23 outubro 2023

6º Aprenda a Orar



Como fazer a oração que Jesus ensinou a seus discípulos;
Os elementos de uma oração eficaz.
Dicas práticas de como orar.

As promessas sobre oração estão entre as mais sensacionais de toda a Bíblia. Jesus disse:

Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós,

pedireis o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7)

Você consegue imaginar algo assim? Poder pedir o que quiser? É o mesmo que ter um cheque em branco assinado pelo próprio Deus. Aprender a orar, portanto, é uma das coisas mais importantes da vida cristã.

Certa vez, Jesus ensinou Seus discípulos a orar. Essa oração ficou conhecida como a oração de “Pai Nosso”. Muitas pessoas repetem-na todos os dias de forma mecânica e religiosa, sem nem mesmo saberem o que estão dizendo. Todavia, não era isso que o Senhor tinha em mente quando a ensinou. Ela é um roteiro de como devemos conduzir nosso tempo com Deus. É um modelo ou padrão a ser seguido em nossas orações. Use-o em suas orações diárias, observando os seguintes pontos:Comunhão – Pai nosso que estás no céu

Um judeu não podia chamar Deus de Pai, mas você, pela fé em Cristo, foi feito filho de Deus e pode entrar com ousadia na presença Dele, chamando-O de pai. Para o mundo, Ele pode ser o Senhor Deus, mas para você, é o seu Pai.

Paulo diz que devemos até chama-lo de paizinho ou papaizinho, demostrando intimidade profunda com Deus:

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez,

atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual

clamamos: Aba, Pai. (Rm 8.15)

“Aba Pai” significa paizinho.Louvor e adoração – Santificado seja o Teu nome

Santificar é separar, colocar o nome de Deus acima de qualquer outro. Mas qual é o nome de Deus?

No Velho Testamento, Ele se revelou a Moisés como Eu Sou. É como se dissesse: Eu sou tudo aquilo de que você necessita. Essa expressão no hebraico é Jeová. A pronúncia correta é desconhecida: alguns dizem Javé e outros, Yaweh.

No Velho Testamento, existem sete nomes redentores de Deus. Quando você orar, santifique um desses nomes a cada dia, de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, se você está enfermo, santifique o nome Jeová Rafá, que significa o Senhor é nossa cura.

Na Bíblia, o nome é importante porque expressa a natureza da pessoa, e sabemos que Deus não pode negar o Seu nome. Por isso, a nossa fé é dirigida a ele. Santifique o nome do Senhor honrando, exaltando e confessando-o bem alto, e você será abençoado. Não diga o nome de Deus em vão, nem aceite brincadeiras com o Seu nome.

Quando o Senhor diz: “Eu Sou”, está abrangendo todos esses significados e muitos mais.Clamor – Venha o Teu reino

Precisamos pedir pela vinda do reino ou do governo de Deus. Ele precisa se manifestar em sua vida pessoal, família, igreja e nação.

Sabemos que depois da queda do diabo, a terra ficou debaixo de sua mão usurpadora. O homem foi criado para toma-la de volta, mas pecou, e a terra foi legalmente colocada debaixo do domínio maligno.

Então, Jesus veio para estabelecer o Seu reino na terra. Hoje ele está restrito a nós, sua Igreja, mas chegará o tempo em que se estenderá sobre toda a Terra.Intercessão – Faça a Tua vontade

Ser discípulo é seguir a vontade do mestre. Fazer parte de um reino é submeter-se à vontade do Reino soberano. Muitos crentes ainda governam a própria vida e agem de acordo com o próprio pensamento.

Você precisa orar todos os dias para conhecer e fazer a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. Peça para que isso aconteça.Petição – Dá-nos o pão de cada dia

Aqui, o pão representa tanto o suprimento material quanto o espiritual. Sabemos que o Senhor não deseja que nos preocupemos com o dia de amanhã, por isso Ele nos orienta para que peçamos o pão a cada dia.

Entenda que Deus se preocupa com o seu suprimento. Não existe nada tão grande que Ele não possa fazer, ou algo que julgamos tão pequeno, que seja também importante para Ele.

Confissão – Perdoa-nos, assim como nós perdoamos.

A única barreira que o Senhor colocou para as suas orações é guardar-se do rancor e do ressentimento. Se você não perdoar os outros, também não será perdoado por Deus.

Esse é um ponto muito importante, porque se você se recusar a perdoar, sua oração será imediatamente bloqueada e você não poderá manter comunhão com Deus. Ele se recusará a ouvi-lo até que você resolva a questão. Por isso, tenha o perdão como estilo de vida. Perdoe diariamente.

Todos nós somos pecadores e não temos o direito de cobrar perfeição de quem quer que seja. Assim, nosso perdão é simplesmente esquecer o erro do outro, como Deus faz conosco.Proteção – Não nos deixe cair quando tentados

Jesus foi tentado e testado, e você o será da mesma forma. Os testes virão, por isso prepare-se para eles. A maneira de se preparar é pedir a Deus que o livre da tentação e da queda.

Reconheça que você está sentindo desejos, passando por tentações. Seja humilde e reconheça que não pode vencê-los pela sua própria força. Peça, então, socorro ao Espírito Santo e experimentará vitória diariamente. A melhor maneira de pedirmos socorro é em voz alta, talvez até mesmo gritando. Experimente fazer isso e veja a manifestação do poder de Deus.Guerra espiritual – Livra-nos do mal

Você precisa entender que está em meio a uma guerra espiritual. De um lado está Deus. De outro, o diabo, sedutor e tentador. Por isso você ora para não cair quando tentado. Mas, saiba que o inimigo é destruidor e tentará de todas as formas destruir seu conforto, sua alegria, sua vida, sua família e tudo o mais. Então, ore todos os dias para que Deus o proteja.Entrega – Teu é o reino, o poder e a glória

Reino, poder e glória são tudo o que o homem tem buscado. Eles refletem os desejos do nosso ego, por isso almejamos conquista-los.

Nosso ego quer se deus e, para não satisfazê-lo, precisamos entregar tudo a Deus.

O que é reino? Reino nos fala de bens, riquezas, respeito e reconhecimento. Todo homem procura essas coisas e pode até ficar ofendido quando não as alcança. Todos nós queremos construir um reinozinho pessoal, pensando, assim, encontrar a realização. Entregue seu reino para Deus.

O que é poder? É um desejo íntimo de mandar, de ter a primazia. Muitas vezes gostamos de poder dizer: Vá e diga ao fulano que fui eu quem mandou. Isso nos traz realização e mostra que somos conhecidos na praça. O poder também envolve dons e capacidades, levando-nos e pensar que podemos fazer certas coisas que os outros não podem, ou somos mais capazes que eles. Tais pensamentos fazem com que nos sintamos felizes e realizados. Entregue todas as suas habilidades e posições para Deus.

Por fim, buscamos também a glória que, assim como o elogio e a fama, é um ponto crucial para nosso ego. Mas, sabemos que ela pertence somente a Deus. Em Filipenses 2.5-8 lemos que o próprio Senhor Jesus entregou sua glória, esvaziando-se de sua condição divina para viver entre nós. Da mesma maneira, aqueles que O seguem devem tomar sua cruz, ou seja, abrir mão do reino, do poder e da glória pessoais.

Por que dizemos que a força, a glória, a sabedoria, o poder e a majestade pertencem a Deus? Porque todos nós, inconscientemente, estamos buscando essas coisas. Por isso você precisa declarar, dia após dia, que elas pertencem a Deus.

Esse é modelo de louvor ensinado na oração do “Pai Nosso”, é a adoração genuína que trata profundamente com o ego e a independência do homem.Dicas práticasOre em nome de Jesus.

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que Vossa alegria seja completa. (Jo 16.24)Não permita a permanência de pecado conhecido e não confessado quando for orar Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. (Sl 66.18)Ore sempre com fé

E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. (Mt 21.22)

Ore de acordo com a Palavra de Deus.



E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedimos alguma coisa

Segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve

quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que

lhe temos feito. ( 1 Jo 5.14-15)

Você está diante do Rei. Traga grandes petições, pois a Sua graça e o Seu poder são tais que nada do que pedirmos poderá ser demais.
Você pode orar sozinho, mas a oração em concordância com outro irmão é muito poderosa.



Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra,

concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem,

ser-lhe-á concedida por meu Pai, que está nos céus. (Mt 18.19)

Ore continuamente.



Orai sem cessar. ( 1 Ts 5.17)







Não faça rezas, faça orações. Rezas são repetições vãs diante de Deus. Oração é algo espontâneo vindo do coração.



E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem

que pelo seu muito falar serão ouvidos. (Mt 6.7)

Ore a Palavra. Use a Bíblia como se fosse um livro de orações para Deus. Mas lembre-se de não usar de vãs repetições.
Se você recebeu o batismo no Espírito Santo, ore em línguas. Se ainda não o recebeu, procure o irmão designado para ser o se Anjo da Guarda e peça que ore por você.
Experimente orar ouvindo uma música inspirada. Isso vai intensificar o seu tempo com Deus.
Jejum é oração intensificada. Experimente jejuar por um dia inteiro.
Se estiver sonolento, tente orar andando ou ajoelhado.
Ore em voz alta. Não é o volume de voz que Deus ouve, mas quando oramos em voz alta, nos concentramos melhor.
Invoque o nome de Jesus. Fale alto o nome dEle clamando de coração. Você alcançara coisas profundas em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário