11 julho 2023

O EVANGELHO QUE TRANSFORMAR

 

A ATUAÇÃO DO EVANGELHO NA TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM.


INTRODUÇÃO

A Bíblia, Palavra de Deus, foi escrita para o nosso ensino. Não existe um único versículo que se possa considerar insignificante ou desprezível.
O Espírito Santo em sua narrativa, leva-nos a compreender o alcance do Evangelho.

O estudo tem como base a 2ª viagem missionária do apóstolo Paulo. O contexto é evangelístico envolvendo os capítulos 16, 17 e 18.

Sendo o escritor do livro de nacionalidade grega (Lucas era grego), esmera-se em fornecer detalhes na descrição da referida viagem, concedendo informações tais como cidades, nome de pessoas, horas e até valor do sistema monetário da época.

É importante observar que nesta viagem missionária são mencionados 7 (sete) mulheres, 7 (sete) lares e (sete) varões que se converteram ao Senhor. O objeto do estudo tem relação com estes varões convertidos que nos fala da personalidade de pessoas que são alcançadas pelo Evangelho (Rm 1:16).

Também a preocupação do Espírito Santo em revelar a necessidade daquele povo enviando-lhes prontamente o socorro (At 16:9).

1. O CARCEREIRO (At. 16:27)

Geralmente um preso de bom comportamento.
O carcereiro era então um homem aprisionado que cuidava de presos como ele. Sua família era presa, pelo fato de certa forma ser incriminada também caso algum preso fugisse.
Não é citado seu nome, somente é dito "O carcereiro".
Representa o homem preso às garras do adversário, em que tudo e todos a sua volta também estão aprisionados (sua família, seu trabalho, seus amigos, etc.).                  Sente-se falsamente seguro em meio a situações materiais favoráveis, mas está preso devido aos pecados do passado. Não tem nome na família de Deus, é um estranho. É alguém que precisa de socorro desesperadamente ("Passa à Macedônia e ajuda-nos" At 16:9). Na hora em que ele se sente mais seguro, o chão lhe foge dos pés; um desastre, uma doença, um problema financeiro, a morte de um familiar é o terremoto que o leva para Jesus que o liberta ("... e se abriram todas a portas..." At 16:26). A promessa de vida é para o presente e para o futuro ("Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa"At 16:31).

2. JASON (At 16:27).

Seu nome significa em grego "SAUDÁVEL".Faz alusão ao lendário marinheiro grego. Passado para o hebraico, este nome fica na mesma raiz do nome "JOSUÉ" ou "JESUS" (O Senhor é a salvação). De fato, os nomes aparentam proximidade, mas dada a origem diversa, não apresentam similaridade autêntica.

Representa o homem dito "crente", parecido com o verdadeiro servo de Jesus Cristo, mas sem uma autêntica experiência de salvação.

É religioso, vai a igreja (só aos domingos), tem Bíblia, ora em publico, enfim, parece ter a "" doutrina (Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. II Tm 3:5).

Sua relação com a eternidade parece com o do lendário marinheiro Jason, a luta na força da carne sem os recursos do Deus vivo.

Porém, alcançado pelo poder do Evangelho que "alvoroça o mundo" (Estes que têm alvoroçado o mundo ... At 17:6), reconhece em Jesus Cristo o verdadeiro Rei a quem deve irrestrita obediência (e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro Rei, Jesus. At 17:7).  


3. Dionísio  (At 17:34)

Nome grego do deus pagão do vinho e das festas, correspondente ao romano Baco.
Era o deus patrono dos prazeres, dos vícios, da bebida, da glutonaria e da licenciosidade.
As orgias em honra de Baco eram praticadas pela aristocracia da antiga Roma.
Dionísio representa o homem perverso, viciado, drogado, impuro e lascivo (... mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. 2 Tm 3:4); (Cujo deus é o ventre Fil 3:19), aparentando as vezes nobreza, mas rebaixado ao estado mais vil de miséria. Cheios de prazer mas sem amor.
Ouvindo a mensagem do juízo do Senhor e da necessidade de arrependimento (At 17:30, 31), crê naquele que ressuscitou e tem poder para dar vida nova aos mortos (At 17:32).

4. ÁQUILA  (At 18:2)

Em grego quer dizer "ÁGUIA". Um animal que voa a grandes alturas, de grande visão e que tem seu ninho nas rochas. É uma ave de rapina de hábitos solitários.
Representa o intelectual, o filósofo, aquele que em certo sentido almeja as coisas mais altas e firmes. É o indivíduo que enxerga longe, mas vive solitário, não está firmado na verdadeira Rocha. É o homem orgulhoso de seu saber sem uma verdadeira esperança no Porvir. Fazem da razão e do racionalismo o seu culto. Sua única morada é nesta vida.
Alcançado pelo Evangelho passa a ter um coração humilde que é capaz de descer, agora vivendo e fabricando tendas demonstra que aqui não tem morada certa, aguarda a "Cidade que tem fundamentos" (Hb 11:9, 10).

5. TITO JUSTO  (At 18:7).

O nome Tito quer dizer "louvável". Vem acompanhado de título "Justo".
Era um homem que morava ao lado da sinagoga na época em que se converteu.
Representa o homem que se acha justo, sem pecado melhor que a maioria, digno de louvor, até mesmo de Deus. Conhece os princípios da religião. Mora ao lado de igrejas, mas não é membro de nenhuma.
A Bíblia porém diz: "Todos pecaram"; "Não há um justo sequer"; "Não há quem nunca peque"; "Nossas justiças são como trapos de imundícia".
O único Justo Louvável é Jesus Cristo (Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo... At 7:52); (Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mt 3:17).
Não somos justos, mas justificados. Não somos louváveis, mas benditos do Pai através de Jesus Cristo.
Quando Tito Justo se converteu passou a ser "Temente a Deus" e "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria".

6. CRISPO  (At 18:8).

Este nome significa "Cabelo Crespo, Enrolado".
Crispo é o homem de pensamentos confusos, cheios de vãs filosofias, mentalmente doente, que tem como conseqüência uma vida enrolada.
É aquela pessoa que pode ser alcançada pelo Senhor, recebendo pensamentos "Lisos", ou seja, Sadios, todos em uma só direção (2 Cor 10:5).

7. SÓSTENES  (At 18:17).

Nome que quer dizer "Inquebrantável".
Representa o homem de coração duro, que não se arrepende com facilidade. Não quer mudar de vida, coração insensível, não se comove, não se deixa demover com argumentos.
Jesus Cristo tem o poder de quebrar o coração duro, dando um coração sensível às coisas do Senhor (...Não é minha palavra como o martelo que esmiuça a rocha? Jer 23:29).
É o tipo de pessoa que depois que crê se torna uma alguém firme e convicta, que não se abala mesmo em face de grandes provações (... e todos o feriram diante do tribunal. At 18:17). 

CONCLUSÃO:

Não existe portanto ninguém fora do alcance do Evangelho. Todos se enquadram nas personalidades dos varões citados. Sabemos que Deus tem o método correto para tratar a todos, desde que nos entreguemos a ele com inteireza de coração e deixar que haja em nós o aperfeiçoamento da Verdade.

UM "EVANGELHO" QUE SE ENCAIXA EM SUA VIDA É FALSO!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário