BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS |
- COMPREENDENDO A CONSTITUIÇÃO HUMANA: CORPO, ALMA E ESPÍRITO
- ACHADO ARQUEOLÓGICO 'REVIVE' CONSPIRADORES BÍBLICOS
- A IMPORTÂNCIA DO CRISTIANISMO
- COMEMORAÇÃO EM HOMENAGEM AOS 67 ANOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL E AO DIA DO PASTOR
- QUEM ME DESMENTIRAR E DESFARÁ AS MINHAS RAZÕES
- ARTIGO: NEM MÉRITO OU HONRA
- O MISSIONÁRIO ELIAS E A VIÚVA POBRE DE SAREPTA
- DESCOBERTO LIVRO COM ANOTAÇÕES DE LUTERO
- BÍBLIA GAY SERÁ LANÇADA NO BRASIL
Posted: 09 Jun 2015 08:00 PM PDT
CORPO, ALMA E ESPÍRITO
Compreendendo a constituição humana.
1ª Tessalonicenses 5:23
Quando falamos sobre a constituição humana e sua estrutura, ouvimos as mais variadas opiniões. Cada opinião é dada com base no fundamento que cada um tem colocado em sua vida.
Para o crente a autoridade final é as Sagradas Escrituras, a Bíblia. O que quero dizer é que a Bíblia é autoridade em qualquer assunto, ou seja, todas as coisas devem ser passadas pelo crivo dela. Devemos julgar a arte, a música, a ciência, a física, a química, a matemática pela Bíblia. Se os homens não concordarem com o que a Palavra de Deus diz, desconsidere os homens e fique com a Palavra de Deus.
Este estudo é importante para compreendermos como o ser humano é formado e conhecermos sua estrutura. 1ª Tessalonicenses 5:23 diz: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". Todo homem (ser humano) é espírito, alma e corpo.
A Palavra de Deus trata o homem como um ser tripartido: espírito, alma e corpo. Portanto, alma e espírito não é a mesma coisa.
Outras partes da Bíblia fazem a mesma diferenciação entre espírito e alma. Em Hebreus 4:12 diz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
Em Gênesis 2:7 diz: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Quando Deus criou o homem, no princípio o formou com o pó, e em seguida soprou "o fôlego de vida" em seu nariz. Assim que o fôlego de vida, que se converteu no espírito do homem, entrou em contato com o corpo do homem, teve origem a alma. Daí que a alma é a combinação do corpo e do espírito do homem. Por isso a Bíblia chama o homem "uma alma vivente".
O fôlego de vida se converteu no espírito do homem. Este fôlego de vida vem do Senhor da Criação. Entretanto, não devemos confundir o espírito do homem com o Espírito Santo de Deus. Este difere de nosso espírito humano. Romanos 8:16 explica sua diferença ao afirmar que "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus".
O corpo separado do espírito estava morto, mas com o espírito, o homem recebeu a vida. O homem se converteu em uma alma vivente porque era ali onde o espírito e o corpo se encontraram e é através dela que se conhece sua individualidade.
Deus frequentemente se refere aos homens como almas porque o que o homem é depende de como é sua alma. Sua alma o representa e expressa sua individualidade. É na alma que está a livre vontade do homem no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme ordenado por Deus. A alma, se o decidir, também pode reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
Pode-se ilustrar em parte a constituição tricotomista de espírito, alma e corpo com uma lâmpada elétrica. Dentro da lâmpada, que pode representar o conjunto do homem, há eletricidade, luz e arame.
O espírito é como a eletricidade, a alma é a luz e o corpo é o arame e todo o objeto tangível. A eletricidade é a causa da luz, enquanto que a luz é o efeito da eletricidade. O arame é a substância material para transportar a eletricidade, para manifestar a luz. A combinação do espírito e do corpo produz a alma, que é única do homem. De maneira que a eletricidade, transportada pelo arame, é expressa na luz, assim também o espírito atua sobre a alma, e a alma, por sua vez, se expressa por meio do corpo.
Como é estruturado o homem?
1. Corpo – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
O corpo é a parte física do homem. É a parte onde ele interage com o meio em que habita. O corpo é dividido entre os seus sistemas, dentre os quais destacamos estruturas óssea, muscular, nervosa, cardiovascular, respiratória, excretor, endócrino, linfático, digestório e reprodutor.
O corpo é a forma visível com que relaciona com o mundo exterior através dos cinco sentidos. Visão – Ato de ver; percepção pelo órgão da vista – Lucas 11:34; Mateus 18:9. Tato – Tocar-se nas coisas para guiar-se – Atos 17:27; Mateus 18:8. Paladar – Gosto, sabor – Salmos 119:103; Tiago 3:5,6. Audição – Ato de ouvir; percepção dos sons pelo ouvido – Romanos 10:17, Josué 6:16,20. Olfato – Sentido pelo qual se percebem cheiros – 1ª Coríntios 12:17; Gênesis 8:21.
É por meio do corpo que o homem entra em contato com o mundo material. O homem está em contato com o mundo externo sensorial através de seu corpo, influenciando e sendo influenciado.
Como é estruturado o homem?
2. Alma – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
A alma é formada pelo intelecto e as emoções, que procedem dos sentidos. A alma pertence ao próprio eu do homem e revela sua personalidade, é chamada a parte que tem autoconsciência de si mesmo. A alma se encontra entre o espírito e o corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre as suas influências ambientais.
É na alma que se encontra a vontade, a mente e as emoções. A vontade é o instrumento para tomar decisões, poder para escolher. A mente é a sede da alma, intelecto, pensamento, raciocínios, memória. As emoções são os instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristeza, amor, ódio, etc.
Os sentimentos são os modos de entender, sentir, reagir e opinar – Filipenses 2:5; Tiago 3:14. A imaginação é a capacidade de criar, na mente, um objeto, pensamento, plano, etc – Gênesis 6:5; Ezequiel 38:10. A memória são as lembranças – 1º Reis 17:18. A razão é a faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal, raciocínio, pensamento, opinião, julgamento – 1º Reis 12:6-10.
A alma é a sede da personalidade. A vontade, intelecto e emoções do homem estão ali. Verdadeiramente, a alma é o eixo de todo ser, porque a vontade do homem lhe pertence.
Como é estruturado o homem?
3. Espírito – 1ª Tessalonicenses 5:23. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo...".
O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só por ela podemos perceber e adorar a Deus. O espírito é o elemento que tem consciência de Deus. Deus vive no espírito, o eu vive na alma, enquanto os sentidos vivem no corpo. Mediante o seu espírito o homem mantém relação com o mundo espiritual e com o Espírito de Deus, recebendo e expressando ambos o poder e a vida do mundo espiritual.
O espírito humano é o ponto de encontro com Deus. É através do espírito humano que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito – Efésio 2:22; João 4:24. Mas a comunhão com Deus só é possível com o espírito vivificado quando aceitamos Jesus Cristo como Senhor – Efésios 2:1,2. Sem Jesus Cristo existe apenas consciência de Deus sem haver nenhum tipo de relacionamento com Ele.
O espírito ocupa a área mais profunda de seu ser. O corpo toma o lugar mais exterior. Entre os dois vive a alma, servindo como seu meio. O espírito possui funções como consciência, intuição e comunhão.
No espírito tem a consciência que discerne, distingue o bom e o mau, não o faz por meio da influência do conhecimento armazenado na mente, mas sim com um espontâneo direto. Frequentemente nosso raciocínio justifica o que nossa consciência julga. O trabalho da consciência é independente e direto, pois não submete às opiniões do exterior. Se a obra do homem for má, a consciência levantará a sua voz acusatória.
A intuição é o órgão sensitivo do espírito humano. A intuição suporta uma sensibilidade direta independente de qualquer influência exterior.
Esse conhecimento que nos chega sem nenhuma ajuda do pensamento, da emoção ou da vontade é intuitivo. Sabemos por meio de nossa intuição, e nossa mente nos ajuda a compreender. As revelações de Deus e todos os movimentos do Espírito Santo são perceptíveis para o crente através da intuição. Em consequência, um crente deve levar em consideração dois elementos: a voz da consciência e o ensino da intuição.
A comunhão é a adoração a Deus. Os órgãos da alma são incompetentes para adorar a Deus. Não podemos receber Deus com nossos pensamentos, sentimentos ou intenções, porque unicamente podemos conhecê-Lo em nosso espírito. Nossa adoração a Deus e as comunicações de Deus conosco acontecem diretamente no espírito.
Têm lugar no homem interior, não na alma ou no homem exterior.
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
Antes da queda do homem, o espírito controlava todo o ser por meio da alma. A Alma estava completamente sob o domínio do espírito. Em consequência, sua força era a força do espírito. O espírito não pode atuar sobre o corpo por si mesmo, só através e por intermédio da alma.
Somente quando a alma está disposta a assumir uma posição humilde, pode o espírito dirigir todo o homem. Se a alma se nega a tomar esta posição, o espírito ficará impotente. O homem possui um poder soberano para decidir por si mesmo. Possui o órgão de sua própria capacidade volitiva e pode escolher seguir a vontade de Deus ou opor-se a Ele e seguir a vontade de Satanás. Em vista do fato de que a alma possui semelhante poder e que é o órgão da individualidade do homem, a Bíblia chama o homem de alma vivente.
http://bibliaespadadaverdade.blogspot.com.br/2011/03/compreendendo-constituicao-humana_26.html |
Posted: 09 Jun 2015 08:00 PM PDT
Júbilo impera entre os arqueólogos bíblicos! Mais dois personagens da corte judaica deixaram de ser conhecidos apenas nas páginas das Bíblias ao redor do mundo para se apresentarem a todos através de uma descoberta arqueológica. Essa descoberta é incrivelmente significativa porque reforça o que muitos cristãos têm afirmado ao longo dos séculos: a Bíblia é um documento histórico confiável! Alguém pode questionar: "Qual a importância desse achado para o mundo acadêmico? De que maneira ele favorece a confiabilidade histórica da Bíblia?" Vejamos.
A recente descoberta desenterrou a segunda prova de que o texto de Jeremias 38:1 foi baseado em fatos históricos confiáveis. Esse texto menciona os principais ministros do Rei Zedequias (597-586 a.C), o último rei de Judá: Jucal, filho de Selemias e Gedalias, filho de Pasur.
Esse achado está relacionado com outro artefato desenterrado em 2005 e que também foi causa de muita celebração, pois foi o primeiro que corroborou o texto bíblico de Jeremias 38:1. Na ocasião, foi encontrado o selo de Jucal, filho de Selemias (Yehukal ben Selemyahu).
Desta vez, o selo encontrado foi de Gedalias, filho de Pasur! E tem mais: os nomes impressos sobre eles estão completos e em perfeitas condições de serem lidos. A informação torna-se mais impressionante, já que estamos falando de documentos de 2600 anos atrás! As letras da inscrição Gedalyahu ben Pasur (Gedalias, filho de Pasur) estão em hebraico antigo e em perfeito estado de conservação, o que facilitou a tradução das duas linhas. Sendo o hebraico uma língua lida da direita para a esquerda, a primeira letra da primeira linha (l), é a preposição "para, pertencente a", e as três últimas letras da mesma linha (yhw) é a forma abreviada do nome de Deus (YHWH), pronunciado comumente como "yahu". Gedalias significa "O Senhor é Grande". Pena que seu nome não revelou seu caráter, já que no capítulo 38 de Jeremias ele e outros ministros, entre eles Jucal, tentaram matar o profeta lançando-o numa cisterna sem água. Jeremias só não morreu graças aos esforços de um etíope, Ebede Meleque, que o retirou de lá. A responsável pela descoberta foi a arqueóloga israelense Eilat Mazar, da Universidade Hebraica, de Jerusalém. Seu nome veio à tona quando, em 2005, ela anunciou a descoberta do palácio de Davi, na parte mais baixa de Jerusalém. Nas palavras dela: "Não é muito freqüente que uma descoberta aconteça em que figuras reais do passado agitam a poeira da história e tão vividamente revivem as histórias da Bíblia." Todas essas evidências exigem um veredito: a Bíblia é um documento histórico confiável! (Luiz Gustavo S. Assis é formado em Teologia e atua como Capelão do Colégio Adventista de Esteio, RS) |
Posted: 09 Jun 2015 05:07 PM PDT
Nesta semana vi uma personalidade dando uma entrevista dizendo que o cristianismo é o maior disseminador de preconceito e atraso da sociedade. Vejamos...
O Estado hebreu foi a primeira experiência bem sucedida da humanidade de limitação ao soberano - origem do constitucionalismo moderno (Marcelo Novelino).
O povo de Deus foi o primeiro a ter sistema judicante com graus de recurso. Adotou o princípio da legalidade e da reserva legal. Penas previstas para condutas previamente tipificadas. Codificação de direito civil, penal e comercial. Limitação a autotutela. Leis de defesa para o feto e a mulher. Limitação a escravatura com previsão de liberdade e proibição de castigos em excesso. Separação e individualização de penas e apenados. Constituição de colônia agrícola para cumprimento de pena. Prescrição para a cobrança de dívidas. Princípio da federação (12 "tribos" - estados; que formavam um país). Devido processo legal para o direito sancionador com mínimo de duas testemunhas. Previsão da tripartição de poderes (livro dos profetas menores). Recomendação (no novo testamento) a órgãos de defesa e da segurança pública para não entrarem em greve e se rebelarem contra o Estado, princípio adotado no Brasil de proibição de greve para as forças armadas, polícias civis e militares conforme entende o Supremo Tribunal Federal.
Jesus confirmou todas estas leis e revogou a lei de Talião. Ao se deparar com a mulher prostituta, livrou-a da condenação. Pregou e salvou os excluídos (enfermos, moribundos, leprosos, deficientes). Cristo ensinou o perdão. Evitou revoltas e instabilizações na sociedade. Dividiu a história em antes e depois. É um marco revolucionário na disciplina de direitos humanos.
Nas cartas as igrejas, seus seguidores, falam da necessidade de respeito e oração as autoridades (por falar nisso, você já orou por alguma autoridade?) Paulo pede aos irmãos que evitem causas judiciais e contendas entre irmãos.
Pois é, de lá pra cá, pra quem não sabe, grande parte das escolas e faculdades do Brasil e do mundo são bancadas por igrejas. Há quem diga que este número é maior inclusive do que as instituições bancadas pelo Estado. A igreja construiu um grande número de hospitais. Nós (a igreja), bancamos grande parte das obras sociais deste país. As igrejas são responsáveis pela imensa maioria dos presos (esquecidos pelo Estado e pela sociedade) que se recuperam. Igual número contabilizam as recuperações de viciados, drogados, etc.
Acabando com a "religião", matamos nossa história, nos entregarmos as mazelas do Estado e não serão vídeos do youtube que nos salvarão.
|
Posted: 09 Jun 2015 11:41 AM PDT
Comemoração em homenagem aos 67 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (#SBB) e ao Dia do Pastor realizada durante Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo (SP) nesta segunda-feira, 8 de junho.
Fonte: https://www.facebook.com/sbb.brasil/posts/988290657871866 |
Posted: 09 Jun 2015 08:59 AM PDT
Texto: Jó 24:25
Se não é assim, quem me desmentirá e desfará as minhas palavras? Bíblia Sagrada - (Mobidic)
INTRODUÇÃO:
O ser humano é cheio de dúvidas, questionamentos sobre muitos assuntos pertinentes a sua vida e as coisas que o cercam.
Essa expressão de Jó externa bem a realidade do homem dos nossos dias que vive em busca de respostas para os anseios da sua alma.
DESENVOLVIMENTO:
"Se não é assim..."
O texto inicia utilizando o se. Por quê?
Para mostra que o projeto do homem é falho, imperfeito e não supre as necessidades da alma.
O se expressa as dúvidas, incertezas que o homem tem na vida.O único projeto perfeito é o projeto de Salvação. Um dia Deus nos revelou o seu projeto de Vida eterna e que tem sanado as nossas dúvidas, e preenchido o vazio que há em nossas almas e nos levará as mansões celestiais.
Hoje não estamos firmados na palavra do homem, mas sim na Palavra de Deus que é eterna e tem falado conosco todos os dias.
"quem me desmentirar"
O que desmentir? É mostrar que alguém está errado. O homem sem Jesus trilha no caminho do erro, engano, da decepção e que olevará a morte eterna.
O ser humano não gosta de ser desmentido. Mas quando o Senhor desmente o homem não é para o envergonhar, mas vemos o seu grande amor em nos livrar da condenação eterna.
No dia do nosso chamado é o momento que o Senhor revelou a nós o seu projeto de salvação.
Só desmente alguém com a verdade.
Jesus é a verdade eterna que um dia nos libertou de conceitos, idéias, pensamentos a coisas que estarmos presos.
João 14:6- Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 8:32- e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
"e desfará as minhas razões. "
Só vive o processo de Salvação aqueles que tem permitido que o E.S. anule as suas razões diariamente. Só desfaz as razões, os questionamentos humano com a revelação do Espírito Santo.
O interessante observamos que o texto utiliza o plural as minhas razões. Porque o homem tem muitas razões, só caminhamos e realizamos a obra de Deus se for por revelação, seja a vontade de Deus tem que prevalecer na vida dos servos.
CONCLUSÃO:
Essa expressão de Jó mostra a nossa situação antes de conhecermos ao Senhor que era de dúvidas, questionamentos.
Mas o Senhor nos salvou e transformou as nossas vidas e hoje caminhamos com a certeza de vida eterna e que no projeto de Deus temos todas as necessidades supridas.
Josenilson Félix
|
Posted: 09 Jun 2015 05:48 AM PDT
O amor de Deus e a salvação nos são dados completamente sem merecimento. Deus não salva ou usa alguém por que merece. Deus não ama quem merece, ou é inteligente, ou tem poder, Deus ama a todos.
"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos (Efésios 2:4-5).
Se Deus escolhesse alguém por causa das suas conquistas, teria escolhido os babilônicos; eles escravizaram os judeus e os mantiveram no exílio por setenta anos.
Caso Deus desse valor a inteligência, teria escolhido os gregos como seu povo. Os gregos são os pais da filosofia; pensadores eméritos, fizeram com que sua língua e princípios filosóficos fossem seguidos por todo o mundo antigo. até mesmo a ética do Novo Testamento foi influenciada e têm, em suas bases, princípios relacionais gregos.
Também não é o poder que Deus procura. Ou a salvação teria vindo dos romanos. O domínio romano se estendeu desde pela Europa, África, e Oriente Médio, de 27 a. C. até .476 d. C. Seus feitos foram notáveis, principalmente pelas construções feitas em Roma, que ainda hoje assombra a humanidade. Como o ápice a queda romana também foi estrondosa.
Deus escolheu os judeus como seu povo. Durante toda a história os judeus têm sido escravizados, marginalizados, perseguidos, discriminados, destruídos, e olhados como a escória do mundo.
Viveram sem pátria, sofreram com guerras, o horror do holocausto, serviram como cobaias, vivendo em miséria, e dores atrozes. No entanto, o maior homem da história era judeu. Israel é apenas um ínfimo pedacinho de terra, encravado no meio de ódio; ainda assim, influencia o mundo, divide opiniões, e prospera plantado no caos.
Somente Deus pode escolher o fraco, o que nada é, o menosprezado que carrega vergonha atrelada às suas vestes. Apenas Deus é capaz de amar a todos, escolher o improvável que ninguém dá valor. Tratar o homem não segundo a Sua misericórdia, não de acordo com os seus fracassos.
Um milagre sempre nasce da improbabilidade. De onde ninguém espera vem salvação, da morte nasce vida, da dor brota cura, e do sofrimento flui refrigério. Há em você uma grande dor?
Não existe mais solução viável para o seu problema? Tudo e todos afirmam que não tem jeito. Saiba que você se encontra exatamente no verge de um milagre. Quando tudo diz não, é aí que Deus diz sim.
"Não são chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolhe as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolhe as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; escolhe as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que nada são, para reduzir a nada as que são;" 1 Coríntios 1.26-28.
Artigo retirado dos site do Pastor Silmar Coelho
Fonte: Exibir Gospel
|
Posted: 09 Jun 2015 04:56 AM PDT
Missionário não se ofenda. Você realmente confia em DEUS?
O Texto base deste estudo encontra-se em I Reis 17. Para melhor compreensão pedimos que leiam todo o capítulo 17.
"Elias e a viúva pobre de Sarepta"
As circunstâncias não podem de maneira nenhuma responder por Deus, nem ditar as regras em relação a sua fé. Se afirmamos que estamos confiando em Deus, porque nos desesperamos quando o inesperado acontece? Porque nesses momentos achamos que estamos abandonados e Deus não está nem aí pra nós?
Normalmente, o crente é cercado de adversidades, problemas, desemprego, tragédias, fatalidades como qualquer mortal. Isso aprendemos com Jesus que teríamos aflições em nossa caminhada, mas somos estimulados na fé que assim como Jesus venceu venceríamos também. João 16:33 Mas, as vezes, esquecemos a soberania e provisão do Deus que servimos.
Muitas vezes pensamos que só porque estamos fazendo a obra de Deus somos imunes a "seca", somos imunes a "fome", somos imunes aos ventos e as adversidades. Filipenses 4:12
Normalmente quando somos enviados aos campos missionários ou estamos à frente de algum trabalho em nossa igreja ou comunidade e nos faltam suprimentos, ou apoios, reclamamos e queremos desistir, resmungando que não deveria acontecer essas coisas por estar fazendo a obra.
Imagine você em um campo missionário e, de repente, as parcerias acabaram e já não há mais nada em vossa dispensa, falta o pão. O que fazer? Abandonar a missão? Abandonar tudo seria a opção?
Parece que nunca aprendemos a lição e "olhamos o tempo todo para as circunstâncias". Pergunto novamente: Confiamos realmente em Deus?
Jesus nos convida olhar para as aves do céu. "Aves do céu"? Isso mesmo, que você acaba de ler, as aves do céu têm muito a nos ensinar… Mateus 6:26
"Não tendes vós muito mais valor do que as aves"? Será que não somos mais valiosos do que as aves do céu? Deus não é irresponsável para te enviar em uma missão e te deixar morrer de fome, ou ficar largado. O grande desafio é você confiar 100% no Deus provedor, descansar em suas promessas.
Jesus ensinou isso para os discípulos quando os enviou, em missão, obrigando-lhes a não levarem se quer bolsas, nem duas túnicas. Isso seria irresponsabilidade do Mestre? Não! Absolutamente, Jesus queria que seus discípulos partissem na dependência total de Deus. Quando os discípulos retornaram da missão, Jesus então pergunta pros mesmos:
Faltou-lhes alguma coisa? Eles alegremente responderam: Não Mestre nada nos faltou… Lucas 10:4, Lucas 22:35
Essa é a grande diferença daqueles que confiam 100% em Deus, jamais será abalado por circunstancia alguma. Salmos 125:1
Diante essas circunstancias como reagir? Olhemos para o profeta Elias.
" Elias e seu sustento"
O ambiente que o profeta Elias se encontrava não era fácil… Faltava orvalho, faltava chuva, o que isso representa? Eu diria que tudo, pois sem água não há alimento, sem água não há vida. [O quadro era de fome] O que fazer? Nenhum ser humano sobreviveria sem o básico, para Elias não era diferente. Pão e água seria suficiente para Elias? Bem eu penso que ele merecia bem mais que isso, ele merecia um hotel cinco estrelas, e uma mesa farta já que estava em missão fazendo a obra de Deus.
O que me chama a atenção, é a obediência e dependência do profeta Elias ao seu Deus. Ele sem hesitar foi pra onde Deus ordenara, junto a um pequeno riacho. 1Reis 17:5
"O sustento vem do onde você menos espera"
Não tenho dúvidas se fosse eu ou você nessa situação do profeta Elias, logo reclamaríamos com Deus, dizendo: Senhor estou no campo missionário fazendo tua obra, e o Senhor me hospeda em um riacho e ainda terei de ser alimentado por urubus? Isso é humilhação de mais… não tenho onde ficar, não tenho pão e a água que tenho para beber, é um riacho sujo e prestes a acabar…. Com certeza abandonaríamos aquela missão.
Elias estava naquele momento a beira do riacho [Ribeiro de Querite] quase seco olhando pro céu, de repente: Corvos voavam em sua direção com pão fresco e carne em seus bicos… de manhã e à noite Elias era alimentado por tempo determinado por Deus. Não sabemos de qual padaria, nem açougue que esses covos pegaram o sustento do profeta, mas uma coisa sabemos: Elias foi sustentado por meio de algo que ele jamais imaginaria, sem saber muito menos de onde viria tal provisão. 1 Reis 17:6
Quando tudo parecia estar resolvido as coisas pioram de situação. Os corvos vão embora e o riacho seca… Agora Elias nem tem água, nem carne nem tampouco pão… 1Reis 17:7
1ª fase do sustento do profeta se acaba, mas ele não reclama com Deus, Elias não murmura com Deus, apenas crê que algo de extraordinário vai acontecer. Posso imaginar Elias sentado à beira daquele riacho seco olhando firmemente pro céu aguardando a ordem de Deus, aguardando o que deveria fazer.
Deus mais uma vez surpreende o profeta Elias, e diz: Elias o riacho secou né? Os corvos se foram né? Então levanta-te e vai para a "cidade de Sarepta" pois lá levantarei outro sustento pra você… 1 Reis 17:8-9. Talvez Elias tenha pensado: "Êpa! Agora vai! Deus vai levantar um patrocinador bem sucedido para o meu sustento. Essa mulher que Deus me falou deve ser rica, então vai ser só vitória".
Elias mais uma vez obedece a Deus e vai à Sarepta e, quando chega lá, encontra a coisa crítica, pois a mulher é viúva e muito pobre, não tem se quer o que comer. Qualquer crítico já diria: Rapaz! Como Deus pode fazer um negócio desse? Não basta o perrengue que o Elias passou na beira daquele riacho, dependendo de corvos para alimentá-lo? Acabou-se as parcerias dos corvos e o riacho secou, agora em vez de Deus mandar uma mulher rica, manda Elias para uma viúva que se quer tem alimento para um dia?
A ótica de Deus é bem diferente dos críticos e de nós, pobres mortais.
O que podemos aprendemos com tudo isso?
De onde menos esperamos vem o sustento: Elias não sabia de qual padaria vinha seu pão, nem tão pouco conhecia o padeiro.
Conclusão: Comeu pão e carne sem saber de onde vinha.
De quem menos se esperava veio o seu sustento: Elias jamais poderia pensar que Corvos iriam ser seus parceiros nesta missão. Conclusão:
Deus usa até o impossível para que a provisão chegue até você.
Quando se fecha uma porta, Deus abre outra: Elias continua 100% na dependência de Deus. O riacho secou-se, os parceiros abandonaram Elias: Deus levantou outra parceria aparentemente mais necessitada do que o próprio profeta. Conclusão: Deus se utiliza do nada para fazer abundar suas bênçãos. Ambos foram tremendamente abençoados.
Eu quero dizer pra você meu querido irmão, talvez você esteja vivendo um momento turbulento em sua missão. Quem sabe você é um missionário e estás prestes a recuar. Talvez o quadro que você esteja passando é parecido ao do profeta Elias. Acabou-se as parcerias? Estás pensando em desistir? Calma! Deus não te abandonou, Ele está levantando parceiro que você nem imagina.
Lembra de Elias? Acabou-se as parcerias? Deus levanta outras! Apenas confie, não murmure, tudo isso que você está passando faz parte do processo. O milagre está bem próximo. Não desista… As circunstâncias não podem de jeito nenhum apagar tua fé.
Deus vai enviar tua provisão por meio que você vai se surpreender.
Apenas creia em seu Deus. Apenas confie de fato nEle. Ele Jamais te abandonará.
Você confia nele? Tem certeza? Então descansa!
Deus te abençoe ricamente.
Fonte: Exibir Gospel
Pb Josiel Dias
Com informações: Gospel Prime
Você pode gostar da postagem: A VIÚVA DE SAREPTA
|
Posted: 09 Jun 2015 04:42 AM PDT
(Foto Estadão)
Livro de Lutero é descoberto na França com anotações manuscritasUm livro de Martinho Lutero, com anotações escritas à mão, foi descoberto na Biblioteca Humanista de Sélestat (nordeste da França), escondido na coleção de um estudioso da Renascença, Beatus Rhenanus.
Esta descoberta permitiu identificar um "elo perdido", porque "como ignorávamos a existência dessas correções manuscritas de Martinho Lutero, não considerávamos a sua vontade para uma edição definitiva", explicou à AFP James Hirstein, professor universitário Estrasburgo, que encontrou o livro.
Esta primeira edição do Tratado da liberdade cristã do pai do protestantismo, escrito em 1520 em latim, comporta cinquenta anotações escritas em vermelho à mão, que foram autenticadas por especialistas.
Trata-se de um "rascunho para impressão" de uma segunda edição, que chegou às mãos do sábio Beatus Rhenanus por intermédio de um cânone de Augsburg (sul da Alemanha), antes de ser impresso em Basileia no início de 1521, incorporando quase inteiramente as modificações de Lutero, explicou o pesquisador, professor de latim.
Rhenanus e os impressores anônimos da Basileia também contribuíram para a impressão. Ao longo dos séculos e das reedições, 15 notas de Martinho Lutero acabaram desaparecendo, "porque ninguém sabia que eram suas", disse Hirstein.
As notas do reformista alemão "apontam sua forte relação individual com Deus", disse o pesquisador.
Esta descoberta também lança nova luz sobre os pensamentos de Beatus Rhenanus (1485-1547), amigo de Erasmo de Rotterdam, muito influente na época e favorável a uma reforma da Igreja, sem querer abandonar o catolicismo.
Com informações: Exibir Gospel
|
Posted: 09 Jun 2015 10:51 AM PDT
|
You are subscribed to email updates from Bíblia A Palavra De Deus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário