27 outubro 2023

11º Aprenda a Ofertar


  • O que é dízimo e oferta;
  • Por que devemos ofertar;
  • Por que devemos entregar o dízimo a Deus;
  • Como, quando e onde entregar o dízimo;
  • Dicas para lidar com questão do dízimo em sua vida.

A maioria dos brasileiros foi criada com a mentalidade de que a pobreza é uma virtude. Fomos ensinados que o pobre é humilde, que está mais perto de Deus e que pedir dinheiro ou bens ao Senhor é errado. Assim, fomos criados numa mentalidade conformada à pobreza.

A Palavra de Deus, porém, nos ensina que a pobreza é uma maldição. Ela entrou no mundo quando o homem caiu no pecado. Por outro lado, a riqueza e a prosperidade, são bênçãos de Deus reservadas para todos os seus filhos. Embora a pobreza esteja vestida com aparência de humildade, ela é uma maldição enviada para impedi-lo de entrar na bênção de Deus.

Agora que você veio para o reino de Deus, toda maldição está quebrada e a promessa de Deus para você é:

Se você quiser e me ouvir, você comerá o melhor desta terra. (Is 1.19)

A promessa é que o Senhor é o seu pastor e nada lhe faltará (Sl 23.1). Chega de comer bem aos domingos, chega de roupa rasgada e sapatos furados, chega de cama quebrada, chega de telefone, água e luz cortados, chega de carro fundindo o motor, chega de morar de aluguel ou em casa sem acabamento e cheia de goteiras, chega de comprar o pior, de ser analfabeto, de nome protestado, chega de receber salário mínimo.

Você agora é filho de Deus. O dono de toda provisão e riqueza é seu pai e Ele lhe deu as chaves da abundância e da prosperidade dos seus depósitos. Deus não negará a você.

Alguns chamam Deus de Divino Pai Eterno. Se for assim, você é o “Divino Júnior”. Deus tem prazer na sua prosperidade, porque você é filho dele.

Todavia, essa promessa é apenas para os filhos que se consagram a Deus e entregam tudo ao controle dele e que, por isso, já não são governados por Mamon, o deus deste século. Entregar o dízimo e as ofertas a Deus foi a maneira que Ele estabeleceu para que você fosse livre de Mamon.

  1. Por que devo ofertar? 
  1. Isso me faz parecido com Deus

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…  (Jo 3.16)

Deus expressou Seu amor por nós dando-nos Seu Filho. Seguindo o mesmo princípio, ofertar também é uma maneira de expressarmos nosso amor por Ele.

  1. O ato de ofertar direciona meu coração para Deus

Jesus disse:

…onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração (Mt 6.21)

Se o nosso tesouro está em Deus, então é para Ele que direcionaremos nossas ofertas.

  1. Ofertar honra a Deus 

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão

fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Pv 3.9,10)

  1. Dar é um investimento

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão. (Lc 6.38)

  1. O ato de dar traz a bênção

O generoso será abençoado. (Pv 22.9)

A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. (Pv 11.25)

  1. Dar é melhor que receber

Mais bem-aventurado é dar que receber. (At 20.35)

  1. O que a Bíblia ensina sobre o dízimo

A palavra dízimo significa a décima parte de alguma coisa. Dez por cento de tudo que nos vem às mãos deve ser entregue ao Senhor, uma vez que o dízimo é santo, ou seja, separado exclusivamente para Deus.

Em Levítico, lemos:

O dízimo será santo ao SENHOR. (Lv 27.32)

  1. Os dízimos e as ofertas pertencem a Deus

Quando você deixa de entrega-los, está roubando a Deus. Se roubar dos homens já traz maldição, imagine roubar de Deus?

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais. (Ml 3.8-9)

  1. O dízimo é diferente da oferta

Dízimo é dez por cento do salário, mas oferta é algo que se dá além dele.

O dízimo é para proteção contra o devorador, enquanto a oferta é para prosperidade. Em Malaquias 3.11, lemos que, se entregarmos o dízimo, o Senhor nos livrará do devorador. O dízimo é lei, e prova nossa fidelidade. Mas a oferta demostra o nosso amor, e deveria ser maior que o dízimo.

O dízimo não é uma semente, mas as ofertas sim. A Palavra de Deus diz que aquele que semeia com fartura, colherá com abundância porque Deus é fiel.

E isto afirmo: aquele que semeia pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com

abundância também ceifará. (2Co 9.6)

  1. Por que devo entregar o dízimo? 
  1. Porque Deus ordena

Também todas as dízimas da terra…, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. (Lv 27.30)

  1. Porque Jesus era dizimista

Jesus veio cumprir a lei, logo, foi dizimista. Seguindo Deus exemplo, também devemos ser.

Dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas (dar o dízimo), sem omitir aquelas! (Mt 23.23)

  1. O dízimo me lembra de que

    tudo o que tenho me foi dado por Deus

Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. (Dt 8.18)

  1. O dízimo expressa minha gratidão a Deus 

Cada um oferecerá…, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido. (Dt 16.17)

Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? (Sl 116.12)

  1. Não entregar o dízimo é roubar a Deus 

                 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos

dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a

nação toda. (Ml 3.8,9)

  1. O dízimo libera bênçãos sem medida da parte de Deus 

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e

provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não

derramar sobre vós bênção sem medida. (Ml 3.10)

  1. O dízimo é uma proteção contra o diabo 

                 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a

vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ml 3.11)

  1. Dicas
  • Não fique guardando o seu dízimo. Entregue-o no primeiro culto após o recebimento de seu salário.

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a

sua prosperidade… (1Co 16.2)

  • Você pode calcular o dízimo baseado no valor do salário líquido ou bruto, mas recomendamos que seja do bruto.
  • Ninguém tem autoridade para administrar o próprio dízimo, nem mesmo suas ofertas. Quem administrar é a casa do Senhor. O que passar disso é do maligno. Não dê dízimo para profetas, evangelistas itinerantes, ou mesmo para orfanatos, asilos, ou qualquer outra instituição do gênero.
  • Todo dízimo deve ser trazido à Igreja onde você é cuidado e alimentado. Entregar o dízimo em outra igreja é como se um homem casado desse seu salário a outras mulheres e não à esposa; é prostituição espiritual.
  • Nenhum pastor tem autoridade para liberar uma pessoa de dar seu dízimo. Nenhum homem pode autorizar alguém a deixar de obedecer a Palavra de Deus.
  • Dê o dízimo antes de fazer qualquer pagamento. Quem primeiro paga as contas para depois entregar o dízimo está pecando. Mostra que Deus não é prioridade para essa pessoa.
  • O dízimo deve ser calculado levando-se em conta toda a renda, ou seja, inclui horas extras, venda de bens móveis e imóveis, investimentos, presentes, etc.
  • Seja organizado. Faça o controle de todas as suas entradas, independentemente da quantidade. Só assim você será um dizimista fiel; caso contrário, pode estar à mercê do devorador.
  • Um empresário só poderá se considerado dizimista fiel se der o dízimo de sua empresa, e não apenas de sua retirada mensal.
  • Ninguém pode determinar o que a igreja deve fazer com o dízimo que recebe. Quem administra os dízimos são os pastores e presbíteros.
  • Os dizimistas fiéis têm o direito de ver o relatório mensal dos gastos da igreja. Esta tem a obrigação de apresentar, no mínimo, um relatório anual.
  • Ninguém está isento de entregar o dízimo. Nem pastor, nem missionário, nem apóstolo, etc.
  • Deus não empresta o dízimo a ninguém. Quem conhece a verdade e deixa de entregar o dízimo está debaixo da maldição resultante de roubar a Deus.
  • Se você deixou de dar o dízimo por alguns meses, não recomece simplesmente, mas pague todos os atrasados.
  • Existe um envelope especial que você deve usar para entregar se dízimo. Procure seu Anjo da Guarda para que ele o oriente sobre o modo de fazê-lo.
  • Procure não vir de mão vazias para o culto a Deus. Nós recolheremos ofertas em todos os cultos. Traga a sua oferta. O Senhor ordenou aos filhos de Israel em Deuteronômio 16.16:

Não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR.

  • Não faça alarde ao ofertar na Casa de Deus. Se procurar a glória de homens, esta será sua única recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário