19 novembro 2022

É possível ter certeza da minha salvação e de que viverei no céu com o Senhor?


Você Pergunta: Aceitei Jesus em minha vida há mais ou menos 1 ano, mas não consigo ter a certeza de que sou salva, de que viverei no céu com Deus. É possível termos essa certeza?

Cara leitora, muitas pessoas questionam se é possível a alguém ter a certeza de sua salvação. Muitas delas, infelizmente, vivem um grande estresse e ansiedade por causa disso, pois vivem em meio a incertezas e não em fé. Para o bem desses corações aflitos, a resposta é que a Bíblia trata amplamente sobre esse assunto e que podemos sim, nesta vida, viver com essa certeza dentro do peito e descansar quanto ao nosso futuro.

É possível ter certeza da minha salvação?

É possível ter certeza da minha salvação e de que viverei no céu com o Senhor?

(1) É possível ter certeza da salvação porque o Espírito Santo dá essa certeza. Um dos textos mais fortes a respeito da obra que Deus faz em nosso coração e da clareza com que essa obra está presente em nossa vida é Romanos 8. 16: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Isso significa que o Espírito Santo pode dar a certeza – testificar – que realmente somos filhos de Deus, salvos. Porém, nesse texto, essa certeza é conferida em nosso espírito. Ou seja, precisamos buscá-la no nível espiritual de nossa vida. Se essa certeza ainda não existe talvez seja porque falta buscá-la verdadeiramente.

(2) É possível ter certeza da salvação porque a salvação é promessa de Deus. No ponto acima vimos como o Espírito Santo age em nosso espírito nos trazendo certezas. Isso não significa que o exercício de nossa fé esteja descartado. Podemos ter certeza da salvação usando nossa fé, interpretando e crendo nas promessas que Deus nos fez em Sua palavra. Uma delas diz que “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10.13). Isso implica em que a pessoa que invoca verdadeiramente o Senhor, que está em sua presença, é um salvo. Por isso, pode confiar que somos salvos, pois é promessa de Deus.

(3) É possível ter certeza da salvação porque fomos selados por Deus. Efésios 1.13 diz: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. Pensemos juntos: Se alguém creu em Jesus verdadeiramente, é agora Seu discípulo, e está “selado” pelo Espírito. Isso significa que essa pessoa está agora marcada como sendo propriedade de Deus. Isso significa que os que foram selados podem ter a certeza de que são de Deus e de que ninguém os poderá tirar das mãos do Pai, assim como Jesus disse: “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10.29).

(4) É possível ter certeza da salvação porque o Espírito Santo é a garantia dela. Interessante notar que Deus deixou registrado em Sua palavra que existe uma garantia a respeito da obra de salvação que Ele realizou em nós. Observe: “fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14). Deus se coloca como a garantia da nossa salvação. E se Deus é a garantia, não há porque não ter certeza de que receberemos a nossa herança! Esse mesmo ensino é encontrado em 2 Co 1. 22-23.

(5) É possível ter certeza da salvação por meio da nossa razão. O apóstolo João deixou claro que podemos usar a razão para sabermos que somos salvos, bastando saber – e crer – no que diz a Palavra do Soberano Deus: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (1 João 5.13). Deus nos deu a conhecer Sua obra salvadora e podemos crer nela.

(6) É possível ter certeza da salvação porque outros servos de Deus demonstraram essa certeza. O apóstolo Paulo demonstrou em suas cartas que tinha plena convicção de que era salvo e de que, assim que morresse, receberia sua herança na presença de Deus. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4.7-8). Paulo tinha certeza da salvação e nos chama a também ter essa certeza.

(7) É possível ter certeza da salvação porque essa certeza é a vontade de Deus para nossa vida. A Bíblia afirma que ter essa certeza é necessário para nossa vida, que devemos procurá-la com zelo e dedicação: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pedro 1.10). A certeza da salvação nos traz paz e é uma bênção de Deus para nossa vida!

(8) É possível ter certeza da salvação através da fé dada a nós por Deus. A fé nos capacita a enxergar e tomar posse da convicção de que a obra realizada por Deus em nossa vida é séria, que somos salvos e gozamos já nessa vida dessa certeza, conforme nos ensina a Palavra: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5.1-2).

CONCLUSÃO

É importante ressaltar que muitos crentes têm a certeza da sua salvação abalada, não porque não haja possibilidade de se sustentar essa certeza na vida, mas porque estão em uma vida que desagrada a Deus, uma vida de pecado. Esses podem ter suas convicções abaladas pela desobediência a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário