27 julho 2023

Por nada fostes vendidos

Isaías 52: 3
 “Porque assim diz o Senhor, por nada fostes vendidos, também sem dinheiro fostes resgatados”.
Ao ser criado por Deus o homem foi dotado de muitos valores – a comunhão, a pureza, a consciência, a inteligência, o livre arbítrio, a paz, a saúde e um espírito de adoração. Mas depois de receber tudo, o homem se vendeu por nada. Caiu em pecado e foi levado cativo, perdendo todos os benefícios dados pelo Senhor.
A partir da queda e da perda dos seus valores, principalmente espirituais, o homem continuou a proceder desta forma, isto é, ele continuou fazendo maus negócios com aquilo que lhe restou. Podemos perceber isso ao analisarmos  as experiências de alguns homens citados na Palavra:
·         Adão – Trocou a Árvore da Vida pela árvore do conhecimento do bem e do mal, esperando se tornar semelhante a Deus, mas nada conseguiu, a não ser a morte.
·         Esaú – Trocou a Bênção da Primogenitura por um prato de lentilhas e ficou sem a herança do seu pai.
·         Balaão – Trocou a obediência à Palavra de Deus pelo prêmio de Balaque e quase teve seu pescoço cortado pela espada do anjo do Senhor.
Coisas semelhantes a essas têm acontecido ao homem hoje em dia; ele tem se vendido ao pecado, à sociedade corrupta, aos vícios, à mentira... tudo isso por nada. Ele sempre está procurando uma forma de se reabilitar diante de Deus, mas o resultado de suas tentativas são sempre frustrantes.
Por causa de tudo isso que o homem tem sofrido, e por amor a ele, foi que Deus preparou um Projeto para resgatá-lo desse cativeiro, sem que o homem tenha que pagar pelo seu resgate; ele iria alcançar a libertação e o livramento sem dinheiro e sem preço; tudo seria de GRAÇA. O preço já foi pago pelo Senhor Jesus.
Em I Coríntios 6:20, está escrito: “Porque fostes comprados por bom preço”.
Bom Preço se revelou na bondade do Pai - “Provai e vede que o Senhor é bom” - no grande amor de Deus para com o homem, no alto preço pago por Jesus. Ele nos deu Jesus, a expressão do seu amor.
           
Em I Pedro 1: 18 a Palavra nos diz: “Não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados... mas com o precioso sangue de Jesus, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. 
Conforme vimos, Bíblia diz claramente que o homem foi comprado. Antigamente os escravos eram comprados nos mercados. O homem era escravo do pecado, estava sob o domínio do inimigo; ninguém tinha recursos para comprá-lo e resgatá-lo, “pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam” – Salmo 49: 8. Mas Jesus pagou um alto preço pelo resgate do homem; esse preço não custou dinheiro ou riquezas desta vida, mas o seu precioso sangue, a sua preciosa vida. Hoje somos livres do pecado, do mundo e do adversário, mas somos servos do Senhor Jesus.
O preço já foi pago; o homem já pode novamente tomar posse dos valores que ele perdeu, pois em Jesus todas as coisas lhe são restauradas, principalmente a Vida Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário