Pr Aldenir Araújo
Texto: Mateus 3:11 - 2 Crônicas 7:1-3
Introdução: Muitos de nós amamos uma lareira. A luz bruxuleante, o crepitar das chamas, o cheiro da madeira queimando, o calor em uma noite fria. Deus sempre teve suas lareiras. A sarça ardente, o altar do tabernáculo, o Monte Carmelo, e Seu povo no Pentecostes. As lareiras que Ele tem hoje em todo o mundo são o coração do seu povo... Precisamos ser preenchidos com o Espírito Santo. O fogo do Espírito Santo deve queimar na lareira dos nossos corações.
Não há nada mais patético do que uma sonolenta e apática igreja. Quando uma igreja perde o seu fervor para Cristo, deixa de ser um organismo e torna-se meramente uma organização. Sem a força espiritual para operar como uma verdadeira igreja de Deus,... (ela) vai depender mais e mais de técnica e máquinas.
[post_ad]"Nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12:29), e Ele deseja ter, e terá uma igreja que está "em chamas" com a Sua Divina Presença e Poder.
O fogo consome - queima o pecado e as coisas desnecessárias nas nossas vidas.
O fogo purifica - nos faz limpos e santos diante de Deus.
O fogo prepara (como alimentos) - faz-nos de bom gosto e agradável para os demais.
O fogo alegra - quando estamos presos nas garras frias do desespero e desânimo, Ele nos alegra para a vitória.
O fogo amolece - o Espírito Santo amolece o coração do pecador, e ele se arrepende.
O fogo une - (como em unir os diferentes tipos de metais) o Espírito Santo traz unidade ao povo de Deus.
O fogo confere - "Más recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo..." (Atos 1:8).
I. Uma igreja em chamas jejua e ora.
A. Ela vai sentir a necessidade e o valor de buscar a Deus sinceramente com todo o coração. I Coríntios 7:5 “... para vos aplicardes ao jejum e à oração;...”.
1. A recompensa é prometida. Mateus 6:17-18 “Porem tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”
2. Exemplos.
a. Moisés recebeu os Dez Mandamentos. Êxodo 34:28.
b. Elias recebeu a direção do Senhor. I Reis 19:8.
c. Ezequias recebeu a cura para seu corpo.
B. Quando estamos em chamas para Deus, iremos responder às necessidades dos nossos dias com oração e jejum.
II. Uma igreja em chamas se sentirá desconfortável no mundo.
A. I João 2:15 “Não ameis o mundo nem as coisas que estão no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
B. O fogo de Deus no coração vai queimar o nosso desejo para as coisas deste mundo. II Timóteo 2:4 “Ninguém que milita se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra”.
III. Uma igreja em chamas cuida das almas.
A. Jesus chorou sobre Jerusalém, porque Ele cuidou de suas almas.
1. Salmos 142:4 “Olhei para minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; NINGUÉM CUIDOU DA MINHA ALMA”.
B. A igreja primitiva estava em chamas... Marcos 16:20 “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”
IV. Uma igreja em chamas realiza grandes coisas para Deus.
A. O poder de Deus se manifesta de várias maneiras para a Sua glória.
1. Pessoas sendo salvas
2. Pessoas se endireitando
a. Com Deus
b. Uns com os outros
B. Orações respondidas
Conclusão: II Crônicas 7:3 “E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua benignidade dura para sempre”.
Pr. Aldenir Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário