23 novembro 2022

Treinando Nossos Filhos Pr Aldenir Araújo

 Texto: Provérbios 22:6


Introdução: Qual é o seu objetivo na criação dos seus filhos?

A Bíblia ensina que a prioridade dos pais na educação dos filhos deve ser espiritual. Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele"

Nossa tarefa principal é preparar nossos filhos e filhas para andar de acordo com o plano, vontade e o propósito de Deus para suas vidas. Devemos incutir neles uma fé inabalável que irá protegê-los do ataque do Diabo.

I. O que dizem as Escrituras?

A. Os pais devem conversar diariamente com seus filhos sobre as coisas do Senhor (Deuteronômio 6:7).

B. Deus confiou aos pais um papel único na vida de seus filhos. Você pode se sentir muito ocupado com sua carreira, tarefas, e passatempos para investir em seus filhos. Mas não deixe esta importante tarefa para outra pessoa.

III. Como você deve ensinar o seu filho?

A. Investindo tempo de qualidade. Não há substituto para uma mãe ou um pai. Certifique-se de investir em seus filhos cedo e frequentemente.

B. Ouvindo-os. Quando seus filhos estão dispostos a falar com você, dê-lhes a sua atenção. Eles estarão mais propensos a fazer o mesmo por você quando for a hora certa.

C. Admitindo quando você está errado. Não deixe o orgulho impedi-lo de ser transparente. Você vai se surpreender ao ver como a confissão remove as barreiras à intimidade e confiança. E seus filhos vão admitir com mais facilidade quando eles pecarem também.

D. Amando-os incondicionalmente. Não faça que a sua aceitação dependa de sua aparência, personalidade, ou de desempenho (1 Coríntios 13:8). Mostre uma genuína afeição por seus filhos, e eles vão fazer o melhor para agradá-lo.

E. Disciplinando seus filhos. Muitos livros para os pais modernos desencoraja corrigir, punir e castigar os filhos, mesmo quando eles voluntariamente desobedecem. Esta ideia é diametralmente o oposto ao ensino claro da Escritura (Provérbios 3:12).

F. Incentivando-os a desenvolver seu potencial. Vez após vez, minha mãe me dizia: "Aldenir, você precisa buscar o seu melhor, fazer o seu melhor, e ser o seu melhor." Sem criticar ou envergonhar seus filhos, desafie-os a subir para o seu pleno potencial.

G. Ensinando-os a prestar contas a Deus. Até seus filhos compreender que o Pai celestial vê tudo o que eles fazem, eles são susceptíveis de se rebelar quando você não estiver por perto.

H. Enfatizando a importância de um relacionamento com Jesus. Através de suas palavras, bem como o seu estilo de vida, ensine seus filhos a importância de se comprometer com o Senhor.

I. Incentivando-os a ler a Palavra. A leitura diária da Bíblia e a oração vai dar aos seus filhos uma forte bússola moral. A menos que a luz da Palavra de Deus brilha em seus caminhos, seus filhos vão tropeçar ao longo da vida (Salmo 119:105).

J. Ensinando-lhes que Deus tem um plano para suas vidas. Diga a seus filhos que o Senhor tem o cônjuge certo, uma determinada carreira, e um chamado específico para eles. Quando as crianças são criadas sabendo que Deus planejou o seu futuro, elas são motivadas a procurá-lo para a direção.

K. Dizendo-lhes para obedecer a Deus e deixar todas as consequências para ele. Nesta declaração, você está ensinando-os a reconhecer a soberania do seu Criador e seu interesse pessoal neles, este princípio vai ajudá-los saber que podem confiar nele para cuidar das consequências. 

Conclusão: Treine seus filhos de tal maneira que eles vão seguir a Jesus todos os dias de suas vidas (Provérbios 22:6). Com sua orientação e apoio, eles estarão prontos para superar os ataques do inimigo, corajosamente defenderem a sua fé, e tomar uma posição pela verdade. Apesar de um mundo que é hostil a nossa fé, eles serão capazes de atingir seu pleno potencial, não apenas espiritualmente, mas também em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário