30 agosto 2023

O que significa honrar a Deus com seus bens e as primícias de toda sua renda?

  Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Eu gostaria de entender melhor o que quer dizer a palavra que está em Provérbios 3:9, que nos manda honrar a Deus com nossos bens e com as primícias da renda. Como seria esse honrar a Deus na prática? O que seriam esses bens e essas primícias?

Caro leitor, no Antigo Testamento temos uma ideia muito profunda (e verdadeira) de que Deus é a fonte e o dono de todas as coisas. Veja: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).

Partindo dessa ideia temos vários textos que ensinam como devemos tratar aquilo que temos, já que são coisas que estão em nossas mãos, mas pertencem a Deus.

Honrar a Deus com os bens e com as primícias

(1) Antes de entendermos o que seria essa honrar a Deus com nossos bens e primícias, precisamos entender que nada nos pertence. Mas como assim?

Explico: apesar de termos bens em nossa posse, até registrados em nosso nome, sabemos que não os levaremos daqui quando morrermos.

Sendo Deus o dono de tudo, como Dono, nos outorga, nos dá a administração de muitas coisas. Nós abençoa, nos faz prósperos, nos dá capacidades, saúde e força para termos coisas e capacidades até além do que precisamos.

O sábio, então, com esse pensamento em mente, lança a questão de como deve ser a nossa atitude diante dessa realidade.

(1) O texto de Provérbios diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Provérbios 3:9).

Primeiro vamos entender a que se refere bens e primícias. Bens são as coisas que a pessoa tem em sua posse. Ela deveria usar tudo aquilo que Deus deu (100%) de forma digna e correta.

Ou seja, ser um bom administrador de todos os recursos que Deus deu a ela. Exemplificando para nossos dias seria como usar o carro que temos para fins abençoados, também a casa, nossas roupas, tudo que possuímos para honrar a Deus. Primícias tem a ver com ofertar a Deus.

No Antigo Testamento o povo deveria levar os primeiros frutos das colheitas como oferta ao Senhor. Era um reconhecimento da mão de Deus sustentando a vida do povo.

Também podemos pontuar que nesse texto Deus chama Seus servos a participar ativamente da obra do Senhor usando parte dos recursos (a melhor parte) que o próprio Deus deu a eles, aplicando-os de forma direta na obra do Senhor.

Leia também: o que significa primícias?

(2) Partimos, então, para o significado de honrar ao Senhor. Honrar significa atribuir a Deus, através dos bens e primícias (nesse contexto) uma alta estima, um alto reconhecimento de tudo quanto fez e faz, é prestar obediência à Sua vontade como forma de agradá-Lo, de mostrar Seus feitos de forma grandiosa ao mundo.

Quando o servo de Deus usa seus bens para engrandecer o nome de Deus, quando ele, por exemplo, levava suas primícias ao local de adoração, estava indicando de modo público a grandeza do sustento de Deus.

Isso é tributar honra a Deus. Aqueles que não honram a Deus fazem exatamente o contrário: glorificam a si mesmos pelas suas capacidades, pelas conquistas, pelo que têm, sem considerar que tudo veio de Deus!

(3) Para fechar, devemos ter em mente que esse conceito de honrar a Deus com bens e primícias ainda permanece. Deus permanece sendo o dono de todas as coisas, certo?

Permanece nos abençoando grandemente. Permanece nos sustentando. Permanece nos capacitando de formas grandiosas.

Dessa forma, permanece também a necessidade de honrá-Lo com nossos bens, com nossas ofertas, com o melhor uso possível dos recursos que temos para nossas necessidades e para sustentar a obra do Senhor que continua e continuará sendo feita até a volta do Senhor Jesus Cristo!

Deus espera ver em Seus servos um coração grato e generoso que O honre como sendo a fonte de todas as bênçãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário