24 outubro 2021

𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐋𝐈𝐃𝐀𝐑 𝐂𝐎𝐌 𝐍𝐎𝐒𝐒𝐎𝐒 𝐅𝐈𝐋𝐇𝐎𝐒 𝐀𝐃𝐎𝐋𝐄𝐒𝐂𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒

  


O QUE É ADOLESCÊNCIA?

 A palavra “adolescĂȘncia” vem do latim “adolescere”, que significa “crescimento em direção Ă  idade adulta”. O termo foi usado pela primeira vez em 1904 pelo psicĂłlogo Stanley Hall.
AS PRESSÕES DA ADOLESCÊNCIA– A pressĂŁo da sexualidade.
– A pressĂŁo da sociedade.
– A pressĂŁo do grupo.
– A pressĂŁo da crise de identidade.
– A pressĂŁo da independĂȘncia.
OS PERIGOS DA ADOLESCÊNCIA– Sexo prĂ©-conjugal, gravidez precoce, aborto.
– Drogas.
– Comportamento autodestrutivo.
– DepressĂŁo.
– Esfriamento espiritual.
OS ADOLESCENTES FALAM…“Gostaria que meus pais mostrassem mais interesse, porque algumas vezes quando estou perturbado com alguma coisa eles parecem nĂŁo se importar, acham que nĂŁo Ă© nada importante. Mas Ă s vezes eu estou realmente ferido por dentro e nĂŁo posso contar com a ajuda deles.”
“Na minha escola, se vocĂȘ Ă© homem e virgem, nĂŁo vale nada. Se nĂŁo estiver participando de tudo em que possa envolver-se no que diz respeito a vĂ­cios, vocĂȘ Ă© uma aberração. Sei que isso parece forte, mas na minha escola Ă© assim. E quando as pessoas acham que vocĂȘ Ă© esquisito, elas fogem de vocĂȘ.”
“Obrigada, mamĂŁe e papai, por dar-me uma autoimagem saudĂĄvel amando um ao outro e amando-me tanto. Jamais duvidei do amor de vocĂȘs um pelo outro e por mim. Isso me ajudou a amar outras pessoas e a esperar pelo casamento. Mostrou-me a realidade do amor de Deus.”
“Quero agradecer aos meus pais por ajudarem em minhas amizades. Se nĂŁo fosse por meus pais eu possivelmente teria cometido suicĂ­dio hĂĄ dois anos, quando tinha uma pĂ©ssima autoimagem e andava com a turma errada. Mas meus pais ficaram firmes ao meu lado, e me ajudaram a voltar para Cristo.”
FILHOS PRECISAM DE CARINHO 
Com atenção, afeto e incentivo eles irĂŁo desenvolver a autoestima – um senso de valor e confiança.
FILHOS PRECISAM DE LIMITERecebendo regras e princípios eles aprenderão a lidar com a frustração e a conviver com outras pessoas.
COM LIMITE, SEM CARINHO: O PAI AUTORITÁRIOSeu filho se tornarĂĄ uma pessoa complexada, insegura e indecisa.
COM CARINHO, SEM LIMITE: O PAI PERMISSIVOSeu filho serĂĄ egoĂ­sta, irritado e insensĂ­vel, despreparado para a vida em grupo.
SEM CARINHO NEM LIMITE: O PAI AUSENTESeu filho serĂĄ revoltado e desajustado, sentindo-se abandonado por quem deveria amĂĄ-lo.
COM CARINHO E COM LIMITE: O PAI IDEALSeu filho se tornarĂĄ uma pessoa segura, sensĂ­vel e ajustada Ă  sociedade.
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR– Toque fĂ­sico.
– Palavras de afirmação.
– Tempo com qualidade.
– Gestos de cuidado.
– Presentes.
AS MARCAS DOS BONS LIMITES– As regras sĂŁo claras.
– As razĂ”es sĂŁo lĂłgicas.
– A aplicação Ă© coerente.
– As consequĂȘncias sĂŁo justas.
– A motivação Ă© elevada.
– As mudanças sĂŁo possĂ­veis.
AJUDANDO O ADOLESCENTEÉ preciso ser acessível.
É preciso estar pronto para ouvir.
É preciso transmitir segurança.
É preciso ser um exemplo.
É preciso mostrar amor incondicional.
É preciso equilibrar privilĂ©gios e responsabilidades.
 “A posse antecipada de uma herança no final nĂŁo serĂĄ abençoada” (Pv 20.21)
VAMOS ORAR…

Pr. Marcelo Aguiar.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio