27 março 2021

𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐓𝐑𝐈𝐔𝐍𝐅𝐀𝐑 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐀𝐒 𝐓𝐔𝐑𝐁𝐔𝐋Ê𝐍𝐂𝐈𝐀𝐒 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐃𝐀









Como triunfar sobre as turbulĂȘncias da vida
ReferĂȘncia: JoĂŁo 14.1-3
INTRODUÇÃO
1.Coração turbado é a coisa mais comum do mundo. Todas as pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades e credos religiosos sabem o que é um coração turbado.
2.Nenhuma segurança ou sistema de alarme pode deixar do lado de fora, esse avassalador assaltante da alma. As causas que deixam o nosso coração turbado vĂȘm de dentro e tambĂ©m de fora. Emanam da nossa mente e tambĂ©m do nosso corpo. VĂȘm daquilo que amamamos e tambĂ©m do que tememos.
3.Mesmo os crentes mais consagrados sabem o que é beber o cålice mais amargo da dor na caminhada entre a graça e a glória. Os santos mais consagrados encontram neste mundo um vale de lågrimas.
4.Jesus estava se despedindo dos seus discĂ­pulos. Aquela era a quinta-feira do GetsĂȘmani; a quinta-feira do suor de sangue; a quinta-feira da traição de Judas; a quinta-feira da negação de Pedro; a quinta-feira da prisĂŁo de Jesus.
5.Os discípulos estão com o coração turbado:
a)Estavam tristes – devido a iminente partida de Cristo; devido Ă  esmagadora solidĂŁo que os atingia.
b)Estavam envergonhados – devido ao egoĂ­smo que haviam evidenciado, perguntando quem era o maior entre eles.
c)Estavam perplexos – devido Ă  predição de que Judas trairia Jesus e Pedro o negaria e os demais ficariam dispersos.
d)Estavam vacilantes na fĂ© – pensando: como pode o Messias ser alguĂ©m que vai ser traĂ­do?
e)Estavam angustiados – diante das afliçÔes, açoites, perseguiçÔes, prisĂ”es e torturas que enfrentariam pela frente.
6.Jesus os consola, dizendo-lhes: “NĂŁo se turbe o vosso coração”. Como, entĂŁo triunfar sobre as turbulĂȘncias da vida?
I. COLOCANDO A CONFIANÇA EM CRISTO APESAR DAS CIRCUSTÂNCIAS – V. 1
1.O que significa confiar em Cristo?
A forma do verbo no indicativo e no imperativo significa: JĂĄ que vocĂȘs confiam em Deus, continuem confiando em Mim.
Essa nĂŁo Ă© uma fĂ© apenas uma intelectual – Essa fĂ© nĂŁo pode nos ajudar na hora da tempestade; isso Ă© apenas conhecimento histĂłrico.
Essa nĂŁo Ă© uma fĂ© apenas intelectual e emocional – Essa Ă© a fĂ© dos demĂŽnios. Eles crĂȘem e estremecem, mas estĂŁo perdidos.
Essa nĂŁo Ă© uma fĂ© na fĂ© – Uma pequena fĂ© no grande Deus vale mais do que uma grande fĂ© no objeto errado. Muitos dizem: Ah! Eu tenho uma grande fĂ©. Confiam na fĂ© que tĂȘm, e nĂŁo no grande Deus.
Essa nĂŁo Ă© uma fĂ© kierkegaardiana – um salto no escuro.
Confiar em Deus e no seu Filho Ă© crer, confessar e descansar no seu poder, na sua sabedoria, na sua providĂȘncia, no seu amor, e na sua salvação.
2.A fé em Cristo, o remédio para a doença do coração turbado
As crises vĂȘm. Os problemas aparecem. As tempestades nos ameaçam. Os ventos contrĂĄrios conspiram contra nĂłs, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus! Mc 4:31-35 Jesus perguntou aos discĂ­pulos: Por que sois assim tĂ­midos, por que nĂŁo tendes fĂ©? (Promessa, presença, paz, poder).
As sombras cairão sobre nós. A perseguição virå. A cruz é inevitåvel, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
As prisÔes e os açoites nos alcançarão. O sofrimento e a morte nos apanharão, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
Virå a solidão, a crise financeira, a doença, o luto, a dor, as lågrimas, os vales profundos, as noites escuras, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
A cruz serĂĄ um espetĂĄculo horrendo, os homens me cuspirĂŁo no rosto e me pregarĂŁo na cruz, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
A fĂ© em Jesus Ă© o Ășnico remĂ©dio para um coração turbado. A fĂ© olha para Jesus e nĂŁo para a tempestade. A fĂ© ri das impossibilidades. A fĂ© triunfa nas crises. AbraĂŁo creu contra a esperança. Paulo na hora do martĂ­rio disse: Eu sei em quem tenho crido.
II. SABENDO QUE NESTE MUNDO SOMOS PEREGRINOS, MAS O CÉU É O NOSSO LAR – V. 2-3
Diante das provas, das tribulaçÔes e do sofrimento, precisamos levantar a cabeça e olhar para a recompensa final. Na jornada cristã é sofrimento, dor, cruz, mas o fim desse caminho, é a glória, o céu. A nossa leve e momentùnea tribulação produz para nós eterno peso de glória. O sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nós.
Olhar para frente, para o cĂ©u, para a nossa recompensa, para a nossa herança, para a nossa PĂĄtria, para o nosso lar nos capacita a triunfar sobre as turbulĂȘncias da vida.
Como Jesus descreve o céu?
1.O céu é o nosso destino
A morte nĂŁo Ă© o fim da vida. A morte nĂŁo tem a Ășltima palavra. O aguilhĂŁo da morte foi arrancado. Morrer para o crente Ă© lucro. Morrer para o crente Ă© deixar o corpo e habitar com o Senhor. Morrer para o crente Ă© habitar com Cristo. Quando o crente morre ele nĂŁo para o cemitĂ©rio, nem para o purgatĂłrio, mas para o cĂ©u.
2.O céu é um lugar de gozo e descanso
O céu é onde estå o trono de Deus. As hostes de anjos e a incontåvel assembléia dos santos glorificados. O céu é a nossa Påtria. Lå estå o nosso tesouro. Lå estå o nosso galardão. Lå estå a nossa herança incorruptível.
O céu é onde Deus vai enxugar as nossas lågrimas. NO céu é onde vamos entoar um novo cùntico ao Cordeiro pelos séculos dos séculos.
Hino Tenho lido da bela cidade
3.O céu é a Casa do Pai
Os filhos de Deus estarão todos lå. Se o céu é a casa do Pai, significa que o céu é o nosso Lar. Aqui no mundo somos estrangeiros, mas no céu vamos estar em casa, na Casa do Pai.
O cĂ©u Ă© lugar de segurança – LĂĄ nĂŁo vai entrar maldição. LĂĄ nĂŁo tem gente doente, aleijada, ferida, oprimida. LĂĄ nĂŁo tem cortejo fĂșnebre.
A Casa do Pai Ă© o lugar onde somos amados e aceitos nĂŁo pelo que temos, mas por quem somos. A Casa da Pai Ă© o lugar onde somos sempre bem-vindos: LĂĄ ouviremos: Vinde benditos de meu Pai, entrai na posse do Reino…
A Casa do Pai, é onde todos os filhos são tratados sem preconceito, sem acepção.
4.O céu é o lugar onde tem muitas moradas
No céu tem lugar para todos os filhos de Deus. Apocalipse 21:16 diz que a cidade mede 2.200Km de largura e 2.200Km de cumprimento. A lugar para todos.
No céu não teremos apenas moradas, mas mansÔes. O céu é o lugar da nossa morada permanente. Aqui, n corpo, moramos numa tenda frågil, mas lå, habitaremos as mansÔes celestiais.
5.O céu é o lugar preparado para um povo preparado
NĂłs nĂŁo compramos esse lugar no cĂ©u. NĂłs nĂŁo o merecemos. Ele nos dĂĄ dado como presente. É graça, pura graça.
Jesus preparou esse lugar na cruz, na sua morte, ressurreição, ascensão e intercessão. Lå na cruz Jesus abriu-nos um novo e vivo caminho para Deus. Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém pode ir ao Pai senão por ele.
Ele entrou no cĂ©u como o nosso precursor. Ele nos antecipou. Ele entrou na glĂłria primeiro, como nosso irmĂŁo primogĂȘnito.
O céu é o nosso lar permanente. Aqui somos peregrinos. Aqui estamos de passagem. Estamos a caminho da glória.
6.O céu é o lugar onde teremos comunhão eterna com Cristo
Hino 102
A maior glória do céu é estarmos com Cristo para sempre e sempre. Vamos contemplar o seu rosto. Vamos servi-lo. Vamos exaltå-lo. A eternidade inteira não serå suficiente para nos deleitarmos nele, para exaltarmos sua majestade.
Cristo serå o centro da nossa alegria no céu. Lå vamos ver a Jesus como ele é: Lå não haverå mais dor, nem luto, nem tristeza. Lå vamos esquecer as agruras desta vida. Lå não vamos fazer perguntas. Lå vamos adorar com alegria (Låzaro).
Hino: Eu avisto uma terra feliz.
7.O céu é o lugar onde teremos plena comunhão uns com os outros
No céu seremos uma só família. Vamos nos conhecer. Vamos nos relacionar em pleno e perfeito amor. No céu vamos abraçar os patriarcas, os profetas, os apóstolos, os nossos ente-queridos que nos antecederam.
III. SABENDO QUE NÃO ESTAREMOS SOZINHOS, MAS JESUS VOLTARÁ PARA NOS BUSCAR – V. 3
1.Como Jesus virĂĄ?
a)Jesus voltarĂĄ certamente
Ele prometeu. Ele disse: Eu voltarei. Venho sem demora. Eis que cedo venho. Vigiai para que este dia nĂŁo vos apanhe de surpresa.
b)Jesus voltarĂĄ pessoalmente
O mesmo que subiu Ă© o que vai voltar, Atos 1:9-11. VoltarĂĄ entre nuvens. VoltarĂĄ em glĂłria.
c)Jesus voltarĂĄ visivelmente
Todo o olho o verå. Todas as naçÔes se lamentarão sobre ele. Ele virå com o clangor da trombeta de Deus. Serå o evento mais estupendo da história. Serå o dia do fim.
d)Jesus voltarĂĄ gloriosamente
A Ășltima palavra nĂŁo serĂĄ do mal. A verdade triunfarĂĄ sobre a mentira. O Ă­mpio nĂŁo prevalecerĂĄ na congregação dos justos, mas serĂĄ disperso como a palha. A igreja triunfarĂĄ com Cristo.
Quando a voz do arcanjo soar e a trombeta de Deus ressoar, Cristo aparecerå nas nuvens como relùmpago, com poder e muita glória. Jesus matarå o anticristo com o sopro da sua boca. Ele julgarå as naçÔes. Ele lançarå os ímpios e o diabo no lago do fogo.
Receberemos um novo corpo e subiremos com ele.
Oh! Que consolo saber que o melhor estĂĄ pela frente. Que nĂŁo caminhamos para um fim triste, mas para um fim glorioso, apoteĂłtico.
2. Quando Jesus voltarĂĄ?
a) Jesus voltarĂĄ inesperadamente
Muitos serão surpreendidos. Muitos não estarão vigiando. Muitos não estarão preparados (Mt 25:1-11). Muitos lamentarão amargamente por terem vivido desapercebidamente. Serå como nos dias de Noé: os homens se casam e se dão em casamento. Serå como ladrão: o ladrão não manda aviso prévio.
3.Para que Jesus voltarĂĄ?
a)Ele virĂĄ para nos levar para a Casa do Pai, para as bodas
A primeira fase das bodas Ă© a fase do compromisso;
A segunda fase das bodas é a fase da preparação, o pagamento do dote;
A terceira fase das bodas Ă© a fase do encontro com a noiva;
A quarta fase das bodas Ă© a fase da festa na Casa do Noivo, na Casa do Pai.
CONCLUSÃO
1.Aqueles discĂ­pulos abatidos, tristes, turbados foram consolados, revestidos com o poder do EspĂ­rito Santo, confiaram em Cristo e proclamaram seu nome.
2.Eles viveram como peregrinos, ajuntaram tesouros no céu, viveram sob as leis do céu, aguardando o céu, preparados para a segunda vinda de Cristo.
3.E vocĂȘ? EstĂĄ ainda com o coração cheio de temor? Ponha sua confiança em Cristo. Saiba que Ă© sĂł mais um pouco e estaremos indo para a Casa do Pai. Breve Jesus virĂĄ nos buscar!


Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio