Caro leitor, possivelmente você leu o texto de Apocalipse na tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida, que traduz esse verso da seguinte forma:
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8 – Revista e Corrigida).
Em uma leitura superficial, muita gente é levada a confundir a palavra “tímidos” usada nessa tradução com aquela característica de personalidade de pessoas que são mais acanhadas, que sentem certa dificuldade de relacionamento com pessoas, em determinadas situações.
Porém, essa timidez citada em Apocalipse 21:8 não tem a ver com a dificuldade de algumas pessoas em se relacionar com pessoas, ou de falar em público, ou de ter vergonha de ser notado. É algo muito mais profundo e mais sério do que traços de personalidade! Vejamos o que de fato significa.
Os tímidos não entrarão no céu?
(1) As traduções mais modernas, para não causar essa dificuldade de entendimento das pessoas, já trazem o real significado dessa palavra, não mais usando a palavra “tímidos”, pois traz muita confusão. A tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, traduz assim:
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8).
Essa tradução captura bem o sentido da palavra no original. No original temos a palavra grega “deilos“, que significa “tímido, medroso“.
Temos a ideia aqui de pessoas que não reconhecem a Deus por uma covardia intencional!
Elas talvez até sejam simpatizantes do Senhor, porém, não o honram com desprendimento total, não o assumem como Senhor delas! Esse tipo de pessoa não terá problemas em se dobrar ao diabo se precisar.
Elas não têm uma fé genuína, antes, são totalmente moldadas pelo mundo. Não têm coragem de ir contra o mundo! Razão pela qual estão ali na lista de quem não entra no céu. São cheias de medo de assumir um compromisso sério com Deus!
Podem até mesmo ser confundidas com crentes verdadeiros, pois são o joio no meio do trigo, porém as circunstâncias da vida irão demonstrar sua falta de fé e falta de compromisso com Deus!
O apóstolo Paulo tinha uma preocupação de que o jovem pastor Timóteo não tivesse esse tipo de comportamento, que é de pessoas sem fé:
“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7).
(3) Tudo isso nos mostra que quando somos realmente convertidos, dentro de nós está o Espírito Santo! E isso faz com que não possa existir dentro do coração do verdadeiro crente um comportamento medroso em relação a Deus desse mesmo tipo, visto em descrentes!
É por isso que a Bíblia afirma sobre o verdadeiro amor de Deus, presente na vida dos crentes fiéis.
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18).
O crente verdadeiro não tem medo de ser de Deus, de confessar Deus, de se posicionar, não tem esse tipo de covardia dentro do seu coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário