22 outubro 2023

4º Consagre-se a Deus

 

  • O motivo da consagração;
  • O significado da consagração;
  • A importância da consagração;
  • A base e a motivação da consagração;
  • Como se consagrar de maneira prática;

Depois de conhecer sua nova posição como filho de Deus, resolver seu passado e aprender a tratar com o pecado, você precisa se consagrar a Deus para ser edificado e crescer espiritualmente. Você não deve esperar muito tempo para fazer isso, pois o crescimento começa com a consagração.

Muitas pessoas deixam de se consagrar a Deus porque acalentam a ilusão de que sua conversão traz muita glória ao cristianismo. Mesmo um rei, quando se converte, precisa depositar sua coroa aos pés do Senhor. Você deve entender de uma vez por todas que foi você o favorecido pelo Senhor ao ser salvo e amado por Ele.

A consagração possui quatro pontos principais: a base, a motivação, o significado e o alvo.

  1. A base da consagração é a compra

       Precisamos ter base para tudo o que fazemos. Por exemplo, quando mudamos para uma casa, a base para fazermos isso é sua compra ou locação. Alugar ou comprar uma casa é o suporte legal que nos permite morar lá. Quando um credor move uma ação contra alguém para obter o pagamento de um débito, ele o faz porque esta ação está amparada pela lei. O débito é a base para se reivindicar o pagamento.

Deus é um Deus de legalidade e justiça. Ele jamais faz ou reivindica coisa alguma sem justa causa. Portanto, quando Deus requer que você se consagre a Ele, não pode sem fundamento. Ele possui uma base muito sólida para isso: a compra da sua vida. Ele comprou você. Assim, pode requerer a sua consagração.

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no

vosso corpo. (1 Co 6.20)

A sua consagração está baseada no fato de que você pertence a Deus. Se vamos a uma livraria e queremos um livro, não podemos simplesmente pegá-lo, não temos base para isso porque ele não nos pertence. Mas, se pagamos o preço, podemos exigir que o livro nos seja entregue, porque agora nos pertence. A base da consagração é exatamente a mesma. Como Deus pode requerer que você se consagre a Ele? A razão é: Ele o comprou.

O preço que Deus pagou por você foi altíssimo. Você foi comprado pelo sangue do Senhor Jesus, derramado na cruz (1Pe 1.19 e 1Co 6.20). Por essa razão, você pode dizer que é alguém realmente importante para Deus. Se o valor de algo é determinado pelo preço pago por ele, então, podemos dizer que você possui um valor enorme, pois foi comprado pelo que há de mais caro e precioso: o sangue de Jesus.

Você é propriedade de Deus. Portanto, quer sinta ou não, precisa consagrar-se a Ele. Consagrar-se é reconhecer que você agora possui um dono, não pode usar seu corpo como bem entender, pois ele pertence a Deus. Você não pode fazer o que quiser de sua vida, pois ela agora pertence a Deus. Ele é seu dono e Senhor.

Em cada situação ou escolha que precisar fazer, deve orar dizendo:

Senhor, sou um escravo comprado por Ti. Tu tens o direito de

propriedade sobre mim. Pertenço a Ti, por isso, não ouso decidir por

mim mesmo, mas peço que decidas por mim.

Essa é a consagração sobre a base correta.

  1. O motivo da consagração é o amor de Deus

A base da consagração é a legalidade, mas a motivação é o amor. Para ser salvo você precisou crer, mas, para crescer em Deus, precisa ser conquistado por Ele, precisa amá-Lo.

Há uma estória do tempo em que os garotos faziam seus próprios brinquedos, que conta que um garoto simples criou um carrinho de latas. Aquele brinquedo foi motivo de muita alegria. O garoto passeava com ele e tinha muito orgulho do que havia feito. Ele era a sua obra prima e lhe pertencia. Mas, certo dia, o carrinho foi roubado. Que tristeza! Ele era insubstituível.

Porém, andando pela vizinhança dias depois, o menino viu seu carrinho. Estava quase irreconhecível. Um garoto perverso o havia roubado e não cuidara do carrinho, deixando-o desfigurado e quebrado. Ele tentou reaver seu brinquedo de volta, mas o garoto não quis devolvê-lo. O que fez então? Comprou o carrinho de volta. Depois de comprado, restaurou-se, deixando-o ainda melhor que antes. E sempre que pegava o brinquedo dizia: Você me pertence duas vezes, primeiro porque eu criei você e depois porque eu o comprei.

Você percebe que essa é a sua história? Você é duplamente de Deus. Primeiro porque Ele o criou, depois porque o comprou de volta das mãos do diabo, que o havia roubado. Esse ato simplesmente mostra que o amor de Deus por nós não tem limites.

Deus não quer que você se consagre a Ele por obrigação, mas por amor. Ele quer conquistar o seu coração para que você deseje ser prisioneiro do Seu amor.

Em 2 Coríntios 5.14,15, lemos que:

O amor de Cristo nos constrange (ou seja, nos atrai e impele com uma

correnteza). E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam

mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Em outras palavras, o amor de Deus é uma forte correnteza que impele você a se consagrar a Ele.

Como já foi dito, a consagração é baseada na compra, mas é motivada pelo amor. É como no casamento. O marido não se sente feliz quando sua esposa se entrega a ele apenas por obrigação, mas fica inebriado quando ela o faz por amor. Jesus é o nosso noivo e, como tal, possui direitos sobre nós. Porém, nos entregamos a Ele por amor.

  1. O significado da consagração é apresentar-se como sacrifício a Deus

Romanos 12.1 nos dá a definição precisa de consagração quando diz:

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o

vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Esse versículo mostra que o significado da consagração é oferecer-se como um sacrifício. Mas o que isso significa? Vamos ver três significados.

Em primeiro lugar, sacrifício era tudo o que se colocava sobre o altar para uso exclusivo de Deus. Aqueles que se consagram realmente devem passar o controle total de sua vida para as mãos de Deus.

Em segundo lugar, sacrifícios eram ofertas ou presentes trazidos a Deus. Quando se consagra, você se entrega como um presente para Deus. Não é maravilhoso? Dessa forma, torna-se triplamente de Deus: primeiro porque Ele o criou, depois porque Ele o comprou e, por fim, porque você se deu a Ele como presente. Tal sacrifício em forma de presente é para a satisfação de Deus. Você quer agradar o coração de Deus? Então, dê um presente a Ele: consagre-se.

Por fim, o sacrifício também nos fala de entrega. Deus nunca toma nada à força, pois tudo deve ser-lhe oferecido voluntariamente. Somos nós que, espontaneamente, nos colocamos sobre o altar e não ousamos sair. Outros podem fazer o que quiser, segundo sua própria vontade, mas nós não agimos de qualquer maneira. Outras pessoas podem fugir da vontade de Deus, mas nós escolhemos ser prisioneiros do Seu amor.

  1. O alvo da consagração é servir a Deus

Visto que o significado da consagração é tornar-se um sacrifício, um presente para Deus, então, o que é oferecido é algo inteiramente dedicado a Ele. O alvo da consagração é, portanto, colocar-se a disposição de Deus para servi-lo.

Mas, para trabalhar para Deus, é preciso primeiro deixa-lo trabalhar em você. Somente os que se deixam ser moldados por Deus podem servi-lo. Pela consagração, você permite que Deus trabalhe em você para que, por fim, possa trabalhar para Ele.

Uma vez que o presente foi entregue a Deus, Ele irá usá-lo como bem quiser. Ninguém pode ser útil para Deus sem primeiro se consagrar a Ele, pois o Senhor só usa o que lhe foi entregue nas mãos.

Você precisa apresentar todo o seu corpo a Deus. Apenas diga:

De agora em diante, meus ouvidos não estão mais disponíveis para ouvir

a voz de nenhum outro, nem minhas mãos para fazer a vontade de outro,

nem os meus pés para andar no caminho de outro. Além do Senhor,

ninguém mais pode usar-me. Estou inteiramente dedicado ao serviço de

Deus.

O significado da palavra “consagração” tem uma curiosidade. No original, ela significa “ter as mãos cheias”. Alguém que está com as mãos cheias de Deus não pode mesmo ser usado para outra coisa.

  1. Dicas Práticas 
  • Faça uma consagração específica de cada parte do seu corpo para uso exclusivo de Deus. Declare que seus membros são dEle: seus ouvidos para ouvi-Lo, sua boca para falar a Palavra Dele, suas mãos para servi-Lo e assim por diante. Peça ao irmão que o acompanha como Anjo da Guarda para ungir suas mãos e pés como sinal da sua consagração a Deus.
  • Aprenda com o irmão designado para ser o seu Anjo da Guarda um cântico de consagração ao Senhor. Cante-o durante a semana.
  • Faça uma lista de seus projetos, sonhos, ambições, posses e entregue tudo para Deus, mencionando um por um. Deixe que o Espírito Santo confirme sua entrega com paz no seu coração.
  • Procure o seu líder de célula e coloque-se à disposição para servir a Igreja naquilo que for necessário. Lembre-se de que a Igreja é o corpo de Cristo. Servimos a Deus servindo ao seu corpo.
  • Se você tem filhos pequenos, traga-os para a Igreja no dia da ceia para serem consagrados e apresentados ao Senhor. Lembre-se de consagrar sua família. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário