29 julho 2023

Análise de Cantares 2: 4-5-6

 

V. 4 - “Levou-me à sala do banquete...”Sempre há banquete na mesa do Senhor. O filho pródigo afastou-se da casa do pai, e encontrou, e lembrou-se: na casa de meu pai há fartura, e isso foi confirmado; quando ele voltou, o pai preparou-lhe banquete. Cristo nos leva à sala, o convite d’Ele é “Vinde às bodas”, tudo já está preparado.Ao regressarem os discípulos de uma pesca, falida, Jesus os convidou: “Vinde e jantai”. Ao enviar um dos discípulos para fazer preparativos para a ceia, os enviou dizendo: procurai um cenáculo mobiliado - tudo pronto. Tudo programado por ele, tendoum estandarte a enfeitar, chamando a atenção de todos. “Seu estandarte é o amor”. “Ele vos deu vida, quando estáveis mortos”. Efésios. 2:1. Deus teve amor pela sua igreja, e pela suas vidas individualmente. O Senhorio do Senhor Jesus é muito empolgante. Ele disse: Não tenho onde reclinar a cabeça, mas era ao mesmo tempo dono de tudo. Mas com requinte, Ele poderia dizer: “Vinde jantai” ;“Ide, e encontrareis o cenáculo mobiliado” ; “desatai ojumentinho, e trazei-mo”.Nessa hora, o Senhor depois de tantas provas, de amor, diante dessa declaração tão bela de amor, Ele quer ter servos, que hão de obedecê-lo, e não, traçar planos, para que o Senhor os obedeça. É privilégio dos servos serem servos, e ouvirem dele, o maiorelogio: “Bem está servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor”.V. 5 - “Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs...”- Continua a apresentar as iguarias da mesa do Senhor - Passas, alimento doce, concentrado, substancioso. Confortai-me com maçãs. “Deixo-vos a paz” Calma, quietude, nos oferece o Senhor. A igreja, a vida que já conhece esta mesa, desfalece deamor, e o deseja ardentemente. Tão diferente do banquete do Beltessazar, que terminou em angústias, pânico e morte. Assim é o banquete do mundo. Aparência pura, não nutre nem sustenta.V. 6 - “ a sua mão esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.”- Fala do sustento com que a mão ferida do Senhor sustenta a cabeça da igreja, sustenta a mente, impedindo que os pensamentos, as conjecturas humanas, lheperturbem e quando a mente está firme no Senhor, tudo está certo. Isaías 26:3 nos fala a respeito. “Tu conservarás em paz a mente que confia em ti”. Quando a mente está guardada com o capacete da salvação (Efésios 5: 17) o corpo relaxa, e pode descansar confiantena destra do Senhor. O capacete é para que o inimigo não atinja a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário