24 outubro 2021

𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐌𝐀𝐑𝐀𝐕𝐈𝐋𝐇𝐎𝐒𝐎

 


Atos 8. 26-40 
Encontros mudam vidas! Todos podemos lembrar de um encontro que marcou a nossa histĂłria: o dia em que conhecemos um amigo de infĂąncia que haveria de se tornar um amigo de toda a vida, o dia em que conhecemos a pessoa que viria a se tornar o nosso cĂŽnjuge, e assim por diante.
O texto de Atos 8.26-40 narra um desses encontros capazes de transformar vidas – um encontro maravilhoso. NĂŁo foi o encontro do Eunuco com Filipe. Foi o encontro do Eunuco com Jesus.
Por que um encontro com Jesus Ă© um encontro maravilhoso?
 1) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE DE QUE A NOSSA ALMA NECESSITA
O Eunuco, mordomo-mor da rainha Candace e superintendente de todos os tesouros do reino, tinha aquilo que muitos almejam: um bom emprego, uma bela casa, prestĂ­gio social, um carro com motorista, a segurança do funcionalismo pĂșblico… ainda assim, empreendeu uma viagem de trĂȘs mil quilĂŽmetros atĂ© JerusalĂ©m a fim de satisfazer sua necessidade espiritual. Mesmo nĂŁo podendo entrar no templo, por nĂŁo ser judeu, adquiriu um exemplar da BĂ­blia (o livro de IsaĂ­as) e lia-o em voz alta. O que motivava aquele homem?
A Escritura Sagrada diz que “Deus tudo fez formoso em seu tempo, e tambĂ©m colocou na mente do homem a idĂ©ia da eternidade” (Eclesiastes 3.11). HĂĄ um vazio dentro de nĂłs! HĂĄ uma sede na nossa alma! HĂĄ uma fome no nosso coração! Embora muitos tentem preencher essa falta buscando riquezas ou prazeres, a nossa necessidade Ă© espiritual, e sĂł pode ser satisfeita atravĂ©s de um encontro com Jesus.
  1. S. Lewis escreveu: “Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiĂȘncia neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provĂĄvel Ă© que fui feito para outro mundo. Fomos feitos para o cĂ©u. O mundo Ă© temporĂĄrio e transitĂłrio, nĂŁo passa de um suspiro. Estamos com saudades, de certa forma, de um lugar onde nunca estivemos”.
Aquele homem estava com saudade de um lugar onde nunca havia estado! Isso explica a sua motivação, e explica, também, a insatisfação que se manifesta em cada um de nós.
 2) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE EM QUE DEUS NOS ORIENTA
O Eunuco estava procurando por Deus. Mas o que ele nĂŁo sabia Ă© que Deus tambĂ©m estava procurando por ele! O Senhor mobilizou os seus recursos a fim de que o EtĂ­ope pudesse encontrar o rumo da salvação. Que recursos foram esses? Deus usou um dos seus servos (Filipe), a BĂ­blia Sagrada (o texto de IsaĂ­as) e o EspĂ­rito Santo (que falou ao coração do Eunuco) a fim de que ele se encontrasse com Jesus, “o caminho, a verdade e a vida”.
Ainda hoje, esses são os recursos que o Senhor utiliza na maioria dos casos. Hå alguém que segue a Jesus e compartilha sua fé; hå um texto das Escrituras que separa a mentira da verdade; e hå o mover do Espírito que aplica o testemunho e o texto ao nosso coração. Deus quer nos conduzir até ele mesmo. Devemos segurar na sua mão e permitir que o faça.
Essa é uma consideração muito importante, pois não encontraremos a salvação de nossas almas em qualquer caminho. O Eunuco era uma pessoa religiosa e bem-intencionada, mas isso não era o suficiente. Quando o assunto é fé, sinceridade não é o bastante. Quantas seitas e falsas doutrinas existem no mundo! Deus usa os seus servos, a sua Palavra e o seu Espírito para nos conduzir a Cristo. Sem essa divina orientação, nos perdemos.
HĂĄ muitos anos, uma canção gravada pelo grupo Vida Abundante dizia em sua letra: “Se disser: ‘Sou fiel naquilo em que eu creio, todo caminho leva a Deus, basta ser sincero’; mas se pegar a estrada do Rio a Salvador, Porto Alegre nĂŁo verĂĄ, mesmo se sincero for”. Isso faz bastante sentido para mim! Faz sentido para vocĂȘ?
 3) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE QUE MUDA A NOSSA VIDA
Havia uma necessidade espiritual na vida do Eunuco que sĂł podia ser satisfeita por um encontro com Cristo. Deus tomou as providĂȘncias para que esse encontro ocorresse: enviou um dos seus servos para falar, disponibilizou a sua Palavra para revelar e usou o seu EspĂ­rito para aplicar. Aquele homem foi convencido “do pecado, da justiça e do juĂ­zo”. Entendeu o plano de salvação. Conheceu o amor de Deus. E decidiu entregar sua vida a Jesus.
ApĂłs descerem da carruagem, Filipe e o Eunuco foram atĂ© um lugar onde havia ĂĄgua, a fim de realizar o batismo. Logo depois disso, Filipe foi arrebatado pelo EspĂ­rito Santo para outro lugar. O Eunuco voltou para o seu carro e a sua terra, “e seguiu, jubiloso, o seu caminho”. Que desfecho extraordinĂĄrio! Era o mesmo carro, o mesmo caminho… mas nĂŁo era mais o mesmo homem! Seu coração agora estava cheio de jĂșbilo, de alegria!
Podemos seguir jubilosos o nosso caminho. Podemos ter salvação e certeza de salvação. Podemos ter vida abundante na terra e vida eterna no céu. Podemos ter a alegria que ninguém tira e a paz que ninguém entende. Para isso, precisamos ter um encontro maravilhoso com Jesus, como aconteceu com aquele homem. Ele seguiu jubiloso o seu caminho porque decidiu seguir a Jesus.
HĂĄ muitas pessoas que ainda nĂŁo estĂŁo seguindo Jesus. HĂĄ algumas, tambĂ©m, que deixaram de segui-lo. A palavra do Senhor para essas pessoas Ă©: “Venha! Volte!”. Cristo disse: “Eis que estou Ă  porta e bato. Se alguĂ©m ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei, e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3.20). A porta do coração sĂł tem maçaneta pelo lado de dentro! O Salvador estĂĄ batendo! Mas cabe a vocĂȘ abrir!
 CONCLUSÃO
Hoje Ă© um dia especial. É dia de um encontro que pode mudar a sua vida. É dia de um encontro maravilhoso com Jesus! Encontro que produz salvação, alegria, vida e paz!
Existe um hino do Cantor CristĂŁo que, em sua letra, faz a seguinte pergunta: “HĂĄ hoje alguĂ©m esperando para Jesus encontrar?”.
SerĂĄ que esse alguĂ©m Ă© vocĂȘ?
“Venha sem mais demorar-se, Cristo vai hoje passar!”.

Pastor Marcelo Aguiar

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio