25 outubro 2023

8º Tomando a Palavra como Alimento

 

  • A importância da Palavra de deus na vida do cristão;
  • O poder da Palavra de Deus;
  • Como se alimentar diariamente da palavra.

Tudo o que Deus faz, Ele o faz por meio de Sua Palavra. Tudo o que existe foi criado através da Palavra de Deus. Sempre que você tomar a Palavra viva de Deus, algo não existente vem à existência. Isso é realmente tremendo!

Nunca diga que você é fraco, pois, quanto mais o disser, mais fraco se tornará. Mais se você crer nas escrituras e declarar: eu sou forte segundo a Palavra de Deus! Aleluia! então verá o poder se manifestando. Se você estiver com alguma enfermidade, não se conforme com ela, olhe para a Palavra de Deus que diz: “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5). Por causa desta palavra, você pode, então, declarar: sou uma pessoa saudável!

Podemos confiar plenamente na fidelidade de Deus. Se Ele falou, é certo que cumprirá, pois não pode mentir (Nm 23.19; Hb 6.18).

  1. Deus e a Sua Palavra são ‘um’

Quando a Palavra sai da boca de Deus e nós a recebermos, estamos recebendo o próprio Deus dentro de nós.

Se Deus e a Sua palavra são um, então eu devo conhecer a Deus, conhecendo a Sua Palavra. Amar a Deus é amar a Sua Palavra, crer em Deus é crer em Sua Palavra, conhecer a Deus é conhecer a sua Palavra. Em João, lemos:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e

aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me

manifestarei a ele… Se alguém me ama, guardará as minhas palavras. (Jo14.21)

Nunca se esqueça de que Deus e a Sua Palavra são inseparáveis. Quem ama a Deus ama também a Sua palavra.

Se Deus e a Sua Palavra são um, então, eu me encho de Deus à medida que me encho da Sua Palavra. Em Efésios, encontramos a ordem bíblica:

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do

Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao

Senhor, com hinos e cânticos espirituais. (Ef 5.18,19)

Aqui encontramos a maneira bíblica de ser cheio do Espírito e de Deus: falando. Não uma fala qualquer, mas algo espiritual. Podemos dizer que é falar a Palavra de Deus.

  1. A Palavra gera fé

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10.17 – RC)

Não precisamos pedir fé a Deus, apenas ouvir a Sua palavra e praticá-la. Então, a fé se manifestará naturalmente.

Fé nada mais é que pôr em prática a Palavra de Deus. É agir à sua altura. Crer na Palavra é praticá-la. Com isso não me refiro propriamente a praticar os mandamentos, mas a agir de acordo com o que a Palavra de Deus ensina.

Por exemplo, se a Palavra diz que estou assentado com Cristo nos lugares celestiais, acima de todo principado e poder, então é nessa posição que me vejo e ajo de acordo com essa verdade. Isso é praticar a Palavra. Se um demônio aparecer na minha frente, baseado nessa palavra, direi: eu estou acima de você, pois estou com Cristo, assentado nos lugares celestiais.

Não importa qual seja o problema, a Palavra de Deus tem algo a dizer a respeito. Descubra o que a ela diz e aja à altura.

  1. A Palavra gera vida 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com deus, e o Verbo era deus. Ele

estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele,

e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos

homens. (Jo 1.1-4)

A Palavra de Deus é vida e nosso espírito. Em João 6.63, Jesus disse que as suas palavras são espírito e vida.

Nós fomos gerados por Deus em nosso espírito através da Palavra de Deus. Em sua carta, Tiago diz:

Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que

fôssemos como que primícias das suas criaturas. (Tg 1.18)

Nós fomos gerados pela palavra da Verdade. O novo nascimento aconteceu por meio da Palavra. Em Lucas 8.11, lemos que a semente é a palavra. Cada semente gera frutos de acordo com a sua espécie. Semente de goiaba, semente de gato gera gato e a semente de Deus gera filhos de Deus.

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível,

mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1Pe 1.23)

Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que

permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é

nascido de Deus. (1Jo 3.9

O motivo pelo qual já não podemos viver na prática do pecado é que dentro de nós permanece a semente de Deus, que é a Sua Palavra.

  1. A Palavra é arma espiritual

Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a Palavra

de Deus… (Ef 6.17)

Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois

Gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. (Ap 1.16)

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando,

Então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se

tornem em pães.

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de

toda palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e

disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos

seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que

nunca tropeces em alguma pedra.

Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Novamente, o diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os

reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado,

me adorares.

Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu

Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis vieram os anjos e

o serviram. (Mt 4.1-11)

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do

testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

(Ap 12.11)

Você está numa guerra espiritual. A sua arma é a Palavra de Deus, e não funciona na mão, mas na boca.

Jesus nos deu o exemplo, em Mateus capítulo 4, de como se deve usar a palavra de Deus contra o Diabo. Ele estivera no deserto por quarenta dias jejuando e, ao final, satanás veio para tenta lo. E o que fez Jesus? Ele disse: Está escrito. Apenas declarou o que estava nas escrituras. Devemos atacar o inimigo com a mesma arma que Jesus usou: a Palavra de Deus. Jesus sabia do poder da Palavra em sua boca tanto para atacar como para se defender.

Em Apocalipse, lemos:

Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do

testemunho que deram. (Ap 12.11)

A sua própria força é insuficiente para derrotar o diabo, você precisa do poder da Palavra de Deus.

Lembre se de que ela é a verdade. A verdade não é o que você vê, nem o que você sente, a verdade é o que a Palavra de Deus diz. Ainda que você não veja, nem sinta, ainda assim, confesse a Palavra de todo o seu coração. A confissão vai gerar fé em seu interior e esta, por sua vez, produzirá a realidade e a experiência daquilo que a Palavra de Deus diz.

De acordo com o que Deus diz nas Escrituras, declare quem Ele é, o que faz e tudo o que possui. Confesse ser quem Deus diz que você é, o que faz e o que tem. Em breve você colherá resultados tremendos.

  1. A Palavra é alimento

Jesus disse:

Porque não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de

Deus. (Mt 4.4)

“Toda palavra que procede da boca de Deus” é comida espiritual para nos alimentar. Esse é o alimento que sustenta seu espírito.

Quando um bebê nasce, sua necessidade mais imediata é tomar leite. Sem alimento, o recém-nascido não somente deixará de ter um crescimento normal, mas logo ficará fraco e, morrerá. Depois que somos salvos e nascemos de novo, nossa necessidade mais imediata é aprendermos a nos alimentar, no Senhor, do nosso leite espiritual. Sem esse alimento espiritual, não teremos um crescimento normal e, em pouco tempo, estaremos espiritualmente mortos.

Em 1 Pedro, lemos:

Desejai ardentemente, como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual,

para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação, se é que já

provastes que o senhor é bom. (1Pe 2.2,3)

Esses versículos mostram claramente como provar do Senhor: bebendo o leite genuíno (puro) da Palavra. Se quiser experimentar a Cristo, tem de beber o leite da Palavra. Assim, estará nutrido para o crescimento espiritual. O modo pelo qual o Senhor o alimenta é por meio da Sua Palavra. Se você deseja se deleitar no Senhor a ser alimentado por Ele, precisa vir à Palavra.

Você não deve recorrer à Bíblia somente para aprender e entender. Em 2 coríntios 3.6, lemos que “a letra mata”. Portanto, nunca pegue a Palavra como um livro de metro conhecimento ou informação, mas sim como um livro de vida.

Sempre que ler a Bíblia, você deve apropriar-se de alguma coisa de Deus para dentro de si, assim como faz ao comer. Semelhantemente à comida, a essência da Palavra será absorvida por seu ser. Somos “alimentados com as palavras de fé” (1Tm 4.6). A Palavra de Deus é comida para alimentar Seus filhos.

“Achadas as tuas palavras, logo as comi”, é o que lemos em Jeremias 15.16. Comer não é meramente engolir o alimento, mas absorvê lo, digeri-lo e fazer dele parte de você mesmo.

“As tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração” (Jr 15.16b). Depois que a ingerimos, a Palavra torna-se gozo e também alegria. Davi disse: Quão doces são tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca (Sl 119.103). Na verdade, a palavra nos satisfaz, chegando a ser mais doce e agradável que o mel para o nosso paladar.

Jesus disse, em João 6.63, que as Suas palavras são espírito e vida. Nós sabemos que “Deus é Espírito”. (Jo 4.24) Então, a essência da Palavra de Deus é Espírito. A natureza das Escrituras Sagradas é a essência do próprio Deus. Toda vez que você lidar com esse livro, deve saber que está tocando o próprio Deus.

  1. A Palavra nos transforma

Tiago (1.21) diz que a palavra de Deus em nós implantada é poderosa para salvar as nossas almas. A salvação no nível do espírito já aconteceu, é o que chamamos de novo nascimento. Mas a salvação no nível da alma é um processo que chamamos de transformação. Essa transformação acontece pela Palavra que é semeada em nós.

Jesus disse, em Marcos 4.26-29, que o reino de Deus é como se um homem lançasse a semente na terra. A semente é a palavra e a terra é o coração. Esse homem dorme e se levanta, noite e dia, até que, sem saber como, e sem nenhum esforço, a semente germina e cresce. Assim acontece conosco: precisamos apenas semear a semente no coração e ela por si vai germinar em nossa vida, nos transformando.

Paulo, em Romanos 12.2 diz que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente. E como podemos renovar a nossa mente? Através da Palavra de Deus. Precisamos comer a palavra até que a nossa mente seja renovada. Os velos padrões de pensamentos e opinião devem ser agora conformados, ou seja, colocados na forma da Palavra.

O seu espírito foi regenerado, agora a sua alma está sendo transformada pela Palavra de Deus. A sua vida só será transformada pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo.

  1. Troque suas palavras pela Palavra de Deus 

Porque a Palavra de deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer

espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas

e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

(Hb4.12)

A Palavra de Deus é digna de confiança, ela é integra. Tudo pode passar, mas ela permanecerá para sempre. As Escrituras Sagradas não são um mero livro. Atrás das palavras impressas sobre o papel, está uma pessoa, o próprio Deus. Portanto, não pense nela em termos de tinta e papel. Pense em Deus e no que Ele falou. A Palavra é a expressão Dele mesmo.

Muitas vezes, tendemos a analisar as circunstâncias e nossas próprias experiências de acordo com o que sentimos ou pensamos, deixando de lado aquilo que Deus diz sobre elas.

Veja alguns exemplos:

A Palavra diz: Pelas Suas pisaduras fostes sarados. (Is 53.5)

O crente diz: Estou doente.

A Palavra diz: Em todas estas coisas somos mais do que vencedores. (Rm8.37)

O crente diz: Sou um fracasso.

A Palavra diz: Tudo posso naquele que me fortalece. (Fp4.17)

O crente diz: Sou tão fraquinho, um miserável pecador. Estou sempre caindo.

Pode notar a diferença? Você olha para a Palavra de Deus superficialmente, como se ela estivesse falando de outra pessoa, e não a toma como uma verdade para si. Você não se vê pelos olhos da Palavra, mas pelas suas quedas; então, abre a boca para dizer o que não está em harmonia com o que Deus falou. E, o que é pior, fala o que satanás gostaria de ver em sua vida. Mas saiba que Deus é verdadeiro. Sentimentos podem esmaga-lo, satanás pode tentar fechar seus olhos, mas Deus é fiel. Ouse abrir a boca e dizer “amém” a tudo quanto Deus disse.

A Palavra de Deus é Ele mesmo falando. Ela é viva, não algo abstrato. Jesus declarou: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63). A Palavra é viva e gera vida; vivifica o espírito, a alma e o corpo. Ela é o poder de vida, a semente da vida, a própria vida de Deus. Aí está a razão pela qual uma pessoa nasce de novo quando crê em Jesus, abre a boca e O confessa como Senhor. É a Palavra gerando a vida.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, perfeita, eficiente, poderosa, capaz. Ela transforma a natureza, modifica qualquer situação, muda qualquer circunstância.

Porque para Deus nada, jamais é impossível, e nenhuma palavra de Deus pode

ser destituída de poder ou impossível de ser cumprida. ( Lc 1.37 – T.Amp.)

Ora, essa Palavra bendita é a base da nossa fé. Nossos pensamentos e sentimentos nunca podem servir de base para a nossa fé. A infalível Palavra de Deus é que deve ser o fundamento da nossa fé. Se quisermos conhecer a Deus, teremos que conhecer Sua Palavra, pois ela expressa quem Ele é. Se quisermos conhecer a vontade de Deus, precisaremos conhecer Sua Palavra, pois ela revela Seus propósitos para nossa vida. Deus tem falado de várias maneiras, mas a principal é através da Sua Palavra escrita.

Enquanto você andar no terreno da Palavra de Deus, terá sucesso. Mas no momento em que sair, já terá entrado em solo escorregadio e estará fadado a fracassar. Confie, portanto, na integridade da Palavra de Deus e deixe que ela seja o alicerce de sua vida. Firme-se sobre ela e se recuse a sair. Discipline sua mente e permita que dos seus lábios brotem apenas palavras alinhadas com o que Deus falou.

Faça hoje mesmo um propósito de mudar radicalmente as suas palavras. Faça a seguinte confissão em voz alta:

  • Nunca mais direi eu não posso, pois tudo posso naquele que me fortalece. (Fp 4.13)
  • Nunca mais direi que não tenho o suficiente, pois o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades. (Fp4.19)
  • Nunca mais direi que sou fraco, porque o senhor é a fortaleza da minha vida, (Sl 27.1) e o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. (Dn 11.32)
  • Nunca mais direi que tenho medo, porque Deus não nos tem dado espírito de temor, mas de poder, de amor e de uma mente sã. (2Tm 1.7)
  • Nunca mais direi que satanás tem supremacia na minha vida, porque maior é Deus, que está em mim, do que satanás, que está no mundo. (1Jo 4.4)
  • Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus, em Cristo, sempre me conduz em triunfo. (2Co 2.14)
  • Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois Cristo Jesus… se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria. (1Co 1.30)
  • Nunca mais direi que estou doente, pois pelas Suas pisaduras fui sarado (Is 53.5), e Jesus mesmo tomou as minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças. (Mt 8.17)
  • Nunca mais direi que estou preocupado e frustrado, pois lanço sobre ele toda minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim. (1Pe 5.7)
  • Nunca mais direi que estou preso, pois onde está o espírito do Senhor aí há liberdade. (2Co 3.17)
  • Nunca mais direi que estou condenado, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Portanto, estou livre de condenação. (Rm 8.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário