31 outubro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 30 Oct 2015 07:33 PM PDT

É lamentável que, no fim do mês de outubro, pastores se lembrem do Halloween — o Dia das Bruxas — e ignorem a Reforma Protestante! Mas, nesses tempos pós-modernos ou, para usar uma expressão bíblica, nesses últimos dias, há muitos que se dizem cristãos chamando o mal de bem, e o bem de mal (Is 5.20). Vejo na grande rede evangélicos (evangélicos?) dizendo que os cristãos podem participar doHalloween sem peso na consciência, ignorando a sua relação com o ocultismo e o satanismo. Há também denominações evangélicas que, para não terem problema com a consciência, substituem festas pagãs por festas gospel, mantendo as características originais das celebrações. Por exemplo, a festa "jesuína" substitui a junina, e o "Jesusween" ou o "Elohin" são colocados no lugar do Halloween.

Na manhã de 31 de outubro de 1517, possivelmente, na véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero, sacerdote, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido, deu início à Reforma, oficialmente, ao questionar de modo contundente a autoridade papal, as indulgências e outros desvios da Igreja Católica Romana. Naquela manhã, Lutero afixou na porta da Catedral de Wittenberg (pronuncia-se "vitemberk") um pergaminho que continha 95 declarações. Estas, conhecidas como teses, eram quase todas relacionadas com a venda de indulgências, pacotes caros pagos pelo perdão, inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade.

Em junho de 1520, Lutero foi excomungado por uma bula — decreto do papa que continha o seu selo oficial —, mas em dezembro, com ousadia, ele queimou esse documento em reunião pública, à porta de Wittenberg, diante de uma assembleia de professores, estudantes e o povo. Em 1521, Lutero foi intimado a comparecer ante as autoridades romanistas, em Worms. E declarou: "Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados". E, naquele ano, no dia 17 de abril, ele se apresentou à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: "Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém".

Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria "guardado". Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc. Assim como muitos teólogos estão fazendo hoje, os católicos romanos haviam substituído a autoridade da Bíblia pela autoridade da igreja. Eles ensinavam que a igreja era infalível e que a autoridade da Bíblia procedia da tradição.

Os reformadores afirmavam que as Escrituras eram a sua regra de fé, de prática e de viver, e que não se devia aceitar nenhuma doutrina que não fosse ensinada por elas. Portanto, a Reforma Protestante, ao combater as heresias romanistas, devolveu a Bíblia ao povo, que estava sem rumo. Nos dias de hoje, nesses tempos tão difíceis e trabalhosos, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificadas entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero? Não é tempo de brincadeira. É tempo de reformar o evangelicalismo à luz da Palavra de Deus.

Posted: 30 Oct 2015 07:10 PM PDT

Texto de Geoffrey Blainey em "Uma breve história do cristianismo" (Ed. Fundamento) – trechos das pgs. 217 a 222. Tradução de Capelo Traduções. As notas ao final são minhas.
Como resumir um século e meio de turbulência religiosa que marcou a ascensão do protestantismo? Como tirar conclusões das incontáveis lutas, armadas ou não, da impressão de uma avalanche de textos inflamados, da morte de alguns rebeldes na fogueira ou da santificação de outros, e da reviravolta provocada na vida religiosa de milhões de pessoas, muitas das quais silenciosamente reprovavam as mudanças que eram obrigadas a aceitar? [1]
A distância entre a nossa era e aquela, entre as atitudes de então e de agora diante da morte, é enorme. A morte despertava forte interesse, pois frequentemente interrompia a juventude e chegava de repente, com sofrimento. Assim, as pessoas pareciam mentalmente mais preparadas para ela. Tal como custamos a entender aquele interesse pela morte e pela religião, os antigos provavelmente se espantariam com a nossa fascinação por dinheiro, por bens materiais e por viagens ao exterior com objetivos que não a peregrinação.
[...] A Reforma lançou algumas sementes da democracia moderna, embora sem saber como e quando iriam germinar. Enquanto a tradição católica se baseava na hierarquia – na autoridade dos papas, cardeais e bispos – os protestantes enfatizavam a leitura da Bíblia e o relacionamento do indivíduo com Deus. Os protestantes batizados podiam ser os sacerdotes de si mesmos; não precisavam de padres ou bispos como intermediários em seu contato com Deus [2].
Lutero se referia a isso como "o sacerdócio de todos os crentes", e seu espírito democrático permeou as seitas protestantes que surgiram depois. Com a Bíblia em linguagem acessível, o protestantismo favorecia o debate e a discussão, que representam o cerne da democracia. Acima de tudo, calvinistas, luteranos, batistas, unitaristas, presbiterianos e outras congregações independentes administravam as próprias igrejas e selecionavam os sacerdotes.
As mudanças religiosas promoveram também a educação
[...] A abordagem democrática teria efeitos surpreendentes, em especial nos Estados Unidos. A Reforma desestimulava o uso do latim, na época o idioma internacional. Assim, proporcionou uma era gloriosa ao inglês, ao alemão e a outros idiomas nacionais. Nesse sentido, houve uma promoção mútua, entre nacionalismo e protestantismo. As mudanças religiosas promoveram também a educação. Lutero, Zuínglio e Calvino – saídos de três universidades diferentes – acreditavam que todos devem saber ler, e que a Bíblia é leitura obrigatória. "Estou profundamente comovido", Lutero escreveu em 1530, ao saber que tantos alemães liam a Bíblia.
Os católicos reagiram, e começaram a promover com mais vigor a educação. No decorrer dos três séculos seguintes, porém, talvez nenhum país católico tenha alcançado o nível de alfabetização dos países protestantes. O surgimento da democracia popular, na segunda metade do século 19, dependia da disseminação do conhecimento [3].
[...] Os cerca de 125 anos seguintes ao surgimento da Reforma foram um período de graves conflitos em boa parte da Europa. "Guerras religiosas" é um rótulo bastante comum para o que aconteceu então. Na verdade, o sentimento religioso intensificou muitas batalhas, além de desestimular a ideia de qualquer acordo durante as negociações de paz, mas seria injusto apontar a Reforma como fator decisivo para as guerras. O período de violência começou com disputas entre monarcas católicos, não motivadas pela religião; eles estavam preocupados demais com as próprias guerras, para dedicar muita energia à anulação do movimento protestante [4].
O longo período de guerras intermitentes foi afetado também pelo surgimento de novas armas. O canhão e o mosquete tornaram as guerras ainda mais mortais e os monarcas, mais poderosos. Eles, e não os reformadores religiosos, planejavam, financiavam e orientavam a maior parte das guerras. Os estudiosos que hoje se dedicam ao assunto não consideram a hostilidade religiosa como a causa principal das guerras na Europa; segundo eles, a religião pode ter sido "um disfarce para outros motivos". A ser mantido o rótulo "guerras religiosas", seria apropriado chamar a Segunda Guerra Mundial, com sua base ateísta e o enorme número de vítimas, de "guerra da descrença". A rotulagem simplista de grandes eventos mais complica do que explica.
Religião não era uma questão de escolha, mas de obrigação. [...] Em parte, os governantes [de países protestantes] exigiam unidade social e religiosa por acreditarem que o território ficaria mais seguro. Era crença geral um reino ou uma república tornarem-se alvos fáceis, se não tivessem coesão religiosa.
A ampla tolerância religiosa é quase uma invenção dos tempos modernos
Um aspecto que nos intriga atualmente é o fato de a tolerância não figurar, naquela época, como objetivo no universo de cristãos, hindus, budistas, chineses, astecas ou incas. A ampla tolerância religiosa é quase uma invenção dos tempos modernos [5] – praticamente impensável, séculos atrás. O importante era sustentar a visão religiosa apropriada, e não a liberdade de rejeitá-la. O direito de desobedecer ao governo e à Igreja, o direito de ser livre em matéria de consciência, são preceitos que surgiram muito lentamente, depois das fortes tensões provocadas pela Reforma [6].
A mais ousada tentativa de liberdade religiosa foi feita na Holanda, [...] que era o país mais próspero da Europa, abrigando um notável cadeia de postos comerciais que se estendia de Nova York – então chamada Nova Amsterdã – a portos distantes, como Jacarta e Malaca, no sudeste da Ásia. [...] Em Amsterdã, então a cidade com o maior número de habitantes judeus da Europa ocidental – muitos expulsos de Portugal – as sinagogas se multiplicaram.
Por algum tempo, Maryland e Rhode Island talvez tenham sido os locais mais tolerantes de todas as regiões onde se falava inglês. Em 1634, os primeiros colonizadores britânicos aportaram em Maryland, e 15 anos depois uma lei local concedia liberdade religiosa a todas as denominações cristãs, embora os judeus não estivessem formalmente incluídos [7]. [...] Com ou sem intenção, os provocadores da Reforma lançaram a pedra fundamental da tolerância religiosa.
***
[1] Um dos motivos do sucesso de Blainey em sua série de livros sobre história (vários deles, best-sellersmundo afora), em minha opinião, é a sua humildade em expor a história de um ponto de vista de quem, como nós, já não vive mais nas épocas citadas – e não pretender expor a história "como foi", mas sim "como a interpretamos atualmente". O outro motivo é que ele simplesmente escreve muito bem.
[2] Quanta distância entre os protestantes originais e os de hoje em dia!
[3] A despeito do que são e do que foram os protestantes, dificilmente os seus críticos se lembram, atualmente, que a nossa educação secular deve, e muito, ao fogo iniciado por Lutero.
[4] Grosso modo, toda e qualquer guerra entre nações jamais foi iniciada propriamente por um "conflito religioso ou doutrinário", e sim pela pura e simples disputa por riquezas e territórios. Mas muitos "historiadores" não gostariam que você pensasse dessa forma, e para eles (ao contrário de Blainey), o termo "guerra religiosa" pode fazer todo o sentido do mundo.
[5] Eu diria: uma conquista da evolução da consciência humana.
[6] E, mais uma vez, qual o ateu atual que lembra de que foi Lutero quem iniciou esta divina chama de liberdade?
[7] O próprio sonho americano partia desse pressuposto de liberdade. Nalgum dia distante, os Estados Unidos já foram vistos como a terra da tolerância e da liberdade de pensamento, e foi exatamente por isso que atraíram tantas grandes mentes, que colaboraram (e muito) para a construção da potência econômica que o país veio a se tornar no final do século XX.
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Crédito da imagem: F.W. Wehle/Corbis ("Lutero em seu estudo")
Posted: 30 Oct 2015 07:00 PM PDT

At. 8:12

Filipe saiu de Jerusalém para Samaria.

Primeira saída, primeira contestação com o reino das trevas: Simão o mágico e a sua conversão.
A entrada em Samaria unia os judeus e os samaritanos e Samaria tornou-se passagem tranquila para a evangelização não só de Israel mas do mundo.

Na estrada que ligava Jerusalém a Gaza, o Espírito Santo ordenou que Filipe fosse e ele obedeceu e lá encontrou-se com o mordomo da rainha de Candace, na Etiópia, África. Este etíope foi salvo, batizado e seguiu para o seu lugar; Filipe foi arrebatado para Azôto e por onde passava anunciava o Evangelho indo em direção a Cesaréia onde morava num lar cheio de graça onde quatro filhas eram profetizas. Era o lar de Filipe, lugar de encontro de servos.

Pedro andou por vários lugares, mas lida perto de Jope, porto importante, se destacava pela cura de Enéas, que estava paralítico há oito anos; e em Jope (Jafa), At. 9:35 relata a ressurreição de Dorcas. Depois Pedro segue para Cesaréia e hospeda-se na casa de Simão o curtidor e lá ele teve a visão de um vaso com os animais de toda espécie e a ordem: mata e come. Estava ele no terraço orando quando Deus assim lhe falou, preparando-o para evangelizar Cornélio, um gentio.

A conclusão é que enquanto Saulo era preparado por Deus para as grandes viagens, os servos foram usados em pequenas, mas poderosas missões.

Estevão, o primeiro a sofrer martírio

Depois de sua morte os servos sofreram perseguição tal que foram dispersos e assim a Palavra foi levada até a Fenícia, Chipre, Antioquia na Síria e Deus operou na conversão de gregos. At. 11:19-20
Saulo que perseguia a igreja e segurava as capas dos que apedrejavam a Estevão, é chamado por Deus através de uma visão gloriosa e o Senhor se apresenta a ele com uma grande pergunta: At. 9

... Saulo, Saulo, por que me persegues? ...

Quem és, Senhor? ... Eu sou Jesus a quem tu persegues...


No mesmo instante Saulo reconheceu o Senhorio de Jesus e perguntou-lhe:

... Senhor, que queres que faça?...

Ananias era o servo escolhido por Deus para receber Paulo e orientá-lo e Ananias temeu mas o Senhor disse-lhe duas coisas importantes a respeito de Saulo.

Primeiro:  At. 9:15

Este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, dos reis e dos filhos de Israel.

Segundo:  At. 9:16

Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome.

Saulo foi transformado em Paulo, que significa pequeno.

Convém saber-se que a igreja de Antioquia que ficava na Síria, ficou sendo o centro mais importante para o evangelho e não Jerusalém. Nisto Deus tinha um propósito. Dentro pois deste espírito de fé é que uma nova era, a era gentílica se estabelecia, Jerusalém não ficou esquecida mas de Antioquia saíam as ordens para a evangelização mundial.

Em Antioquia, foram os discípulos, primeiramente chamados cristãos.  At. 11:26
Em Antioquia, Paulo fez sua morada. Havia na igreja profetas, doutores, etc. At. 13:1


PRIMEIRA VIAGEM DE PAULO              (At. 13:4 a 14:27)

At. 13:1-2    -      Disse o Espírito Santo: apartai-me a Barnabé e a Saulo para a Obra a que os tenho chamado.
Entre os anos: 46 e 48 d.C.

Na orientação do Espírito Santo. Não na orientação de organizações dos homens, mas através de jejuns, orações, imposição de mãos, em pleno uso dos dons espirituais no corpo, partiram Barnabé e Paulo comissionados pela igreja do Senhor.

De Antioquia para Seleucia, às margens do rio Orontes, saiu o navio para o primeiro ponto; Chipre uma ilha a 85 km a oeste da Síria e lá em Salamina Paulo falou nas várias sinagogas.
Em Pafos duas coisas aconteceram.
Primeiro - confronto do poder de Deus com o poder do mal.

Elimas, um falso profeta, mágico, tenta desviar da fé o procônsul Sérgio Paulo que ouvia atentamente a Palavra. Elimas foi atingido de cegueira por algum tempo, foi assim determinado. Eram os sinais cooperandocom os apóstolos conforme Jesus prometera.

Era também um sinal profético dado por Paulo, sobre o povo judeu, que seria ferido de cegueira espiritual.

Ficarás cego sem ver o sol por algum tempo.

Simão, o judeu que resistia ao Espírito Santo e não aceitava o Senhor Jesus, era tipo da nação que rejeitou o Senhor (veio para o que era seu mas os seus não o receberam João 1:11). Ficou cego por algum tempo sem ver o sol, também os judeus estão sem ver o sol, o Senhor Jesus, mas é só por algum tempo (quase dois mil anos) mas um dia verão o que traspassaram e como Paulo disse, serão livres da cegueira.

Segundo - a mudança do nome.

Saulo deixou de se chamar assim e passou a ser Paulo.

Perge na Ásia Menor, era a capital da Panfilia.

Separação de Paulo e Barnabé de João Marcos, que os havia acompanhado desde Antioquia e agora em Perge resolveu voltar para Jerusalém.

A Palavra não fala de nenhum acontecimento nesta cidade a não ser do incidente referido a separação de João Marcos que foi um ato da vontade do homem. O Espírito havia separado os dois; Barnabé chamou João Marcos (eram parentes) e por isso houve lutas.

Antioquia da Pisidia, na Ásia era grande centro comercial e político. Paulo pregou com grande poder num sábado aos judeus, mostrando desde o livramento do povo do Egito até o Messias e a justificação pela fé e não pela lei. At. 13:39

Duas vezes pregou na sinagoga a convite dos próprios judeus e desta segunda vez quase toda cidade foi ouvi-los, o que provocou inveja dos religiosos. Paulo apelou aos gentios e todos que abriram os corações converteram-se.

Lançados para fora da cidade, partiram deixando uma igreja.

Em Iconio, leste da Antioquia, pregaram com poder  convencendo tanto judeus quanto gentios e novamente perseguidos tiveram que fugir, porém cheios de alegria.

Em Listra, cidade a 35 km próximo de Iconio, cidade da província de Licaonia, aí operou-se a cura de um coxo que o era desde o ventre da sua mãe. O povo ovacionou Paulo e Barnabé e trouxe-lhes oferendas para sacrificar-lhes pois tiveram-nos por deuses.

Chamaram Júpiter e Barnabé e Mercúrio a Paulo.

Rejeitando a adoração, os servos pagaram um alto preço pois o inimigo mudou a tática; adoração aos apóstolos ou apedrejamento.

Tentou a primeira e foi recusado, então não conseguindo amizade passou ao terror.
Paulo foi apedrejado e tido como morto por gente que sabia matar, arrastado para fora da cidade.
Nesta ocasião é que lhe é atribuído o arrebatamento que teve registrado na sua segunda carta aos Coríntios. II Cor. 12:2-10

A rejeição das honras foi uma declaração firme ao que o Espírito Santo tem ensinado aos servos e faz um contraste entre estese os falsos servos que aceitam as honrarias humanas e lutam por elas a fim de serem vistos e proclamados como importantes, cultos, etc.

Socorridos pelos irmãos, Paulo e Barnabé continuam a missão seguindo para a cidade de Eunice, mãe de Timóteo.

Em Derbe, muitos discípulos foram feitos.

REGRESSO DA PRIMEIRA VIAGEM

Voltaram pelas mesmas cidades, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes e evidenciando um fato: o importante era entrar no reino de Deus.

Anciãos foram eleitos em cada igreja e o evangelho estabelecido.

Passaram pela Pisidia, Panfilia, anunciaram a Palavra em Perge e em Atália que não recebeu visita na ida e dali regressaram ao ponto de partida, Antioquia, cheios de alegria, tendo cumprido a ordem que o Espírito Santo lhes havia dado através do Corpo.

Continua ...



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