em seu nome, o recebe e quem o recebe, recebe quem o enviou. Muitos entrarĂŁo no cĂ©u com cheiro de fumaça, mas outros receberĂŁo galardĂ”es. A prestação de contas nĂŁo Ă© aqui. Se formos encontrados fiĂ©is, receberemos a coroa da vida, a coroa da justiça e a coroa da glĂłria. EntĂŁo ouviremos: Bom estĂĄ servo bom e fiel, foste fiel no pouco, agora sobre o muito te colocarei. Vinde benditos de meu Pai, entrai na posse do Reino que vos estĂĄ guardado desde a fundação do mundo.

4. A bem-aventurança eterna da noiva na vinda

Não haverå mais pecado nem maldição. Não haverå mais dor nem lågrimas nem luto. Seremos redimidos não só da condenação e do poder do pecado, mas também da sua presença. Seremos um povo santo, remidos do Senhor. Entraremos na glória não por nosso próprio esforço. Não por nossas obras. Não por nosso crédito, mas seremos o povo redimido do Senhor.
CONCLUSÃO
VocĂȘ jĂĄ faz parte dessa igreja amada, a noiva do Cordeiro? VocĂȘ jĂĄ tem experimentado o amor de Deus derramado em seu coração? Seu nome jĂĄ estĂĄ escrito no livro da vida? VocĂȘ jĂĄ foi atraĂ­do por ele e para ele com cordas de amor? Hoje Ă© o dia da sua entrega, da sua decisĂŁo. A festa jĂĄ foi preparada. O banquete estĂĄ pronto. Vinde para as bodas!
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio