31 agosto 2023

Contradição? Quantas vezes o galo cantou quando Pedro negou Jesus?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Estou um pouco perdido nos textos citados nos quatro evangelhos a respeito de Pedro negar Jesus. Um diz que Jesus falou que Pedro negaria o Senhor antes do galo cantar. Outro diz que o galo cantou duas vezes. Pode me ajudar a entender essa aparente contradição nos relatos bíblicos?

Cara leitora, esses são textos bem interessantes, pois as pessoas costumam compará-los sem entender exatamente que, em alguns momentos, eles não estão falando da mesma coisa!

Ou seja, alguns dos evangelistas estavam querendo indicar uma realidade sobre o galo cantar e outro outra realidade. Mas vou explicar em detalhes para você entender perfeitamente!

Quantas vezes o galo cantou quanto Pedro negou Jesus?

(1) A profecia que Jesus fez a respeito de Pedro está inserida nos últimos momentos de vida de Jesus, logo após a instituição da ceia. Jesus vai ao Jardim das Oliveiras, onde conversa com os discípulos sobre o que iria acontecer em breve.

Pedro não aceita que eles iriam abandoná-lo, responde ao Mestre e, então, recebe a profecia de Jesus: 

“Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes” (Mateus 26:33:34).

Analisando os textos de Mateus e os textos paralelos de Lucas e João, todos esses dão a mesma significação com relação ao cantar do galo, veja como João relata:

“Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes” (João 13:38).

(2) A ideia deles nesses textos não é contar o número de vezes que o galo cantaria, mas demonstrar que Pedro negaria Jesus três vezes antes que o dia amanhecesse por completo, que é o objetivo de mencionar o canto do galo (que canta justamente nesse começo de dia claro).

Então, o foco de Mateus, Lucas e João é comunicar essa realidade temporal da profecia de Jesus. O que, de fato, ocorreu depois, quando Pedro nega Jesus conforme a profecia. Veja como Mateus narra:

“Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente” (Mateus 26:75).

Marcos vai um pouco além, mencionando a quantidade de vezes que o galo cantaria. Ele diz o seguinte:

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes” (Marcos 14:30).

(3) Marcos também quer comunicar o aspecto temporal da profecia de Cristo quando ele diz “nesta noite”, que traz a ideia de tempo.

E Marcos relata detalhes da curiosa fala de Cristo sobre o galo cantar. Mas Marcos acrescenta um detalhe adicional, ou seja, quando o galo cantasse duas vezes, Pedro já teria negado Jesus.

Aqui, especificamente nessa parte, existe uma contagem de vezes que o galo cantaria. Isso indica que não haveria dúvida do cumprimento da profecia. E, de fato, é o que é citado quando acontece:

E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar” (Marcos 14:72).

Observe que a narrativa de Marcos, de fato, quer mostrar tanto o aspecto temporal quanto o número de vezes que o galo cantaria para que ficasse evidente o cumprimento total da profecia!

É claro que não dá para concluir que o galo parou de cantar e não cantou mais! Não parece ser isso que o texto quer mostrar. Antes, quer mostrar com precisão o cumprimento da profecia de Cristo. Entre o primeiro e o segundo canto do galo, o que Jesus prometeu estaria cumprido.

(4) Marcos quis ser bem específico quanto a isso. Os outros evangelistas se contentaram em demonstrar o aspecto temporal e acharam que isso seria o suficiente.

Para nós, estudantes da Bíblia, que gostamos do máximo de detalhes, os textos são complementares e nos dão ainda mais detalhes para compreensão de tudo que ocorreu!

Assim, não temos contradição alguma, mas complementação. Pois esse é o objetivo dos evangelhos, eles dão detalhes que se complementam e fazem toda a história chegar até nós da forma como Deus quis que conhecêssemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário