"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." Lucas 11.9
Uma boa oração, que é ouvida por Deus, tem dois pré-requisitos. Primeiro, devemos considerar a promessa de Deus de que ele nos ouvirá. Ao nos lembrarmos da sua promessa, podemos ousar orar com confiança. Pois, se Deus não tivesse nos pedido para orar e não tivesse prometido nos ouvir, então nem todas as pessoas juntas fazendo um mesmo pedido poderiam recebê-lo, por menor que seja o item pedido.
Assim, ninguém recebe qualquer coisa de Deus por causa da qualidade da sua oração, mas apenas por causa da bondade de Deus. Deus antevê todos os nossos pedidos e desejos. Com sua promessa, Ele nos impele a orar e a desejar essas coisas para que aprendamos o quanto Ele cuida de nós. Ele se importa tanto conosco que está pronto para nos dar até mais do que estamos prontos para receber. Por Ele nos oferecer tanto, podemos orar com confiança.
Em segundo lugar, não devemos duvidar do que o Deus verdadeiro e fiel promete fazer. Ele promete ouvir as nossas orações – sim, Ele até nos ordena orar. Ele promete isso para que possamos crer firmemente que as nossas orações serão respondidas. Como Cristo diz, "Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá" (Mc 11.24; veja também Mt 21.22). Cristo diz também: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (Lc 11.9-10). Confiando nessas promessas e obedecendo a esses mandamentos, podemos orar com confiança.
Retirado de SOMENTE A FÉ - UM ANO COM LUTERO