02 outubro 2021

𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐎 𝐂𝐑𝐈𝐒𝐓Ã𝐎 𝐃𝐄𝐕𝐄 𝐓𝐑𝐀𝐓𝐀𝐑 𝐀𝐒 𝐐𝐔𝐄𝐒𝐓Õ𝐄𝐒 𝐏𝐎𝐋Í𝐓𝐈𝐂𝐀𝐒

 




 ReferĂȘncia: ProvĂ©rbios 29.2


INTRODUÇÃO
É grande, profunda e crĂŽnica a decepção com os polĂ­ticos. Uma onda de descrĂ©dito com os polĂ­ticos varre a nação. Somos herdeiros de uma cultura estrativista. Nossos colonizadores vieram para o Brasil com a intenção de tirar proveito. Rui Barbosa alertou para o perigo das ratazanas que mordiam sem piedade o erĂĄrio pĂșblico, perdendo a capacidade de se envergonhar com isso. A maioria dos polĂ­ticos se capitulam a um esquema de corrupção, de vantagens fĂĄceis, de fisiologismo, nepotismo, enriquecimento ilĂ­cito, drenando as riquezas da nação, assaltando os cofres pĂșblicos e deixando um rombo criminoso nas verbas destinadas a atender Ă s necessidades sociais. As campanhas milionĂĄrias jĂĄ acenam e pavimentam o caminho da corrupção.
O resultado da corrupção, da må administração, do ganùncia insaciåvel pelo poder é que somos a oitava economia do mundo, mas temos um povo pobre, com mais de 50 milhÔes vivendo na pobreza extrema.
Diante desse quatro, muitos evangĂ©licos ficam tambĂ©m desencantados com a polĂ­tica e cometem vĂĄrios erros, como por exemplo: “PolĂ­tica Ă© pecado”. “PolĂ­tica Ă© coisa do diabo”. “O cristĂŁo nĂŁo deve participar de polĂ­tica”. “O cristĂŁo deve ser apolĂ­tico”. “Toda pessoa que se envolve com polĂ­tica Ă© corrupta”. “Todo crente que se envolve com polĂ­tica acaba se corrompendo”. “A polĂ­tica Ă© mundana e nĂŁo serve para os crentes”. “NĂŁo adianta fazer coisa alguma; devemos pregar o evangelho e aguardar o retorno do Senhor”.
Outros erros sĂŁo cometidos: “IrmĂŁo sempre vota em irmĂŁo”. “Todo crente Ă© um bom polĂ­tico”. “PolĂ­tico evangĂ©lico deve lutar apenas pelas causas evangĂ©licas”. “O pĂșlpito transforma-se em palanque polĂ­tico”. “A igreja troca voto por favores”.
I. A LEGITIMIDADE DA POLÍTICA À LUZ DA PALAVRA DE DEUS
1. “NĂŁo se deve pĂŽr em dĂșvida que o poder civil Ă© uma vocação, nĂŁo somente santa e legĂ­tima diante de Deus, mas tambĂ©m mui sacrossanta e honrosa entre todas as vocaçÔes” – Calvino.
2. Rm 13:1-7 – O poder civil Ă© ministro de Deus para promover o bem e coibir o mal. Toda autoridade constituĂ­da procede de Deus e deve agir em nome de Deus. Quando ela se desvia pode e deve ser desobedecida e Deus mesmo a julga por sua exorbitĂąncia.
3. Homens de Deus exerceram o papel polĂ­tico em momentos crĂ­ticos da histĂłria e foram divisores de ĂĄgua: JosĂ©, MoisĂ©s, JosuĂ©, GideĂŁo, Davi, SalomĂŁo, JosafĂĄ, Ezequias, Josias, Daniel, Neemias. Esses homens exercem o poder pĂșblico com lisura, honradez e sabedoria.
4. Aristoteles afirma que o homem Ă© um ser polĂ­tico. O homem pode ser apartidĂĄrio, mas nunca apolĂ­tico. Tentar ser apolĂ­tico Ă© cair no escapismo.
5. Politicamente podemos classificar as pessoas em: 1) alienadas; 2) conscientizadas; 3) engajadas.
II. A POLÍTICA NA HISTÓRICA BÍBLICA
1. No Velho Testamento – Do Patriarcado Ă  Monarquia. Do Reino Unido ao Reino Dividido.
2. No Novo Testamento – Os partidos nos dias de Jesus: 1) Fariseus; 2) Saduceus; 3) Herodianos; 4) Zelotes; 5) EssĂȘnios. O ensino social de Jesus (parĂĄbola do Samaritano). Jesus confronta Herodes. A doutrina social de Paulo e Tiago.
3. A igreja e a polĂ­tica na Idade Antiga – Os imperadores
4. A igreja e a polĂ­tica no tempo dos Reformadores – A Ă©tica social de Calvino
5. A questão da Modernidade e da Pós Modernidade como favor de corrupção dos valores.
6. A supremacia dos valores da Reforma em relação aos padrĂ”es romanistas – “Do futuro dos povos catĂłlicos.”
III. PRINCÍPIOS DE DEUS QUE DEVEM REGER A POLÍTICA
1. O povo de Deus precisa ter critĂ©rios claros na escolha de seus representantes– Dt 17:14-20
Pessoas apontadas por Deus e nĂŁo pessoas estranhas.
Pessoas que não se dobrem diante da sedução do PODER, SEXO, DINHEIRO.
2. O povo de Deus nĂŁo deve ser omisso, mas lider na questĂŁo da polĂ­tica – Dt 28:13.
A atitude de omissĂŁo nĂŁo corresponde aos princĂ­pios de Deus nem Ă  expectativa de Deus.
O cristĂŁo preparado estĂĄ em vantagem para governar – Pv 28:5; 26:1
O cristĂŁo nĂŁo pode associar-se com pessoas inescrupulosas – Sl 94:20; Pv 25:26.
3. O povo de Deus precisa votar em represetantes que amem a justiça – Pv 31:8,9.
O povo nĂŁo estĂĄ trabalhando em favor do polĂ­tico, mas o polĂ­tico em favor do povo.
O político precisa olhar com especial atenção para os pobres e necessitados, ou seja, precisa ter um política social humana e justa.
IV. O PERFIL DE UM POLÍTICO SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE DEUS
1. Vocação – John Mackay diz a distribuição de vocaçÔes Ă© mais importante do que a distribuição de riquezas. Calvino entendia que o poder civil Ă© uma sacrossanta vocação. HĂĄ pessoas dotadas e vocacionadas para o poder pĂșblico. Uma pessoa nĂŁo estĂĄ credenciada para ser um bom candidato apenas por ser evangĂ©lica. Exemplo: JosĂ© do Egito – Sempre foi lĂ­der em casa, na casa de Potifar, na prisĂŁo, no trono.
2. Preparo intelectual – O lider polĂ­tico precisa ser uma pessoa preparada. Ele precisa ter independĂȘncia para pensar, decidir e lutar pelas causas justas. Ele nĂŁo pode comer na mĂŁo dos outros. Ele nĂŁo pode ser um refĂ©m nas mĂŁos dos espertos. Exemplo: MoisĂ©s – MoisĂ©s se preparou 80 anos para servir 40. Ele aprendeu a ser alguĂ©m nas Universidades do Egito. Ele aprendeu a ser ninguĂ©m nos Desertos da Vida. Ele aprendeu que Deus Ă© Todo-Poderoso na liderança do povo.
3. CarĂĄter incorruptĂ­vel – A maioria dos polĂ­ticos sucumbem diante do suborno, da corrupção e vendem suas consciĂȘncias. HĂĄ muitos polĂ­ticos que sĂŁo ratazanas, sanguessuga. HĂĄ muitos polĂ­ticos que sĂŁo lobos que devoram o pobre. HĂĄ muitos polĂ­ticos que decretam leis injustas. O polĂ­tico precisa ser honesto e irrepreensĂ­vel. Exemplo: Daniel – Ele era sĂĄbio. Ele era lĂ­der. Ele era incorrupto. Ele era piedoso. Ele nĂŁo era vingativo. Um exemplo oposto Ă© ABSALÃO. Ele era demagogo e capcioso. Ele furtava o coração das pessoas com falsas promessas.
4. Coragem para se envolver com os problemas mais graves que atingem o povo – O polĂ­tico nĂŁo pode ser uma pessoa covarde e medrosa. Ele precisa ser ousado. Neemias Ă© o grande exemplo: 1) Ele ousou fazer perguntas; 2) Ele se viu como resposta de Deus resolver os problemas do seu povo; 3) Ele agiu com prudĂȘncia e discernimento; 4) Ele mobilizou o povo para engajar-se no trabalho com grande tato; 5) Ele enfrentou os inimigos com prudĂȘncia. Exemplo: Winston Churchil.
5. VisĂŁo – O polĂ­tico precisa ser um homem/mulher de visĂŁo. Ele precisa enxergar por sobre os ombros dos gigantes. Ele vĂȘ o que ninguĂ©m estĂĄ vendo. Ele tem a visĂŁo do passado, do presente e do futuro. Ele antecipa soluçÔes. Exemplo: JosĂ© do Egito, Calvino. Veja Pv 11:14. Ester esteve disposta a morrer pela causa do seu povo.
6. Tino Administrativo – HĂĄ polĂ­ticos que sĂŁo talhados para o executivo e outros para o legislativo. Colocar uma pessoa que nĂŁo tem capacidade gerencial para governar Ă© um desastre. Exemplo: Neemias – ele revelou capacidade de mobilizar pessoas, resolver problemas, encorajar, e colocar as pessoas certas nos lugares certos para alcançar os melhores resultados.
7. Capacidade de contornar problemas aparentemente insolĂșveis – O lĂ­der Ă© alguĂ©m que vislumbra saĂ­das para problemas aparentemente insolĂșveis. Exemplo: Davi – 1) Ele viu a vitĂłria sobre Golias quando todos sĂł olhavam para derrota; 2) Ele ajuntou 600 homens amargurados de espĂ­rito e endividados e fez deles uma tropa de elite; 3) Ele reanima-se no meio do caos e busca força para reverter situaçÔes perdidas – 1 Samuel 30:6.
8. NĂŁo temer denunciar os erros dos poderosos – Samuel denunciou os pecados de Saul (1 Sm 15:10-19). NatĂŁ nĂŁo se intimidou de denunciar o pecado de Davi. JoĂŁo Batista denunciou Herodes.
CONCLUSÃO
1) Como votar? Devemos escolher um candidato pela sua vocação, preparo, carĂĄter, compromisso com o povo e propostas: HĂĄ coisas bĂĄsicas: saĂșde, educação, emprego, segurança, moradia, progresso. Se temos pessoas evangĂ©licas com esse perfil, demos a elas prioridade em nosso voto. Mas seria irresponsabilidade votar numa pessoa apenas por ser evangĂ©lica se ela nĂŁo tem essas credenciais.
2) Como fiscalizar? A igreja Ă© a consciĂȘncia do Estado. Ela exerce voz profĂ©tica. Ela precisa votar e acompanhar e cobrar dos seus representantes posturas dignas, sobretudo nos assuntos de ordem moral e social: casamentos gays, aborto, etc.
3) Como encorajar? A BĂ­blia nos ensina a interceder, honrar e obedecer as autoridades constituĂ­das.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio