27 março 2021

𝐎𝐁𝐄𝐃𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 – 𝐀 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐒𝐄𝐑 𝐀 𝐑𝐄𝐒𝐏𝐎𝐒𝐓𝐀


 


Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: vĂĄ apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra. E Elias foi. […] Juro pelo nome do Senhor dos ExĂ©rcitos, a quem eu sirvo, que hoje eu me apresentarei a Acabe.” (1Âș Reis 18.1-2,15)
A obediĂȘncia Ă© a chave para ser a resposta de Deus para esta geração. VocĂȘ estĂĄ disposto a obedecĂȘ-lo em tudo? EntĂŁo, o que podemos aprender sobre obediĂȘncia a partir da experiĂȘncia do profeta Elias?
Obedeça e seja a resposta de Deus, entĂŁo…
1. Alinhe o seu CORAÇÃO com Deus
“À hora do sacrifĂ­cio, o profeta Elias colocou-se Ă  frente e orou: Ó Senhor, Deus de AbraĂŁo, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu Ă©s Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, Ăł Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Ăł Senhor, Ă©s Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti. EntĂŁo o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chĂŁo, e tambĂ©m secou totalmente a ĂĄgua na valeta. Quando o povo viu isso, todos caĂ­ram prostrados e gritaram: O Senhor Ă© Deus! O Senhor Ă© Deus!” (1Âș Reis 18.36-39)
Os versos que lemos estĂŁo dentro do contexto em que Elias derrota os profetas de Baal no Monte Carmelo. ApĂłs a vitĂłria, todo o povo reconheceu que sĂł o Senhor Ă© Deus. Isso sĂł foi possĂ­vel porque Elias havia alinhado o seu coração com Deus. E sobre alinhamento do coração com Deus, Jesus, em seus Ășltimos momentos com os discĂ­pulos antes da Cruz, proferiu as seguintes palavras:
“Se vocĂȘs me amam, obedecerĂŁo aos meus mandamentos. […] Respondeu Jesus: Se alguĂ©m me ama, guardarĂĄ a minha palavra. Meu Pai o amarĂĄ, nĂłs viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que nĂŁo me ama nĂŁo guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocĂȘs estĂŁo ouvindo nĂŁo sĂŁo minhas; sĂŁo de meu Pai que me enviou.” (JoĂŁo 14.15,23-24)
“Sua obediĂȘncia revela seu carĂĄter.”
Obedeça e seja a resposta de Deus, entĂŁo…
2. Confie na DIREÇÃO de Deus
“E Elias disse a Acabe: VĂĄ comer e beber, pois jĂĄ ouço o barulho de chuva pesada. EntĂŁo Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu atĂ© o alto do Carmelo, dobrou-se atĂ© o chĂŁo e pĂŽs o rosto entre os joelhos. VĂĄ e olhe na direção do mar, disse ao seu servo. E ele foi e olhou. NĂŁo hĂĄ nada lĂĄ, disse ele. Sete vezes Elias mandou: Volte para ver. Na sĂ©tima vez o servo disse: Uma nuvem tĂŁo pequena quanto a mĂŁo de um homem estĂĄ se levantando do mar. EntĂŁo Elias disse: VĂĄ dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça. Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no cĂ©u, começou a ventar e começou a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel. O poder do Senhor veio sobre Elias, e este, prendendo a capa com o cinto, correu Ă  frente de Acabe por todo o caminho atĂ© Jezreel.” (1Âș Reis 18.41-46)
Elias foi alguĂ©m que confiou inteiramente na direção de Deus, ainda que as circunstĂąncias ao seu redor conspirassem contra isso. Era um tempo de seca. NĂŁo chovia hĂĄ trĂȘs anos e meio. E, para que vocĂȘ compreenda o nĂ­vel de confiança na direção de Deus que havia no coração do profeta, a BĂ­blia diz o seguinte:
“Elias era humano como nĂłs. Ele orou fervorosamente para que nĂŁo chovesse, e nĂŁo choveu sobre a terra durante trĂȘs anos e meio. Orou outra vez, e o cĂ©u enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5.17,18)
Elias viu e ouviu coisas que ninguĂ©m viu e ouviu porque confiou em Deus e em sua direção. Quando confiamos em Deus e em sua direção, Ele envia sinais e evidĂȘncias do cumprimento daquilo que Ele prometeu. Era apenas uma pequena nuvem, mas era o prenĂșncio de muita chuva sobre a terra.
Obedeça e seja a resposta de Deus, entĂŁo…
3. Esteja disposto a CRESCER e AMADURECER em Deus
“… Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por vocĂȘ antes que eu seja levado para longe de vocĂȘ? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espĂ­rito profĂ©tico. Disse Elias: VocĂȘ fez um pedido difĂ­cil; mas, se vocĂȘ me vir quando eu for separado de vocĂȘ, terĂĄ o que pediu; do contrĂĄrio, nĂŁo serĂĄ atendido. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos cĂ©us num redemoinho.” (2Âș Reis 2.9-11)
Se vocĂȘ quer ser um Elias desta geração, eu pergunto: serĂĄ que as pessoas que andam com vocĂȘ desejam receber algo extraĂ­do da sua prĂłpria vida? Ou serĂĄ que eles nĂŁo querem nada que venha de vocĂȘ? As pessoas que andam com vocĂȘ percebem o seu crescimento e amadurecimento em Deus?
Esteja disposto a subir de nível, crescendo e amadurecendo em Deus. Seja um portador do espírito profético que marcarå uma geração sedenta da presença e da manifestação do poder de Deus. Preste atenção no que Jesus disse aos seus discípulos quando falava a respeito da sua subida aos céus:
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crĂȘ em mim farĂĄ tambĂ©m as obras que tenho realizado. FarĂĄ coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” (JoĂŁo 14.12)
ConclusĂŁo:
A obediĂȘncia Ă© a chave para ser a resposta! Elias obedeceu e foi a resposta para sua geração! Ele nos inspira, mas nĂŁo podemos viver a sua experiĂȘncia, precisamos viver a nossa experiĂȘncia. O mundo espera a manifestação dos filhos de Deus. Ele estĂĄ sedento por receber o mesmo espĂ­rito profĂ©tico que habita em nĂłs!


Mensagem pregada pelo Pr. Acyr JĂșnior.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio