26 outubro 2023

10º Aprenda a Crer

  

  • O que é fé e quais são seus tipos;
  • Como podemos obter fé.
  • Dicas para exercitar sua fé.

O que é fé? A Palavra de Deus diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11.1).

A fé bíblica procede do coração e não da mente. Não basta uma mera concordância racional: é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A fé que procede do coração tem o poder de remover montanhas. Jesus disse que:

Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar do seu coração,

mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. (Mc 11.23)

Você pode ser como Abraão:

Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o

Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão,

esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora

dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta

o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não

duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando

glória a Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que

prometera. (Rm 4.17-21)

A fé de Abrão era contra as evidências. Tudo parecia contrário, mas ele perseverou em crer e viu o cumprimento da promessa de Deus.

Você também pode ter fé como Tomé, que era um dos doze, e não estava com os outros discípulos quando Jesus apareceu.

Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não

vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu

lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os

seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no

meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas

mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste?

Bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20.24-29)

A fé de Tomé era baseada no que ele via. Por tal atitude, foi seriamente repreendido por Jesus. Não espere ver para depois crer. Isso não é fé e não tem valor para Deus. Mas creia e você trará ao mundo visível aquilo que já é realidade no mundo invisível da fé e das promessas de Deus.

  1. Tipos de fé existentes na Palavra de Deus 
  1. A fé para a salvação

Cada homem recebeu uma porção de fé para que pudesse ser salvo. Sem ela você nunca poderia receber a salvação. Em Efésios está escrito:

Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de

obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8,9)

  1. A fé para a vida cristã

Após a conversão, você recebeu uma nova medida de fé

Cada um dentre vós… pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu

a cada um. (Rm 12.3)

Essa medida de fé serve para capacitá-lo a viver a vida cristã como Deus planejou: em vitória. Sua fé pode e deve ser desenvolvida, pois, sem exercitá-la, você não poderá receber nada da parte de Deus.

  1. O dom da fé

O terceiro tipo de fé não é concedido a todos os cristãos. É um dom espiritual.

Porque a um é dada, mediante o Espírito a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o

mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro,

no mesmo Espírito, dons de curar. (1Co 12.8,9)

É por meio do dom da fé que mortos são ressuscitados e os grandes sinais de Deus acontecem. Para realizar tais milagres, precisamos do dom da fé.

  1. A diferença entre fé e esperança

A maioria das pessoas confunde fé com esperança. Mas as duas são muito diferentes, como vemos em Coríntios 13.13:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor.

A fé atua no tempo presente e a esperança diz respeito ao futuro. Ter fé é simplesmente afirmar aquilo que Deus diz em sua Palavra, declarando a existência do que se busca. Ter esperança é projetar no futuro aquilo que anseia. As coisas pelas quais a Bíblia nos ensina a esperar não dependem de nossa fé. Por exemplo, a volta de Jesus: quer creiamos ou não, Ele voltará; por isso O esperamos. Por outro lado, o que depende de fé somente acontecerá se ela for exercitada. Jesus disse:

Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será

assim convosco. (Mc 11.24)

Ele não disse crede e recebereis, ou, espere receber, mas, sim, crede que recebestes. O verbo está no passado. Para aquele que crê, a promessa já é uma realidade, e não algo pelo qual se esperar.

  1. Como podemos obter fé?

Vimos que todo crente já recebeu uma medida de fé. Porém, para desenvolvê-la é preciso exercitá-la. Deus pode nos ministrar fé de várias maneiras. Basicamente, a obtemos de três formas:

  1. Ouvindo a Palavra de Deus

Lemos em Romanos 10.17 que “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

  1. Orando em espírito

Paulo explica, em 1 Coríntios 14.14, que se você “orar em outra língua, o seu espírito ora de fato, mas a sua mente fica infrutífera”. Assim, ficamos sabendo que orar em espírito é orar em línguas.

       Judas (1.20) diz que “precisamos edificar a nossa fé santíssima, orando no Espírito Santo”. Por isso, invista tempo orando em línguas; sua fé será tremendamente edificada. 

  1. Vendo o resultado da fé

Há uma sequência normal para a manifestação da fé. Você pode percebê-la na ocasião em que Pedro pediu para andar sobre as águas com Jesus, em Mt 14.28-31:

Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir te contigo, por sobre as

águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter

com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir,

gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse:

Homem de pequena fé, por que duvidaste?

Nessa sequência, você pode ver claramente a equação da vitória: primeiro Pedro ouviu a Palavra, depois creu na Palavra, e por fim, obedeceu à Palavra. O resultado desta equação é fé e vitória. Por causa disso, Pedro pôde andar sobre as águas, contudo, logo começou a afundar. Ele perdeu a fé. Mas, por que isso aconteceu? Porque Pedro iniciou outra sequência, compondo a equação da incredulidade: ele olhou para as circunstâncias; consequentemente teve medo, que , por sua vez, produziu dúvida e o resultado foi o fracasso, a derrota.

A equação da fé:

Ouvir a Palavra + crer na Palavra + obedecer a palavra = vitória

A equação da incredulidade:

Olhar para as circunstâncias + ter medo + duvidar = fracasso

  1. Dicas para exercitar sua fé
  • Procure na Bíblia uma promessa relacionada àquilo que você está buscando. Não adianta tentar crer em algo que não está na Palavra de Deus, pois é ela que gera fé.
  • Creia na Palavra de Deus. Simplesmente considere como fato a realização das promessas de Deus, pois Ele é fiel para cumprir o que disse.
  • Recuse-se a considerar as circunstâncias contrárias e aquilo que os sentidos físicos percebem.
  • Louve a Deus pela resposta.
  1. Confissão e fé

Segundo o dicionário, confessar é reconhecer ou admitir, é declarar fé em algo. Pode ser ainda confissão de falhas e pecados. Você já aprendeu a confessar seus pecados, mas ainda precisa aprender a confessar a Palavra de Deus.

A confissão da Palavra de Deus é importante por três razões:

  1. Ela gera fé;
  2. Dissipa o medo; e
  3. Traz apropriação. Só podemos ter aquilo que confessamos.

Jesus disse que:

Todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de

meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o

negarei diante de meu Pai, que está nos céus. (Mt 10.32,33)

Em Romanos 10.10, lemos que “com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

Para que as montanhas possam se lançar ao mar é necessário que você fale com elas. Foi Jesus quem disse:

Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte:

Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz,

assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que

recebestes, e será assim convosco. (Mc 11.22-24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário