20 março 2021

𝟒 𝐂𝐎𝐈𝐒𝐀𝐒 𝐐𝐔𝐄 𝐓𝐎𝐃𝐎 𝐂𝐑𝐈𝐒𝐓Ã𝐎 𝐓𝐄𝐌 𝐐𝐔𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐀𝐑 𝐃𝐄 𝐅𝐀𝐙𝐄𝐑





Segundo dados do Ășltimo Censo do IBGE a respeito da religiĂŁo, 87% dos brasileiros declaram ser cristĂŁos. Mas serĂĄ que as pessoas sabem o que Ă© realmente ser cristĂŁo? SerĂĄ que o Brasil tem melhorado ou piorado nos Ășltimos anos, por causa dessa enorme quantidade de pessoas religiosas?

Na BĂ­blia, a palavra "cristĂŁo" Ă© usada 3 vezes no Novo Testamento e ela significa no grego: "Pequenos Cristos", ou seja, o verdadeiro cristĂŁo Ă© um imitador de Jesus Cristo. Em Atos 11:26, os seguidores de Jesus foram chamados "cristĂŁos" pela primeira vez porque o comportamento deles e suas atividades eram muitos parecidas com Cristo.

Infelizmente, a palavra "cristĂŁo" tem perdido o seu significado e geralmente Ă© utilizada para descrever alguĂ©m que Ă© religioso ou que tem bons valores na vida, ao invĂ©s de se referir a um verdadeiro seguidor de Cristo. Muitos se consideram cristĂŁos simplesmente porque vĂŁo Ă  igreja ou porque gostam de fazer o bem aos outros. Mas ser uma pessoa boa nĂŁo faz de vocĂȘ um cristĂŁo! É preciso se arrepender de seus pecados, reconhecer que Jesus morreu na cruz para carregar sua culpa e crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos para que vocĂȘ seja perdoado e receba a vida eterna. 

À partir daĂ­, vocĂȘ precisa obedecer a Palavra de Deus, pois esta Ă© a marca do verdadeiro cristĂŁo. 
Veja: "Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não estå a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus estå nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que estå nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:2-6).

Se vocĂȘ jĂĄ entregou sua vida para Jesus e tem buscado guardar os seus mandamentos, vocĂȘ precisa parar de fazer estas 4 coisas:
1) Ser um cristĂŁo sĂł de fachada

Ir Ă  igreja e dizer "amĂ©m" pra tudo Ă© fĂĄcil. Mas a sua fĂ© serĂĄ provada fora da igreja, no relacionamento com sua famĂ­lia, com os amigos e vizinhos, com o patrĂŁo e empregados. VocĂȘ mostrarĂĄ que Ă© um cristĂŁo de verdade atravĂ©s do seu bom comportamento, do seu linguajar, das suas roupas, daquilo que vocĂȘ assiste, lĂȘ, participa, etc. Afinal, de que adianta citar versĂ­culos, falar do amor de Deus o tempo todo e no dia a dia maltratar as pessoas, fazer fofoca, criar intrigas, buscar vingança, nĂŁo pagar quem deve e ser desonesto no trabalho? Jesus chamou pessoas que agem assim de hipĂłcritas. Veja o que Ele disse:
"Ai de vocĂȘs, mestres da lei e fariseus, hipĂłcritas! VocĂȘs sĂŁo como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estĂŁo cheios de ossos e de todo tipo de imundĂ­cie. Assim sĂŁo vocĂȘs: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estĂŁo cheios de hipocrisia e maldade" (Mateus 23:27,28).
Se as nossas atitudes não condizem com a fé que professamos, estå na hora de colocarmos a vida em ordem para não darmos um mau testemunho e sermos pedra de tropeço na vida dos outros.

2) Se achar superior Ă s outras pessoas
O fato de crermos no Filho de Deus não faz de nós pessoas melhores que ninguém. Jesus morreu pelos pecados de toda a humanidade, independente da crença (ou descrença), etnia, classe social e outros fatores. Por isso temos o dever de amar e respeitar a todos, mesmo que não concordemos com suas pråticas. A fé e o conhecimento que temos hoje, só foi possível porque Deus demonstrou amor e graça por nós, por isso, em vez de nos sentirmos melhores do que os outros, devemos nos sentir gratos e responsåveis por dar um bom testemunho do que Deus fez em nossas vidas. Veja o que estå escrito em 1 Pedro:
"Antes vocĂȘs nĂŁo eram povo, mas agora sĂŁo povo de Deus; nĂŁo haviam recebido misericĂłrdia, mas agora a receberam. Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocĂȘs se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagĂŁos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocĂȘs praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção" (1 Pedro 2:10-12).

3) Achar que sĂł orar pelos necessitados Ă© suficiente
Certa vez uma pĂĄgina cristĂŁ no Facebook fez a seguinte pergunta: "O que vocĂȘs acham que podemos fazer para ajudar as pessoas necessitadas que moram nas ruas?" Por incrĂ­vel que pareça, a maioria das respostas foi: "devemos orar e jejuar por elas". Ou seja, inconscientemente, as pessoas pensam que ao orarem, Deus enviarĂĄ anjos do cĂ©u com sacolas de roupa, alimentos, remĂ©dios, dinheiro, etc.
Não podemos esquecer que a Bíblia diz que "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:14-26), ou seja, precisamos ter atitudes que demonstrem o que acreditamos, caso contrårio, só orar não basta. Veja o que Deus disse ao povo de Israel que fazia jejuns e oraçÔes, mas não praticavam o bem:
"O jejum que desejo nĂŁo Ă© este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pĂŽr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? NĂŁo Ă© partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que vocĂȘ encontrou, e nĂŁo recusar ajuda ao prĂłximo?" (IsaĂ­as 58:6,7).

4) Falar mal de cristãos de outras denominaçÔes por causa de doutrinas diferentes

Jesus disse que seus discĂ­pulos seriam conhecidos por amar uns aos outros (JoĂŁo 13:35), mas o que vemos hoje em dia sĂŁo cristĂŁos criticando uns aos outros e ofendendo-os atĂ© mesmo nas redes sociais por causa de doutrinas e pontos de vista diferentes. Isso sĂł gera divisĂŁo e se torna um mau testemunho para aqueles que ainda nĂŁo conhecem o Evangelho. Eu sei que devemos examinar a BĂ­blia e julgarmos todo ensinamento errado, mas o que nos faz cristĂŁos Ă© a nossa dependĂȘncia de Cristo, nosso Salvador, e nos esforçarmos para cumprir seus mandamentos. Por isso nĂŁo devemos julgar ninguĂ©m, pois sĂł Deus conhece o coração de cada um. Jesus disse:
"NĂŁo julguem, para que vocĂȘs nĂŁo sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocĂȘs serĂŁo julgados; e a medida que usarem, tambĂ©m serĂĄ usada para medir vocĂȘs" (Mateus 7:1,2).
Estas foram as 4 atitudes que acredito que todo cristĂŁo precisa parar de praticar, pois a marca do verdadeiro seguidor de Cristo Ă© o amor e a obediĂȘncia Ă  Palavra de Deus!


Autor: Pastor Antonio Junior.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio